Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, Volume: 44, Issue: 1, Published: 2021
  • Media competence in children aged 9 to 12 in Brazilian settings Artigos

    Silva, Márcia Barbosa da; Borges, Gabriela; Fantin, Mônica; Pimenta, Maria Alzira Almeida; Aguaded, Ignácio

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo apresenta os resultados da pesquisa “Competências midiáticas em cenários brasileiros e euroamericanos”, que teve como objetivo conhecer os níveis de competência midiática de crianças de 9 a 12 anos para que pesquisadores, formadores e decisores políticos possam atuar para promover o seu desenvolvimento. Foi realizada pela equipe brasileira da Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigación en Competencias Mediáticas para La Ciudadanía (ALFAMED) e os dados coletados por meio de questionários aplicados em cinco regiões brasileiras. Os resultados indicam que a competência midiática, especialmente as dimensões processos de interação e ideologia e valores, ainda estão pouco desenvolvida, indicando a necessidade e a urgência de atenção de professores e especialistas.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este artículo presenta los resultados de la investigación “Competencias mediáticas en escenarios brasileños y euroamericanos” que tuvo como objetivo comprender los niveles de competencia mediática de niños de 9 a 12 años para que investigadores, formadores y responsables políticos puedan actuar para promover su desarrollo. Fue realizado por el equipo brasileño de la Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigación en Competencias Mediáticas para La Ciudadanía (ALFAMED) y los datos recolectados a través de cuestionarios aplicados en cinco regiones brasileñas. Los resultados indican que la competencia mediática, en especial la dimensión de ideología y valores, aún está poco desarrollada, lo que indica la necesidad y urgencia de la atención de docentes y especialistas.

    Abstract in English:

    Abstract This paper presents the findings of the research “Media Competences in Brazilian and Euro-American Settings”, which aimed at analyzing media competence in children aged 9 to 12 to enable researchers, educators and policy-makers to promote their development. The study was carried out by the Brazilian team of the Euro-American Inter-University Research Network on Media Literacy for Citizenship (ALFAMED) and the data was collected through questionnaires applied in five Brazilian regions. Results indicate that media competence, particularly regarding interaction processes and ideology and values dimensions, is still underdeveloped, which indicates the urgent need for teachers and experts’ attention.
  • Communicative practices, media and technologies: crossstudies among Brazil and Angola Artigos

    Moura, Flávia de Almeida; Araújo, Ed Wilson Ferreira

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Apresentamos, neste artigo, pontos de comparação entre situações estudadas no estado do Maranhão, Brasil, e em três províncias do Sul de Angola: Huambo, Huíla e Benguela. Em ambos os casos, identificamos a coexistência de práticas comunicativas arcaicas, tradicionais e também a utilização de novas tecnologias, como o caso do uso da internet e das redes sociais digitais. Para a análise e interpretação dos casos, utilizamos o arcabouço teórico e metodológico proposto por autores dos estudos culturais, como Williams (2016) e Hall (2013), além de Thompson (2013) e García Canclini (2008). Percebemos, a partir dos casos analisados, que as relações entre tradição e modernidade e de tempo e espaço, por exemplo, são apropriadas pelos sujeitos visando dar conta de suas práticas cotidianas, que podem ou não ser pautadas pela lógica das mídias.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Presentamos en este artículo puntos de comparación entre situaciones estudiadas en el estado de Maranhão, Brasil, y en tres provincias del sur de Angola: Huambo, Huíla y Benguela. En ambos casos, identificamos la coexistencia de prácticas comunicativas arcaicas, tradicionales y también la utilización de nuevas tecnologías, como el caso del uso de Internet y de las redes sociales digitales. Para el análisis e interpretación de los casos, utilizamos el marco teórico y metodológico propuesto por autores de los estudios culturales, como Williams (2016) y Hall (2013), además de Thompson (2013) y de García Canclini (2008). Se percibe, a partir de los casos analizados, que las relaciones entre tradición y modernidad y de tiempo y espacio, por ejemplo, son apropiadas por los sujetos para dar cuenta de sus prácticas cotidianas, que pueden o no ser pautadas por la lógica de los medios.

