• "É preciso sonhar" Editorial

    Boarini, Maria Lucia
  • Trabalho de casa, tarefas escolares, auto-regulação e envolvimento parental Artigos

    Rosário, Pedro; Mourão, Rosa; Soares, Serafim; Chaleta, Elisa; Grácio, Luísa; Simões, Fátima; Núñez, José Carlos; Gonzalez-Pienda, Júlio A.

    Abstract in Portuguese:

    Urge entender o Trabalho de Casa (TPC) como processo complexo para o qual conflui um vasto leque de factores impactantes. Neste relato analisam-se as relações entre os perfis de atitudes e comportamentos diante do TPC de Inglês e o nível instrutivo dos pais, a auto-eficácia percebida nessa disciplina bem como a correlação entre tais perfis de TPC e os perfis auto-regulatórios, em face do estudo. A amostra tomada é composta de 3929 alunos. O nível instrutivo dos pais associa-se positiva e significativamente aos perfis de atitudes e comportamentos de TPC. As atitudes e comportamentos de TPC correlacionam-se, positiva e significativamente, com os perfis auto-regulatórios, diante do estudo. Alunos que se percepcionam como mais auto-eficazes registam melhores perfis de atitudes e comportamentos de TPC. Os resultados sugerem a necessidade de os diferentes parceiros do sistema educativo analisarem e promoverem activamente os processos auto-regulatórios envolvidos no ensino-aprendizagem em geral e no TPC em particular.

    Abstract in English:

    There is a need to view homework (HW) as a process for which a vast number of obstructive factors converges. In this report the interrelations between students of English as a Foreign Language, homework attitudes and behaviors, and their parents' education and students' perceived self-efficacy in EFL are analyzed. The correlation between students' EFL homework attitudes and behaviors and students' self-regulated learning profiles are also discussed. The study involved 3929 students, from 5th to 9th grades compulsory education. The collected data evidenced the positive and significant associations between EFL students' attitudes and behaviors towards homework and the parents' education and students' perceived self-efficacy in EFL. The correlation between EFL students' attitudes and behaviors towards homework and students' self-regulated learning profiles proves to be positive and significant. Calling the attention of teachers and educators to the main role of motivational and self-regulatory aspects involved in the learning process and, particularly, in the homework process, is the ultimate feature of the present article.
  • O comportamento agressivo de crianças do sexo masculino na escola e sua relação com a violência doméstica Artigos

    Maldonado, Daniela Patricia Ado; Williams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho teve como meta estudar o comportamento agressivo de crianças do sexo masculino na escola e sua relação com a violência doméstica. Avaliaram-se 28 crianças do sexo masculino e suas respectivas mães, dentre as quais 14 crianças apresentavam comportamentos agressivos na escola (Grupo A). Estas últimas foram comparadas às 14 crianças do mesmo sexo e nível de renda que não apresentavam tais comportamentos (Grupo B). Os dados foram coletados inicialmente pelas professoras das crianças em três escolas de Ensino Básico de uma cidade do interior de São Paulo. Seguidamente, foram coletados dados com as mães das crianças em visitas domiciliares. Os resultados gerais apontam para a ocorrência de violência em ambos os grupos, porém, com maior incidência e maior severidade, no grupo de crianças agressivas. As considerações finais sinalizam a necessidade de futuros estudos para expandir a compreensão do comportamento agressivo e sua relação com a violência doméstica.

    Abstract in English:

    The present study aimed at studying the aggressive behaviors of male children in school and its relation to domestic violence. For such purpose, 28 male children and their mothers were evaluated, 14 of them showed aggression in schools (Group A) and were compared to 14 children of the same sex and income who did not present aggression (Group B). Data were initially gathered by the teachers of three elementary schools of an inland city of São Paulo state. Afterwards, data were taken with the children's mothers in their respective homes. General results point to the occurrence of violence in both groups; however, the group of aggressive children had more incidents and more severity of violence. Final considerations point to the need for further research in order to expand the knowledge of aggressive behavior and its relationship to domestic violence.
  • Mulheres indigenas: poder e tradição Artigos

    Grubits, Sonia; Darrault-Harris, Ivan; Pedroso, Maíra

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho contém relatos e reflexões sobre gênero nas suas interfaces com trabalho, poder e participação política da mulher nas comunidades indígenas Bororo de Mato Grosso, Guarani/Kaiowá e Kadiwéu, de Mato Grosso do Sul. No estudo com os Bororo a valorização de uma mulher da comunidade se devia ao fato de ser ela guardiã da cultura e dos conhecimentos tradicionais e ao mesmo tempo uma importante interlocutora com o mundo do não índio. No caso dos Guarani/Kaiowá, os elementos mais importantes dizem respeito à saída dos homens da reserva e ao seu desejo se tornar homens da cidade, ao contrário das mulheres, que desejam ou necessitam manter a identidade Guarani e residir na reserva. Entre os Kadiwéu, o fato mais relevante é a questão do poder político das mulheres e uma divisão de papéis entre homens e mulheres, sem que seja atribuído mais valor a um papel do que a outro.

