Santos e Silva (2013Santos, S. L., & Silva, L. (2013). À luz da raça na empresa de petróleo. Vértices, 15(1), 113-125. https://doi.org/10.19180/1809-2667.20130010 https://doi.org/https://doi.org/10.19180...
) |
“À luz da raça na empresa de Petróleo” |
Vértices
|
Qualitativa |
Interdisciplinar |
Discutir a dinâmica da inserção do negro no mercado de trabalho nas plataformas Petrolíferas da Bacia de Campos. |
Martins (2014Martins, T. C. S. (2014). Determinações do racismo no mercado de trabalho: Implicações na “questão social” brasileira. Temporalis, 28, 113-132. https://doi.org/10.22422/2238-1856.2014v14n28p113-132 https://doi.org/https://doi.org/10.22422...
) |
“Determinações do racismo no mercado de trabalho: Implicações na “questão social” brasileira” |
Temporális
|
Teórica |
Serv. Social |
Analisar o racismo no mercado de trabalho, partindo dos processos sociais reais da sociedade brasileira para apreender as determinações do racismo, ao determinar o “lugar” do(da) negro(a) na informalidade, no desemprego e nas relações de trabalho precárias. |
Silva e Bertolo (2010Silva, J. B., & Bertoldo, M. E. (2010). O racismo como subproduto da sociedade de classes. Espaço Acadêmico, 10(112), 108-113. http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/10666/5975 http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/E...
) |
“O racismo como subproduto de uma sociedade de classes” |
Espaço Acadêmico
|
Teórica |
Interdisciplinar |
Analisar o racismo como um subproduto em que a classe dominante explora o trabalhador e, dentre estes, seleciona a partir da cor e de outros traços morfológicos uma imensa parcela da população para exercer certos trabalhos tidos como trabalhos inferiores. |
Zamora (2012Zamora, M. H. R. N. (2012) Desigualdade racial, racismo e seus efeitos. Fractal: Revista de Psicologia, 24(3), 563-577. https://doi.org/10.1590/S1984-02922012000300009 https://doi.org/https://doi.org/10.1590/...
) |
“Desigualdade racial, racismo e seus efeitos” |
Fractal: Revista de Psicologia
|
Teórica |
Psicologia |
Discutir as noções de raça, racialismo e racismo para produzir uma reflexão sobre alguns dados concretos sobre a desigualdade racial no Brasil. |
Guimarães (2002Guimarães, N. A. (2002). Os desafios da equidade: Reestruturação e desigualdades de gênero e raça no Brasil. Cadernos Pagu , (17/18), 237-266. https://doi.org/10.1590/S0104-83332002000100009 https://doi.org/https://doi.org/10.1590/...
) |
“Os desafios da equidade: reestruturação e desigualdades de gênero e raça no Brasil” |
Cadernos Pagu
|
Teórica |
Interdisciplinar |
Documentar a existência de padrões distintos de desigualdades nos rendimentos auferidos no trabalho entre grupos de sexo e cor, no Brasil, analisando dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios para os anos de 1989 e 1999. |
Carvalho (1999Carvalho, M. P. (1999). A história de Alda: Ensino, classe, raça e gênero. Educação e Pesquisa, 25(1), 80-106. https://doi.org/10.1590/S1517-97021999000100007 https://doi.org/https://doi.org/10.1590/...
) |
“A história de Alda: ensino, classe, raça e gênero” |
Educação e Pesquisa
|
Qualitativa |
Educação |
Analisar a trajetória de vida e a prática pedagógica de uma professora das séries iniciais de uma escola pública da cidade de São Paulo, acentuando o sentido plural das diversas formas de feminilidade, suas articulações com relações de classe e raça. |
Ferreira e Camargo (2011Ferreira, R. F., & Camargo, A. C. (2011). As relações cotidianas e a construção da identidade negra. Psicologia Ciência e Profissão, 31(2), 374-389. https://doi.org/10.1590/S1414-98932011000200013 https://doi.org/https://doi.org/10.1590/...
) |
“As relações cotidianas e a construção da identidade negra” |
Psicologia: Ciência e Profissão
|
Qualitativa |
Psicologia |
Ressaltar alguns processos aos quais a pessoa negra está submetida na construção de sua identidade, enfatizando aqueles que ocorrem em situações cotidianas principalmente na família, na escola e no trabalho, que reproduzem normas sociais dominantes. |
Cecchetto e Monteiro (2006Cecchetto, F., & Monteiro, S. (2006). Discriminação, cor e intervenção social entre jovens na cidade do Rio de Janeiro (RJ, Brasil): A perspectiva masculina. Revista Estudos Feministas , 14(1), 199-218. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2006000100011 https://doi.org/https://doi.org/10.1590/...