    Abstract in English:

    Abstract We present in this article comparison points among situations studied in the state of Maranhão, Brazil, and in three provinces of Southern Angola: Huambo, Huíla and Benguela. In both cases, we have identified the coexistence of archaic and traditional communicative practices as well as the use of new technologies, such as the use of the Internet and digital social media. For the analysis and interpretation of the cases, we used the theoretical and methodological framework proposed by authors of cultural studies, such as Williams (2016) and Hall (2013), in addition to Thompson (2013) and García Canclini (2008). We can see, from the cases presented here, that the relations between tradition and modernity and of time and space, for example, are appropriated by the subjects in order to account for their daily practices. may or may not be guided by the logic of the media.
  • “Especial Globo 50 anos”: from the remembrance of mediated historicity Artigos

    Borges, Juliana Vieira; Viana, Humberto Junio Alves; Musse, Christina Ferraz; Rezende, Daniel Carvalho de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Em 2015, na ocasião de seu cinquentenário, a Rede Globo desenvolveu programas que visavam a rememorar sua trajetória institucional. Um desses programas foi intitulado de “Especial Globo 50 anos” e fez um retrospecto dos principais setores da emissora. O artigo que se segue propõe, dessa forma, analisar o programa a fim de perceber como a narrativa memorialística reafirmou o lugar de importância da emissora e ressaltou um legado perante seus receptores. Com o propósito de atender a esses objetivos utilizou-se metodologicamente da “análise da materialidade audiovisual” e do termo “historicidade mediada” proposto por Thompson. Os resultados alcançados demonstraram que o aniversário da instituição foi fundamental para o constructo de um processo de rememoração que se materializou por meio de uma gama de programas. Estes, em especial o programa analisado, definiram um lugar na História, enquanto mérito, ocupado e ressignificado pela emissora.

    Abstract in Spanish:

    Resumen En 2015, en la ocasión de su cincuentenario, la Red Globo desarrolló programas que pretendían rememorar su trayectoria institucional. Uno de esos programas fue titulado de “Especial Globo 50 años” e hizo una retrospectiva de los principales sectores de la emisora. El siguiente artículo propone analizar el programa para percibir cómo la narrativa conmemorativa reafirmó el lugar de importancia de la emisora y subrayó un legado ante sus receptores. Con el propósito de atender a esos objetivos se utilizó metodológicamente del “análisis de la materialidad audiovisual” y del término “historicidad mediada” propuesto por Thompson. Los resultados alcanzados demostraron que el aniversario de la institución fue fundamental para el constructo de un proceso de rememoración que se materializó a través de una gama de programas. Estos, en especial el programa analizado, definieron un lugar en la Historia, en cuanto mérito, ocupado y resignificado por la emisora.

    Abstract in English:

    Abstract In 2015, on the occasion of its fiftieth anniversary, “Rede Globo” developed programs that aimed to recall its institutional trajectory. One such program was entitled “Globo Special 50 years” and made a retrospective of the main sectors of the station. The following article proposes, therefore, to analyze the program in order to understand how the memorial narrative reaffirmed the place of importance of the station and highlighted a legacy before its recipients. In order to meet these objectives, a methodological analysis of the “audiovisual materiality analysis” and the term “mediated historicity” proposed by Thompson was used. The results showed that the anniversary of the institution was fundamental for the construction of a process of recollection that materialized through a range of programs. These, in particular the analyzed program, defined a place in History, as merit, occupied and resignified by the transmitter.
  • Digital productions in the 50 years of the 1964 Coup: specials multimedia in Brazilian journalistic sites Artigos