    Abstract in English:

    This study contemplates reports and reflections about gender and the interfaces with work, power and woman's political participation within the Bororo indigenous communities in Mato Grosso, Guarani/Kaiowá and Kadiwéu ones, in Mato Grosso do Sul. In the study with the Bororo community, the woman valorization occurred because she represents the guardian of the culture and of the traditional knowledge, and at the same time, she is an important speaker for the Bororo and the non indigenous society. In the case of Guarani/Kaiowá community, the most important facts are, on one side, the departure of the men and their wish to become city men, and on the other, the women who wish or need to keep the Guarani identity and live in the reserve. In the Kadiwéu community, the most important fact is the women political power and a role division between men and women, without the attribution of more value to one role or the other.
  • Mulheres empreendedoras: medos, conquistas e qualidade de vida Artigos

    Jonathan, Eva Gertrudes

    Abstract in Portuguese:

    Face ao desafio de construir conhecimento sobre os aspectos psicológicos envolvidos no empreendedorismo feminino brasileiro, este estudo busca analisar as inquietações e o bem-estar subjetivo de mulheres empreendedoras. Quarenta e nove donas de variados negócios no Rio de Janeiro foram entrevistadas em suas empresas. Uma medida de auto-avaliação mostrou que as empreendedoras compartilhavam uma boa qualidade de vida, fundamentada principalmente na satisfação com o trabalho, com os filhos e com o auto-respeito. Os dados evidenciaram que os múltiplos papéis desempenhados pelas empreendedoras possuem relevância semelhante. A análise qualitativa das entrevistas revelou que as empreendedoras são destemidas e autoconfiantes, embora preocupadas com questões financeiras e com o crescimento das empresas. Auto-realizadas, apaixonadas e identificadas com seus empreendimentos, as empreendedoras se percebem num processo contínuo de conquistas. Dificuldades relativas à discriminação de gênero e à multiplicidade de papéis, bem como os demais dados, são discutidos à luz da literatura sobre empreendedorismo feminino.

    Abstract in English:

    In face of the challenge to build knowledge on the psychological aspects of gender entrepreneurship in Brazil, this study aims to analyze the worries of entrepreneurial women worries and their subjective well-being. Forty-nine women owning business in various areas of activity in Rio de Janeiro were interviewed at their companies. A self-evaluation measure showed that entrepreneurial women shared an overall high level of quality of life, based mainly on their satisfaction at work, with children and with self-respect. Data indicated that multiple roles played by entrepreneurs are equally relevant. Qualitative analysis of the interviews revealed that those women are fearless and self-confident, though they have worries related to the company financial aspects and growth. Self-satisfied, passionately identified with their firms, they perceive themselves in an achievement continuous process. Problems related to discrimination and to multiple role-playing, as well as all other data are discussed in the light of the literature on gender entrepreneurship.
  • Características psicológicas da primigestação Artigos

    Faisal-Cury, Alexandre; Tedesco, José Julio Azevedo

    Abstract in Portuguese:

    Com o objetivo de avaliar as características psicológicas da primeira gestação foram estudadas 150 grávidas clínica e obstetricamente normais, no terceiro trimestre de gestação. Como controle, selecionaram-se 55 pacientes em consulta ginecológica de rotina, atendidas pelo mesmo profissional, no ambulatório da Maternidade Dr. Cury, em Osasco, São Paulo. As pacientes se submeteram à realização do Teste de Wartegg, sob orientação da mesma psicóloga. Os dados sociodemográficos foram obtidos através de questionário. Adotou-se a análise formal (abordagem expressiva) das respostas ao teste, para a caracterização do perfil psicológico das primigrávidas. O perfil psicológico da primigrávida obtido pelo Teste de Wartegg, mostra que a gravidez é período de normalidade psíquica, de caráter adaptativo. A gestação é também momento crítico vital, de caráter regressivo, com presença de angústia, com conflitos ligados à sexualidade e identidade sexual, narcisismo representado pelo marcado investimento libidinal no próprio ego e utilização intensificada dos recursos do pensamento, imaginação e fantasia.

