Psicologia em Estudo, Volume: 15, Issue: 2, Published: 2010
  • Editorial Editorial

  • Psychological support in terminality: a lesson for life Artigos

    Oliveira, Érika Arantes de; Santos, Manoel Antônio dos; Mastropietro, Ana Paula

    Abstract in Portuguese:

    Em meio à crescente negação do sofrimento humano na contemporaneidade, a morte é cada vez mais banida do cotidiano e confinada aos hospitais. O presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência de intervenção psicológica junto a um paciente portador de leucemia linfoide aguda, uma doença potencialmente fatal, focalizando o acompanhamento proporcionado ao longo do seu tratamento, do diagnóstico à ausência de possibilidades terapêuticas, até o momento de sua morte, em uma enfermaria de um hospital geral, no contexto dos cuidados paliativos. O corpus do trabalho foi constituído pelo material clínico sistematizado a partir das intervenções psicológicas ocorridas no período de dois anos (2001-2003). Procurou-se compreender as fases do luto vivenciadas pelo paciente e a construção de possibilidades de intervenção psicológica na proximidade da morte. A possibilidade de acompanhar todas as etapas do adoecer, culminando com o momento da morte, configurou-se como uma experiência única e transformadora tanto para o paciente como para a psicóloga que o assistiu em sua despedida.

    Abstract in Spanish:

    En medio a la creciente negación del sufrimiento humano en el tiempo contemporáneo, la muerte es cada vez más banida del cotidiano y confinada a los hospitales. La finalidad de este estudio fue relatar una experiencia de intervención psicológica ante un paciente portador de Leucemia Linfoide Aguda, una enfermedad potencialmente fatal, focalizando el acompañamiento proporcionado sobre su tratamiento, su diagnóstico, la ausencia de posibilidades terapéuticas, por el momento de su muerte, en una enfermaría de un hospital general, en el contexto de los cuidados paliativos. El corpus del trabajo fue constituido por el material clínico sistematizado a partir de las intervenciones psicológicas, ocurridas en el período de dos años (2001-2003). Se intentó comprender las fases del lucho vivenciadas por el paciente y la posibilidad de intervención psicológica en la proximidad de la muerte. La posibilidad de estar presente en todas las etapas del adolecer, culminando con el momento de la muerte, se configuró como una experiencia única y transformadora, tanto para el paciente como para la psicóloga que la atendió en su despedida.

    Abstract in English:

    In the middle of the growing denial of suffering in contemporary society, death is increasingly banished from the daily reality and confined to hospitals. This study aims to describe an experience of psychological intervention with a patient with acute lymphoid leukemia, a potentially fatal disease, focusing on the monitoring provided throughout their treatment, from diagnosis to lack of therapeutic possibilities, until the moment of his death in a ward of a general hospital in the context of palliative care . The body of the study consisted of the clinical material systematized on the basis of the psychological interventions carried out over a period of two years (2001-2003). An effort was made to understand the phases of mourning experienced by the patient and the possibility of psychological intervention as death approached. The possibility of being present throughout the stages of illness culminating in the moment of death represented a unique and transforming experience both for the patient and for the psychologist who assisted him at the time of his departure.
  • Mental health professionals: stress and occupational stressors stress and occupational stressors of mental health Artigos

    Santos, Ana Flávia de Oliveira; Cardoso, Carmen Lúcia

    Abstract in Portuguese:

    Os profissionais de saúde mental se encontram particularmente vulneráveis ao estresse, em vista das características do trabalho que desempenham. O objetivo do estudo foi avaliar manifestações de estresse, autopercepção de estresse e fatores estressantes do trabalho em profissionais de serviços substitutivos de saúde mental. Participaram 25 trabalhadores com pelo menos seis meses de atuação profissional. Aplicaram-se os instrumentos Inventário de Sintomas de Estresse para Adultos de Lipp e Roteiro Complementar. Os dados quantitativos foram tratados por meio de estatística descritiva, e os demais, analisados qualitativamente. Verificou-se que 36,0% dos profissionais apresentavam manifestação de estresse e que 44,0% deles se percebiam sob estresse. Condições de trabalho e relacionamento no trabalho foram os fatores mais frequentemente associados à percepção de estar sob estresse. Concluiu-se que os profissionais vivenciam estressores associados às mudanças relativas ao paradigma psicossocial de atenção, o que mostra a necessidade de intervenção direcionada ao desenvolvimento de estratégias de enfrentamento às situações ocupacionais estressoras.

    Abstract in Spanish:

    Los profesionales de la salud mental se encuentran particularmente vulnerables al estrés, teniendo en vista las características del trabajo que desempeñan. El objetivo del estudio fue evaluar manifestación de estrés, auto percepción de estrés y factores estresantes del trabajo en profesionales de servicios sustitutivos de salud mental. Participaron 25 trabajadores actuantes hace por lo menos seis meses. Se aplicaron los instrumentos Inventario de Síntomas de Estrés para Adultos de Lipp y Guión Complementario. Los datos cuantitativos fueron tratados por medio de estadística descriptiva y los demás, analizados cualitativamente. Se verificaron 36,0% de los profesionales con manifestación de estrés y 44,0% percibiéndose bajo estrés. Condiciones de trabajo y relación en el trabajo fueron los factores más frecuentemente asociados a la percepción de estar bajo estrés. Se concluye que los profesionales vivencian estresores asociados a los cambios relativos al paradigma psicosocial de atención, apuntando a la necesidad de intervención dirigida al desarrollo de estrategias de enfrentamiento de las situaciones ocupacionales estresoras.

    Abstract in English:

    Mental health professionals are particularly vulnerable to stress, considering the characteristics of the work they develop. The purpose of this study was to assess the manifestation of stress, self-perception of stress, and stressing work factors in substitutive mental health service professionals. Twenty-five workers, working for at least six months, took part in the study. The instruments employed were Lipp's Inventory of Stress Symptoms in Adults and a Complementary Script. Quantitative data were treated by descriptive statistics, and the remaining data were analyzed qualitatively. It was observed that 36.0% of the professional had stress manifestations, and 44.0% perceived they were under stress. Work conditions and relationships at work were the most frequent factors associated to the perception of being under stress. In conclusion, professionals experience stressors associated with the changes implied in the psychosocial paradigm of care. Thus, there is a need to make direct interventions toward the development of coping strategies in stressing occupational situations.
  • Contributions of the psychology to the technical training in nursing: conceptions of students Artigos

    Esquerdo, Fernanda Azevedo; Pegoraro, Renata Fabiana

    Abstract in Portuguese:

    O presente trabalho é uma pesquisa de campo qualitativa e descritiva com o objetivo de investigar as concepções de estudantes de um curso técnico em enfermagem no Estado do Rio de Janeiro sobre suas expectativas em relação à disciplina "Psicologia Aplicada à Enfermagem" e os subsídios por ela oferecidos para sua atuação profissional. Foram entrevistados dez alunos de um curso técnico em enfermagem ministrado em um município do Estado do Rio de Janeiro a partir de roteiro semiestruturado. A análise do conteúdo das entrevistas indicou o impacto emocional que o aluno experimenta no início do estágio profissionalizante e a necessidade de receber, ao longo da disciplina, "receitas prontas" para lidar com as dificuldades emocionais encontradas no hospital.

