Acessibilidade / Reportar erro

Apresentação

Editor

Esta edição compõe-se de cinco artigos, dois ensaios e uma resenha. No primeiro artigo, Emediato, tendo por base a abordagem semiolinguística desenvolvida por Patrick Charaudeau, procura contribuir para o entendimento do discurso do livro didático de Língua Portuguesa, ao analisar um manual de 7ª. Série. Motta-Roth e Lovato, por sua vez, realizam um estudo comparativo de notícias de popularização da ciência publicadas no Brasil e na Inglaterra. Atêm-se principalmente a aspectos relativos à organização do gênero. Oliveira, em seu estudo, procura depreender o modo como os dicursos educacionais se materiazam na fala de professores. Tagliani realiza um estudo em quatro escolas, tendo como tema o modo como os professores realizam a escolha de livros didáticos, principalmente no que tange à aplicação de critérios de seleção da obra. Corrêa-Rosado e Melo, por fim, em uma perspectiva semiolinguística, estudam o gênero textual 'teste', tendo por base as colunas de jornal produzidas por Clarice Lispector durante a década de 60.

No primeiro ensaio desse número, Martins faz uma discussão dos estágios de aquisição da escrita a partir de dados de uma pesquisa que realizou em 2006 com 20 crianças de escolas públicas da cidade de Salvador, na Bahia. Vian Jr., no outro ensaio, realiza uma discussão sobre a validade da teoria sistêmica funcional para o estudo dos gêneros textuais e para o ensino de língua materna e estrangeira.

Na única resenha desta edição, as autoras analisam um livro que tem por tema o uso da semântica argumentativa no ensino de língua materna.

  • Apresentação

    Adair Bonini
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      11 Abr 2012
    • Data do Fascículo
      Ago 2009
    Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
    E-mail: lemd@unisul.br