Paidéia (Ribeirão Preto), Volume: 18, Issue: 41, Published: 2008
  • Disseminação do conhecimento em um contexto de incertezas: a contribuição dos periódicos científicos Editorial

    Santos, Manoel Antônio dos
  • Women and caregiving: psycho-biologically based or culturally arbitrary? Pesquisas Teóricas

    Carvalho, Ana Maria Almeida; Cavalcanti, Vanessa Ribeiro Simon; Almeida, Maria Alice de; Bastos, Ana Cecília de Sousa

    Abstract in Portuguese:

    Reflete-se neste artigo sobre práticas e concepções a respeito do cuidar como papel feminino, examinando os pontos de vista psicobiológico e histórico-cultural. São sintetizados dados sugestivos da maior participação feminina em tarefas de cuidado. O enfoque psicobiológico baseia-se no argumento do maior investimento parental feminino, que justificaria especializações e predisposições para o cuidar. O argumento histórico-cultural enfatiza a identificação com modelos como mecanismo fundamental da preservação cultural dos papéis dos gêneros. Procura-se, no final, uma síntese que desvele as profundas interações entre biologia e história, entre natureza e cultura, como ponto de partida para a superação dessas já cansadas dicotomias.

    Abstract in Spanish:

    A partir de una mirada psicobiológica y histórico-cultural, analizar las practicas y concepciones del cuidar como papel femenino es el objetivo del texto. El abordaje psicobiológica sigue el argumento de mayor atención parental femenino, justificando predisposiciones y mayor atención para el cuidar. Ya que el argumento histórico-cultural enfatiza la identificación con modelos y perfiles femeninos como parte de la preservación cultural de las funciones/papeles destinadas a los géneros. Procurase, al final, una síntesis acerca de las interacciones entre biología e historia, entre naturaleza y cultura, como punto de partida para la superación de estas dicotomías.

    Abstract in English:

    This study examines practices and conceptions regarding caregiving as a female role, both from the psychobiological and historical-cultural perspectives. Data suggest greater participation of women in caregiving tasks. The psychobiological approach is based on the argument of higher female parental investment, which would justify specializations and predisposition to caregiving. The historical-social argument emphasizes the identification with models as basic mechanism for cultural preservation of gender roles. The attempt is to achieve a synthesis that unveils the deep interactions between biology and history, nature and culture, as a starting point for overcoming these already dull dichotomies.
  • The theory of social representations and history: a necessary dialogue Pesquisas Teóricas

    Carvalho, João Gilberto da Silva; Arruda, Angela

    Abstract in Portuguese:

    O artigo apresenta nossos esforços em articular dois campos do saber humano, psicologia social e história, como parte de uma pesquisa que envolve a compreensão do impacto psicossocial à presença de chineses no Brasil do século XIX. A partir da teoria das representações sociais, o objetivo é contribuir para uma psicologia histórica que seja capaz de integrar temas comuns às ciências humanas, tais como alteridade, imaginário e modernidade. A flexibilidade da corrente inaugurada por Moscovici permite a análise não apenas do "estranhamento" como da "naturalização" dos fatos que se tornam históricos. Assim, o diálogo entre as referidas disciplinas se mostrou promissor em nosso trabalho e mais uma possibilidade de alargamento de campo à teoria das representações sociais.

    Abstract in Spanish:

    Este artículo presenta nuestros esfuerzos hacia una articulación entre dos campos del conocimiento humano, psicología social e historia, la cual hace parte de una investigación relativa al impacto psicosocial provocado por la presencia de chinos en Brasil en el siglo XIX. A partir de la teoría de las representaciones sociales, su objetivo es contribuir para una psicología histórica capaz de integrar temas comunes a las ciencias humanas, tales como alteridad, imaginario y modernidad. La flexibilidad de la corriente inaugurada por Moscovici permite el análisis no solamente del "extrañamiento" sino también de la "naturalización" de los hechos que se vuelven históricos. De esa manera, el diálogo entre aquellas disciplinas se ha mostrado importante en nuestro trabajo y trae más una posibilidad de ampliación al campo de la teoría de las representaciones sociales.