    Abstract in English:

    With the aiming of evaluating the psychological characteristics of the first pregnancy, 150 pregnant women showing no clinical or obstetrical abnormalities were studied in their third trimester of pregnancy. A control group of 55 patients with routine gynecological appointments were selected. These patients had been seen by the same professional at the Maternidade Dr Cury in the town of Osasco, São Paulo. The patients were submitted to the Wartegg Test, under supervision of the same psychologist. Demographic data were obtained by way of a questionnaire. A formal analysis was used (expressive approach) in order to describe the psychological profile of first pregnancies. The psychological profile obtained from the analysis of the answers to the Wartegg Test shows that the pregnancy is a period of psychic normality of adaptive nature. The pregnant individual also goes through vital critical moments of regressive nature, with anxiety and conflicts linked to sexuality and sexual identity, narcissism represented by strong libidinal investment within her own ego, and the intensified use of thought resources, imagination and fantasy.
  • Ser pai no subúrbio ferroviário de Salvador: um estudo de caso com homens de camadas populares Artigos

    Bustamante, Vânia

    Abstract in Portuguese:

    Realizamos um estudo de cunho etnográfico com homens de camadas populares, pais de crianças menores de seis anos, procurando conhecer suas vivências em torno da paternidade e estabelecendo nexos com discursos e práticas. Utilizamos observação participante, através de visitas freqüentes aos domicílios, por um período de nove meses, e entrevistas semi-estruturadas. Observamos que, para os informantes, sentir-se pai não está determinado pelo laço biológico com a criança, e sim, fortemente influenciado pela qualidade da relação com a parceira e a própria experiência como filho. Ser provedor é condição necessária para ter uma relação afetiva com os filhos, da qual os cuidados corporais tendem a estar excluídos, por serem considerados atribuição feminina. Estar presente como pai envolve múltiplos sentidos, tanto concretos quanto psíquicos. Sugerimos por fim que o tema continue a ser estudado, diferenciando-se três dimensões - sociocultural, relacional e individual -, e que seja incluído nas reflexões sobre práticas de saúde.

    Abstract in English:

    We have developed a study under ethnographic basis with men from popular classes, fathers of children under 6 years old, trying to find out their experiences regarding paternity; making logical links between discourse and practice. We used participative observation, through frequent visits to homes for a nine-month period and semi-structured interviews. We have found that, for the interviewed men, the feeling of being a father is not determined by the biological link to the child, but strongly influenced by the quality of relation they have with their female partner and their own experience as a son. Being a provider is a necessary condition to have an affective relation with their children, in which physical care tends to be excluded as they consider it to be a feminine work. Being present as a father involves multiple, concrete, and psychic senses. As a conclusion, we suggest that this subject should be kept on continue studies, noticing three different levels - socio-cultural, relational and individual - and it should be included in the health practices discussion.
  • Recursos psicológicos e ajustamento pessoal frente à incapacidade funcional na velhice Artigos

    Rabelo, Dóris Firmino; Neri, Anita Liberalesso

    Abstract in Portuguese:

    Diante do aumento da prevalência de condições crônicas na população idosa, crescente atenção é dada à identificação dos fatores psicológicos e sociais que podem afetar o bem-estar e a qualidade de vida de indivíduos mais velhos com incapacidades. Os recursos psicológicos e sociais de que o indivíduo dispõe são um caminho na determinação das implicações da incapacidade funcional na vida das pessoas afetadas. Esta revisão tem como objetivo apresentar algumas maneiras pelas quais os indivíduos enfrentam suas perdas em funções físicas e papéis sociais e a extensão em que os recursos psicológicos e sociais operam sobre os efeitos negativos das condições crônicas na qualidade de vida dos idosos. Entre as variáveis explanatórias apresentadas estão o suporte social, as crenças e estados emocionais positivos, a regulação afetiva, o mecanismo de comparação social, o senso de auto-eficácia percebida, o mecanismo de seleção-otimização-compensação e mecanismos de coping.

    Abstract in English:

    Considering the increase of chronic conditions in the elderly people, more attention has been given to the identification of the psychological and social factors that can affect the well-being and the quality of life of individuals with incapacities. The psychological and social resources that the individual disposes are clues to determine the implications of the functional incapacity in the life of affected people. This review has the objective to present some ways which the individuals face their losses in physical functions and social roles, and in which extension the psychological and social resources operate over the negative effects of the chronic conditions in the elderly quality of life. Among the explainable variables presented there is the social support, the positive emotional states and beliefs, the affectionate regulation, the mechanism of social comparison, the sense of self-sufficiency, the selection-optimization-compensation mechanism and the coping mechanisms.
  • A família e o processo de adoecer de câncer bucal Artigos

    Melo, Mônica Cristina Batista de; Lorenzato, Felipe Rinald Barbosa; Cabral Filho, José Eulálio; Melo, Zélia Maria de; Cardoso, Silvana Orestes

    Abstract in Portuguese:

    Considerando-se que a família participa na iniciação de comportamentos sociais dos indivíduos, o presente estudo teve como objetivo investigar sua participação na adoção de hábitos considerados como fatores de risco para o câncer. O perfil sociodemográfico da população estudada (32 mulheres portadoras de câncer bucal) caracterizou um quadro de pobreza social. Dentre os fatores de risco associados à doença predominaram o fumo e o álcool. Concluiu-se que a família, através dos processos de aprendizagem social e identificação, teve uma participação importante quanto à adoção das atitudes de risco.