    Martins, Allysson Viana

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Os jornais representam uma inscrição da realidade histórica e da memória coletiva de determinada época. Este artigo discute o papel das produções jornalísticas digitais na constituição e na estabilização da história do Golpe de 1964, em seus 50 anos, uma vez que as digitalizações da memória e do jornalismo trazem novas configurações para ambos. Averiguam-se as produções dos sites jornalísticos de dois veículos relevantes no período do golpe e de dois nativos digitais. Os especiais concebem, com narrativa padrão, o golpe e a ditadura militar como algo negativo e pernicioso para a história do país, com alguma complacência aos golpistas por G1 e O Estado de S. Paulo; a exceção deste de São Paulo, os outros três especiais trazem um tom didático e histórico, com cronologia, fontes e referências.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Los periódicos representan una inscripción de la realidad histórica y de la memoria colectiva de determinada época. Este texto discute el papel de las producciones periodísticas digitales en la constitución y la estabilización de la historia del Golpe de 1964, en sus 50 años, una vez que las digitalizaciones de la memoria y del periodismo traen nuevas configuraciones para ambos. Se verifican las producciones de los sitios periodísticos de dos vehículos relevantes en el período del golpe y de dos nativos digitales. Los especiales conciben, con narrativa estándar, el golpe y la dictadura militar como algo negativo y pernicioso para la historia del país, con alguna complacencia a los golpistas por G1 y de O Estado de São Paulo; la excepción de éste de São Paulo, los otros tres especiales traen un tono didáctico e histórico, con cronología, fuentes y referencias.

    Abstract in English:

    Abstract The newspapers represent an inscription of the historical reality and of the collective memory of a certain space and time. This article discusses the role of digital journalistic productions in the constitution and stabilization of the history of the Coup of 1964, in its 50 years, since the digitalization of memories and of journalism bring new configurations for both. The productions of the journalistic sites of two relevant vehicles in the period of the coup and of two digital natives are analyzed. The productions conceive, with standard narrative, the coup and military dictatorship as something negative and pernicious for the history of the country, with some complacency to the coupists by G1 and O Estado de S. Paulo; the exception of this one of São Paulo, the other three specials bring a didactic and historical tone, with chronology, sources and references.
  • Analysis of South American, European and Asian online news media coverage of indigenous peoples affected by the Belo Monte dam Artigos

    Paes, Renata da Cruz; Sarmento, Priscila Sanjuan de Medeiros; Pontes, Altem Nascimento

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Ao surgirem as primeiras repercussões da construção da Usina Hidrelétrica (UHE) Belo Monte, os povos indígenas se manifestaram continuamente contra o empreendimento. A imprensa acompanhou tanto o andamento das obras da Usina quanto as manifestações dos povos indígenas brasileiros em recusa à Usina. Diante disso, a pesquisa almeja investigar a visibilidade e representação desses povos em sites jornalísticos de maior circulação no Brasil e em outros 12 países estrangeiros. A amostragem se constitui de 54 matérias jornalísticas, publicadas entre 2005 a 2017. Por meio da Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (1977), os resultados revelaram que os povos indígenas são descritos pelos jornais como “invasores” e “de menor capacidade”. Os jornais estrangeiros deram mais abertura a fala dos povos indígenas contra a UHE Belo Monte, do que os jornais brasileiros, que priorizaram o discurso do governo e dos interesses políticos.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Ao surgirem as primeiras repercussões da construção da Usina Hidrelétrica (UHE) Belo Monte, os povos indígenas se manifestaram continuamente contra o empreendimento. A imprensa acompanhou tanto o andamento das obras da Usina quanto as manifestações dos povos indígenas brasileiros em recusa à Usina. Diante disso, a pesquisa almeja investigar a visibilidade e representação desses povos em sites jornalísticos de maior circulação no Brasil e em outros 12 países estrangeiros. A amostragem se constitui de 54 matérias jornalísticas, publicadas entre 2005 a 2017. Por meio da Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (1977), os resultados revelaram que os povos indígenas são descritos pelos jornais como “invasores” e “de menor capacidade”. Os jornais estrangeiros deram mais abertura a fala dos povos indígenas contra a UHE Belo Monte, do que os jornais brasileiros, que priorizaram o discurso do governo e dos interesses políticos.

