Acessibilidade / Reportar erro

DIÁLOGOS CIENTÍFICOS

Scientific Dialogues

Diálogos científicos

Embora haja distinções teóricas e metodológicas fundamentais entre arte e ciência, há entre elas algo poderosamente comum. Trata-se da finalidade compartilhada por ambas, que é a da criação e a da geração de conhecimento, através da formulação de conceitos abstratos e ao mesmo tempo, por paradoxal que pareça, tangíveis e concretos. No caso da ciência essa tangibilidade e concretude se dá pela demonstração lógica e pela experiência; no caso da arte, pela sensibilização do conceito em metáfora e pela vivência. (VOGT, 2003VOGT, Carlos. A espiral da cultura científica. ComCiência: Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, Campinas, Labjor, n. 45, atual. 10 set. 2003. Disponível em: https://www.comciencia.br/dossies-1-72/reportagens/cultura/cultura01.shtml. Acesso em: 20 maio 2009.
https://www.comciencia.br/dossies-1-72/r...
).

Prezados leitores interessados em pesquisa científica no campo de letras e linguística: nesta primeira edição de 2021 da Revista Linguagem em (Dis)curso há um empreendimento de muita energia e dedicação de secretária, consultores, editores, tradutores, revisores, bolsistas e autores, para trazer a vocês pesquisas inéditas ligadas aos estudos do texto e do discurso. Um processo realizado em/pelo diálogo.

Neste número temos artigos que discutem ideias relacionadas à sobreasseveração e à aforização; religião, mito, tecnologia, e história; impolidez e interação on-line; ideias que interrogam o leitor: quais sentidos para gênero, a partir de análise de dicionários?; ideias que destacam discursos sobre a força da mulher e sobre a literatura de autoajuda; e, ainda, ideias que destacam a metodologia e a revisão bibliográfica como dispositivos fundamentais para a inovação e a descoberta científica; que discutem a produção de sentidos em obras de Bakhtin e do Círculo, e o conceito de identidade nos estudos em linguística aplicada.

Entendemos que esta plêiade de assuntos oportuniza a realização de uma “tela”, de uma cena, que retrata a pluralidade de vozes que compõe este vasto espectro de interesses pela pesquisa em linguagem no Brasil e que acontece como publicação especializada – realizada a partir do diálogo, um diálogo que existe há 21 anos.

A revista Linguagem em (Dis)curso (LemD) foi criada como periódico oficial do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem no segundo semestre de 2000 assumindo que “o discurso contém, por sua essência, a condição de (dis)curso” (CARVALHO; RAUEN; ESPÍNDOLA, 2000CARVALHO, Eduardo Búrigo de; RAUEN, Fábio José; ESPÍNDOLA, Maria Felomena Souza. Apresentação. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 1, n. 1, p. 7, jul./dez. 2000., p. 7). Concebida para divulgar diferentes gêneros textuais e discursivos, tinha como propósito registrar um dizer em permanente semiose, fértil porque inesperado, novo. Em um esforço de trabalho em cada edição para produzir uma publicação especializada de alta qualidade editorial, a LemD obteve reconhecimento com a indexação na base SciELO em 2009.

Ao longo deste percurso a Linguagem em (Dis)curso tem como compromisso publicar textos de excelência e promover as ciências da linguagem do/no Brasil e, deste modo, fazer evoluir a ciência em geral.

Nossos agradecimentos aos pesquisadores que usam este espaço para a divulgação de suas descobertas; aos consultores que dedicam tempo e conhecimento para o processo de avaliação e melhoria dos materiais publicados; e a nossos leitores, que buscam em cada edição novas descobertas.

Vemos neste número uma nova realização, que exigiu muita dedicação, mas que nos enche de orgulho e satisfação. Contribuímos com o fazer científico. Melhor, trabalhamos para a divulgação do saber científico em uma área que entendemos ser determinante para o conhecimento do humano. Afinal, para sermos sujeitos temos de ser discurso.

REFERÊNCIAS

  • CARVALHO, Eduardo Búrigo de; RAUEN, Fábio José; ESPÍNDOLA, Maria Felomena Souza. Apresentação. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 1, n. 1, p. 7, jul./dez. 2000.
  • VOGT, Carlos. A espiral da cultura científica. ComCiência: Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, Campinas, Labjor, n. 45, atual. 10 set. 2003. Disponível em: https://www.comciencia.br/dossies-1-72/reportagens/cultura/cultura01.shtml Acesso em: 20 maio 2009.
    » https://www.comciencia.br/dossies-1-72/reportagens/cultura/cultura01.shtml

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Maio 2021
  • Data do Fascículo
    Jan-Apr 2021
Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br