Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 19, Issue: 2, Published: 2003
  • Editorial

  • The Psychology National Examination: aims, problems, consequences and suggestions

    Primi, Ricardo; Landeira-Fernandez, J.; Ziviani, Cilio

    Abstract in Portuguese:

    O Governo Federal, através do Ministério da Educação, criou o Exame Nacional de Cursos (Provão), com objetivo de avaliar os diferentes cursos de graduação e apontar eventuais falhas na formação acadêmica de seus alunos. O primeiro Provão de Psicologia foi realizado em 2000 e desde então vem sendo realizado anualmente por todos os alunos de Psicologia que estão se formando. O propósito do presente trabalho é o de discutir se os dois objetivos dessa forma de avaliação - discriminar os diferentes cursos de Psicologia e apontar falhas na formação de seus alunos - vêm sendo alcançados. Inicialmente apresentamos alguns problemas encontrados no primeiro Provão de Psicologia realizado em 2000, bem como de suas possíveis conseqüências. Finalmente, o trabalho propõe sugestões para a melhora deste sistema de avaliação.

    Abstract in English:

    The Brazilian Federal Government, through the Ministry of Education, devised the National Course Examination in order to evaluate the several Brazilian undergraduate courses and point out possible academic education deficiencies. The first Psychology National Course Examination was carried in 2000 and since then it has being annually carried out for all Psychology senior students. The purpose of the present work is to argue whether the two main purposes of this form of evaluation - to discriminate the different courses of Psychology and to point out deficiencies in Psychology education - are being reached. Initially we present some problems found in the first Psychology National Course Examination and possible consequences of these problems. Finally, we put forward some suggestions that might improve the purposes of this type of Psychology academic evaluation.
  • Freudian theory of consciousness

    Gomes, Gilberto

    Abstract in Portuguese:

    Reunindo referências esparsas em sua obra, o artigo investiga quais as concepções de Freud sobre a consciência e como elas se articulam no corpo de sua teoria e com a prática psicanalítica. A consciência é vista como percepção do mundo exterior, de sentimentos e de processos do pré-consciente. Resulta da atividade de um sistema específico (o sistema percepção-consciência). A superação das resistências leva uma representação inconsciente a se tornar pré-consciente, através de ligação a representações de palavras. A atenção pode tornar conscientes certas representações pré-conscientes. A consciência não é uma propriedade intrínseca de certos sentimentos e pensamentos. Estes não são necessariamente o que parecem ser para o próprio sujeito. O processo pelo qual certas representações pré-conscientes, mais duráveis, se tornam transitoriamente conscientes pode abrir o caminho para a suspensão do recalque.

    Abstract in English:

    From the analysis of various passages in Freud's works, we try to find out what his conception of consciousness is and how it relates to his general theory and to psychoanalytical practice. Consciousness is seen as perception of the outside world, of feelings and of processes in the preconscious. It results from the activity of a specific system (the system perception-consciousness). The overcoming of resistances allows an unconscious presentation to become preconscious, through linkage with word presentations. Attention may make certain preconscious presentations conscious. Consciousness is not an intrinsic property of certain feelings and thoughts. These are not necessarily what they seem to be to the subject. The process through which certain preconscious presentations, of longer duration, become transitorily conscious may open up the way to a lifting of repression.
  • Freud's energetic perspective: a monism mentalism?

    Cândido, Carla Laino

    Abstract in Portuguese:

    É possível conceber a mente como um processo que emerge do corpo sem que possa ser reduzida a ele? Argumentamos que, ao situar as operações cerebrais mais próximas do terreno do significado, Freud desenvolve uma perspectiva energética do psiquismo que, além de se aproximar da moderna teoria científica da complexidade auto-organizada, é capaz de questionar as definições e categorias dualistas que tradicionalmente são aplicadas à relação mente-corpo. Com isso, Freud nos permite pensar em um corpo vivencial e multidimensional que difere do corpo abstrato da Modernidade, paradigmático ainda hoje para a maior parte das ciências que pesquisam o comportamento humano. A partir daí concluímos que, embora haja uma clara hegemonia do conhecimento biológico no estudo da mente, a contribuição freudiana que aponta a impossibilidade de traduzirmos completamente nossa experiência corporal em linguagem não pode ser ignorada, pois permite a conquista de uma nova racionalidade.