    Abstract in English:

    Considering that the family participates in the initiation of social behaviors of the individuals, the present study had the purpose to investigate its participation in the adoption of habits considered as risk factors of cancer. The socio-demographic profile of the studied population (32 women suffering from oral cancer) was representative of social poverty. Amongst the risk factors associated to the illness were: tobacco, alcohol, and the use of dental prostheses. It was concluded that the family, through processes of social learning and identification, plaid and important role on the adoption of the risk attitudes.
  • Enfrentamento, aspectos clínicos e sociodemográficos de pessoas vivendo com HIV/Aids Artigos

    Seidl, Eliane Maria Fleury

    Abstract in Portuguese:

    O estudo objetivou descrever as estratégias de enfrentamento adotadas por pessoas portadoras de HIV/Aids e identificar associações entre modalidades de enfrentamento e variáveis sociodemográficas (sexo, escolaridade e situação conjugal) e médico-clínica (condição sintomática e assintomática). A amostra de conveniência foi composta de 241 pessoas soropositivas, 161 (66,8%) homens, de 20 a 64 anos (M=37,4; DP=7,8), 169 (70,1%) sintomáticas. A coleta de dados incluiu questionários estruturados e a Escala Modos de Enfrentamento de Problemas (EMEP), com aplicação individual assistida e preenchimento da EMEP sem a presença do pesquisador. Os resultados indicaram a variabilidade das estratégias de enfrentamento, com predomínio de enfrentamento focalizado no problema. Em mulheres e pessoas com níveis mais baixos de escolaridade predominaram enfrentamento focalizado na emoção e busca de práticas religiosas. Os resultados fornecem subsídios para a intervenção psicológica em se tratando de pessoas soropositivas. Limitações da conceituação e da avaliação do enfrentamento são discutidas, devendo ser consideradas em estudos futuros.

    Abstract in English:

    The study aimed at describing coping strategies of people living with HIV/AIDS and identifying associations between modalities of coping and sociodemographic variables such as sex, schooling and marital status, as well as clinical ones (symptomatic versus asymptomatic conditions). A convenience sample was composed with 241 HIV+ people, 161 (66,8%) were men between the ages of 20 and 64 (M=37,4), 169 (70,1%) symptomatic. The instruments used included structured questionnaires and a Brazilian version of a scale for measure strategies of coping, with assisted application and fulfilling of scale without the presence of researchers. Results showed variability in the coping strategies used, with predomination of problem-focused coping. Amongst women and less educated individuals there was a prevalence of emotion-focused coping and search for religious practices. The results provide subsidy for HIV-positive patients to draw sustenance from psychological support. Limitations of conceptualization and evaluation of coping are discussed and must be taken into consideration for future reference in further research
  • Atuação psicológica coletiva: uma trajetória profissional em unidade básica de saúde Artigos

    Lima, Mônica

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo, problematiza-se a realização de práticas psicológicas mais compatíveis com os princípios que orientam a organização da atenção à saúde no SUS e os desafios decorrentes da inserção de psicólogos na saúde coletiva. Tem-se como objetivo apresentar uma proposta de atuação psicológica coletiva como uma estratégia de trabalho no campo da saúde coletiva, destacando a importância de um caráter mais socioculturalmente orientado. Através de entrevistas semi-estruturadas descreveram-se trajetórias profissionais de psicólogos, distribuídos em UBSs da Secretária Municipal de Saúde de Salvador-BA, em 2003. Para isto utilizaram-se três modalidades de trajetórias profissionais, considerando as práticas psicológicas desenvolvidas e os significados a elas atribuídos: de conflito, de reprodução e de construção. Definiu-se a atuação psicológica coletiva e tomou-se para este artigo uma trajetória profissional de construção como ponto de partida.

    Abstract in English:

    In this article psychological practices compatible with the principles of organization in healthcare units (SUS) and the challenges due to the insertion of psychologists in public health services are discussed. This study aims to present a proposal of a collective psychological work as a strategy in the field of Public Health. The study focuses on the importance of a more sociocultural oriented character. Through the use of semi-structured interviews, the study describes the professional trajectories of psychologists in health services associated to the municipal Health Department in Salvador, Bahia, 2003. Three types of professional trajectories were described taking into consideration the psychological practices developed, and the meaning attributed to them: conflict, reproduction, and construction. The collective psychological performance was defined taking the professional trajectory of construction as a starting point.
  • Impactos da internet sobre pacientes: a visão de psicoterapeutas Artigos