    Abstract in Spanish:

    Esta es una investigación de campo cualitativo y descriptivo con respecto a investigar las concepciones de los estudiantes de los cursos de técnico en enfermería en el Estado de Río de Janeiro sobre sus expectativas frente a la "Psicología Aplicada a la Enfermería" y las subvenciones ofrecidas por la misma para su desempeño profesional. Entrevistamos a 10 alumnos en un curso de enfermería en cursos Consejo Técnico del Estado de Río de Janeiro a partir de entrevistas semi-estructuradas guía. El análisis del contenido de las entrevistas se indica el impacto emocional que el estudiante experiencias en la primera etapa de la formación y la necesidad de obtener más de la disciplina, "los ingresos listo "para hacer frente a las dificultades encontradas emocional en el hospital.

    Abstract in English:

    The current work is a qualitative and descriptive field research in order to investigate the conceptions of students from a technical course in nursing in the State of Rio de Janeiro on their expectations in relation to the subject "Psychology Applied to Nursing" and the subsidies offered by it for their professional activities. We interviewed ten students from a technical course in nursing in a city of Rio de Janeiro State, using a semi structured guide. The analysis of the content of the interviews indicated the emotional impact that the student experiences in the early period of training and the need to get from the discipline the easiest and the best way of dealing with the emotional difficulties encountered in hospital.
  • Emotional aspects associated to gastroenterological dysfunctions Artigos

    Gouveia, Edna Cristina; Ávila, Lazslo Antonio

    Abstract in Portuguese:

    Diversos estudos têm demonstrado que alguns indivíduos, ante a impossibilidade de representar mentalmente seus conflitos, expressam-nos com o corpo, por meio de sintomas psicossomáticos. Também tem sido investigado como situações de estresse, ansiedade e depressão podem influir no curso e na evolução de determinadas doenças, incluindo as inflamatórias do intestino. Esta pesquisa reuniu trinta pacientes portadores de retocolite ulcerativa e doença de Crohn, que foram submetidos a três testes psicológicos: Inventário Beck de Ansiedade, Inventário Beck de Depressão e Inventário de Sintomas de Estresse para Adultos de Lipp. Posteriormente, nove deles foram selecionados para realização de um trabalho psicoterapêutico breve em grupo. Os testes revelaram que a condição emocional, embora não possa ser considerada diretamente causadora, pode afetar as defesas do sujeito, agravando a patologia. O trabalho psicoterapêutico revelou situações emocionais até então não percebidas, mas presentes nas histórias de vida e manifestadas sintomaticamente por meio de somatizações.

    Abstract in Spanish:

    Muchos estudios han demostrado que algunos individuos, frente a la imposibilidad de representar mentalmente sus conflictos, los expresan con el cuerpo, a través de síntomas psicosomáticos. También se ha investigado como situaciones de estrés, ansiedad y depresión pueden contribuir en el curso y evolución de determinadas dolencias, incluyendo las dolencias inflamatorias del intestino. Ese estudio ha reunido treinta pacientes, portadores de Retocolitis Ulcerativa y Dolencia de Crohn, que han sido sometidos a tres testes psicológicos: el Inventario Beck de Ansiedade, el Inventario Beck de Depresión y el Inventario de Síntomas de Stress para Adultos de Lipp. Posteriormente, nueve de ellos fueron seleccionados para realizar un trabajo psicoterapéutico focal en grupo. Los testes han revelado que la condición emocional, aunque no pueda ser directamente considerada como causadora, puede afectar las defensas del sujeto, agravando la patología. El trabajo psicoterapéutico ha revelado situaciones emocionales hasta entonces no percatadas, y sin embargo presentes en las historias de vida, y manifestadas sintomáticamente a través de somatizaciones.

    Abstract in English:

    Many studies have showed that some individuals failing in demonstrating their mental conflicts may express them bodily, through psychosomatic symptoms. It has also been investigated how situations of stress, anxiety and depression contribute to the formation process and evolution of some diseases, including Inflammatory Bowel Disease. This research gathered thirty patients with Ulcerative Retocolitis and Crohn's Disease, who were submitted to three psychological tests: the Beck Anxiety Inventory, the Beck Depression Inventory, and the Lipp Stress Symptom Inventory. Afterwards, nine of them were chosen to perform a brief psychotherapy work group. The tests revealed that the emotional condition although not the main responsible, may aggravate the pathology by affecting one's body and mental defenses. The psychotherapy work displayed emotional conditions until recently unnoticed; though present in life, symptomatically manifested by somatizations.
  • AIDS, conjugal relations and reliance: a study on socials representation Artigos

    Oltramari, Leandro Castro; Camargo, Brigido Vizeu

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo tem por objetivo compreender a influência das representações sociais da Aids na prevenção dos comportamentos de vulnerabilidade ao HIV, nas relações de conjugalidade entre homens e mulheres heterossexuais. Participaram da pesquisa 48 pessoas, sendo a metade constituída de homens e a outra metade, de mulheres. A idade variou entre 19 e 74 anos. Para a análise do material coletado foi utilizada uma classificação hierárquica descendente das narrativas (ALCESTE). Os resultados demonstraram, por meio das representações sociais da Aids, que os entrevistados tinham cuidado com pessoas de grupos sociais específicos, empregando a ideia de "grupos de risco". Além disto, os entrevistados relacionaram a Aids ao medo e ao sexo com pessoas de comportamento perigoso. Foi possível concluir, com este estudo, que o parceiro conhecido é considerado menos perigoso do que as pessoas desconhecidas. Houve uma forma específica de negação do risco por parte dos entrevistados, devido às relações estáveis.

    Abstract in Spanish:

    Este artículo tiene por objetivo comprender la influencia de las representaciones sociales del SIDA en la prevención de los comportamientos de vulnerabilidad al IVH , en las relaciones de conyugalidad entre hombres y mujeres heterosexuales. Participaron de la investigación 48 personas, siendo la mitad hombres y la otra mitad mujeres. Las edades estuvieron entre 19 y 74 años. Para el análisis del material colectado se utilizó una clasificación jerárquica descendiente de las narrativas (ALCESTE). Los resultados demostraron através de las representaciones sociales del Sida, que los entrevistados tenían cuidado com personas de grupos sociales específicos, empleando la idea de "grupos de riesgo". Asimismo, se identificó que los entrevistados relacionaron el sida al miedo y al sexo com personas de comportamiento peligroso. Fue posible concluir con este estudio, que el compañero conocido es considerado menos peligroso que las personas desconocidas. Hubo una forma específica de negación del riesgo por parte de los entrevistados, debido a las relaciones estables.