    Abstract in English:

    Is it possible to conceive the mind as a process that come from the body but not reduced to it? We assume that Freud developed an energetic perspective of psychism approximating cerebral operations from the meaning dimension that besides being near to the modern scientific theory of self-organization discuss the traditional dualistic mind-body definition. Freud´s body concept is a vivid and multidimensional category differing from the paradigmatic body concept and this conflict is the point that we want to go deeper here. There is, nowadays, a dominancy of biological knowledge in mind´s studies and we concluded that the Freudian contribution that stress the impossibility of transforming body experience to language entirely permit to acquire a new rationality about mind-body relationship.
  • Social constructionism and metapsychology: a dialogue about the concept of self

    Guanaes, Carla; Japur, Marisa

    Abstract in Portuguese:

    O conceito de self tem sido central nas teorias da psicologia clínica, sendo difícil encontrar, neste campo, estudos que prescindam desta noção. Contudo, alguns teóricos têm questionado concepções mais conhecidas de self, apontando seu caráter construído e situado. Neste artigo, apresentamos o modo como o self tem sido descrito em algumas propostas psicanalíticas e construcionistas sociais, visando a construção de algumas diferenças entre elas. Buscamos, assim, favorecer uma aproximação de estudiosos da área clínica com o construcionismo social, entendendo que esta abordagem favorece uma reflexão sobre o próprio processo de produção de conhecimento sobre o mundo e sobre o self.

    Abstract in English:

    The concept of self had become central in clinical psychology, in such a way that it is hard to find a theory that doesn't make use of it. However, some theorists have criticized some traditional concepts of self, emphasizing their constructed and local nature. Our aim is to present how this concept has been described in some psychoanalytic and constructionist approaches, thus favoring an understanding about their differences. With this, we intend to favor an approach of therapists with social constructionism, once this perspective has promoted a critical view about the way we construct meanings about the world and the self.
  • Work values' scale: WVS

    Porto, Juliana Barreiros; Tamayo, Álvaro

    Abstract in Portuguese:

    Na literatura internacional são encontradas várias escalas para medir valores relativos ao trabalho, porém a maioria apresenta problemas com relação à definição do conceito ou a falta de integração com os modelos teóricos sobre valores pessoais. No Brasil foram encontrados dois instrumentos, um não foi validado para a população brasileira e o outro foi validado para uma população de baixa escolaridade. Foi objetivo do presente estudo desenvolver e validar uma Escala de Valores relativos ao Trabalho. Para o desenvolvimento da EVT foi realizado um levantamento de instrumentos anteriores e foram entrevistados trabalhadores. Após a análise de juízes e validação semântica, o instrumento foi respondido por 394 pessoas. A análise fatorial apontou para quatro fatores: Realização no trabalho, Relações sociais, Prestígio e Estabilidade. O instrumento após validação é composto por 45 itens. Os resultados corroboraram o modelo teórico previsto e conclui-se que a escala foi devidamente estabelecida e pode ser utilizada para pesquisa e diagnóstico.

    Abstract in English:

    The international literature presents some work values scales, although the majority has definitional problems or lacks integration with the personal values theoretical models. In Brazil we identified two scales, one was not validated to Brazilian population and the other was validated to low educational level individuals. The objective of this study was to develop and validate a Work Values' Scale. Questionnaires in the literature as well as interview were used to develop the scale. After peer analysis and semantic validation, 394 people answered the questionnaire. The factor analysis yielded four factors: Realization at work, Social relations, Prestige and Stability. 45 items composed the final questionnaire. The results corroborate the theory and we conclude that the scale developed was well validated and may be used to research and diagnostic purposes.
  • Coping measurement in occupational setting

    Pinheiro, Fernanda Amaral; Tróccoli, Bartholomeu Tôrres; Tamayo, Mauricio Robayo

    Abstract in Portuguese:

    Coping<a href="#nt02">²</a> pode ser definido pela forma como as pessoas comumente reagem ao estresse. Estas reações estão relacionadas a fatores pessoais, demandas situacionais e recursos disponíveis (Lazarus & Folkman, 1984). Entretanto, medidas de coping geral raramente contemplam os fatores situacionais. A mensuração de coping no ambiente ocupacional deve considerar os recursos e estratégias disponíveis, permitir agilidade ao preenchimento e satisfazer critérios psicométricos usuais. O objetivo deste trabalho foi (1) traduzir e adaptar para a língua portuguesa uma escala de coping ocupacional; (2) investigar suas características psicométricas por meio de análise fatorial e por suas relações com medidas de suporte social, sobrecarga de trabalho e exaustão emocional. Trezentos e noventa e sete trabalhadores em ambiente de escritório (x = 37,9; dp = 9,7) responderam à escala traduzida e a medidas de suporte social, sobrecarga e exaustão emocional durante o expediente de trabalho. A análise fatorial mostrou a existência de três fatores que explicaram 29,6% da variância total. Os resultados forneceram evidências de validade de critério e confiabilidade à escala de coping ocupacional traduzida.