    Abstract in English:

    Abstract With the first repercussions of the construction of the Belo Monte hydroelectric dam, indigenous peoples started a continuous claim making against the project. The press gave attention to both the progress of the plant’s construction and the manifestations of the Brazilian indigenous peoples in refusal of the plant. This research aimed to investigate the visibility and representation of these peoples on news websites of greater circulation in Brazil and 12 other countries. The sample consisted of 54 newspaper articles published between 2005 and 2017. Data were analyzed through Bardin’s Content Analysis (1977) and the results revealed that indigenous peoples are described as “invaders” and “less able” in the newspapers. Foreign newspapers gave more voice to indigenous peoples, for them to express their stance against the Belo Monte dam project, than Brazilian newspapers, while the latter prioritized the government’s discourse and political interests.
  • Women on Facebook: an analysis based on Ambivalent Sexism Artigos

    Alves, Natalia Fernandes Teixeira; Souza, Luana Elayne Cunha de; Maia, Luciana Maria; Silva, Rafaelly Naira da; Gomes, Ágatha Aila Amábili de Meneses

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O sexismo, compreendido como atitudes negativas contra as mulheres, pode ser manifestado sob uma forma hostil ou benevolente. A partir disso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, de caráter documental, que teve como objetivo analisar conteúdos sexistas em páginas do Facebook dirigidas ao público masculino. Fez-se uma análise de conteúdo das postagens selecionadas tendo como referência a Teoria do Sexismo Ambivalente. Os resultados indicaram que o sexismo hostil ainda é fortemente compartilhado, evidenciado por postagens que tentam controlar o comportamento, depreciar a capacidade e objetificar o corpo da mulher. Expressões do sexismo benevolente também foram identificadas, com a especificidade de que são formas facilmente propagadas devido ao caráter aparentemente positivo, velado por um discurso de cuidado, proteção e humor. Tais resultados mostram que o sexismo mantém-se e segue difícil de ser combatido, uma vez que não é facilmente percebido pela sociedade.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El sexismo, comprendido como actitudes negativas contra las mujeres, puede manifestarse bajo una forma hostil o benevolente. A partir de eso, se realizó una investigación cualitativa del tipo exploratorio de carácter documental, que tuvo como objetivo identificar y analisar contenidos sexistas en páginas de Facebook dirigidas al público masculino. Se hizo un análisis de contenido a partir de la Teoría del Sexismo Ambivalente de las publicaciones seleccionadas. Los resultados indicaron que el sexismo hostil todavía es fuertemente compartido, evidenciado por posturas que intentan controlar el comportamiento, depreciar la capacidad y objetivar el cuerpo de la mujer. Las expresiones del sexismo benevolente también fueron identificadas, con la especificidad de que son formas fácilmente propagadas debido al carácter aparentemente positivo, velado por un discurso de cuidado, protección y humor. Tales resultados muestran que el sexismo se mantiene y sigue siendo difícil de combatir, ya que no es fácilmente perceptible por la sociedad.

    Abstract in English:

    Abstract Sexism, understood as negative attitudes toward women, can be manifested in a hostile or benevolent way. From this, a qualitative research of the exploratory type of documentary character was carried out, that had as objective to identify and to analyze sexist contents on Facebook pages targeted at the male audience. A content analysis was done from the Ambivalent Sexism Theory of the selected posts. The results indicated that hostile sexism is still heavily shared, evidenced by posts that attempt to control behavior, demean capacity, and objectify the woman’s body. Expressions of benevolent sexism have also been identified, with the specificity that they are easily propagated forms due to the seemingly positive character, veiled by a discourse of care, protection and humor. Such results show that sexism remains and remains difficult to combat, since it is not easily perceived by society.
  • New forms of visibility: audiovisual gender and race representations in Goiás1 Artigos

    Ferreira, Ceiça; Carvalho, Clarissa

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Embora no cinema brasileiro ainda predomine um ponto de vista branco e masculino, da produção de curtas-metragens em contextos regionais tem surgido diferentes vozes e perspectivas. Exemplo disso é a atuação de três jovens cineastas negros em Goiás: Vanessa Goveia, Tothi Cardoso e Raphael Gustavo da Silva e seus respectivos curtas (Viúva Negra, A Câmera de João e A Piscina de Caíque), a partir dos quais investigamos a intersecção de gênero e raça no audiovisual goiano. Com base no contexto de produção e na metodologia de análise fílmica, identificamos novas formas de visibilidade negra nas telas e atrás das câmeras.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Aunque todavía hay un punto de vista blanco y masculino en el cine brasileño, la producción de cortometrajes en contextos regionales ha dado lugar a diferentes voces y perspectivas. Un ejemplo de esto es el desempeño de tres jóvenes cineastas negros en Goiás: Vanessa Goveia, Tothi Cardoso y Raphael Gustavo da Silva y sus respectivos cortometrajes (Viúva Negra, A Câmera de João y A Piscina de Caíque), desde los cuales investigamos la intersección de género y raza en el sector audiovisual en Goiás. Teniendo en cuenta el contexto de la producción y la metodología del análisis de películas, identificamos nuevas formas de visibilidad del negro en las pantallas y detrás de las cámaras.