    Abstract in English:

    This paper has the goal of understanding how social representations of HIV influence preventive measures against this virus in conjugal relations between heterosexual men and women. Forty-eight people took part on this research, half men and half women, heterosexuals living as couples. Age ranged from 19 to 74 years. For the analysis of collected material, a descending hierarchical classification of narratives (ALCESTE) was used. Results have showed through AIDS social representations that the interviewed subjects proceeded with caution when dealing with people from specific social groups, adopting the idea of "unsafe groups". Besides, it was identified that they related AIDS to fear and sex with people who had not safe sexual behaviors. It was possible to discover, with this study, that the known partner is less dangerous than the unknown ones. There was a specific way of denial of the risk by the subjects, due to stable relationships they had.
  • Family participation in the treatment of eating disorders Artigos

    Souza, Laura Vilela e; Santos, Manoel Antonio dos

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste estudo foi compreender os sentidos da participação da família no tratamento produzidos em um grupo de apoio aos familiares de pessoas diagnosticadas com anorexia e bulimia. Participaram familiares atendidos no contexto de um serviço especializado. O corpus foi constituído pelos registros audiogravados de sessão de grupo, nos quais se buscou delimitar os segmentos interacionais relevantes para o alcance dos objetivos. A perspectiva construcionista social foi utilizada como suporte teórico-metodológico e fundamentou a análise dos dados. Os resultados permitiram compreender que as diversas descrições das relações da família com o "transtorno alimentar" permitem delimitar diferentes possibilidades de significar a participação dos familiares no tratamento. Concluiu-se que o grupo pode funcionar como um espaço privilegiado para acompanhar essa produção de sentidos in statu nascendi, permitindo explorar a construção, desconstrução e reconstrução de significados alternativos, que podem enriquecer o horizonte interpretativo de cada participante.

    Abstract in Spanish:

    El objetivo de cuesto estudio fue comprender los sentidos sobre la participación de la familia en el tratamiento producido en un grupo de apoyo a los familiares de personas diagnosticadas con anorexia y bulimia. Hicieron parte del estudio familiares atendidos en el contexto de un servicio especializado. El corpus fue constituido por los registros audio grabados de sesiones de grupo, en los cuales se buscó delimitar los segmentos interacciónales relevantes para el alcance del objetivo. El enfoque del construccionismo social fue utilizado como suporte teórico-metodológico y fundamentó el analisis de los datos. Los resultados permitieron comprender que las diversas descripciones sobre las relaciones de la familia con trastornos alimentarios permiten delimitar diferentes posibilidades de significar la participación de los familiares en el tratamiento. Concluye que los grupos pueden funcionar como un espacio privilegiado para acompañar esa producción de sentidos in statu nascendi, permitiendo explorar la construcción, desmanche y reconstrucción de los significados alternativos, que pueden enriquecer los horizontes de interpretación de cada participante.

    Abstract in English:

    This study aims to understand the meanings about the family participation in the treatment produced in a support group for the families of people diagnosed with anorexia and bulimia. The participants of this study were families attended at a specialized health care service. The data was constituted by the audio recorded registrations of the group session, which were analyzed through the delimitation of its different interactional sections according to this study purposes. The social constructionism approach was used as theoretical and methodological reference and was used to data analysis. The results permitted understanding that the different descriptions about the relation between the family and the treatment can restrict the different possibilities to give meanings to the families' participation in the treatment. We conclude that the group may function as a significant space to observe the meaning production in statu nascendi, making possible to explore the construction and reconstruction of alternative meanings, that may enrich the interpretative possibilities of each participant.
  • Mother's relationship with female support figures Artigos

    Lopes, Rita de Cássia Sobreira; Prochnow, Laura Pithan; Piccinini, Cesar Augusto

    Abstract in Portuguese:

    O presente estudo investigou a relação da mãe com suas figuras femininas de apoio e os sentimentos em relação à maternidade no primeiro trimestre de vida do bebê. Dele participaram 47 mães primíparas, de níveis socioeconômicos variados, que tinham uma relação estável com o esposo. Através de uma entrevista individual investigou-se quem eram as pessoas que davam apoio à mãe e qual sua participação. As mães relataram ter uma figura feminina de apoio (98%). Na maioria dos casos (54%) estas figuras serviram de modelo de identificação, sendo o maior percentual (47%) delas a própria mãe. Os companheiros foram mencionados em todos os casos como alguém que oferecia ajuda nos cuidados com o bebê e/ou nas atividades domésticas. Os achados apoiam a literatura, a qual indica que, apesar da importância do companheiro, figuras femininas de apoio se destacam neste momento da maternidade, por apoiarem e acompanharem, e também por valorizarem e instruírem a nova mãe, servindo-lhe de modelo de identificação.

    Abstract in Spanish:

    El estudio actual investigó la relación de la madre con sus figuras femeninas del soporte y los sentimientos de la madre en relación con la maternidad en el primer trimestre de la vida del bebé. Participaron del estudio 47 madres primíparas, de niveles socioeconómicos variados, que tenían una relación estable con el compañero. A través de una entrevista individual fue investigado quién eran las personas que dieron soporte a la madre e cuál fue este soporte . Las madres que diceron ter una figura femenina de soporte (98 %) y en la mayoría de los casos (54 %) estas figuras fueron el modelo de identificación, siendo la mayoría de (47 %) la propia madre. Los compañeros fueron mencionados en todos los casos como alguien que ofreció la ayuda en las preocupaciones con el bebé yo en las actividades domesticas. Los descubrimientos respaldan la literatura que demuestra que a pesar de la importancia del compañero, figuras femeninas de soporte se destacan en este momento de la maternidad por apoyar y acompañar y también por valorar y enseñar a la nueva madre, sirviendo de modelo de identificación esta.

    Abstract in English:

    The present study investigated the mother's relationship with her female support figures and the feelings regarding motherhood, in the first quarter of the baby's life. Forty-seven primiparus mothers, of varied socioeconomic levels, with a stable relationship with their partners, took part in the study. Through an individual interview we investigated who were the people who gave support to the mother and which was their participation. The mothers said they had a female support figure (98%) and in most cases (54%) these women served as identification models, being most of them (47%) their own mothers. The partners were mentioned in all cases as somebody who offered help in caring for the baby and/or in the domestic activities. The findings support the literature that indicates that in spite of the importance of the husband, female support figures are very important during this period, to give support, be together, as well as to value and instruct the new mother, serving as identification models for them.
  • Hypnosis, singularity and breast-feeding difficulties: a clinical study Artigos

    Neubern, Maurício da Silva

    Abstract in Portuguese:

    Por meio de um breve estudo de caso, o presente trabalho busca ilustrar a construção de processos individualizados de sugestão hipnótica para uma jovem mãe que possuía dificuldades em amamentar seu bebê. Após a apresentação do caso, o trabalho centra-se em três eixos de interpretação dos processos sugestivos que estiveram presentes na condução da sessão hipnótica: um primeiro voltado para os sentidos físicos, o segundo para o uso de metáforas envolvendo o leite e o terceiro para formas de redefinição sobre a competência da jovem como mãe. Nesses três eixos busca-se destacar a importância de que as sugestões hipnóticas contemplem a singularidade da mãe, contemplando suas emoções, sentidos e significados particulares. Por fim, o trabalho é concluído ressaltando a perspectiva de que a necessidade de mais pesquisas qualitativas deva consistir no reconhecimento da clínica como campo de pesquisa de modo que seja possível contemplar processos subjetivos presentes nas relações hipnóticas como o transe, a comunicação, a linguagem, a simbolização, as emoções e as construções de sentido.