    Leitão, Carla Faria; Nicolaci-da-Costa, Ana Maria

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa na qual foram entrevistados psicanalistas e gestalt-terapeutas, visando conhecer os impactos da difusão da Internet sobre os processos de subjetivação de seus pacientes. Para os entrevistados, o atendimento de usuários da Rede revela a emergência de novos processos de subjetivação. Estes, no entanto, por serem em grande parte desconhecidos, ainda não podem ser integrados em um modelo que defina a subjetividade contemporânea. Segundo os entrevistados, é possível, contudo, identificar algumas características subjetivas comuns aos pacientes usuários da Internet. São elas: o prazer derivado do uso da Rede como um novo espaço de vida, o sentimento de onipotência originado na experiência online, as relações estabelecidas com seus corpos e os excessos vividos no espaço virtual. Finalmente, o exame destas características e dos resultados de outras pesquisas gera uma interessante convergência que fornece pontos de partida para uma reflexão teórica sobre a subjetividade contemporânea.

    Abstract in English:

    The present work is a result of a qualitative investigation aimed at getting to know psychoanalysts and Gestalt therapist's opinions on the impact the Internet has on their patients. According to the interviewees, clinical practice involving Internet users reveals that the latter are undergoing important subjective changes. Although these changes are still largely unknown and cannot be integrated in a model of subjectivity, therapists were able to identify some characteristics patients who use the Internet tend to have in common. These characteristics are: the pleasure they experiment in cyberspace, the feeling of omnipotence that originates in Internet use, the new ways patients deal with their own bodies when engaged in virtual activities and the excesses they venture in while online. Finally, examination of these characteristics and of the results of research conducted by other investigators revealed an interesting convergence that provides starting points for a theoretical reflection on contemporary subjectivity.
  • Formação do pesquisador e sofrimento mental: um estudo de caso Artigos

    Louzada, Rita de Cássia Ramos; Silva Filho, João Ferreira da

    Abstract in Portuguese:

    Neste trabalho foram investigadas as relações entre formação de pesquisadores e sofrimento psíquico. Trabalhamos com relatos de um grupo de 21 pós-graduandos inscritos num programa de excelência, na área biomédica, numa universidade pública brasileira. Utilizamos metodologia qualitativa (método biográfico e observação participante). O material encontrado revelou que, neste grupo, o sofrimento psíquico faz parte do percurso acadêmico, aparece nomeado de diversas formas e em diferentes graus de intensidade. Na maior parte dos relatos o sofrimento foi relacionado a dificuldades institucionais (financiamento, por exemplo) na condução do projeto de pesquisa, na divulgação de trabalhos e no processo de "tornar-se pesquisador independente".

    Abstract in English:

    The relationship between researcher formation and mental suffering has been investigated in this work. Reports from a group of 21 graduate students enrolled in a biomedical excellence program at a Brazilian Federal University were analyzed. Qualitative methodology was used, comprising biographical method and participant observation. The material found revealed that mental suffering was part of the academic pathway followed by this group and appeared classified under different names and different degrees. In most reports, the suffering was related to institutional handicaps (e.g. sponsorship), difficulties in carrying out the research project, divulging the papers and "becoming an independent researcher.
  • O inconsciente se lê e se escreve como um poema: condições poéticas do inconsciente psíquico Artigos

    Benmasour, Maryan

    Abstract in Portuguese:

    O presente artigo busca propor e resolver o seguinte problema: é, de fato, surpreendente notar que a poesia seja concebida na obra de Bachelard, assim como na de Freud, como um modo especificamente adequado de acesso ao inconsciente. Como explicar, nessas duas teorias, a presença de tal postulado? Para responder a essa questão, esboça-se uma explicação genética e histórica. Tal laço entre a poesia e o inconsciente psíquico deve ser compreendido como uma conseqüência da revolução poética (J. Rancière) iniciada pelo filósofo Gianbatistta Vico, revolução na concepção de poesia como na concepção e psiquismo humano, que trouxe novos princípios de compreensão e de leitura das produções da humanidade.

    Abstract in English:

    The present article is an attempt to set up and solve the following problem: it is indeed astonishing to notice that poetry is conceived, in G. Bachelard's and in Freud's works, as a specific way to access the Unconscious. How the presence of a similar postulate in both theories can be explained? In order to answer this question, an attempt is made to give a genetic and historical explanation. Such a link between poetry and the psychical Unconscious must be understood as a consequence of the "poetic revolution" (J. Rancière) initiated by the philosopher G.B. Vico, revolution in the conception of poetry as in the conception of human psychic life, which has brought some new principles of interpretation and reading of the productions of mankind.
  • O sofrimento psíquico na perspectiva da psicopatologia fundamental Artigos

    Ceccarelli, Paulo

    Abstract in Portuguese:

    Partindo da palavra PSICOPATOLOGIA, o autor mostra, de forma resumida, como cada contexto histórico tentou "decompor" o sofrimento psíquico em seus elementos de base para classificá-lo, estudá-lo e tratá-lo. Após uma breve apresentação da psicopatologia na contemporaneidade, o autor introduz os pressupostos da Psicopatologia Fundamental e suas contribuições na compreensão do sofrimento psíquico. Ainda que não seja objetivo do texto participar do debate atual sobre as diretrizes curriculares que norteiam a formação do psicólogo, o autor toma o estudo do conhecimento (logos) da alma (psyché) - a psicologia - como exemplo de um dos campos de aplicação da Psicopatologia Fundamental.