    Abstract in English:

    This article presents our efforts to connect two fields of human knowledge, social psychology and history, as part of a study aimed to understand the psychosocial impact of the Chinese in Brazil in the 19th century. Based on the theory of social representations, it aims to contribute to a historical psychology capable of integrating common themes in human sciences like otherness, imaginary and modernity. The flexibility of Moscovici's theory allows analyzing not only "strangeness" but also "naturalization" of facts that become historical. The dialogue between history and social psychology is promising in our work and is another possibility of enlarging the field of social representations.
  • Development of Thanatology: studies about death and dying Pesquisas Teóricas

    Kovács, Maria Julia

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo discute os principais temas e pesquisas na área da Tanatologia, estudos sobre a morte e o morrer. São apresentados os autores pioneiros que escreveram as primeiras obras de sistematização da Tanatologia entre os quais: Herman Feifel, Robert Kastenbaum e Elizabeth Kübler-Ross, e os principais temas de estudo: luto, violência e guerra, a morte e a TV, cuidados a pacientes gravemente enfermos, além da formação de profissionais da área de saúde e educação para lidar com pessoas vivendo situações de perdas e morte. São feitas propostas de estudos para o futuro desenvolvimento da Tanatologia em nosso país.

    Abstract in Spanish:

    Este artículo discutí los temas principales, las investigaciones en el área de la Tanatología y estudios sobre la muerte y el morir. Son presentados los autores pioneros que escribieron las primeras obras sistematizadas de la Tanatología, entre los cuales: Herman Feifel, Robert Kastenbaum y Elizabeth Kübler-Ross. Se presentan también las áreas principales de estudios como: el duelo; la violencia; la guerra; la muerte y la televisión; los cuidados a los pacientes gravemente enfermos y la formación de profesionales del ámbito de la salud y de la educación para trabajar con personas que están viviendo situaciones de pérdida y muerte. También son realizadas propuestas de estudios para el futuro desarrollo de la Tanatología en nuestro país.

    Abstract in English:

    This study discusses the main themes and research related to Thanatology, studies of death and dying. The pioneer experts who wrote the early works that systematize the area are presented: Herman Feifel, Robert Kastenbaum and Elizabeth Kübler-Ross, as well as the main themes of study: bereavement, violence and war, death and TV, palliative care, training of health and education professionals to deal with people experiencing loss and death. Further studies to develop Thanatology in Brazil are proposed.
  • Continued Progression: which constructivism is being used? Pesquisas Teóricas

    Massabni, Vânia Galindo; Ravagnani, Maria Cecília Arantes Nogueira

    Abstract in Portuguese:

    A teoria construtivista de Piaget fundamenta políticas educacionais brasileiras há trinta anos, permanecendo nas propostas educativas e em vertentes teóricas construtivistas que estudam contribuições à educação. Este artigo tem como objetivo verificar se os principais argumentos que sustentam a proposta de Progressão Continuada se apóiam no Construtivismo Piagetiano ou não. A atual proposta de Progressão Continuada tem uma abordagem construtivista, ausente na idéia original de Progressão Continuada na política educacional. Confrontando os argumentos de textos acadêmicos e oficiais com textos de Piaget, verifica-se que a proposta se fundamenta na Psicologia e em uma orientação construtivista, mas não no Construtivismo Piagetiano.

    Abstract in Spanish:

    La teoría constructivista de Piaget viene basando la política educativa brasileña hace treinta años, restante en las ofertas educativas y en las líneas teóricas constructivistas que estudian contribuciones a la educación. El objetivo de este texto es verificar si las argumentaciones principales que suportan la propuesta de Progresión Continua están o no asentadas en el Constructivismo Piagetiano. La propuesta corriente de Progresión Continua, presenta un bies constructivista que estuve ausente en la idea educacional original de Progresión Continua en la política educativa. Confrontando-se las argumentaciones de textos académicos y oficiales con los textos de Piaget mismo, se verifica que la propuesta si apoya en la Psicología y en orientaciones constructivistas, pero no en el Constructivismo Piagetiano.

