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A reconfiguração automotiva e seus impactos espaciais: uma análise do caso Brasileiro

Resumos

Nas décadas recentes a implantação dos complexos automotivos, em todo o mundo, tem fugido ao velho padrão de polarização em uma única região por nação. Para muitos analistas, esse é um processo que decorre de uma crescente guerra fiscal entre as instâncias sub-nacionais, o que levaria a decisões locacionais de baixa racionalidade. Essa visão, contudo, conforme a analise desenvolvida, apresenta uma série de fragilidades. De fato, ainda que a guerra fiscal seja patente nessa nova configuração produtiva/espacial, ela parece ser muito mais uma conseqüência do que a causa da mesma. Nesse sentido, as decisões locacionais mantêm-se racionais - ao menos no âmbito das informações disponíveis - mesmo nos casos ditos extremos, como o da opção da Ford pela Bahia para o seu ambicioso Projeto Amazon.


In the last decades the decision on the allocation of an assembly line complex has not followed the traditional pattern of polarization in only one region. This has been true all over the world. To many analysts, this new trend is a result of an increasing wave of fiscal war between subnational governments, leading to location decisions bounded by low rationality. This argument, however, has several limitations, as discussed in this article. I argue that although a fiscal war is part of this new productive/spatial arrangement, it is more a result than the cause of the process. Following this line of reasoning, location decisions carry on being rational, at least under current available information, even in cases labeled as extreme examples, such as the option made by Ford to locate in the state of Bahia its ambitious Amazon Project.


ARTIGOS / ARTICLES

A reconfiguração automotiva e seus impactos espaciais: uma análise do caso Brasileiro

Marcus Alban

Prof. do NPGA – UFBA

R ESUMO

Nas décadas recentes a implantação dos complexos automotivos, em todo o mundo, tem fugido ao velho padrão de polarização em uma única região por nação. Para muitos analistas, esse é um processo que decorre de uma crescente guerra fiscal entre as instâncias sub-nacionais, o que levaria a decisões locacionais de baixa racionalidade. Essa visão, contudo, conforme a analise desenvolvida, apresenta uma série de fragilidades. De fato, ainda que a guerra fiscal seja patente nessa nova configuração produtiva/espacial, ela parece ser muito mais uma conseqüência do que a causa da mesma. Nesse sentido, as decisões locacionais mantêm-se racionais – ao menos no âmbito das informações disponíveis – mesmo nos casos ditos extremos, como o da opção da Ford pela Bahia para o seu ambicioso Projeto Amazon.

A BSTRACT

In the last decades the decision on the allocation of an assembly line complex has not followed the traditional pattern of polarization in only one region. This has been true all over the world. To many analysts, this new trend is a result of an increasing wave of fiscal war between subnational governments, leading to location decisions bounded by low rationality. This argument, however, has several limitations, as discussed in this article. I argue that although a fiscal war is part of this new productive/spatial arrangement, it is more a result than the cause of the process. Following this line of reasoning, location decisions carry on being rational, at least under current available information, even in cases labeled as extreme examples, such as the option made by Ford to locate in the state of Bahia its ambitious Amazon Project.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Ago 2002
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