    Abstract in Spanish:

    Por medio de un breve estudio de caso, el presente trabajo intenta ilustrar la construcción de procesos individualizados de sugestión de hipnosis de una madre joven que tenía dificultades para amamantar su bebé. Después de la presentación del caso, el trabajo se concentra en tres dimensiones de la interpretación de los procesos de sugestión que se hicieron presentes en la conducción de la terapia de hipnosis: el primero, dirigido para los sentidos físicos; el segundo, para el uso de metáforas que incorporan la leche, y el tercero, para formas de redefinición de la competencia de la joven como madre. En esas tres dimensiones se intenta resaltar la importancia de que las sugestiones de hipnosis lleven en cuenta la singularidad de la madre, contemplando sus emociones, sus sentidos y sus significados particulares. Por último, el trabajo concluye resaltando la perspectiva de que la necesidad de más investigaciones cualitativas debe reconocer a la clínica como un campo de investigaciones, de modo que sea posible contemplar procesos subjetivos presentes en las relaciones hipnóticas como el trance, la comunicación, el lenguaje, la simbolización, las emociones y las construcciones de sentido.

    Abstract in English:

    Through a brief case study, the present article aims at elucidating the forming of individualized processes and the hypnotic suggestions for a young mother who had difficulties breast-feeding her child. Right after the presentation of the case, this work focuses on three axis of interpreting the suggestive processes which had been present in leading the hypnotic session: A first dealing with physical senses, a second dealing the use of metaphors involving the milk itself, and a third dealing with the forms of redefining the role of the young woman as a mother. Within these three axis, It is worth mentioning the how important it is for the hypnotic suggestions to take into account the singularity of the mother, considering her emotions, senses, and private meanings. Lastly, this work concludes by highlighting the outlook on the fact that the need for more qualitative research must acknowledge clinical practice as a research field in a way to entail subjective processes present in hypnotic relations such as trance, communication, language, symbolization, emotions, and the forming of senses.
  • Dialogy and matern function in cases of verbal praxic limitation Artigos

    Rechia, Inaê Costa; Souza, Ana Paula Ramos de

    Abstract in Portuguese:

    O presente estudo analisou possíveis relações entre a interação dialógica da díade mãe-criança com limitações práxicas e o exercício da função materna. Especificamente, buscou-se categorizar os tipos de interações dialógicas encontradas, analisar a interferência ou não das limitações práxicas das crianças no processo de interpretação por parte da mãe e os reflexos da função materna sobre o diálogo mãe-criança. Participaram do estudo cinco díades mãe-filho, sendo realizadas filmagens da interação dessas díades, nas quais se analisaram o brincar, a relação mãe-filho, bem como o exercício das funções parentais, sobretudo a materna. Puderam-se observar vínculos precários entre mãe-filho, que evidenciavam dificuldades no exercício da função materna, mães diretivas, intrusivas ou afastadas e apáticas. A análise dialógica demonstrou que as limitações práxicas não impedem o processo de interpretação lingüística, podendo apenas limitá-lo. O exercício da função materna parece ter efeito importante no diálogo entre mãe e filho.

    Abstract in Spanish:

    El objetivo de esto artículo es apuntar y relacionar la función materna y la interacción en el diálogo madre-niño, esto con limitaciones práxicas. Más precisamente, plantease la categorización de las interacciones en el diálogo apuntadas, la análisis de la interferencia de las limitaciones práxicas en el proceso de interpretación lingüística de la madre relativamente a la habla de su hijo y los reflejos causados por la función materna en el diálogo madre-niño. Han participado del estudio cinco madres y sus hijos, cuyas interacciones en el jugar han sido filmadas. Fueran analizados la relación madre-niño, lo ejercicio de las funciones de los padres, principalmente la función materna. Han sido observados vínculos precarios de la madre con su hijo, los cuales han demostrado el ejercicio dificultoso de la función materna. Las madres han se comportado de modo directivo o lejano y apático. El análisis del dialogo ha evidenciado que las limitaciones práxicas no impiden el proceso de la interpretación lingüística, aunque la limiten. La función materna produce efecto en el diálogo entre madre e hijo.

    Abstract in English:

    The current study analyzed possible relation between the dialogic interaction of the duo mother-child with praxic limitations and the exercise of maternal function. It tries, specifically, to categorize the types of dialogic interactions found, to analyze the interference or not of praxic limitation of children on the interpretation process by the mother and the reflexes of maternal function over the mother-child dialog. Five mother-child diad took part on the study, with the interaction of these duos being filmed, on which the play, the relation mother-child, as well the exercise of maternal function were filmed. Precarious bonds on the relation mother-child, difficulty on the exercise of maternal function, directive, intrusive or apathetic and away mothers were observed. For subjects, children of mothers that could evolve on the exercise of maternal function, cases which the bond had a significant improvement, it was observed a greater language evolution. The dialogic analyzes demonstrated that verbal dyspraxia doesn't prevent the interpretation process, it can only limit it. However, the exercise of maternal function seems to have a more important effect on the mother-child dialog.
  • Prematurely motherhood: the emotional support through faith and religiosity Artigos

    Véras, Renata Meira; Vieira, Juna Maria Fernandes; Morais, Fátima Raquel Rosado

    Abstract in Portuguese:

    Esse artigo objetivou desenvolver uma reflexão acerca do uso da espiritualidade/religiosidade pelas mães usuárias do Método Canguru numa maternidade conveniada ao Sistema Único de Saúde no Estado do Rio Grande do Norte. A perspectiva metodológica aplicada nesse estudo foi a pesquisa qualitativa, do tipo descritiva. Os dados foram apreendidos a partir da observação participante, das conversas informais, das entrevistas semi-estruturadas e da história de vida das mães, coletados nos encontros do grupo "Mães em Oração", desenvolvido pela equipe de enfermagem nessa maternidade. A análise mostrou que as práticas espirituais e a religiosidade atuam não apenas como suporte nas situações enfrentadas pelas mães na UTIN, mas abre uma possibilidade para o diálogo acerca da espiritualidade no ambiente hospitalar. Essa prática, ainda muito distanciada dos contextos das ações em saúde, contribui na humanização do cuidado, estreitando o vínculo entre mãe, filho, família e equipe multidisciplinar.

    Abstract in Spanish:

    Este trabajo desarrolla una reflexión acerca del uso de la espiritualidad/religiosidad de las madres usuarias del método "Canguru" en una maternidad vinculada al Sistema Único de Salud en el Estado do Rio Grande do Norte. El enfoque metodológico fue la investigación cualitativa a partir de la observación participante, de las conversaciones informales, de las encuestas semi-estructuradas y de la historia de vida de las madres, recogidas en los encuentros del grupo "Mães em Oração". La análisis demostró que las prácticas y la religiosidad actúen no apenas como apoyo en las situaciones enfrentadas por las madres en la UTIN, pero abre en posibilidad para el dialogo a cerca de la espiritualidad en el ambiente hospitalero. Esta práctica, aun distanciada de los contextos de las acciones en salud, contribuye en la humanización de la atención, promoviendo el vínculo entre madre, hijo, familia y equipo multidisciplinatorio.