    Abstract in English:

    From the word PSYCHOPATHOLOGY the author briefly shows how each historical context had its own way to decompose psychic suffering in order to classify, study and search for its cure. After a short discussion about psychopathology in contemporaneity the author introduces the theoretical bases of Fundamental Psychopathology and its contributions to understanding psychic suffering. Although this text does not claim to participate in the debate about psychology students training, the author exemplifies through the study of the soul (psyche) knowledge (logos) one of the applications of Fundamental Psychopathology.
  • Pensando os fenômenos psicológicos: um ensaio esquizoanalítico Artigos

    Parpinelli, Roberta Stubs; Souza, Edmilson Wantuil Freitas de

    Abstract in Portuguese:

    O artigo se apropria de algumas idéias e conceitos da teoria esquizoanalítica e os utiliza para repensar os fenômenos psicológicos e a própria realidade. A idéia de devir, a concepção de subjetividade, de inconsciente, de desejo, de rizoma, de agenciamento, de multiplicidade, de vozes de poder, de saber e de auto-referência, etc. são alguns elementos tomados de empréstimo da esquizoanálise para conferir um entendimento renovado aos denominados fenômenos psicológicos. A partir da discussão inspirada pelo aporte teórico das multiplicidades buscaram-se novas possibilidades para conceber tais fenômenos e a própria realidade, de modo que as dimensões éticas e políticas se façam indissociáveis do compromisso de emancipar e enriquecer a vida humana.

    Abstract in English:

    The article makes use of some ideas and concepts from the schizoanalitic theory to rethink psychological phenomena and the reality itself. Concepts related to becoming, subjectivity, unconsciousness, desire, ryzoma, agency, multiplicity, power voices, knowledge and self-reference are some of the elements taken from schizoanalysis to renew the understanding of psychological phenomena. The multiplicity theory contributed to a discussion which started the search for new possibilities to understand such phenomena and the reality itself, where the ethical and political dimensions shall never be apart from the commitment to emancipate and enrich the human life.
  • Experiências de injustiça, sofrimento e retaliação no contexto de uma organização pública do Estado de Goiás Artigos

    Mendonça, Helenides; Mendes, Ana Magnólia

    Abstract in Portuguese:

    O estudo teve como objetivo analisar as percepções dos trabalhadores de que as organizações, quando injustas, podem gerar sofrimento, provocando reações retaliatórias. A realização da pesquisa contou com a participação de trabalhadores pertencentes a uma organização pública do Estado de Goiás, que foram submetidos a uma entrevista semi-estruturada. As análises de conteúdo revelaram seis categorias-sínteses: ambiente de trabalho, tipos de injustiça, sentimentos em relação à injustiça, reações à injustiça, objetivos das reações, julgamento sobre as reações do trabalhador. Conclui-se que a injustiça gera sofrimento e este, de certa forma, exerce um papel de mediação para os comportamentos de retaliação. Em seguida, demonstra que as reações do trabalhador podem ser consideradas tipos de estratégias de enfrentamento do sofrimento e da insatisfação originados das experiências de injustiça.

    Abstract in English:

    The study had the purpose to analyze the workers' awareness that the when organizations are unjust, they can generate suffering, provoking reactions of retaliation. The accomplishment of the research counted with the participation of workers from a public organization of the State of Goiás, who were submitted to a semi-structured interview. The content analyses revealed six category-syntheses: environment at work, types of injustice, feelings towards injustice, reactions when facing injustice, objectives of the reactions, and judgement about worker's reactions. It is concluded that the injustice generates suffering and this, in a certain way, plays a role of mediator for the retaliation behaviors. It also demonstrates that the worker's reactions can be considered types of strategies to face suffering dissatisfaction originated from unjust experiences
  • Integração entre assentados agrários e comunidades vizinhas Artigos

    Albuquerque, Francisco José Batista de; Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda; Nóbrega, Alex Figueirêdo da; Lacerda, Ceci de Souza; Maribondo, Ovídio Ferreira

    Abstract in Portuguese:

    O presente estudo objetivou avaliar o processo de integração entre pequenos agricultores e assentados da reforma agrária de uma cidade da Zona da Mata paraibana, através de um levantamento de crenças destes grupos. Utilizou-se um roteiro de entrevista semi-estruturado Participaram 232 pessoas, com idade entre 14 e 78 anos (M=28,31; DP=14,45), sendo 116 homens e 116 mulheres. Dos participantes, 56,0% eram assentados e 44,0% eram moradores da comunidade. Verificou-se que as variáveis sociodemográficas (sexo, estado civil e origem dos assentados) não exercem influência sobre o processo de integração entre os grupos. O fator determinante para esta integração reside no modo como o governo central financia a produção, posto que, antes do Pronaf, era mais forte a presença de discursos conflituosos entre assentados e seus vizinhos pequenos agricultores.

