Abstract in Portuguese:
O presente estudo visa a descrever os principais objetivos de quatro instituições de atendimento a crianças em situação de rua segundo os seus coordenadores, assim como as concepções destes acerca da infância em situação de rua. Além disto, é investigada a percepção dos coordenadores sobre os objetivos dos jovens ao buscarem estas instituições e a relação que estes serviços estabelecem com a rua. Objetiva, ainda, descrever a avaliação que os coordenadores fazem do trabalho desenvolvido pelas suas instituições e pela rede especializada de serviços. Neste sentido, foram entrevistados seis coordenadores e vice-coordenadores de quatro instituições da cidade de Porto Alegre. Segundo os coordenadores, os objetivos institucionais são a reinserção social dos jovens atendidos, a defesa dos direitos dessa população, assim como o fornecimento das condições básicas de sobrevivência. Os coordenadores avaliam de forma positiva a forma de funcionamento em rede, apontando as principais dificuldades e os pontos a serem aprimorados.Abstract in English:
The present study aimed to describe the main goals of four service centers for street children, according to their coordinators, as well as the coordinators ideas concerning childhood in the streets. Moreover, it aimed to investigate the perception of the coordinators about the youths' objectives for accessing these service centers and the relationship these services develop with the street context. This study aimed also to describe the evaluation these coordinators make of the work developed by their centers and by the network of services. Six institutional coordinators of four service settings of Porto Alegre were interviewed. According to the coordinators, the institutional objectives are the youths' social reengagement, the defense of the rights of such population, as well as supply basic survival conditions for them. The coordinators evaluated in a positive way the network functioning, and pointed out the main difficulties and the possible ways to improve it.Abstract in Portuguese:
O presente artigo discute os sentidos da filiação para crianças abrigadas, vítimas de violência doméstica. O desejo dessas crianças de recuperar a filiação familiar é analisado como busca de um lugar psicossocial. As crianças abrigadas, que sofreram uma ruptura na filiação primeva e história de vida, flutuam entre vinculações efêmeras, sem referências de seu passado e sem pontos fixos e sólidos para seu assentamento no presente que lhes possam servir de guia ou de novas filiações. Tal condição de desfiliação é focalizada como tendência da sociedade contemporânea em afrouxar vinculações, movimentar os ancoradouros psicossociais e produzir desterritorializações, favorecendo uma subjetividade móvel, não identitária, desenlaçada de encaixes e conexões duradouros. Como conclusão, é apontada a continuidade histórica da vitimização da infância realizada pela condição de trânsito e passagem na qual vive, impeditiva de constituições de vínculos duradouros e sólidos que permitam uma suficiente estabilidade e segurança para a prospecção do mundo.Abstract in English:
The present study discusses the meaning of family bonding for sheltered children, victims of domestic violence. These children's hope of recovering the family ties is analyzed as a search for a psychosocial status. The sheltered children, who suffered a rupture in the primeval filiation and history of life, float among ephemeral bonding, without references of their past and without fixed and solid points for their establishment in the present to serve as a guide or new filiations. Such condition of unfilial behavior is focused as a tendency of the contemporary society in loosening bonding, moving psychosocial status and producing non-stable situations favoring a movable subjectivity where family ties is not a priority. As a conclusion, it is appointed a historical continuity of oppression of the childhood caused by the condition of transitional attachment in their lives, impeding the building of solid and long term ties in order to allow a sufficient stability and support to face life.Abstract in Portuguese:
Na depressão infantil os sintomas diferem dos apresentados pelos adultos, evidenciando-se freqüentemente através de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, baixa auto-estima, tristeza, medos, distúrbios do sono, enurese, dores abdominais. Procurou-se estudar manifestações depressivas em crianças de 03 a 10 anos de idade, no contexto de creches e saúde pública, na cidade de Paranavaí-PR, realizando-se: a) entrevistas semi-estruturadas com 5 pediatras, 2 médicos do programa da Saúde da Família, 6 educadores e 4 coordenadores de creches; b) estudo de caso com nove crianças. Os resultados indicaram que todas as crianças da amostra apresentavam núcleos depressivos significativos, com intenso sofrimento psíquico e necessidade de encaminhamento. Concluiu-se que a depressão infantil manifesta-se de forma bastante significativa, evidenciando a necessidade de que as pessoas envolvidas diretamente com as crianças estejam alertas para os sintomas, pois a falta do diagnóstico correto e do tratamento perpetua o sofrimento da criança e de todos os envolvidos.Abstract in English:
The symptoms of depression in children differ from the adults, and are frequently evidenced by the following problems: attention deficit, hyperactivity, low self-esteem, sadness, fear, sleep disturbances, enuresis, abdominal pain. The aim of this study was to evaluate the depressive manifestations in 3-10-year-old children, in the context of nursery school for poor children and in the public healthcare system, in Paranavaí city, State of Paraná. The research was carried out using semi-structured interviews with 5 pediatricians, 2 doctors from the Family Health Program, 6 educators and 4 coordinators at nursery schools for poor children, and a study case on nine children. The findings indicated that all the children of the sample showed significant depressive characteristics, such as an intense psychic suffering and the need for guidance. It was concluded that child depression is manifested in a great number, making evident the necessity that people directly involved with children be aware of the symptoms, since the lack of correct diagnosis and treatment perpetuates the suffering of both the child and the people involved with the referred one.Abstract in Portuguese:
Filhos de alcoolistas têm sido apontados como mais vulneráveis ao desenvolvimento de problemas emocionais e comportamentais. O presente trabalho teve como objetivo avaliar comparativamente filhos de alcoolistas e filhos de não-alcoolistas nos aspectos cognitivo e emocional, através do Teste Desenho da Figura Humana, e comportamental, segundo a percepção das mães, utilizando-se a Escala Comportamental de Rutter. Os sujeitos foram 20 filhos de alcoolistas e 20 filhos de não-alcoolistas, com idades entre 9 e 12 anos, matriculados no Ensino Fundamental. Cada grupo foi formado de 10 meninos e 10 meninas. Na análise dos resultados, filhos de alcoolistas apresentaram diferença estatisticamente significativa nos aspectos emocional e comportamental. Eles revelaram timidez, insegurança e baixa auto-estima. Segundo as mães, mostraram: impaciência, irritação, agitação, desobediência e dependência. As meninas filhas de alcoolistas apresentaram mais problemas emocionais e de comportamento que as meninas filhas de não-alcoolistas. Neste trabalho as meninas se revelaram mais vulneráveis que os meninos nos domínios emocional e comportamental.Abstract in English:
Children of alcoholics (COAs) have been found to be more vulnerable to emotional and behavioral problems. This study had the aim to assess comparatively children of alcoholics and children of nonalcoholics. The Human Figure Drawing Test was used to assess their cognitive and emotional aspects. To assess mother's behavioral aspects the Rutter's Scale was used. Subjects: 20 children of alcoholics (COAs) and 20 children of nonalcoholics (Non-COAs), 9 to 12 years of age, enrolled at elementary school. Each group was composed of 10 boys and 10 girls. Results: children of alcoholics showed difference statistically significant in emotional and behavioral aspects. They showed: shyness, insecurity and low self-esteem. According their mothers opinion they are: impatient, irritable, agitated, disobedient and dependent. The girls of alcoholics showed more emotional and behavioral problems. They showed to be more vulnerable than the boys of alcoholics regarding emotional and behavioral aspects.Abstract in Portuguese:
Esta pesquisa teve como objetivo investigar as relações entre o uso de bebidas alcoólicas e comportamentos violentos a partir da organização familiar em famílias de uma comunidade de baixa renda localizada em Recife, Pernambuco. Foram entrevistadas setenta e nove famílias, escolhidas de forma aleatória, distribuídas nas seis microáreas que compõem a comunidade. A princípio foi aplicado um questionário seguido de uma entrevista semidirigida. Os dados colhidos pelo questionário foram submetidos à análise estatística descritiva e as entrevistas semidirigidas foram contempladas a partir da análise de conteúdo. Nenhum padrão de organização familiar se mostrou imune ao uso de bebidas alcoólicas e à possibilidade de comportamentos violentos. O uso abusivo de bebidas alcoólicas nos finais de semana, associado a fortes pressões socioeconômicas, estilo educacional rígido e punitivo, ambiente sociocultural complexo e exigente, conduz essas famílias, freqüentemente, a comportamentos violentos, impulsionados e modulados por esses mesmos elementos.Abstract in English:
This research aims to investigate the relations between the alcoholic beverage use and violent behavior in families of a low income community located in Recife, Pernambuco. Seventy-nine families were interviewed, chosen randomly, distributed in the six micro-areas that compose the community. At first a questionnaire was applied, followed by a semi directed interview. The data obtained through the questionnaire was submitted to the descriptive statistic analysis and the semi directed interviews went through content analysis. No standard family organization was shown to be immune to the alcoholic beverage use and the possibility of violent behavior. The abusive alcoholic beverage use in the weekends associated with strong socio-economic pressures, rigid and punitive educational style, and complex and demanding socio-cultural environment, frequently leads these families to violent behaviors, modulated and sanctioned by these same elements.Abstract in Portuguese:
Risco, proteção e resiliência são temas presentes nas pesquisas sobre desenvolvimento mental. O conceito de fator de risco já está bem delimitado, mas fatores de proteção e resiliência ainda se misturam. Os fatores de risco se referem às variáveis ambientais que aumentam a probabilidade de que ocorra algum efeito indesejável no desenvolvimento. Por outro lado, os fatores de proteção estão associados aos recursos individuais que reduzem o efeito do risco, enquanto a resiliência é muitas vezes relacionada a fatores protetores individuais que predizem conseqüências positivas em indivíduos expostos a um contexto de risco. Este artigo apresenta como alguns estudos descrevem esses temas (risco, proteção e resiliência), mostrando fatores que podem tornar um indivíduo mais ou menos vulnerável ao risco e, mais ainda, como alguns indivíduos conseguem ser resilientes frente às adversidades, isto é, como algumas crianças e adolescentes conseguem superar todos os fatores de risco a que foram expostos e se desenvolver como esperado.Abstract in English:
Risk, protection and resilience are current issues in mental development researches. Risk factor concept is already well Risk, protection and resilience are current issues in mental development researches. Risk factor concept is already well delimited, but protection factors and resilience are still mixed. Risk factors are related to environmental variables that increase the probability of bad consequences in development. On the other hand, the protection factors are associated to individual resources that decrease the risk effects, while resilience is usually related to individual protection factors that predict positive consequences in individuals exposed to an environment of risk. This paper shows how some studies describe those issues (risk, protection and resilience), pointing factors that can make an individual more or less vulnerable to risk, and also, the way some can be resilient when facing the adversities. That is, how some children and adolescents can overcome all the risk factors they have been exposed to and still develop as expected.Abstract in Portuguese:
O objetivo principal deste estudo foi analisar as relações existentes entre o contexto das instituições educativas e o comportamento de brincar de seus educandos. Foram participantes 40 crianças, de ambos os sexos, de idade entre 4 e 5 anos, e 10 educadores de cinco instituições educativas. Os procedimentos de coleta envolveram a filmagem das crianças em situação de recreação livre nas instituições e entrevistas com os educadores. Os principais resultados indicam que a estrutura da instituição educativa influencia o comportamento de brincar de seus educandos. Verificou-se também que existe uma dicotomia, em relação ao brincar, entre a visão e a prática dos profissionais. Esses resultados demonstram que é necessária uma articulação entre o projeto pedagógico, as práticas do currículo formal e o brincar, transformando e aprimorando a qualidade da educação nas instituições escolares.Abstract in English:
The goal of this study was to analyze the relations between educational institutions and the act of playing of their students. Subjects of the study were 40 children, of both genders, 4-5 years of age, and 10 educators of five preschool institutions. The procedures for data collection included the videotaping of the children during unstructured recreation in their own institution and interviews with the educators. The main results indicate that the educational institutes are influential over the play behavior of their students. It was also verified that there is incoherence between the understanding and the practice of the professionals, regarding play. These results indicate a necessity to integrate the pedagogical agenda, the practices of formal curriculum and play, transforming and improving the quality of education offered by educational institutions.Abstract in Portuguese:
O estudo investigou as concepções de 10 professores e seis diretores de escolas públicas do Ensino Fundamental de uma cidade do interior paulista, sobre a inclusão escolar. Foram feitas entrevistas e os dados transcritos foram submetidos à análise de conteúdo (e análise estatística-excluído) Docentes e diretores conceberam a educação inclusiva sob diferentes enfoques, com definições que ora se aproximavam dos princípios de integração, ora se referiam à orientação inclusiva. As principais dificuldades indicadas para a realização da inclusão referiram-se à falta de formação especializada e de apoio técnico no trabalho com alunos inseridos nas classes regulares. Como sugestões se destacaram: necessidade de orientação por equipe multidisciplinar, formação continuada, infra-estrutura e recursos pedagógicos adequados, experiência prévia junto a alunos com necessidades especiais, atitude positiva dos agentes, além de apoio da família e da comunidade. Os dados permitiram identificar vários aspectos necessários à efetivação da proposta inclusiva.Abstract in English:
This study investigated the concepts of 10 teachers and six school administrators, from public schools of São Paulo, regarding School Inclusion. The participants were interviewed and the data transcription was submitted to analysis of content. Teachers and principals pointed out several aspects on the Inclusive Education. Some of their concepts involved principles of school integration and others the school inclusion itself. The participants expressed some difficulties to make the Inclusive Education happen, such as, lack of professional graduation and technique support to work with students in regular classrooms. Multidisciplinary staff support, additional in-service training, adaptive school structures and teaching material resources, experience in teaching students with special needs, positive attitude from educators toward inclusion, as well as family and community assistance, were the suggestions provided. The results allowed the identification of the necessary aspects to accomplish the Inclusive Education.Abstract in Portuguese:
O presente estudo teve por objetivo comparar o desenvolvimento de 15 crianças, aos seis anos de idade, nascidas pré-termo (PT), com o de 15 crianças nascidas a termo (AT). O desenvolvimento foi avaliado por meio de entrevista com as mães e de testes psicológicos. Maior tempo de hospitalização, aleitamento artificial, uso de medicação pelas mães durante a gravidez, pais temerosos frente à tarefa de cuidar do bebê e atraso na aquisição dos comportamentos de sentar e andar foram significativamente mais freqüentes no PT do que o AT. Não houve diferença significativa quanto ao nível intelectual. Em ambos os grupos ocorreu alta proporção de crianças com indicação de problemas comportamentais. O grupo PT apresentou significativamente mais queixas de dor de estômago e medo de enfrentar situações novas do que AT.Abstract in English:
The aim of the present study was to compare the development of 15 children at the age of 6 years born pre-term (PT) with the development of 15 children born full-term (AT). The development was assessed by interview with their mothers and psychological assessment. PT children showed a significantly longer time of hospitalization, made more use of bottle feeding, their mothers used more medication during pregnancy, parents were more fearful of taking care of the baby. Comparing to FT children, PT showed delay in acquiring behaviors such as sitting and walking. There were no differences between groups in the intellectual level. In both groups behavior problems were found. More complaints regarding stomachaches and the fear of dealing with new situations were found in PT in comparison with FT children.Abstract in Portuguese:
Comportamentos socialmente habilidosos promovem o desenvolvimento, ao passo que problemas de comportamento dificultam o acesso a novas contingências de reforçamento, facilitadoras da aquisição de repertórios de aprendizagem. Esta pesquisa investiga avaliações maternas de repertórios socialmente "desejados" e "indesejados" de crianças que, segundo o professor, apresentam problemas de comportamento. Participaram mães de 24 crianças indicadas pelo professor como tendo problemas de comportamento e mães de 24 crianças indicadas como tendo comportamentos socialmente "desejados". O Questionário de Comportamentos Socialmente Desejados e a Escala Comportamental Infantil de Rutter foram aplicados nas residências das participantes. Os resultados indicaram mais problemas de comportamento externalizante no grupo previamente indicado como tendo problemas; os grupos não diferiram quanto a comportamentos "desejados". Em ambos os grupos, as crianças obtiveram altos escores de comportamentos socialmente desejados, apontando reservas comportamentais. Também em ambos foram identificadas crianças que poderiam ser beneficiadas com programas para a promoção de interações sociais mais equilibradas, prevenindo problemas de comportamento.Abstract in English:
Socially desirable behaviors promote development but behavior problems prevent the access to new reinforcement contingencies that could facilitate the acquisition of relevant learning repertoires. This work investigated assessments of mothers concerning socially "desirable" and "undesirable" behaviors in children whose teachers identified as having behavior problems. The sample consisted of 24 mothers of children indicated as having behavioral problems, and 24 mothers of children indicated as presenting socially desirable behaviors. Data about children's behaviors were collected during a home interview, when the Socially Desired Behavior Questionnaire and the Rutter Scale for Parents were filled out. Results indicated more externalized behavior problems among children previously identified as having problems, but there was no group difference in socially desirable behavior. Children in both groups had high socially desirable behavior scores, thus showing behavioral resources. Nevertheless, in both groups there were children who could benefit from programs to promote more balanced social interactions in order to prevent behavioral problems.Abstract in Portuguese:
Este artigo descreve os resultados de uma pesquisa exploratória que investigou as atitudes de alunos com relação à educação a distância. A população-alvo foi de 22 alunos matriculados em uma disciplina a distância do curso Ciência da Computação de uma instituição de ensino superior do Sul do Brasil, oferecida no primeiro semestre de 2003. A pesquisa foi de natureza descritiva e aplicada, realizada sob uma perspectiva predominantemente quantitativa. Os resultados revelaram atitudes negativas dos alunos, especialmente nas categorias desempenho, flexibilidade e conveniência, preparação para a educação a distância, material didático e dinâmica de grupo na lista de discussão. Esses resultados indicam que o impacto positivo esperado da educação a distância pode não se efetivar quando a instituição desconsidera tanto a complexidade do processo educacional a distância quanto as variáveis envolvidas no processo de adoção e aceitação de inovações educacionais pelos alunos.Abstract in English:
The present article describes the results of an exploratory research in which the students' attitudes regarding education at the distance was investigated. The subjects of the study were 22 students enrolled in a discipline at the distance in the Computer Science undergraduate course. The course was offered in the first semester of 2003 in a college institution located in the South of Brazil. The research was of descriptive and applied nature, accomplished under a predominantly quantitative perspective. The results revealed the students' negative attitudes, especially towards the categories of performance, flexibility and convenience, preparation to the education at the distance, instructor-generated learning material, and group dynamics in the discussion list. These results suggest that the expected positive impact of the education at the distance may not be accomplished when the educational institution does not take into consideration the complexity of the process and the variables involved in the process of adoption and acceptance of educational innovations by the students.Abstract in Portuguese:
Este estudo tem como objetivo investigar o apoio de policiais militares às ações extrajudiciais para o combate à violência. Duzentos e dois policiais militares do Estado de Goiás participaram deste estudo durante os meses de maio e junho de 2003. Os resultados indicam a preponderância da adesão aos valores democráticos para a rejeição às ações extrajudiciais. Além disso, as justificativas para essa rejeição, que ressaltam o respeito pelos diretos humanos, foram citadas com maior freqüência pelos soldados do que pelos sargentos, tenentes e capitães. Esses resultados são discutidos enfatizando a importância da inclusão do estudo sobre a democracia na formação dos policiais militares.Abstract in English:
The aim of this study is to investigate Military Policemen's support to extra judicial actions to combat violence. Two hundred and two military policemen who were students at the Center of Studies and Higher Education of the Military Police at Goiás (Brazil) participated in this study during May and June 2003. The results indicate the importance of the adhesion to democratic values for the rejection of extra judicial actions. Furthermore, the justifications stressing the respect to the Human Rights are evocated more frequently by privates than by sergeants, lieutenants and captains. Those results are discussed stressing the importance of studies about democracy in the police formation courses.Abstract in Portuguese:
A revisão bibliográfica mostra que os estudos relativos à redução de danos (RD) se centram, predominantemente, na discussão das implicações de diferentes modelos de tratamento para o usuário de drogas e na redução de danos aplicada a usuários de drogas injetáveis. Porém, poucos estudos são encontrados acerca do trabalhador em RD. Neste contexto, o presente artigo propõe uma reflexão a respeito do trabalho dos redutores de danos, questionando como as formações discursivas sobre aids e drogas, na sociedade contemporânea, atravessam a subjetividade e o trabalho dos redutores, bem como sobre as possibilidades de inserção e sustentabilidade das ações em redução de danos.Abstract in English:
Scientific literature review shows that Harm Reduction (HR) articles focus mainly the discussion about the implications of different drug users treatment models and the efficiency of HR with injection drug users. However, there are few studies about HR workers. In this context, the present article aims to discuss the work of outreachworkers, proposing an analysis of how the discursive formations about drugs and Aids, in contemporary society, influence the work and the subjectivity of the outreachworkers, as well as the possibilities of having "sustainable projects" as a way to include harm reduction practices in public health services.Abstract in Portuguese:
Nosso estudo tomará como ponto de partida as passagens de "O ego e o id", nas quais Freud põe em relação a perda de objeto, de um lado, e a identificação, de outro. Ele tentará esclarecer certos aspectos dos processos psíquicos que são conducentes à "edificação do objeto no ego", assim como suas conseqüências : como e sob qual forma o objeto perdido sobreviverá no ego? De qual modo ele entra em jogo, daí emdiante, na economia psíquica? Este estudo tem por objeto o drama de Ibsen, "A casa de bonecas". A análise desse drama nos conduz a articular e a questionar a identificação consecutiva a uma perda em relação com as noções de narrativa, de temporalização, de idealização e de dívida.Abstract in English:
The starting point of our investigation are the passages in H. Ibsen "The I and the Id" in which Freud relates mourning to identification. It aims to discover some aspects of the psychological processes which lead to "the edification of the object in the I" and their consequences such as: how, in which form will the lost object survive in the I? In which way will it participate in the psychological economy? Our study takes the H. Ibsen drama, A Doll's House, as an object. The analyses lead us to articulate and question the identification following a loss regarding notions of narration, temporalness, idealization and debt.Abstract in Portuguese:
O questionamento por que o mal é tão antigo quanto a linguagem e a humanidade. A definição e a identificação do mal com o outro constituem o eixo mais conhecido nas ocupações filosóficas e psicanalíticas. As inabilidades do ser humano, desde os inícios da vida, em lidar com as intensidades que se abatem sobre ele de dentro e de fora, e que resultam no que se denomina de trauma, são certamente os fatores da apreensão do mal e sua identificação com o outro. Entretanto, o trauma institui também o outro na origem do próprio desejo e como guia para a própria linguagem. O outro se engaja nesta empreitada pelo apelo imanente ao trauma e ao estado de desamparo do sujeito. Pretendemos "puxar" um dos fios deste arranjo paradoxal na obra freudiana, examinando sua atual relevância no cenário social e político, também a partir de obras pós-freudianas.Abstract in English:
The questioning is why badness is as old as humanity and language. The definition and identification of badness with the Other constitute one of the main known axes around which philosophical and psychoanalytical thoughts were fabricated. The helplessness of the newborn human being, his inability to deal with the outer and inner intensities and exigencies, that is, the trauma impact of existence, is certainly one of the main factors for badness conception and the perception of its origin in the other. However, psychoanalysis shows us beyond doubt that the other is also the traumatic source of the human desire and language. The other is called to exercise these functions by the immanent necessities of the original traumatic human condition. We examine some aspects of this paradox complex following its indications in the first Freudian works and relating it to post-Freudian works and its relation with the contemporary scenarioAbstract in Portuguese:
Em conformidade com o projeto da modernidade, o indivíduo e a sociedade têm sido definidos como entidades naturais e pólos que preexistem a sua interação. De acordo com tal perspectiva, onde prevalece uma lógica dicotômica, o coletivo é identificado com o social. Através da referência aos conceitos de prática de Paul Veyne, de molar e molecular de Gilles Deleuze e Félix Guattari e de rede de Bruno Latour, Michel Callon e Jonh Law, o artigo propõe um novo conceito de coletivo, definido como plano de co-engendramento do indivíduo e da sociedade.Abstract in English:
According to the modernistic project, the individual and society have been defined as natural and polarizing entities pre-existing their own interaction. From this perspective, with its implied dichotomizing logic, the collective is identified as the social. Drawing on the concepts of practice by Paul Veyne, of molar and molecular by Gilles Deleuze and Félix Guattari, and of actor-network by Bruno Latour, Michael Callon and John Law, this article proposes a new concept of the collective, defined as a plane of co-engenderment of the individual and society.Abstract in Portuguese:
Considerando-se a importância da criatividade na sociedade contemporânea, realizou-se esta pesquisa com o objetivo de investigar o que foi produzido sobre a temática entre 1994 e 2001 nos programas de pós-graduação em Psicologia no Brasil. Foram analisados 68 resumos de teses/dissertações, disponíveis na base de dados da Capes. Os resumos foram analisados conforme as categorias identificação, tipo de estudo, temática principal, linguagem artística e referencial teórico. Contatou-se que há uma concentração de trabalhos realizados nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Observou-se uma predominância de estudos experimentais (39%), levantamentos (27,1%) e estudos de caso (18,6%). Quanto à temática enfocada houve certa variação, com trabalhos em diferentes áreas, destacando-se os referentes à prática pedagógica (39,7%). Com relação às abordagens teóricas, as mais utilizadas foram a psicométrica (33,8%) e a psicanalítica (19,1%). Constatou-se, por fim, o crescimento do número de teses/dissertações defendidas nesses últimos anos sobre criatividade, o que pode indicar um maior interesse pela temática.Abstract in English:
Considering the importance of the creativity in the contemporary society, the purpose of this research was to investigate abstracts of dissertations and theses on creativity produced in the Graduate Study Programs of Psychology in Brazil from 1994 through 2001. Sixty-eight summaries of dissertations and theses, available in CAPES database, were analyzed. The summaries were analyzed according to categories: Identification, Type of Study, Theme, Language and Theoretical Approach. It was noted that there is a concentration of studies carried out in the Southeastern region of Brazil. It was observed a predominance of Experimental Studies (39%), Surveys (27,1%) and Case Studies (18,6%). Regarding the theme, there was diversity, including papers in different areas, with emphasis on Pedagogical Practices (39,7%). Regarding theoretical approaches, the Psychometric (33,8%) and Psychoanalytic (19,1%) were the most applied. It was observed an increase in the number of theses and dissertations on creativity, defended in the previous years, which indicates an increasing interest in the area.Abstract in Portuguese:
O objetivo deste artigo é desenvolver uma reflexão sobre o conceito de empresa familiar, a partir da compreensão de transformações na estrutura da família contemporânea. A maioria dos estudos sobre empresas familiares foi desenvolvida considerando a família patriarcal como panorama de investigação. Sendo assim, a descrição sobre a atuação dessas empresas segue a mesma distribuição de poder e status da família patriarcal. Contudo, transformações culturais, econômicas e sociais têm conduzido a uma nova demografia, assim como a diferentes arranjos familiares, os quais provavelmente afetam as empresas familiares. Este ensaio teórico aborda algumas dessas transformações, apontando as relações entre elas e a concepção de empresas familiares. A análise foi estruturada a partir das seguintes categorias: o tamanho da família, a distância entre gerações e a composição e distribuição de poder. Por fim, enfatiza-se a necessidade de redimensionar a percepção de organizações familiares, abrangendo as possibilidades de diferentes arranjos familiares.Abstract in English:
The aim of this paper is to present considerations about the concept of family business, considering recent transformations in the structure of contemporary family. Most of the studies about family business were developed considering the patriarchal family as the panorama of investigation. Thus, the description on the performance of these enterprises follows the same distribution of power and status of the patriarchal family. However, cultural, economical and social transformations have led to a new demography, as well as to different family arrangements, which probably have affected the family enterprises. This theoretical essay approaches some of these transformations, pointing out the relationship between these transformations and the conception of family business. The analysis was structured based on the size of the family, the distance among generations and the power composition and distribution. Concluding, it emphasizes the necessity to give new dimension to the perception of family enterprise, including different contemporary family arrange.