    Abstract in English:

    This article aimed to develop reflection about the spirituality and religiosity use by mothers, users of Kangaroo Method in a Unified Health System (Sistema Único de Saúde) maternity in Rio Grande do Norte State. The approach used was the qualitative research, using participant observation, informal chats, semi directed interviews, and mothers' life story as procedure to data collection. Data were collected through meetings in Mothers in prayer (Mães em Oração), group developed by nursing team in this maternity. As the result, the analysis showed that the spiritual practice and the religiosity were used as a support in difficult situations at Neonatal Intensive Therapy Unit, as well as allowed the possibility to speak about spirituality in this maternity. This practice, even unconnected with everyday health care, contributes to humanize health care assistance, tightening the bond among mother, child, family and multidisciplinary team as well.
  • God's word" as a separating logos Artigos

    Rabinovich, Elaine Pedreira; Costa, Lívia A. Fialho

    Abstract in Portuguese:

    Este estudo indaga quanto às implicações do uso da "Palavra de Deus" por meio da leitura da Bíblia na vida cotidiana de evangélicos brasileiros. Vinte entrevistas foram realizadas com famílias evangélicas na cidade de Salvador (Bahia) com o objetivo de compreender quais as conseqüências da conversão na sua vida pessoal e familiar, atentando-se para os motivos da adesão à crença pentecostal. A análise das entrevistas seguiu uma abordagem fenomenológica interpretativa. Os resultados evidenciaram que a adesão a uma Igreja Evangélica, como ocorre atualmente no Brasil, re-direciona a vida familiar por meio da inclusão de um terceiro termo: Deus e/ ou a Palavra de Deus - com quem os participantes começam a "conversar" a partir de suas leituras da Bíblia. Desta forma, emergem conceitos na vida cotidiana dessas pessoas que proporcionam um "modo de vida" que permite o planejamento de metas e a emergência de um futuro desejado e planejado.

    Abstract in Spanish:

    Eso estudio se pregunta sobre las implicaciones del uso de la "Palabra Divina" por medio de lecturas de la Biblia en la vida cotidiana de evangélicos brasileños. Veinte entrevistas fueran realizadas con familias evangélicas de la ciudad de Salvador, Bahía, adonde se preguntó cuando y porque ocurrió la adhesión a las creencias pentecostales y cuales consecuencias esas tuvieran para la vida familiar y personal. Las entrevistas fueran analizadas según el método fenomenológico interpretativo. Los resultados mostraran que la adhesión a una Iglesia Evangélica, como ocurre hoy en el Brasil, fornece una nueva dirección la vida familiar por medio de la inclusión de un tercero término: Dios e/o la palabra de Dios - con quién los partícipes empiezan a "hablar" debido a sus intensas lecturas de la Biblia. De esa manera, algunos 'conceptos" emergen en la vida cotidiana de esas personas proporcionando un "modo de vida" que permite la planificación de metas y la emergencia de un futuro deseado y planeado.

    Abstract in English:

    This study inquires about the implications if the use of "God's words" by means of the lectures of the Bible in the Brazilian evangelic daily life. Twenty interviews were conducted with Evangelical families that lived in the city of Salvador, Bahia, Brazil. The study investigated when and why the adherence to Evangelical beliefs happened and what consequences it brought to personal and family life. Analysis followed the phenomenological interpretative method. Results showed that adherence to an Evangelical Church, as it currently occurs in Brazil, re-directs family life through the inclusion of a third term: God and/or God's word - to whom the participants start to "talk" from their reading of the Bible. Thus, some "concepts" emerge in those people's daily life that provide a "lifeway", allowing the planning of goals and the emergence of a desired and planned future.
  • The experience of "consolation" in the Litterae Indipetae

    Pacheco, Paulo Roberto de Andrada; Massimi, Marina

    Abstract in Portuguese:

    Partindo da análise de um tipo de correspondência epistolar jesuítica - as Litterae Indipetae -, revelou-se um dinamismo de elaboração de experiência típico de um modus vivendi baseado no que comumente se vem designando sob o nome de "psicologia filosófica aristotélico-tomista". O presente artigo dedica-se justamente a este vivido particular descrito nessas cartas (com suas devidas implicações particulares). Além de dar voz aos indipetentes, buscou-se responder a uma pergunta: em que medida o topos "consolação" - tal como é utilizado no ambiente histórico-cultural-institucional da Companhia de Jesus, nos séculos XVI e XVII - pode interessar à psicologia moderna? Como resultado, percebeu-se que a elaboração da experiência de consolação, precisamente no espaço conceitual-gramatical acima descrito, parte da consideração de que o homem é uma unidade (corpo/alma, razão/fé, sensação/intelecto) e, vivendo ordenado (em si mesmo e no mundo que o cerca), pode experimentar a alegria e o prazer da realização, analogia do Ser Divino.

    Abstract in Spanish:

    El análisis de un tipo particular de correspondencia jesuítica - las Litterae Indipetae - ha revelado el dinamismo de la elaboración de la experiencia típica del modus vivendi que se basa en lo que se conoce comúnmente como "psicología filosofica aristotélico-tomista". Este artículo se dedica exactamente a este vivido particular descrito en estas correspondencias (con suas devidas implicaciones). Además de dar voz a los indipetentes, buscose contestar a una pregunta: ¿en qué medida el topos "consolación" - así como es utilizado en el ambiente historico-cultural-institucional de la Compañía de Jesús, en siglos XVI y XVII - puede ser de interés a la psicología moderna? Como resultado, percibióse que la elaboración de la experiencia de consolación, en el espacio conceptual-gramatical descripto, parte de la consideración de que el hombre es una unidad (cuerpo/alma, razón/fe sensación/intelecto) y que el vivir ordenado (en sí mismo y en el mundo que le rodea), puede experimentar la alegría y el placer de la realización, analogía del Ser Divino.