    Abstract in English:

    It is the purpose of the present study to evaluate the integration process between small farmers and the agrarian reformer settlers in a city that is located in the region known as zona da mata (bushy zone) in the state of Paraiba. This evaluation was accomplished by surveying the popular beliefs among the groups. A series of semi-structured interviews were conducted with 232 individuals from 14 to 78 years of age, (M=28.31; DP=14.45), being 116 male and 116 female. It was verified that the socio-demographic variables (gender, marital status, and the origin of settlers) have not exerted any influence on the group's integration process. The leading factor towards integration lays on the way the central government finances farming production, for, before the Pronaf, conflicting dialogues were seen to have occurred between settlers and their neighbors - the small farmers.
  • Escala de coping religioso-espiritual (Escala CRE): elaboração e validação de construto Artigos

    Panzini, Raquel Gehrke; Bandeira, Denise Ruschel

    Abstract in Portuguese:

    O coping religioso-espiritual (CRE), que descreve o modo como os indivíduos utilizam sua fé para lidar com o estresse, tem se mostrado associado com melhores índices de qualidade de vida e saúde física e mental. O objetivo deste artigo foi relatar a elaboração e o processo de validação de construto da Escala de Coping Religioso-Espiritual (Escala CRE), primeiro instrumento de avaliação de CRE do Brasil, com base na escala norte-americana RCOPE (Pargament, Koenig & Perez, 2000). O estudo foi realizado em duas fases: (1) tradução, adaptação e teste piloto (N=50), (2) teste de campo (N=616) e validação de construto. Análises fatoriais, de consistência interna e de correlação indicaram que a Escala CRE é válida e fidedigna, avaliando aspectos positivos e negativos do uso da religião/espiritualidade para manejo do estresse e constituindo-se em um instrumento compreensivo, teórica e empiricamente embasado, funcionalmente orientado, clinicamente significativo e útil a várias áreas da pesquisa científica.

    Abstract in English:

    The spiritual/religious coping (SRC) refers to the way people use faith to cope with stress and has been associated with improvements in quality of life and physical and mental health. The aim of this article was to describe the elaboration and construct validation process of the Spiritual/Religious Coping Scale (SRCOPE Scale), the first instrument to measure SRC in Brazil, based on RCOPE Scale (Pargament & cols., 2000). The study comprehended two phases: (1) translation, adaptation and pilot test (N=50); (2) field test (N=616) and construct validation. Factorial, internal consistency and correlation analysis indicated SRCOPE Scale as a valid and reliable instrument. It assesses both positives and negatives aspects of SRC, resulting in a comprehensive, functional oriented, theoretical and empirically based, and clinically meaningful instrument, useful to different scientific research areas.
  • O profissional da informática e sua personalidade analisada por meio da técnica de Rorschach Artigos

    Santos, Seille Cristine Garcia; Vaz, Cícero Emidio

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo apresenta os resultados de um estudo comparativo da capacidade de análise, iniciativa e relacionamento humano entre informatas gerentes e operacionais. Participaram 66 informatas, de 9 empresas e 5 departamentos de informática com até 150 funcionários, de Porto Alegre e Grande Porto Alegre. Foram utilizados a técnica de Rorschach (Sistema Klopfer) e um questionário estruturado. O mesmo questionário foi respondido pelo superior imediato de cada participante do estudo. Os resultados mostram que não existem diferenças significativas (t-Test e correlação de Pearson) entre informatas gerentes e informatas operacionais com relação à capacidade de análise, iniciativa e relacionamento humano. Os operacionais se diferenciam dos gerentes no que diz respeito à liberação das reações emocionais com menos controle. É discutida a presença em ambos os grupos de indicativos no Rorschach de dificuldades para interagir com outras pessoas.