    Abstract in English:

    Abstract Although a white and male point of view still predominates in Brazilian cinema, the production of short films in regional contexts has given rise to different voices and perspectives. An example of this is the performance of three young black filmmakers in Goiás: Vanessa Goveia, Tothi Cardoso and Raphael Gustavo da Silva and their respective short films (Viúva Negra, A Câmera de João and A Piscina de Caíque), from which we investigated the intersection of gender and race in the audiovisual sector in the state of Goiás. Based on the production context and the methodology of film analysis, we identified new forms of black visibility on the screens and behind the cameras.
  • “This is not a film” by Jafar Panahi: denunciation against censorship by metanarrative language Artigos

    Garcia, Pedro Piccoli; Piccinin, Fabiana Quatrin

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O artigo discute a estética do cinema de Jafar Panahi que, proibido de fazer filmes, adota a metanarrativa como estratégia de linguagem e de denúncia do sistema político. Objetiva-se, assim, refletir sobre o cinema que radicaliza o tensionamento das fronteiras entre ficção e não ficção, tanto como forma de denunciar a injustiça da qual o autor é vítima, quanto para problematizar os limites da narrativa cinematográfica. Toma-se, para tanto, o filme “Isto Não É Um Filme” (2010), entendendo como uma produção característica das narrativas pós-modernas, marcada pela oferta de sentidos que promete o acesso ao real tanto quanto possível, buscando romper com o tradicional escamoteamento das marcas de enunciação do cinema, ao voltar-se a si mesmo, incorporando os bastidores à trama principal. São analisadas sequências do filme a partir de categorias resultantes de padrões repetição: a) a câmera como elemento intradigético e metanarrativo; b) o mise en abyme, c) O realizador como personagem.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El artículo discute la metanarrativa como estrategia de articulación narrativa y de denuncia en el cine de Jafar Panahi, prohibido por el gobierno iraní de hacer películas. Se pretende reflejar cómo la obra “Esto no es una película” radicaliza la tensión de las fronteras entre ficción y no ficción, denunciando la injusticia de la que el director es víctima. El análisis se da a partir de tres categorías: (a) la cámara como elemento intradiegético y metanarrativo; (b) el mise en abyme; y (c) el realizador como personaje. Se concluye que la película es una producción propia de la estética contemporánea, marcada por narrativas cuya oferta de sentido problematiza el acceso a lo real, en el supuesto rompimiento con reglas canónicas del cine al romper la cuarta pared, haciendo de la pretendida disimulación de marcas de enunciación una importante articulación narrativa, con el fin de transgredir y dar visibilidad a la censura impuesta al país, al incorporar los bastidores a la trama principal, en el movimiento de la película de vuelta sobre sí misma.

    Abstract in English:

    Abstract This article discusses metanarrative as Jafar Panahi’s strategy of narrative articulation and denunciation, who was banned by the Iranian government from making films. It aims to reflect on how the production “This Is Not a Film” radicalizes the tension the boundaries between fiction and non-fiction, denouncing the injustice in which the director is a victim of. The analysis comes from three categories: a) the camera as an intradiegetic and metanarrative element; b) the mise en abyme, and c) the director as a character. It is concluded that the film is a production of contemporary aesthetics, stamped by narratives where meaning proposes problematic access to the real, in the supposed rupture with canonical rules of cinema when breaking the fourth wall, making the alleged concealment of the marks of enunciation an important narrative articulation, in order to transgress and also make it visible to the censorship imposed in the country, by incorporating the backstage to the main plot, in a movement of the film to turn back to itself.
  • The present as a tradition time: the contemporary cordel of Maestro Rafael Brito1 Artigos