    Abstract in English:

    The analysis of a particular type of Jesuit correspondence - the Litterae Indipetae - reveals the dynamism of the elaboration of experience which helps in the understanding of the modus vivendi that is based on what is commonly known as "Aristotelic-Thomist philosophical psychology". This article aims at showing the lived experience described in the letters and this specific modus vivendi (with its particular implications) as an attempt to answer the question: to what extent "consolation" - expressed through its own topoi of the genre of writing they are and the Jesuit's forma mentis (in a peculiar historical-cultural-institutional scope) - can interest modern psychology? As a result of this inquiry, it was found that the elaboration of "consolation", in the precise scope just described, considers that man is a unity (body and soul, reason and faith, sensation and intellect) and that, by living in order (with his own self and the world that surrounds him), it is possible for man to experience full joy and delight in analogy with the Divine Being.
  • Dialogical self: theory and research Artigos

    Santos, Maickel Andrade dos; Gomes, William Barbosa

    Abstract in Portuguese:

    A ideia de self dialógico baseia-se na distinção entre o eu (o que conhece) e o mim (o que é conhecido) de William James, e na novela polifônica de Mikhail Bakhtin. O self não é mais centralizado e unificado, mas descentralizado e múltiplo. A dialogicidade ocorre entre posições do self que podem ser internas (eu enquanto homem, eu enquanto filho, eu enquanto profissional, eu como membro de uma comunidade) e externas (meu pai, meus amigos, meus colegas). As vozes estão em constante conversação, algumas vezes em conflito. O presente artigo revisa as proposições teóricas e metodológicas da teoria do self dialógico: pensamento narrativo e neurocognição da consciência. Também analisa o instrumento largamente utilizado na pesquisa empírica: o Repertório de Posições Pessoais, usado para mapear as relações entre diferentes posições do self. Dois problemas centrais permanecem para debate e pesquisa: como captar o self em diálogo e como explicar a possibilidade ou não de uma metaposição.

    Abstract in Spanish:

    La idea del self dialógico se basa en la distinción entre el yo (quién conoce) y el mí (lo que es conocido) de William James, y en la novela polifónica de Mikhail Bakhtin. El self no es más centralizado y unificado, pero descentralizado y múltiplo. La dialogicidad ocurre entre posiciones del self que pueden ser internas (yo cuando hombre, yo cuando hijo, yo cuando profesional, yo cómo miembro de una comunidad) y externas (mi padre, mis amigos, mis compañeros). Las voces están en constante conversación, algunas veces en conflicto. El presente artículo revisa las proposiciones teóricas y metodológicas de la teoría del self dialógico: pensamiento narrativo, y neurocognición de la consciencia. También analiza el instrumento largamente utilizado en la investigación empírica: el Repertorio de Posiciones Personales, utilizado para mapear las relaciones entre diferentes posiciones del self. Dos problemas centrales permanecen para debate e investigación: cómo captar el self en diálogo y cómo explicar la posibilidad o no de una meta posición.

    Abstract in English:

    The idea of a dialogical self is based on the distinction between I (the one who knows) and me (what is known) of William James, and on the polyphonic novel of Mikhail Bakhtin. The self is no more centralized and unified, but decentralized and multiple. Dialogicity occurs among self positions that may be internal (I as a man, I as a son, I as a professional, I as a member of a community) and external (my father, my friends, my colleagues). The voices are in constant dialogue, sometimes in conflict. The present article reviews the theoretical and methodological propositions of the dialogica self theory: narrative thought and neurocognition of consciousness. It also analyzes the instrument largely utilized in empirical research: the Personal Position Repertoire, used for mapping the relations between different self positions. Two central issues remain for debate and research: how to observe the self in dialogue and explain the possibility or impossibility of a metaposition.
  • Normativity of life and body-mind duality Artigos

    Czeresnia, Dina

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo do artigo é abordar o problema da dualidade entre corpo e mente mediante a discussão do conceito de normatividade vital, proposto por Canguilhem. Destaca a necessidade de superar o conflito histórico entre vitalismo e mecanicismo e de construir um conceito que incorpore a dimensão psíquica como prolongamento do orgânico no humano. Busca realizar articulação entre questões em aberto na biologia e na física e apresenta as idéias de Roger Penrose sobre a ligação entre física e mente. Inquire a possibilidade de a física do século XX inscrever-se na biologia do século XXI. Defende que, para dar conta desse desafio, é imperioso considerar o limite humano em conhecer o universo. Com base nessa discussão, reafirma que a dimensão psíquica no homem pode ter evolucionado de uma capacidade biológica anterior de realizar 'escolhas' para fazer a vida perseverar.

    Abstract in Spanish:

    El objetivo de este artículo es abordar el problema de la dualidad cuerpo-mente mediante la discusión del concepto de normatividad vital, propuesto por Canguilhem. Destaca la necesidad de superar el conflicto histórico entre vitalismo y mecanicismo y de construir un concepto que incorpore la dimensión psíquica como prolongamiento de lo orgánico en lo humano. Busca realizar una articulación entre cuestiones abiertas en la biología y en la física y presenta las ideas de Roger Penrose sobre la relación entre física y mente. Indaga sobre la posibilidad de la física del siglo XX inscribirse en la biología del siglo XXI. Defiende que, para poder concretar este desafío, es imperioso considerar el límite humano para conocer al universo. En base a esta discusión, reafirma que la dimensión psíquica humana puede haber evolucionado a partir de una capacidad biológica anterior de realizar elecciones para preservar la vida.

    Abstract in English:

    The objective of the article is to broach the problem of body mind duality through the discussion of the concept of normativity of life, proposed by Canguilhem. Highlights the necessity to overcome the historic controversy between mechanism and vitalism, and to construct a concept that incorporates the psychic dimension as an extension of organic in human. Seek to make a link between open questions in biology and in physics and presents Roger Penrose's ideas about connection between physics and mind. Questions the possibility of 20 TH century physics has to be inscribed in 21 TH century biology. To deal with this challenge it is necessary to consider human limits to know the universe. Based on this discussion, reaffirms that human psychic dimension could be evolved from an anterior biological capacity to perform "choices" to make life to persevere.
  • For an integrative theory for understanding the reality Artigos

    Grzybowski, Carlos Tadeu

    Abstract in Portuguese:

    O presente artigo visa suscitar uma reflexão crítica sobre a utilização do paradigma cartesiano nas ciências denominadas humanas e questiona a utilização dos modelos epistemológicos de causa e efeito nesta área. Contempla um estudo sobre o enfoque sistêmico, indicando que este não surgiu do vazio, mas na evolução da própria ciência na tentativa de explicação dos fenômenos complexos. Para uma melhor compreensão do tema, destacam-se os conceitos principais deste novo paradigma e se propõe um detalhamento do paradigma da complexidade como uma das expressões mais relevantes e atuais do enfoque sistêmico. Conclui-se levantando algumas críticas que têm surgido ao modelo.

    Abstract in Spanish:

    El artículo presente busca proporcionar una reflexión crítica sobre el uso del paradigma Cartesiano en las ciencias humanas y cuestiona el uso del modelo epistemológico de causa y efecto en esta área. Contempla un estudio en el enfoque sistémico, mientras indicando que lo mismo no surge en el vacío, pero en la evolución de la propia ciencia en el esfuerzo de explicación de los fenómenos complejos. Para una mejor comprensión del tema, son destacados los conceptos principales de este nuevo paradigma, y se propone una especificación del paradigma de la complejidad como una de las expresiones más pertinentes y actuales del enfoque sistémico. Se concluye con el levantamiento de algunas críticas que se hacen al modelo.