    Abstract in English:

    Coping represents the way people commonly react to stress. These reactions are related to personal factors, situational demands and available resources (Lazarus & Folkman, 1984). However, measures of general coping rarely fully contemplate situational factors. Coping measures in occupational settings should take into account available resources, should be easy to answer and fulfil all psychometric criteria. The objective of this work was (1) to translate and to adapt to Portuguese an occupational coping scale and (2) to investigate its psychometric characteristics through factor analysis and its relationships with measures of social support, work overload and emotional exhaustion. Three hundred ninety seven office workers (x = 37.9; sd = 9.7) answered in their workplace the proposed occupational coping scale and measures of social support, work overload and emotional exhaustion. Factor analyses showed three factors that explained 29.6% of the total variance. The results gave support to the criterion validity and reliability of the translated occupational coping scale.
  • Sniffy the rat goes to school

    Tomanari, Gerson Yukio; Eckerman, David Alan

    Abstract in Portuguese:

    Sniffy Pro - O Rato Virtual é um programa de computador, acompanhado de um manual de laboratório, que tem como proposta servir de recurso didático aplicado ao ensino introdutório de Análise Experimental do Comportamento, em especial às atividades práticas normalmente desenvolvidas em laboratórios de condicionamento operante que empregam ratos como sujeitos e caixas de Skinner como equipamento experimental. O objetivo do presente artigo é analisar Sniffy Pro no tocante aos aspectos concernentes à sua pertinência e adequação como material de ensino. Segundo os autores de Sniffy Pro, este aplicativo seria atraente pelo que representa em termos de tecnologia informatizada, pelo seu baixo custo, pela sua facilidade de uso e pela economia de tempo que propicia. Entretanto, tomados vários aspectos da concepção de Sniffy Pro, seu conteúdo e estrutura, bem como alguns aspectos éticos relacionados, demonstra-se que a sua utilização como recurso didático deve muito provavelmente ocorrer às custas de prejuízos na formação científica do estudante de Psicologia.

    Abstract in English:

    Sniffy Pro - The Virtual Rat is a computer software program as well as a laboratory textbook developed to serve as an alternative teaching tool to be used in introductory courses on the Experimental Analysis of Behavior, especially the laboratory activities that usually employ rats as experimental subjects and Skinner boxes as apparatuses. The main goal of this paper was to analyze Sniffy Pro regarding its adequacy as a learning resource. According to the authors of Sniffy Pro, this software would be attractive because it applies technology to a teaching setting, by its low cost, by its ease of use and by the time it saves. However, the present analysis of Sniffy Pro's conception, content, structure, as well as ethical issues, allows one to conclude that its use as a teaching tool is likely to impair the student's learning.
  • Effect of instructions on the demonstration of equivalence among locations

    Medeiros, Carlos Augusto de; Ribeiro, Antonio de Freitas; Galvão, Olavo de Faria

    Abstract in Portuguese:

    A maioria dos trabalhos sobre equivalência com participantes humanos resultou na formação de classes de equivalência independentemente das características dos estímulos empregados. Entretanto, uma série de estudos recentes utilizando a posição como dimensão relevante de estímulo mostrou resultados negativos, em sua maioria. O presente estudo pretendeu verificar se instruções que tornassem mais clara a tarefa dos participantes resultaria em melhor desempenho na formação de três classes de equivalência formadas pela posição relativa de nove quadrados compondo uma matriz três por três. Dez estudantes universitários que participaram do experimento receberam instruções mínimas. Onze outros receberam instruções adicionais instando-os a levar em conta nas próximas tentativas (tentativas de teste) o que aprenderam no decorrer do experimento (tentativas de linha de base). Dez participantes que receberam instruções adicionais e cinco que receberam instruções mínimas formaram as três classes equivalentes de posição. Deste modo parece evidente que as instruções adicionais facilitaram a formação de equivalência. Entretanto, o presente trabalho também difere dos anteriores em mais dois aspectos: 1) na utilização de uma cor diferente para cada classe, e 2) na permissão de um maior número de testes antes de concluir-se pela não formação de equivalência, favorecendo deste modo, mais extinção de respostas incompatíveis com as contingências programadas.

