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APRESENTAÇÃO PRESENTATION

Financiamento CNPq e CAPES. A revista Linguagem em (Dis)curso conta, para as três edições de 2013, com financiamento do CNPq e da CAPES, obtido por meio do Edital n. 09/2012 MCTI/CNPq/MEC/CAPES (Processo: 405553/2012-9).

A presente edição, além de apresentar alterações de layout, conta com a colaboração de dezessete pesquisadores, em seis artigos de pesquisa, um ensaio e uma resenha.

No primeiro artigo – Usos sociais da escrita: um estudo sobre práticas e eventos de letramento na vivência de professoras alfabetizadoras –, Michelle Donizeth Euzébio e Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti investigam a diversidade dos atos de leitura e do uso da escrita em contexto pedagógico, trabalhando com alfabetizadoras participantes do estudo, e mostram que é ainda bastante incipiente a apropriação docente de construtos teóricos mais recentes sobre letramento, que pudessem levar à reflexão sobre os múltiplos usos da escrita.

Certos sentidos de biblioteca escolar: efeitos de repetição e deslocamento, resultado de pesquisa realizada por Ludmila Ferrarezi e Lucília Maria Sousa Romão, focaliza, sob a égide da Análise de Discurso proposta por Michel Pêcheux, a mobilização de sentidos em discursos de três documentos oficiais sobre a biblioteca escolar. E observam, no funcionamento da memória discursiva, a atualização e a irrupção de novos sentidos.

Roberto Leiser Baronas e Maria Inês Pagliarini Cox, explorando recentes conceitos desenvolvidos por Dominique Maingueneau, propõem, em Por uma vida melhor na mídia: discurso, aforização e polêmica, uma análise discursiva da polêmica instaurada nacionalmente por um conjunto de enunciados destacados da obra didática Por uma vida melhor, distribuída pelo MEC para a educação de jovens e adultos. Os autores selecionaram, para desenvolver o artigo, recortes de matérias da mídia, mostrando uma característica da mídia contemporânea: a produção de simulacros pelo processo de destaque, aforização e circulação de discursos.

O quarto artigo, A noção de enunciado reitor em Foucault e a análise de objetos discursivos midiáticos, contribuição de Jefferson Voss e Pedro Navarro, traz uma reflexão sobre o conceito foucaultiano e sua operacionalidade para a Análise de Discurso. Os autores procuram compreender o modo de constituição dos saberes e a formação de redes discursivas na mídia. A partir daí, selecionam o slogan do governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva – Brasil: um país de todos – para análise de seu funcionamento como "enunciado reitor".

Abordando a dialogia no ambiente escolar, Luciane Kirchhof Ticks, Eliseu Alves da Silva e Maísa Helena Brum, no artigo A pesquisa colaborativa socialmente situada no contexto escolar: processos dialógicos possíveis, tratam do processo reflexivo desenvolvido com professores de uma escola pública em período de formação continuada, utilizando uma postura de investigação conhecida como "colaborativa". Tal postura está voltada para a tentativa de instauração de processos reflexivos capazes de levar a mudanças qualitativas em termos de ação e percepção de ações no trabalho pedagógico.

No último artigo, As práticas de leitura e escrita de alunos de um 2º ano do Ensino Médio, Elvira Cristina Martins Tassoni e Roberta Soares Ribeiro apresentam resultados de pesquisa que procurou evidenciar que práticas de leitura e escrita são efetivamente realizadas pelos jovens no ensino médio, relativamente ao que é oferecido em ambiente escolar, com base em algumas categorias: relação com a leitura, relação com a escrita, atividades pedagógicas de sala de aula, influência da família, expectativas dos alunos.

No ensaio A noção de substância da Linguística à Análise do Discurso: percursos e possibilidades, Welisson Marques e Cleudemar Alves Fernandes procuram refletir sobre a noção de substância e sua pertinência para estabelecer os processos de significação nos discursos. Os autores retomam, para tanto, o Curso de Linguística Geral e tópicos da teoria da enunciação benvenistiana, para passar a uma reflexão do campo da Análise de Discurso de linha francesa associada aos aportes de Foucault com o conceito de enunciado, considerado profícuo para a análise de substâncias.

Finalmente, Acir Mario Karwoski e Beatriz Gaydeczka apresentam a resenha da obra Análise e produção de textos, de Leonor Werneck Santos, Rosa Cuba Riche e Cláudia Souza Teixeira, lançada em 2012 pela Contexto. O trabalho está voltado para professores e estudantes de Letras e áreas afins, incorporando inúmeras atividades, com a proposta global de explorar as três práticas básicas preconizadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, área de língua portuguesa. Os resenhadores lembram, no entanto, que não são abordadas nessa obra as práticas e uso dos textos em ambiente digital.

Esperamos que o material reunido neste número de Linguagem em (Dis)curso traga elementos para a reflexão sobre os usos sociais da linguagem e inspiração para a continuidade das pesquisas na área.

Fábio José Rauen

Maria Marta Furlanetto

Editores

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Maio 2013
  • Data do Fascículo
    Abr 2013
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