    Abstract in English:

    Piaget's constructivist theory has supported the Brazilian educational policy in the last third years and has been maintained in educational proposals and theoretical constructivist lines that study contributions to education. This study aims to verify whether the main arguments that support Continued Progression are based on Piaget's Constructivism. The current proposal of Continued Progression presents a constructivist approach that was not included in the original educational policy. Academic and official arguments were confronted with Piaget's texts. This analysis evidences that the Continued Progression proposal is based on Psychology and on a constructivist orientation however, not related to the Piagetian Constructivism.
  • Scientific evidences from neurosciences to cognitive behavioral therapy Pesquisas Teóricas

    Porto, Patrícia; Oliveira, Letícia; Volchan, Eliane; Mari, Jair; Figueira, Ivan; Ventura, Paula

    Abstract in Portuguese:

    Os transtornos de ansiedade estão envolvidos com a incapacidade de controlar o medo e a dificuldade em regular emoções negativas. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) abrange técnicas que permitem tanto a extinção do medo condicionado quanto a regulação cognitiva de emoções. Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de estudos de regulação da emoção que podem ilustrar a associação e colaboração entre a TCC e as neurociências. Amparado nas pesquisas de regulação da emoção, este estudo corrobora os resultados dos ensaios clínicos com TCC revelando que as intervenções de distração, reestruturação cognitiva e exposição são eficazes para a regulação emocional.

    Abstract in Spanish:

    Los trastornos de ansiedad establecen relación con la incapacidad de controlar el miedo y la dificultad en regular emociones negativas. La terapia cognitiva-conductista (TCC) abarca técnicas que permiten tanto la extinción del miedo condicionado, como la regulación cognitiva de emociones. Este artículo tiene como objetivo presentar resultados de estudios de regulación de la emoción que pueden ilustrar la asociación y colaboración entre la TCC y las neurociencias. Anclado en las pesquisas de regulación de la emoción este estudio corrobora los resultados de los ensayos clínicos con la TCC al revelar que las intervenciones de distracción, reestructuración cognitiva y exposición son eficaces para la regulación emocional.

    Abstract in English:

    Anxiety disorders are related with inability to control fear and regulate negative emotions. The cognitive behavioral therapy (TCC) encompasses techniques that allow both the extinction of fear conditioning and cognitive emotional regulation. The study aims to report results of emotion regulation studies that can illustrate the association and collaboration between TCC and neuroscience. Based on emotion regulation studies, this study corroborates previous findings of clinical trials with TCC, revealing that interventions like distraction, cognitive reªstructuring and exposure are effective in regulating emotions.
  • Sexual aggression: adjustment of narcissistic-identity disorder

    Chagnon, Jean-Yves

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste artigo é mostrar, por meio de dois casos, como se traduzem, na clínica projetiva, certas organizações perversas contra a ameaça de descompensação depressiva ou psicótica, problemática recorrente em muitos agressores sexuais. O autor apresenta dois casos que ilustram essas organizações defensivas. Um caso de um jovem adulto estuprador cuja estrutura de personalidade psicótica é compensada por um modo de relação do objeto e de atos perversos que se dirige para a perversidade, evitando o recurso ao delírio frente a um perigo de inexistência. Um outro caso de adulto pedófilo se defende por estas mesmas vias contra angústias depressivas de tipo narcísico. As provas projetivas são interpretadas com referência à teoria psicanalítica.

    Abstract in French:

    L'objet de cet article est de montrer, à travers deux cas, comment se traduisent, dans la clinique projective, certains aménagements pervers contre la menace de décompensation dépressive ou psychotique, problématique récurrente chez de nombreux agresseurs sexuels. L'auteur présente deux cas illustrant ces aménagements défensifs. Un cas de jeune adulte violeur dont la structure de personnalité psychotique est compensée par un mode de relation d'objet et des actes pervers glissant vers la perversité ce qui lui évite le recours au délire face à un péril d'inexistence. Et un autre cas d'adulte pédophile se défendant par ce biais contre des angoisses dépressives de type narcissique. Les épreuves projectives sont interprété en référence à la théorie psychanalytique.

    Abstract in Spanish:

    El objetivo de cuesto articulo es mostrar, por medio de dos casos, como si traducen, en la clínica proyectiva, ciertas organizaciones perversas contra la amenaza de descompensación depresiva o psicótico, problemática recurrente en muchos agresores sexuales. El autor presenta dos casos que ilustran cuestas organizaciones defensivas. Un caso de un joven estuprador cuya estructura de personalidad psicótica es compensada por un modo de relación del objeto y de actos perversos que si direcciona para la perversidad, evitando el recurso al delirio frente a un peligro de inexistencia. Un otro caso de adulto pedófilo si defiende por cuestas mismas vías contra angustias depresivas del tipo Narcísio. Las pruebas proyectivas son interpretadas con referencia a la teoría psicoanalítica.