    Abstract in English:

    The present article intends to provide a critical reflection on the use of the Cartesian paradigm in the human sciences. It questions the use of the epistemological models of cause and effect, based on a study on the systemic focus which has not appeared in an emptiness, but rather in the evolution of science itself, in an attempt to explain the complex phenomena. For a better understanding of the theme, some main concepts of this new paradigm are brought to light. Moreover, this study brings forward details of the paradigm of complexity as one of the most relevant and current expressions of the systemic focus. Conclusions show some critical aspects that seem to be evident to the model.
  • Motivational orientation, educational beliefs and academic achievement of elementary school students Artigos

    Paiva, Mirella Lopez Martini Fernandes; Boruchovitch, Evely

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho teve como objetivo investigar as orientações motivacionais, as crenças sobre esforço, inteligência e sorte e sobre as condições necessárias para a obtenção do sucesso na escola e as expectativas futuras quanto à superação de um desempenho acadêmico ruim, de 120 alunos do Ensino Fundamental. Examinou, ainda, as relações dessas variáveis entre si e com o desempenho acadêmico, o gênero e a série escolar. Os dados foram obtidos por meio da aplicação individual da Entrevista Estruturada de Crenças Educacionais e Orientações Motivacionais do Aluno e do Teste de Desempenho Escolar de Stein. Os resultados indicam um predomínio da motivação intrínseca e um padrão de crenças altamente apropriado à motivação e à aprendizagem. As crenças de meninos, de alunos repetentes e daqueles extrinsecamente motivados merecem atenção especial, dadas as implicações educacionais envolvidas e a necessidade de planejamento de intervenções mais focalizadas.

    Abstract in Spanish:

    Este trabajo tuvo como objetivo investigar las orientaciones motivacionales, las creencias sobre esfuerzo, inteligencia y suerte, sobre las condiciones necesarias para la obtención del éxito en la escuela y las expectativas futuras en cuanto a la superación de un desempeño académico malo, de 120 alumnos de la Enseñanza Fundamental. Examinó, aún, las relaciones de esas variables entre sí y con el desempeño académico, género y serie escolar. Los datos fueron obtenidos por medio de la aplicación individual de la Entrevista Estructurada de Creencias Educacionales y Orientaciones Motivacionales del Alumno y del Test de Desempeño Escolar de Stein. Los resultados indicaron un predominio de la motivación intrínseca y un patrón de creencias altamente apropiado a la motivación y aprendizaje. Las creencias de chicos, alumnos repitentes y extrínsecamente motivados merecen atención especial, dadas las implicaciones educacionales envueltas y la necesidad de planes de intervención más focalizados.

    Abstract in English:

    The main goal of the present study was to investigate the motivational orientations and beliefs about effort, intelligence, luck, and about the necessary conditions to achieve success in school as well as the expectations to overcome a poor academic performance in a sample of 120 students from elementary school. The relationship between such variables, and their correlation to academic performance, gender and school grades was also analyzed. Data were acquired by applying the Structured Interview of Educational Beliefs and Motivational Orientation for Student and School Achievement Test from Stein in an individual basis. Results indicate a predominance of intrinsic motivation and a highly appropriate beliefs pattern to motivation and learning. Given the educational implications involved, boys, repeater and extrinsically motivated student beliefs must be carefully taken into account to better plan more focused interventions.
  • Sport psychology: an emergent field in psychology Artigos

    Vieira, Lenamar Fiorese; Vissoci, João Ricardo Nickenig; Oliveira, Leonardo Pestillo de; Vieira, José Luiz Lopes

    Abstract in Portuguese:

    O artigo trata da Psicologia do Esporte, um campo de atuação emergente do psicólogo no Brasil. Faz uma análise sobre o percurso histórico da Psicologia Esportiva apresentando os campos de atuação profissional (pesquisa, ensino e intervenção), o papel do psicólogo esportivo (pesquisador, professor e consultor) e o estado científico atual dessa especialidade psicológica. Mesmo com o vasto campo de trabalho, um elemento interveniente é a diversidade de conhecimentos necessários para esta subdivisão da Psicologia, fazendo com que a formação profissional seja insuficiente e a atuação profissional dividida em duas especialidades, a Psicologia Clínica e a Psicologia Educacional aplicada ao esporte. Finalizando, destaca-se a emergência da compreensão destes aspectos, fornecendo subsídios para o entendimento da importância da qualificação de profissionais da área da Psicologia para o contexto do esporte e do exercício físico.

    Abstract in Spanish:

    El artículo presenta el área de la psicología del deporte como un campo de actuación emergente del psicólogo en Brasil. Hace un análisis del recorrido histórico de la Psicología Deportiva presentando las áreas de actuación profesional (pesquisa, enseñanza e intervención), el papel del psicólogo deportivo (investigador, profesor y consultor) y el estado científico actual del área. Mismo con el vasto campo de trabajo, un elemento interventor es la diversidad de conocimientos necesarios para esta subdivisión de la psicología, haciendo con que la formación profesional sea insuficiente y la actuación profesional sea dividida en dos especialidades, la Psicología Clínica y la Psicología Educacional aplicada al deporte. Finalizando, se destaca la emergencia de la comprensión de estos aspectos, proporcionando subsidios para o entendimiento de la importancia de la calificación del profesional del área de la Psicología para el contexto del deporte y del ejercicio.

    Abstract in English:

    This manuscript presents the Sport Psychology field as a psychologist's emergent field of action in Brazil. A historical analysis is performed concerning the path of Sport Psychology presenting the areas of professional action (research, teaching and intervention), the role of the sport psychologist (researcher, academic teacher and consultant) and the field's recent scientific state. Although the vast professional field, the diversity of knowledge needed to act in this subdivision of Psychology is an intervening element, resulting in an insufficient professional formation and a division of the professional action into two specialties: the Clinical Psychology and Educational Psychology applied to sport. Finally, it is highlighted the emergency in the comprehension of this aspects, providing background to understand the importance of the professional qualification in the field of Sport and Physical Exercise.
  • The digital image as a tool for the assumption of contemporary subjectivizing methods Artigos

    Kirst, Patrícia Beatriz Argôllo Gomes; Fonseca, Tania Mara Galli

    Abstract in Portuguese:

    O artigo "A imagem digital como dispositivo de apropriação dos modos de subjetivação contemporâneos" trata de problematizar a imagem digital como emblema dos atuais modos de produção de subjetividade. Na imagem digital, o tempo é resignificado na despotencialização de seus aspectos acumulativos vindo a ser integrado a uma temporalidade transitória e de confluência de encontros. A discussão proposta expõe dimensões do conceito de virtual afirmando-o como potência imaginativa, fruto de agenciamentos múltiplos e heterogêneos entre arte, tecnologia e ciência fundando novas interações entre sujeito e mundo. É justamente, desde uma leitura da realidade como pura transformação, não existindo essências e sim estados de coisas, que a simulação se torna adequada para pensar as relações entre imagem digital e subjetividade.

    Abstract in Spanish:

    El artículo "La imagen digital como dispositivo de apropiación de los modos de subjetividad contemporáneos" trata de problematizar la imagen digital como emblema de los actuales modo de producción de subjetividad. En la imagen digital, el tiempo es otra vez significado en la pérdida de potencia de sus aspectos acumulativos siendo integrado a una temporalidad transitoria y de confluencia de encuentros. La discusión propuesta expone dimensiones del concepto de virtual afirmándolo como potencia imaginativa, fruto de agenciamentos múltiplos y heterogéneos entre arte, tecnología y ciencia fundando nuevas interacciones entre sujeto y mundo. Es justamente, desde una lectura de la realidad como pura transformación, no existiendo esencias y sí estados de cosas que la simulación se torna adecuada para pensar las relaciones entre imagen digital y subjetividad.