    Fonseca, Maria Gislene Carvalho

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este trabalho é uma proposta inicial sobre o tema do presente na discussão da tradição, a partir da reflexão sobre a poesia de cordel, olhando para o trabalho do Maestro Rafael Brito, poeta de Fortaleza-CE. Rafael é jovem, escreve diversos tipos de poesia, e é mais conhecido por sua produção de cordel, à qual ele se refere de modos “tradicionais”, performando-a com a utilização de recursos midiáticos do presente. Discutimos a ideia de tradição, tradições e tradicionalidade a partir das propostas sobre narrativa de Ricoeur (2010) e analisamos o trabalho de Rafael través de entrevistas e do conteúdo de seu blog na Internet. Observamos que o Maestro é visto como uma promessa de futuro deste cordel “tradicional”, ainda que traga inovações para a historiografia da poesia. Mesmo assim, permanece distante das transformações e de embates políticos que desestabilizariam as narrativas oficiais que reivindicam tradições imutáveis.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este articulo es una propuesta inicial sobre el tema del presente en la discusión de la tradición, a partir de la reflexión sobre la poesía de cordel, mirando la obra del maestro Rafael Brito, poeta de Fortaleza-CE. Rafael es joven, escribe varios tipos de poesía, pero es mejor conocido por su producción de cordéis, a la que se refiere de manera tradicional, aunque lo realiza utilizando los recursos mediáticos del presente. Discutimos la idea de tradición, tradiciones y tradicionalidad de las propuestas narrativas de Ricoeur (2010) y analizamos el trabajo de Rafael a través de entrevistas y el contenido de su blog en Internet. Observamos que el Maestro es visto como una promesa del futuro de este cordel “tradicional”, aunque trae innovaciones de la historiografía poética. Pero aún está lejos de las transformaciones y los enfrentamientos políticos que desestabilizarían las narrativas oficiales que afirman tradiciones inmutables.

    Abstract in English:

    Abstract This paper is an initial propose about the present in the discussion of tradition, from the reflection on the poetry of cordel in Maestro Rafael Brito, poet from Fortaleza-CE. Rafael is young, writes many kinds of poetry, but is best known for his cordéis, which he refers to in traditional ways, though he performs it using the media resources of the present. We discuss the idea of tradition, traditions and traditionality from Ricoeur’s (2010) narrative proposals and analyze Rafael’s work through interviews and the content of his blog on the Internet. We observe that the Maestro is seen as a promise of the future of this “traditional” cordel, although it brings innovations of the poetry historiography. But it is still far from the transformations and political clashes that would destabilize official narratives claiming unchanging traditions.
  • The Brazilian foreign policy of the Lula da Silva government (2003-2010) in the pages of CartaCapital and Veja: a comparative study1 Artigos

    Ferreira, Túlio Sérgio Henriques; Cunha, Ester Almeida Carneiro da

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O artigo compara o tratamento da Política Externa Brasileira (PEB) nos semanários Veja e CartaCapital durante os dois mandatos presidenciais de Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010). Analisou-se, qualitativa e quantitativamente, cinco grupos temáticos relacionados à PEB com o intuito de contribuir para adensar os estudos sobre meios de comunicação e política externa no Brasil. Assim, em consonância com as abordagens da Análise de Política Externa (APE) e considerando a mútua influência entre mídia, opinião pública e processos políticos, ressaltou-se o papel dos meios de comunicação como ator político. Demonstrou-se, assim, a diferença no tratamento do tema nos dois semanários, testando-se a hipótese de que a divergência explícita das linhas editoriais resultaria em contrastes na cobertura do assunto.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El artículo compara el tratamiento de la política exterior brasileña (PEB) en los semanarios Veja y CartaCapital durante los dos mandatos presidenciales de Luis Inacio Lula da Silva (2003-2010). Se analizó, cualitativa y cuantitativamente, cinco grupos temáticos relacionados a la PEB con el propósito de contribuir a adensar los estudios sobre medios de comunicación y política exterior en Brasil. Así, en consonancia con los enfoques del Análisis de Política Exterior (APE) y considerando la mutua influencia entre medios, opinión pública y procesos políticos, se resaltó el papel de los medios de comunicación como actor político. Se demostró así la diferencia en el tratamiento del tema en los dos semanarios, probandose la hipótesis de que la divergencia explícita de las líneas editoriales resultaría en contrastes en la cobertura del asunto.