    Abstract in English:

    The study aims to illustrate, through two cases, how certain perverse adjustments against the threat of depressive or psychotic decompensation are expressed in projective clinical work, a recurrent problem in many sexual aggressors. The author presents two cases illustrating these defensive organizations. One case is related to a young adult rapist whose psychotic personality structure is compensated by an object relation and by perverse acts directed to perversity, avoiding delirium when faced with the risk of inexistence. The other case is related to a pedophile adult who uses these same strategies to defend himself against narcissistic depressive anxiety. The projective tests are interpreted based on the psychoanalytic theory.
  • A classification system of educative social skills Pesquisas Empíricas

    Del Prette, Zilda Aparecida Pereira; Del Prette, Almir

    Abstract in Portuguese:

    Este estudo apresenta um Sistema de Habilidades Sociais Educativas (SHSE), com classes e subclasses aplicáveis à tarefa de pais, professores e demais pessoas comprometidas com a promoção do desenvolvimento e aprendizagem do outro. A elaboração do SHSE iniciou-se com a análise da literatura, a definição funcional de habilidades sociais educativas e uma primeira proposta de classes e subclasses, sucessivamente testadas e aperfeiçoadas em estudos empíricos de observação direta. Como resultado, apresenta-se a versão atual do SHSE, com definições, exemplos e indicadores de viabilidade e confiabilidade. São discutidas algumas questões e encaminhamentos de pesquisa para estudos futuros nessa temática.

    Abstract in Spanish:

    Este estudio presenta un Sistema de Habilidades Sociales Educativas (SHSE), con clases y subclases aplicables a la tarea de los padres, maestros y cualquier persona comprometida con la promoción del desarrollo y aprendizaje del otro. La elaboración del SHSE empezó con el análisis de la literatura, la definición funcional de habilidades sociales educativas y una primera propuesta de clases y subclases, consecutivamente probada y mejorada en estudios empíricos de observación directa. Como resultado, presentase el SHSE, con definiciones, ejemplos e indicadores de viabilidad y confiabilidad. Si discuten algunas cuestiones y direcciones de la investigación para futuros estudios.

    Abstract in English:

    This study presents a System of Educative Social Skills (SESS), with classes and subclasses suitable to the task of parents, teachers and any person committed with the promotion of development and learning. The elaboration of SESS initiated with a literature analysis, definition of educative social skills, and an initial proposal of its classes and subclasses, successively tested and improved through empirical studies by direct observation. As the result, the SESS current version is presented, with definitions, examples and viability and reliability indicators. Some issues and research suggestions for further research are discussed.
  • Reading and school performance in portuguese and mathematics in elementary school Pesquisas Empíricas

    Oliveira, Katya Luciane de; Boruchovitch, Evely; Santos, Acácia Aparecida Angeli dos

    Abstract in Portuguese:

    O presente estudo objetivou explorar a relação entre compreensão em leitura e desempenho escolar em alunos do ensino fundamental de escolas públicas. Participaram 434 estudantes matriculados nas 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries. Aplicou-se, coletivamente, o Teste de Cloze. As notas escolares das disciplinas de português e matemática foram obtidas junto às secretarias de cada instituição. Os resultados revelaram associação entre compreensão em leitura e desempenho escolar. Alunos que demonstraram melhor compreensão textual também apresentavam desempenho escolar mais satisfatório em ambas as disciplinas. Esses dados foram discutidos à luz das implicações positivas que a compreensão em leitura tem para a aprendizagem de diferentes conteúdos escolares.

    Abstract in Spanish:

    El objetivo de este estudio fue explorar la relación entre comprensión en lectura y desempeño escolar en alumnos de la enseñanza fundamental de escuelas públicas. Participaron 434 estudiantes matriculados en las 5ª, 6ª, 7ª y 8ª series. Se aplicó, colectivamente, el teste de Cloze. Las notas escolares de las disciplinas de portugués y matemáticas fueron obtenidas junto a las secretarias de cada institución. Los resultados revelaron asociación entre comprensión en lectura y desempeño escolar. Alumnos que demostraron mejor comprensión textual también presentaron desempeño escolar más satisfactorio en ambas las disciplinas. Estos datos fueron discutidos a la luz de las implicaciones positivas que la comprensión en lectura tiene para el aprendizaje de diferentes contenidos escolares.