) |
“Discriminação, cor e intervenção social entre jovens na cidade do Rio de Janeiro (RJ, Brasil): a perspectiva masculina” |
Revista Estudos Feministas
|
Quantitativa e Qualitativa |
Interdisciplinar |
Abordar a temática da discriminação e do racismo entre jovens cariocas, analisando as percepções, vivências e reações do grupo diante das situações de preconceito e a participação em projetos voltados para a formação da cidadania e capacitação profissional. |
Santos e Scopinho (2011Santos, E. F., & Scopinho, R. A. (2011). Fora do Jogo? Jovens negros no mercado de trabalho. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 63(spe.), 26-37. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672011000300004 http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?scr...
) |
“Fora do jogo? Jovens negros no mercado de trabalho” |
Arquivos Brasileiros de Psicologia
|
Teórica |
Psicologia |
Compreender como as construções racistas estabeleceram, histórica e socialmente, um acordo simbólico em que os negros permanecem às margens da sociedade e encontram dificuldades para existirem como sujeitos de direitos, especialmente no que se refere ao mercado de trabalho. |
Santos, Diogo e Shucman (2014Santos, E. F. S., Diogo, M. F., & Shucman, L. V. (2014). Entre o não lugar e o protagonismo: Articulações entre trabalho, gênero e raça. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 17(1), 17-32. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v17i1p17-32 https://doi.org/https://doi.org/10.11606...
) |
“Entre o não lugar e o protagonismo: articulações teóricas entre trabalho, gênero e raça” |
Cadernos de Psicologia Social do Trabalho
|
Teórica |
Psicologia |
Analisar o entrelaçamento das categorias trabalho, gênero e raça, visibilizando os arranjos sociais responsáveis pela criação de um não lugar destinado as mulheres, negros e, particularmente, às mulheres negras. |
Castro e Barreto (1992Castro, N. A., & Barreto, V. S. S. (1992). Os negros que dão certo: Mercado de trabalho, mobilidade e desigualdades ocupacionais. Revista Brasileira de Estudos de População, 9(2), 138-154. https://www.rebep.org.br/revista/article/view/504/pdf_479 https://www.rebep.org.br/revista/article...
) |
“Os negros que dão certo: mercado de trabalho, mobilidade e desigualdades ocupacionais” |
Revista Brasileira de Estudos de População
|
Teórica |
Demografia e população |
Discutir o tema das desigualdades no mercado de trabalho a partir do acesso de negros a ocupações valorizadas do trabalho industrial moderno. |
Biderman e Guimarães (2004Biderman, C., & Guimarães, N. A. (2004). Na ante-sala da discriminação: O preço dos atributos de sexo e cor no Brasil (1989-1999). Estudos Feministas, 12(2), 177-200. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2004000200011 https://doi.org/https://doi.org/10.1590/...
) |
“Na ante-sala da discriminação: o preço dos atributos de sexo e cor no Brasil (1989-1999)” |
Revista Estudos Feministas
|
Teórica |
Interdisciplinar |
Analisar o nível de discriminação prevalecente no mercado de trabalho, entre negros e brancos, homens e mulheres. |
Chadarevian (2011Chadarevian, P. C. (2011). Para medir as desigualdades raciais no mercado de trabalho. Revista de Economia Política, 31(2), 283-303. https://doi.org/10.1590/S0101-31572011000200007 https://doi.org/https://doi.org/10.1590/...