    Abstract in English:

    Abstract The article compares the treatment of Brazilian Foreign Policy (PEB) in Veja and CartaCapital during two presidential terms of Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010). Five thematic groups related to PEB were analyzed qualitative and quantitatively in order to contribute to the study of media and foreign policy in Brazil. Thus, in line with the Foreign Policy Analysis (APE) approaches and considering the mutual influence between media, public opinion and political processes, the role of the media as a political actor was emphasized. The difference in the treatment of the topic in the two weekly newspapers was demonstrated, while testing the hypothesis that the explicit divergence of editorial lines would result in contrasts in the coverage of the subject.
  • Memes on the agenda: a discourse analysis of media appropriations of humor1 Artigos

    Souza, Tássia Aguiar de; Passos, Mateus Yuri

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Estudo sobre a penetração dos memes políticos de discussão pública na mídia hegemônica a partir da repercussão dos memes sobre a prisão do ex-presidente Lula nos websites El País (edição brasileira) e Estadão. A pesquisa tem por objetivo analisar a presença destes na agenda midiática e suas apropriações discursivas no contexto de crise política no Brasil. Para tal, tomamos como referencial teórico o conceito de semiosfera, de Iuri Lótman; a proposta do Homo Narrans desenvolvida por Alain Rabatel; e, ainda, as funções políticas dos memes de internet propostas por Limor Shifman. A metodologia empregada constitui-se de uma análise discursiva dos memes selecionados pelos veículos indicados acima. Resulta, desta pesquisa, a reflexão sobre o uso dos memes de internet não apenas como mero entretenimento, mas como instrumentos de ativismo político e discurso informativo.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El artículo presenta un estudio sobre la penetración de memes políticos de discusión pública en los medios hegemónicos a partir de la repercusión de los memes sobre la detención del expresidente de Brasil Lula en los sitios web de El País (edición brasileira) y Estadão. La investigación tiene como objetivo analizar su presencia en la agenda mediática y sus apropiaciones discursivas en el contexto de la crisis política en Brasil. Para ello, tomamos como referencia teórica el concepto de semiosfera, de Iuri Lótman; la propuesta de Homo Narrans desarrollada por Alain Rabatel; y, sin embargo, las funciones políticas de los memes de Internet propuestas por Limor Shifman. La metodología utilizada consiste en un análisis discursivo de los memes seleccionados por los vehículos indicados anteriormente. El resultado de esta investigación es la reflexión sobre el uso de los memes de Internet no solo como mero entretenimiento, sino como instrumentos de activismo político y discurso informativo.

    Abstract in English:

    Abstract This paper presents a study on the penetration of public discussion political memes in the hegemonic media based on the repercussion of memes about the arrest of former Brazilian President Lula on the websites El País (Brazilian Edition) and Estadão. The research aims to analyze the presence of memes in the media agenda and the appropriations of their discourses related to the political crisis in Brazil. For this, we take as a theoretical reference the concept of semiosphere, by Iuri Lótman; the notion of Homo Narrans developed by Alain Rabatel; and yet, the political functions of internet memes as proposed by Limor Shifman. The methodology consists of a discourse analysis of memes reproduced in the two websites mentioned. The result of this research is the reflection on the use of internet memes not only as mere entertainment, but as instruments of political activism and informative discourse.
  • A theoretical essay on the influence of Social Exchange Theory and Value Co-creation in Crowdfunding Artigos