    Abstract in English:

    This study aimed to explore the relation between reading comprehension and schooling performance in portuguese and mathematics in primary education at public schools. The sample was composed by 434 students enrolled in 5th, 6th, 7th and 8th grades. The traditional Cloze test was collectively administered. Students' Portuguese and Mathematics grades were obtained in their school records. Results evidenced associations between reading comprehension and schooling performance. Students who presented better reading comprehension scores were those who presented satisfactory performance in both subjects. Data are discussed considering positive implications reading comprehension can have on learning several academic contents.
  • Association between demographic variables and blood lead in children Pesquisas Empíricas

    Dascanio, Denise; Valle, Tania Gracy Martins do

    Abstract in Portuguese:

    Na busca de compreender a dimensão dos efeitos da plumbemia (nível de chumbo no sangue), este estudo investigou as variáveis sócio-demográficas de crianças residentes em uma região contaminada por chumbo. Para isto, foi realizada uma anamnese junto às mães de 40 crianças entre 7 e 13 anos, sendo 20 com baixa plumbemia (<10 µ/dl) e 20 com alta plumbemia (>20 µ/dl). Os resultados foram categorizados e submetidos à análise estatística, que indicou diminuição da concentração de crianças na classe de alta plumbemia para baixa plumbemia no decorrer dos anos, sendo este declínio mais acentuado para os meninos do que para as meninas. Para as crianças com alta plumbemia, as mães relataram mais problemas de desenvolvimento, queixa escolar, problemas de saúde, de socialização e motricidade. Constatou-se ainda que as crianças filhas de mulheres cuja gestação ocorreu longe das fontes de contaminação apresentavam menor nível de plumbemia.

    Abstract in Spanish:

    Buscando comprender la dimensión de los efectos de la plumbemia (nivel de plomo en la sangre), este estudio investigó las variables socio-demográficas de niños residentes en una región contaminada por plomo. Para esto, fue realizada una anamnesis junto con las madres de 40 niños entre 7 y 13 años, siendo 20 con plumbemia baja (<10 µ/dl) y 20 con plumbemia alta (>20 µ/dl). Los resultados fueron categorizados y sometidos al análisis estadístico, el cual indicó una disminución de la concentración de niños en la clase de plumbemia alta para plumbemia baja en el recorrer de los años, siendo este declive más acentuado para los niños que para las niñas. Para los niños con plumbemia alta, las madres relataron más problemas de desarrollo, rendimiento escolar, problemas de salud, de socialización y motricidad. Además, se constató que los hijos de mujeres cuya gestación ocurrió lejos de la fuente de contaminación presentaron menor nivel de plumbemia.

    Abstract in English:

    Seeking to understand the magnitude of blood lead effects, this study investigated socio-demographic variables of children from a lead contaminated area. Anamnesis was carried out with 40 mothers of children between 7 and 13 years of age, 20 with low blood lead level (<10 µ/dl) and 20 with high blood lead level (>20 µ/dl). Results indicate diminished concentration of children with high blood lead level over the years. This reduction is more pronounced in boys than in girls. Mothers of children with high blood lead levels report more development problems, complains at school, health, socialization and motor development problems. It was also evidenced that daughters of women whose pregnancy occurred far from sources of contamination, presented low blood lead level.
  • Clinical demand in family psychotherapy: Family Art Evaluation as a facilitator instrument Pesquisas Empíricas

    Machado, Rebeca Nonato; Féres-Carneiro, Terezinha; Magalhães, Andrea Seixas

    Abstract in Portuguese:

    Este estudo teve como objetivo descrever a aplicação do Arte-Diagnóstico Familiar (ADF) como um instrumento de avaliação e construção da demanda familiar na clínica. Cada membro da família vem à primeira entrevista com objetivos e motivações próprias. É função do psicoterapeuta auxiliar a família a perceber sua demanda no transcorrer das entrevistas, procurando aproximar as motivações individuais de cada integrante, a fim de criar uma demanda conjunta. Por meio da análise de um caso clínico foi possível identificar a contribuição do ADF no processo de avaliação da família.

    Abstract in Spanish:

    Este estudio tuvo como objetivo describir la aplicación del Arte-Diagnóstico Familiar (ADF), como un instrumento de evaluación y construcción de la demanda familiar en la clínica. Cada miembro de la familia viene a la primera entrevista con sus propios objetivos y motivaciones. Es la función del psicoterapeuta ayudar la familia a darse cuenta de su demanda, buscando aproximar los motivos individuales de cada miembro de la familia, para así crear una demanda conjunta. Por un análisis de caso fue posible identificar la contribución del ADF en el proceso de evaluación de la familia.