    Abstract in English:

    Most equivalence studies with humans resulted in stimulus equivalence class formation irrespectively of stimulus characteristics. However, a series of recent studies with location as the relevant stimulus dimension showed mainly negative results. This study intended to verify whether instructions clarifying the participant's tasks would improve his performance in the formation of three equivalence classes composed by the relative locations of nine squares in a three by three matrix. Ten college-student participants received minimal instructions. Eleven other students received additional instructions advising them to consider what they learned to that point (baseline) in the next trials (tests). Ten participants that received additional instructions and five that received minimal instructions formed the three equivalence classes. The additional instructions facilitated equivalence formation. However the present study also differs from previous ones in two aspects: 1) in using a different color for each class, and 2) in allowing a larger number of tests before concluding for the failure to form equivalence, and therefore allowing further opportunity for extinction of responses incompatible with the programmed contingencies.
  • The deaf student in a non-specialized school: theacher's perception and behavior

    Silva, Angélica Bronzatto de Paiva e; Pereira, Maria Cristina da Cunha

    Abstract in Portuguese:

    Com o objetivo de conhecer a imagem que professores de escola regular têm da surdez e do aluno surdo, bem como a influência desta imagem na sua prática pedagógica, procedeu-se à análise de entrevistas e observações em sala de aula de sete professoras do Ensino Fundamental regular, que têm aluno surdo na classe. A interpretação dos dados fundamentou-se na Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (1977), tendo sido estabelecidas as seguintes categorias temáticas: intelectual, comportamental, aprendizagem e linguagem. A análise dos dados evidenciou que a dificuldade de linguagem da criança surda leva, muitas vezes, o professor a construir uma imagem equivocada do aluno surdo a qual se reflete nas suas ações em relação às crianças. Assim, embora considerem os alunos inteligentes, bem comportados e com potencial para aprendizagem, todas as professoras pareciam tratar os alunos como tendo muita dificuldade para acompanhar o processo escolar.

    Abstract in English:

    With the objective of understanding the image that teachers of regular (non-specialized) schools make about deafness and deaf students, as well as the influence of this image in the teaching process, it was performed a series of interviews and observations in the classroom of seven teachers of regular primary school, in which a deaf student is present. The analysis of data was based on the Content Analysis, proposed by Bardin (1977), in which the following thematic categories have been established: intellectual, behavior, learning and language. The analysis of the data indicated that the language difficult of the deaf child leads, in many cases, to the building by the teacher of an incorrect image of the deaf student, which is reflected in the teacher's behavior towards these students. Even though the students are considered to have good learning skills, good behavior and, good potential for learning, all the teachers observed seem to treat the deaf student as having a lot of difficulties to follow the school curriculum.
  • The intergenerational repetition and the actual meaning of hearing disorders

    Rezende, Isa Gonçalves; Krom, Marilene; Yamada, Midori Otake

    Abstract in Portuguese:

    Por meio de um enfoque integrado da visão sistêmica, terapia familiar, abordagem intergeracional e leitura instrumental mítica, o presente estudo buscou compreender a família de um sujeito com deficiência auditiva, reconhecer mitos familiares, bem como estabelecer relações entre estes mitos e o significado atual por ele atribuído a sua deficiência. Para coleta de dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, as quais foram analisadas qualitativamente. Foram identificados os mitos da união, da deficiência auditiva e da luta pela sobrevivência. A repetição da deficiência auditiva em vários membros da família gerou rigidez das pautas de ajuda e cuidado determinadas pelo mito da união e das fronteiras com o mundo externo. Ao identificar os conteúdos que atravessam intergeracionalmente a família, pôde-se garantir a possibilidade de encontrar novos caminhos para lidar com a deficiência, ampliar a visão do contexto e confirmar a necessidade da participação familiar na reabilitação global do sujeito.

    Abstract in English:

    The present clinical case study used a systemic perspective, concepts of family therapy, an intergenerational approach and mythic instrumental reading to understand the family of a subject with hearing impairment. The objective was to recognize the family myths and to establish the relationships between these myths and the present day meaning assigned by him to his deficiency. A semi-structured interview was used to gather information. A qualitative analysis of the data allowed the identification of myths regarding the hearing impairment, family unity, and the struggle to survive. The presence of hearing impairment in other members of the family has generated rigidity in the rules regarding help and care. Such rigidity is related to the myth of family unity and to the frontiers that have been established with the external world. The identification of the intergenerational contents that cross over the family history generated the possibility to find new ways to deal with the impairment. It also provided an overview of the family context and confirmed the necessity of family participation in the rehabilitation process.
  • Book review: work in transition, health in risk

    Carneiro, Thiago Lopes; Carvalho, Jullyana Lemes di
  • News: Angela Biaggio's scientific legacy to Brazil

    Camino, Cleonice Pereira dos Santos
  • News: Franco Lo Ptresti Seminerio: the man, the teacher, the friend

    Silva, José Aparecido Da; Biasoli-Alves, Zélia Maria Mendes
  • News: for professor Luiz Otavio de Seixas Queiroz, affectionately

    Batista, Cecilia Guarnieri; Ferrari, Elenice A. de Moraes; Laloni, Diana Tosello
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com