    Schmitt, Camila da Silva; Petroll, Martin de La Martiniere

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O presente ensaio teórico investigou o fenômeno do crowdfunding a partir da Teoria da Troca Social e da Co-criação de Valor no intuito de estabelecer proposições de pesquisas futuras. Percebeu-se que crowdfunding apresenta dinâmicas de co-criação em seus processos, onde os potenciais apoiadores - crowdfunders - envolvidos trabalham em estreita colaboração com o empresário de forma cooperativa, participando ativamente do desenvolvimento do projeto instaurado com feedbacks. Notou-se a plataforma crowdfunding como intermediário que facilita a interação repetida entre o proponente e apoiadores, criando valor não só financeiro. Mostrou que a criação e troca de novos conhecimentos na fase de inovação gera benefícios não financeiros ao projeto, uma vez que ganha a possibilidade de adaptar a proposta de valor ao mercado sem a necessidade de dispendiosas pesquisas. Conclui-se apresentando proposições de futuras pesquisas, como: concentrar esforços para analisar o conteúdo específico trabalhado em projetos bem-sucedidos de crowdfunding e compreender como pode auxiliar em estratégias de reciprocidade no contexto de troca social e co-criação de valor.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El presente ensayo teórico investigó el fenómeno del crowdfunding a partir de la Teoría del Cambio Social y de la Co-creación de Valor con el propósito de establecer proposiciones de investigaciones futuras. Se percibió que crowdfunding presenta dinámicas de co-creación en sus procesos, donde los potenciales apoyadores – crowdfunders - involucrados trabajan en estrecha colaboración con el empresario de forma cooperativa, participando activamente en el desarrollo del proyecto instaurado con feedbacks. Se notó la plataforma crowdfunding como intermediario que facilita la interacción repetida entre el proponente y los partidarios, creando valor no sólo financiero. Se mostró que la creación e intercambio de nuevos conocimientos en la fase de innovación genera beneficios no financieros al proyecto, ya que gana la posibilidad de adaptar la propuesta de valor al mercado sin la necesidad de costosas investigaciones. Se concluye presentando proposiciones de futuras investigaciones, como: concentrar esfuerzos para analizar el contenido específico trabajado en proyectos exitosos de crowdfunding y comprender de qué manera ese detalle puede auxiliar en estrategias de reciprocidad en el contexto de intercambio social y co-creación de valor.

    Abstract in English:

    Abstract The present theoretical essay investigated the phenomenon of crowdfunding from the Social Exchange Theory and Value Co-creation in order to establish future research proposals. It was noticed that crowdfunding presents co-creation dynamics in its processes, where the potential supporters - crowdfunders - involved work closely with the entrepreneur in a cooperative way, participating actively in the development of the project initiated with feedbacks. The crowdfunding platform was noted as an intermediary that facilitates the repeated interaction between the proponent and supporters, creating not only financial value. It showed that the creation and exchange of new knowledge in the innovation phase generates non-financial benefits to the project, since it gains the possibility of adapting the value proposition to the market without the need for expensive research. It concludes by proposing future researches, such as: concentrating efforts to analyze the specific content worked on successful crowdfunding projects and understand how this detail can aid in reciprocity strategies in the context of social exchange and value co-creation.
  • Science journalism in Latin America: historical record of the First Interamerican Seminar held in the region in 1962 Arena

    Massarani, Luisa

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Neste artigo, temos o objetivo de resgatar a memória do Primeiro Seminário Interamericano de Jornalismo Científico realizado na América Latina, em 1962, no Chile. O seminário foi o ponto de partida para uma série de eventos sobre o tema em outros países latino-americanos, em um movimento que culminou na criação da Associação Ibero-americana de Jornalismo Científico e de associações nacionais na região. Analisaremos, em particular, os personagens e as principais discussões presentes no evento, neste artigo destinado a seção Arena, na qual se inserem textos de reflexão com mais liberdade formal.

    Abstract in Spanish:

    Resumen En este artículo, tenemos el objetivo de rescatar la memoria del Primer Seminario Interamericano de Periodismo Científico realizado en América Latina, en 1962, en Chile. El seminario fue el punto de partida para una serie de eventos sobre el tema en la región otros países latinoamericanos, en un movimiento que culminó en la creación de la Asociación Iberoamericana de Periodismo Científico y de asociaciones nacionales en la región. Analizaremos en particular los personajes y las principales discusiones presentes en el evento, en este artigo destinado a la sección Arena, en la que se insertan textos de reflexión con más libertad formal.

    Abstract in English:

    Abstract In this article, we have the objective of retrieving the memory of the First Interamerican Seminar on Science Journalism held in Latin America, in Chile, in 1962. The seminar was the starting point for other events on the field in other Latin American countries, in a movement that culminated in the creation of the Ibero-American Association of Science Journalism and of national associations in the region. We will analyse in particular the characters and main discussions present at the event in this article target to the section Arena, which includes reflection texts with more formal freedom.
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