    Abstract in English:

    This study describes an application of the Family Art Evaluation (FAD), an instrument to assess and to construct family clinical demand. Family members arrive to the first interview with their own goals and motivations. It is the psychotherapist's function to help the family to perceive their demand along the interviews, trying to approximate individual motivations so to create a conjoint demand. It was possible, during the analysis of a case study, to identify the contribution of FAD to the family assessment process.
  • The "commodity" information: a study on TV and radio commercials Pesquisas Empíricas

    Guareschi, Pedrinho Arcides; Romanzini, Lisie Polita; Grassi, Lúcia Biavaschi

    Abstract in Portuguese:

    O artigo discute a comunicação como publicidade a partir de um enfoque psicossocial e ético. Na dimensão psicossociológica dá-se ênfase à análise da ideologia. Estabelece-se a distinção entre propaganda e publicidade, sendo que na última detém-se na análise crítica de três tipos de comerciais: informacional, testemunhal e merchandising. Exemplos desses três tipos de comerciais são selecionados de diferentes emissoras de TV e rádio, discutidos e interpretados sob os aspectos ideológico e ético. São identificados e analisados diversos mecanismos psicológicos presentes nas informações empíricas coletadas e os aspectos ideológicos nelas contidas. O estudo pretende ser uma contribuição da Psicologia ao campo da educação, principalmente no que se refere à leitura crítica da mídia.

    Abstract in Spanish:

    Este artículo discute la comunicación como publicidad, partir de un foco psicosocial y ético. En la dimensión psicosociológica si da énfasis al análisis de la ideología. Hacemos la distinción entre propaganda y publicidad y, en la publicidad, encontramos el análisis crítico de tres tipos de anuncios: informativos, testimonial y merchandising. Ejemplos de esos tres tipos de anuncios fueron seleccionados en distintas cadenas de TV y radio y fueron discutidos e interpretados bajo aspectos ideológicos y éticos. Son identificados y analizados diferentes mecanismos ideológicos presentes en las informaciones empíricas colectadas, juntamente con los aspectos ideológicos que ellas contienen. Pretendes que sea una contribución de la psicología para el área de la educación, principalmente en lo que se refiere a la lectura crítica de los medios de comunicación.

    Abstract in English:

    The study discusses communication presented in the form of publicity focusing on psychosocial and ethical dimensions. The ideology analysis is highlighted in the psychosocial dimension. A distinction between advertising and publicity is established, and three different kinds of commercials are critically analyzed: informational, testimonial and merchandising. Examples of these three kinds of commercials are selected from different TV and radio channels, discussed and interpreted within ideological and ethical aspects. Several psychological mechanisms contained in the gathered empirical information and ideological aspects are identified and analyzed. The study aims to bring a contribution from the psychology area to the field of education mainly focusing on critical understanding of the media.
  • Career commitment and stressors perceived by regular and technologic undergraduate students Pesquisas Empíricas

    Bondan, Alzira Pimentel; Bardagi, Marucia Patta

    Abstract in Portuguese:

    Este estudo investigou o comprometimento com a carreira e os eventos estressores percebidos em 86 universitários (51 de cursos regulares e 35 de cursos tecnológicos) de uma instituição privada de ensino superior do Rio Grande do Sul. Os participantes eram homens (81,4%) e mulheres entre 18 e 52 anos (M=25,3; DP=8,16). Os resultados apontaram maior percepção de estressores entre os alunos de cursos tecnológicos (t=3,02; gl=73; p<0,01) e maior comprometimento com a carreira entre os homens do que entre as mulheres (t=2,49; gl=18; p<0,05). Estes dados indicam que ao mesmo tempo em que apresentam maior contato com o mercado e maior conhecimento da realidade ocupacional da área de formação, diminuindo a necessidade de intervenções voltadas à transição escola-trabalho, os alunos de cursos tecnológicos enfrentam maiores dificuldades no cotidiano universitário e na integração entre as tarefas acadêmicas e profissionais. Assim, são necessárias intervenções de carreira específicas a este público.