    Abstract in English:

    The article "The digital image as a tool for the assumption of contemporary subjectivizing methods" brings into the matter the digital image as the symbol of the current ways we produce subjectivity. In the digital image, time is redefined in the weakness of its accumulative aspects eventually integrated to a momentary temporality and of confluence of meetings. The proposed discussion exposes dimensions of the concept of virtuality strengthning it as an imaginative power, creation of multiple and heterogeneous administrations among art, technology and science establishing new interactions between man and world. Since reality is seen as pure transformation, without the existence of essences and yet the state of things, simulation becomes appropriate to the thinking of the relationship between digital image and subjectivity.
  • Validation of the instrument of indicators of personal well-being at the workplace Artigos

    Dessen, Marina Campos; Paz, Maria das Graças Torres da

    Abstract in Portuguese:

    O presente estudo teve como objetivo construir e validar um instrumento de indicadores de bem-estar pessoal nas organizações que abarcasse mais detalhadamente a gama de indicadores que são listados na literatura e que pudesse ser aplicado no ambiente organizacional para ocupações variadas. A escala era inicialmente composta por 117 itens, tendo sido aplicada a 630 trabalhadores de diferentes organizações, públicas e privadas, com idade média de 35 anos. Destes, 65,5% eram homens e 34,5% eram mulheres. A análise fatorial revelou a existência de 10 fatores distribuídos em 61 itens. Tais fatores explicam 59% da variância do construto, possuem índices de alpha de Cronbach superiores a 0,75 e itens com cargas fatoriais superiores a 0,30. Conclui-se que os fatores identificados apresentaram boas qualidades psicométricas e corroboram os indicadores de bem-estar encontrados na literatura.

    Abstract in Spanish:

    El actual estudio tuvo como objetivo construir y validar un instrumento de indicadores de bienestar personal en las organizaciones, que englobase con más detalles la gamma de indicadores que se enumeran en la literatura y que pudiese ser aplicado en el ambiente organizacional para ocupaciones variadas. La escala fue compuesta inicialmente por 117 afirmaciones, siendo aplicada en 630 trabajadores de diversas organizaciones, públicas y privadas. De éstos, 65,5% eran hombres y 34,5% eran mujeres, con edad media de 35 años. El análisis factorial presentó la existencia de 10 factores distribuidos en 61 afirmaciones. Tales factores explican 59% de la variación del constructo, tienen índices de alfas de Cronbach superiores a 0,75 y afirmaciones con cargas factoriales superiores a 0,30. Concluyese que los factores identificados han presentado buenas calidades psicométricas y corroboran con los indicadores de bienestar encontrados en la literatura.

    Abstract in English:

    The objective of this study was to develop and validate a detailed instrument of indicators of personal well-being at the workplace, based on the literature and that could be applied in the work environment and for a variety of occupations. The instrument was initially composed of 117 items and it was applied to 630 workers of public and private organizations, in which 65,5% were men and 34,5% were women, with an average age of 35 years old. The factor analysis detected 10 factors which were distributed in 61 items. Those factors explain 59% of the construct variance; they have indices of Cronbach's coefficient superior to 0,75 and items with a factor loading above 0,30. It is concluded that the factors identified present good psychometric qualities that are similar to the indicators found in the literature.
  • Psychology clinical practices towards psychological suffering caused by contemporary unemployment Artigos

    Abs, Daniel; Monteiro, Janine Kieling

    Abstract in Portuguese:

    Este estudo objetivou compreender as práticas da Psicologia Clínica em face do sofrimento psíquico causado pelo desemprego contemporâneo. Para tanto, foram entrevistados 8 psicólogos da região metropolitana de Porto Alegre, abordando os seus entendimentos sobre as temáticas de trabalho e desemprego, as suas consequências para a subjetividade dos pacientes, as intervenções utilizadas, o auxílio da abordagem teórica nessas intervenções e as possíveis contribuições da Psicologia em relação ao fenômeno estudado. Foi realizada análise de conteúdo para os dados coletados. Os enunciados foram agrupados em quatro temáticas, com as respectivas categorias: Trabalho, Desemprego, Intervenções sobre o desemprego na clínica e Lugar da Psicologia em face do desemprego. Os enunciados destacaram a falta de operadores clínicos para se lidar com esse fenômeno. Concluiu-se que o desemprego é uma temática da clínica psicológica contemporânea, e que esta necessita produzir operadores capazes de, na clínica, dar conta de fenômenos contemporâneos que estão emergindo, como o desemprego. Concluiu-se igualmente que são necessários mais estudos abordando essa temática.

    Abstract in Spanish:

    Este estudio tuvo el objetivo de comprender las prácticas de Psicología Clínica frente al sufrimiento psíquico causado por el desempleo contemporáneo. Para tal, fueron entrevistados 8 psicólogos de La región metropolitana de Porto Alegre, abordando sus entendimientos de las temáticas de trabajo y desempleo, consecuencias estas para la subjetividad de los pacientes, intervenciones utilizadas, auxilio del abordaje teórico en estas y posibles contribuciones de la Psicología frente al fenómeno estudiado. Fueron realizados análisis del contenido para los datos colectados. Los enunciados fueron agrupados en cuatro temáticas, con sus respectivas categorias: Trabajo, Desempleo, Intervenciones sobre el desempleo en la clínica y lugar de la Psicología frente al desempleo. Los enunciados destacaron la falta de operadores clínicos para lidar con ese fenómeno. Ese estudio concluyó que el desempleo es una temática de la Clínica Psicológica contemporánea, y que hay una necesidad de producirse operadores que den cuenta, en la clínica, de fenómenos contemporáneos que están emergiendo, como el desempleo, y que más estudios son necesarios acercándose a esta temática.

    Abstract in English:

    This paper aims at understanding the practices of Clinical Psychology towards psychological suffering caused by contemporary unemployment. To this end, eight psychologists from Porto Alegre outskirts were interviewed. They were asked about their understanding of issues regarding work and unemployment and consequences to patients' subjectivity, intervention practices they used and the relationship of these interventions to theories and possible contributions of psychology towards the phenomenon under scrutiny. Content analysis was used to study the data collected during the interviews.Psychologists' utterances have been divided in four groups based on the following categories: work, unemployment, interventions towards unemployment and psychology's contributions to unemployment. The author concludes that clinical psychology needs to prepare professionals who are able to deal, in their clinical practices, with ever emerging contemporary phenomena such as unemployment. It is also highlighted that more investigations on this area of study are necessary.
  • A psicologia de crianças pré-escolares Resenha

    Lazaretti, Lucinéia Maria
Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790, CEP: 87020-900, Maringá, PR - Brasil., Tel.: 55 (44) 3011-4502; 55 (44) 3224-9202 - Maringá - PR - Brazil
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