    Abstract in English:

    This article presents the outcome of a comparative study carried out about the analysis capabilities, initiative, and human relationship among IT (Information Technology) managers and IT systems analysts and programmers. Sixty-six IT individuals from nine different companies and five IT divisions with up to 150 employees working in Porto Alegre and its metropolitan region were surveyed. The Rorschach's technique (Klopfer System) and a structured questionnaire were applied. The same questionnaire was answered by the immediate superior of each subordinate surveyed by this study. The results show that there is no significant difference (t-Test and Pearson correlation) between IT managers and IT systems analysts and programmers regarding their analysis capabilities, initiative and human relationship. The operational individuals distinguish themselves from the managerial ones regarding the release of less controlled emotional reactions. Difficulties to interact with others based on Rorschach's indicatives are discussed in both groups.
  • Efeito de dois procedimentos de ensino sobre o comportamento de ordenar Artigos

    Souza, Jaci Augusta Neves de; Assis, Grauben José Alves de

    Abstract in Portuguese:

    As relações entre estímulos podem ser documentadas por meio de testes comportamentais. O presente estudo teve por objetivo comparar o efeito de duas táticas de ensino sobre o comportamento de ordenar. Doze participantes portadores de necessidades educacionais especiais de ambos os sexos, distribuídos em dois grupos experimentais, foram expostos às duas táticas de ensino. O Grupo A iniciou pelo procedimento de ensino por encadeamento e os participantes do Grupo B pelo procedimento de justaposição. Testes comportamentais avaliaram a produção de seqüências de até cinco estímulos em ordem decrescente. A tarefa dos participantes era ordenar os estímulos. Nove participantes apresentaram desempenhos consistentes com a literatura nos testes, sugerindo a formação de classes ordinais. O ensino por encadeamento mostrou-se mais eficaz. A característica fundamental deste procedimento pode estar na exposição continuada dos estímulos nas tentativas de ensino. A justaposição de estímulos parece induzir a mais erros, provavelmente, pela supressão dos estímulos à medida que novos estímulos são adicionados.

    Abstract in English:

    The relationships between the stimuli can be documented by behavioral tests. The objective of the present study was to compare effects of two distinct teaching methods in the formation of ordinal classes. The participants were twelve students with special educational needs, of both sexes, divided in two experimental groups. The participants of Group A began with the chaining method and the participants of Group B with overlapping method. Behavioral tests evaluate the production of sequences of five stimuli. The required response was to select stimuli to form three sequences in decreasing order. Nine participants performed consistently in the tests suggesting formation of the ordinal classes. The chaining method showed effectiveness. The fundamental characteristic can be attributed to continued exposure to stimuli in teaching. The overlapping two stimuli appear to induce to more errors, probably to the suppression of stimuli while new stimuli are being added in the setting.
  • Oficinas sobre sexualidade com adolescentes: um relato de experiência Relato de experiência

    Maheirie, Kátia; Urnau, Lílian Caroline; Vavassori, Mariana Barreto; Orlandi, Renata; Baierle, Roberta Ertel

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo apresenta o relato de experiência de estágio em psicologia, o qual versava sobre o oferecimento de oficinas abordando a sexualidade na adolescência. Tais oficinas tinham o objetivo de fornecer informações, além de promover discussão e reflexão sobre alguns aspectos envolvidos na sexualidade, como o uso de métodos contraceptivos/preventivos e relações de gênero, com vista a contribuir para a emancipação dos sujeitos no campo dos direitos sexuais e reprodutivos. Foram empregados como recursos: dinâmica de grupo, jogos didáticos, simulações do uso de métodos contraceptivos e preventivos, palestra com profissional da saúde e visita à unidade de saúde da comunidade. Os adolescentes participavam das oficinas trazendo exemplos, discutindo e perguntando suas dúvidas. Foi possível perceber ao final desse processo um aumento no nível de informações dos adolescentes participantes, favorecendo assim, a adoção de práticas de comportamento preventivo.

    Abstract in English:

    This article presents a report case of psychology students who coordinated workshops on sexuality in adolescence. These workshops had the purpose to provide information, and promote discussions and reflections about some aspects involving sexuality such as the use of contraceptive/preventive methods, gender relationships in order to contribute for the emancipation of the individuals in the field of sexual and reproductive rights. The resources used were: group educational activities, didactic games, simulation of the use of contraceptive and preventive methods, lecture with a health professional, and visit to the community Health Center. The adolescents participated on the workshops bringing examples, discussing and asking questions. At the end of the encounters, it was possible to observe an improvement on the level of information from the adolescents, thus promoting the adoption of preventive actions.
  • Eugenia X Ética Resenhas

    Costa, Morgana Iglesias
  • É possível uma educação para morte? Resenhas

    França, Maria Dulce de; Botomé, Silvio Paulo
  • Dez anos de Psicologia em Estudo Relatório de Gestão

    Silva, Karen Silvia Salles; Paulino, Alice Dias
Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790, CEP: 87020-900, Maringá, PR - Brasil., Tel.: 55 (44) 3011-4502; 55 (44) 3224-9202 - Maringá - PR - Brazil
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