    Abstract in Spanish:

    Este estudio investigó el comprometimiento con la carrera y los estrés percibidos en 86 estudiantes (51 de cursos regulares y 35 de cursos tecnológicos) de una institución de enseño superior privada del Rio Grande do Sul. Los participantes eran hombres (81.4%) y mujeres entre 18 y 52 años (M=25,3; DP=8,16). Los resultados señalaran niveles mas altos de percepción de estrés entre los alumnos de los cursos tecnológicos (t=3,02; df=73; p<0,01) y niveles mas altos de comprometimiento entre los hombres (t=2,49; df=18; p<0,05). Estos resultados indican que los estudiantes tecnológicos tienen más contacto con el mercado laboral y un conocimiento más alto de la realidad ocupacional en su campo, pero hacen frente a más dificultades en las tareas diarias de la universidad y en la integración del académico y el profesional. Por lo tanto, las intervenciones específicas para este público son necesarias.

    Abstract in English:

    This study investigated career commitment and stressors perceived by 86 undergraduate students (51 from regular courses and 35 from technologic ones) at a private university in Rio Grande do Sul, Brazil. Participants were men (81.4%) and women between 18 and 52 years old (M=25.3; SD=8.16). Results showed higher level of perceived stressors in technologic students (t=3.02; df=73; p<0.01) and higher levels of career commitment in men (t=2.49; df=18; p<0.05). These results suggest that even though technologic students have more contact with the job market and higher knowledge of the occupational status in their field, which decreases the need of interventions focused on the school-work transition, they face more difficulties in daily university tasks and in conciliating academic and professional demands. Therefore, specific interventions for this public are necessary.
  • The beginning of friendship in childhood: mothers' perspective Pesquisas Empíricas

    Silva, Glauce Reis da; Garcia, Agnaldo

    Abstract in Portuguese:

    A investigação da origem ontogenética da amizade apresenta dificuldades conceituais e metodológicas. O presente artigo investigou como mães de crianças entre um e três anos percebiam as primeiras amizades de seus filhos. Vinte mães entre 24 e 48 anos foram entrevistadas com base em um roteiro pré-estabelecido. Os resultados indicaram que o conceito de amizade das mães era muito positivo. A rede de amigos dos filhos era formada por crianças da família, da vizinhança ou de comunidades religiosas. A principal atividade compartilhada com amigos foi o brincar. As mães facilitavam o encontro dos filhos com amigos ou amigos em potencial e serviam de mediadoras entre os padrões sócio-culturais e essas amizades, contribuindo para a sua construção de acordo com as expectativas sócio-culturais. As primeiras amizades foram identificadas por volta dos 18 meses. Pode-se concluir que as mães participavam ativamente da formação das primeiras amizades dos filhos.

    Abstract in Spanish:

    La investigación del origen ontogenético de la amistad presenta dificultades conceptuales y metodológicas. Este artículo investigó cualitativamente cómo las madres de niños desde uno hasta tres años perciben las primeras amistades de sus hijos. Veinte madres entre 24 y 48 años fueron entrevistados con base en un plan preestablecido. Los resultados indicaron que el concepto de amistad de las madres era muy positivo. La red de amigos de sus hijos era formada por niños de la familia, del barrio o de comunidades religiosas. La principal actividad compartida con los amigos era jugar. Madres facilitaban el encuentro de sus hijos con amigos o amigos potenciales y sirvieron como mediadoras entre los padrones socio-culturales y estas amistades, contribuyendo para su construcción en conformidad con las expectativas socio-culturales. Las primeras amistades se formaron alrededor de los 18 meses. Se concluyó que las madres participaban activamente en la formación de las primeras amistades de sus hijos.

    Abstract in English:

    The investigation of the ontogenetic friendship origin presents conceptual and methodological difficulties. This article investigated how mothers of children between one and three years old perceived their children's first friendships. Twenty mothers between 24 and 48 years old were interviewed based on a pre-established script. Results indicate that the mothers' concept of friendship was very positive. Their children's friends network was formed by children from the family, neighborhood or religious communities. The main activity shared with friends was playing. Mothers facilitate the encounter of their children with friends or potential friends and served as mediators between socio-cultural patterns and friendships, contributing to the construction of these friendships in accordance to socio-cultural expectations. The first friendships were identified at around 18 months. It is concluded that mothers actively participated in the formation of their children's first friendships.
  • Universidade: conceito e evolução Resenha

    Witter, Geraldina Porto
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
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