) |
“Para medir as desigualdades raciais no mercado de trabalho” |
Revista de Economia Política
|
Teórica |
Economia Política |
Medir a desigualdade racial na estrutura ocupacional do mercado de trabalho. |
Reis Filho (2006Reis Filho, J. T. (2006). Negritude e sofrimento psíquico. Pulsional: Revista de Psicanálise, 185, 150-156.) |
“Negritude e sofrimento psíquico” |
Pulsional - revista de psicanálise
|
Qualitativa |
Psicanálise |
Discutir a questão do negro no Brasil como um sintoma social e individual que acarreta sofrimento psíquico para o sujeito de cor negra. |
Souza (2009Souza, M. G. (2009, setembro). Ações afirmativas: Inclusão de negros no mercado de trabalho por “cotas raciais” e o significado de sua presença nos estabelecimentos públicos do Paraná [Artigo apresentado]. I Seminário de Sociologia e Política da UFPR, Curitiba, PR, Brasil.) |
“Ações afirmativas: inclusão de negros no mercado de trabalho por “cotas Raciais” e o significado de sua presença nos estabelecimentos públicos do Paraná” |
Sociologia e política
|
Qualitativa |
Política |
Analisar as experiências e estratégias formais e informais vigentes no processo de inclusão de negros, por meio de “cotas raciais” em concursos públicos do Paraná, bem como a presença e o significado dos negros nos estabelecimentos públicos. |
Figueiredo (2004Figueiredo, A. (2004). Fora do Jogo: A experiência dos negros na classe média brasileira. Cadernos Pagu, (23), 199-228. https://doi.org/10.1590/S0104-83332004000200007 https://doi.org/https://doi.org/10.1590/...
) |
“Fora do jogo: a experiência dos negros na classe média brasileira” |
Cadernos Pagu
|
Qualitativa |
Interdisciplinar |
Abordar o significado da mobilidade social para empresários negros que fazem parte da classe média a partir do relato das trajetórias de mobilidade e do significado da cor nesse processo. |
Brito (2011Brito, J. E. (2011). Educação e relações étnicos-raciais: Desafios e perspectivas para o trabalho docente. Educação em Foco, 14(18), 57-74. https://doi.org/10.24934/eef.v14i18.231 https://doi.org/https://doi.org/10.24934...
) |
“Educação e Relações Étnico-Raciais: desafios e perspectivas para o trabalho docente” |
Educação em Foco
|
Qualitativa |
Educação |
Discutir a Lei 10.639/2003, que institui a obrigatoriedade do ensino de história da África e culturas afro-brasileiras nas etapas e modalidades da educação básica, identificando alguns desafios postos para a atividade dos professores, descrevendo a formação docente e as práticas pedagógicas pautadas pelo reconhecimento e valorização da diversidade étnico-racial. |
Cruz e Ramos Júnior (2013Cruz, S. E., & Ramos Júnior, D. V. (2013). Eu era a única professora negra na escola de inglês: História de vida de professoras negras de Imperatriz - MA. Antares: Letras e Humanidades, 5(10), 59-75. http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/viewFile/2012/1492 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php...
) |
“Eu era a única professora negra na escola de inglês: histórias de vida de professoras negras de Imperatriz - MA” |
Antares: letras e humanidades
|
Qualitativa |
Literatura e linguística |
Estudar as histórias de vida de dez professoras negras de inglês do interior do Maranhão. |
Silva(2012Silva, C. R. (2012). Vivências iniciantes de um professor negro na educação infantil. Revista África e Africanidades, 4(16), 1-19. http://www.africaeafricanidades.com.br/documentos/16-17_03.pdf http://www.africaeafricanidades.com.br/d...
) |
“Vivências iniciantes de um professor negro na educação infantil” |
Revista África e Africanidades
|
Qualitativa |
Educação |
Discutir teoricamente vivências, bem como indicar caminhos a professores homens negros que atuam em cursos e formação inicial. |
Carvalho e Silva (2014Carvalho, M. P. & Silva, V. A. (2014). Ser docente negra na USP: Gênero e raça na trajetória da professora Eunice Prudente. Póieses, 8(13), 30-56. https://doi.org/10.19177/prppge.v8e13201430-56 https://doi.org/https://doi.org/10.19177...
) |
“Ser docente negra na USP: gênero e raça na trajetória da professora Eunice Prudente” |
Poiésis
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Qualitativa |
Educação |
Analisar a trajetória da professora Eunice Aparecida de Jesus Prudente, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), para ampliar a compreensão dos significados de ser docente negra na USP hoje. |
Ferreira (2009Ferreira, A. J. (2009). Histórias de Professores de Línguas e Experiências com racismo: Uma reflexão para a formação de professores. Espéculo, 42(4). https://pendientedemigracion.ucm.es/info/especulo/numero42/racismo.html https://pendientedemigracion.ucm.es/info...
) |
“Histórias de Professores de Línguas e Experiências com Racismo: uma reflexão para a formação de professores” |
Espéculo
|
Qualitativa |
Literatura |
Discutir questões acerca de como alguns professores negros e brancos passaram por experiências relacionadas às questões de raça e etnia. |