Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 20, Issue: 2, Published: 2004
  • Editorial

  • Cultural bias in the SON-R test: comparative study of Brazilian and dutch children

    Tellegen, Peter J.; Laros, Jacob A.

    Abstract in Portuguese:

    No presente estudo, incluindo 83 crianças brasileiras e 51 holandesas, verificou-se a presença de viés cultural nos itens do SON-R 5½-17 que usam objetos e situações concretas. Dois procedimentos foram seguidos para detectar viés do item. No primeiro, perguntou-se às crianças, imediatamente depois de uma resposta errada, se elas reconheceram os desenhos utilizados nos itens. No segundo procedimento, comparou-se a dificuldade dos itens para as crianças brasileiras com a dificuldade dos itens para as crianças holandesas da amostra de normatização do SON-R 5½-17. Identificaram-se quatorze itens com viés, dos quais dez favorecem as crianças holandesas e quatro as crianças brasileiras. A desvantagem cultural para as crianças brasileiras é bastante pequena, levando em consideração o grande número de itens investigado. Este estudo indicou quais itens do SON-R 5½-17 precisam ser melhorados, não só por razões de viés cultural, mas também porque crianças, independentemente do background cultural, encontraram problemas com o reconhecimento de vários desenhos.

    Abstract in English:

    The present study, including 83 Brazilian and 51 Dutch children, evaluated the presence of cultural bias in items of the SON-R 5½-17 that make use of concrete objects and situations. Two procedures were followed to detect item bias. The first consisted of asking the children, immediately after an incorrect answer, whether they recognized the pictures. The second procedure compared item difficulties of the Brazilian children with those of the Dutch children belonging to the standardization sample of the SON-R 5½-17. Fourteen items were detected with bias: ten of these favored the Dutch group and four the Brazilian group. The cultural disadvantage for Brazilian children is rather small, taking the large amount of investigated items into account. This study indicated which items of the SON-R 5½-17 should be improved, not only for reasons of cultural bias, but also because children, irrespective of their cultural background, encountered problems with the recognition of several pictures.
  • Children exposed to marital violence: assessment of academic performance

    Brancalhone, Patrícia Georgia; Fogo, José Carlos; Williams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque

    Abstract in Portuguese:

    O trabalho avaliou o desempenho acadêmico de 30 crianças em pares, sendo 15 crianças do Ensino Fundamental expostas à violência conjugal e 15 crianças não expostas à violência, do mesmo sexo e idade, escolhidas nas mesmas salas de aula do respectivo par. Os professores responderam à Escala de Avaliação da Performance Acadêmica (EAPA) e forneceram o Boletim Escolar dessas crianças. O TDE - Teste do Desempenho Escolar foi aplicado para constatar as áreas acadêmicas em que estas crianças apresentavam dificuldades. Das 15 crianças expostas avaliadas, 14 presenciaram pelo menos um episódio de agressão da mãe e sete estavam convivendo com violência conjugal há mais de cinco anos. Os resultados da EAPA foram significativamente menores para o grupo exposto, com a média de 52,9 pontos contra 67,8 do grupo de crianças não expostas. Nas análises dos resultados dos conceitos do Boletim Escolar e do TDE, as diferenças não foram significativas.

    Abstract in English:

    This study assessed the academic performance of 30 children in pairs: 15 children exposed to marital violence attending elementary school and 15 children not exposed to violence, of the same gender and age chosen in the same classes of their respective pairs. The teachers answered the Academic Performance Rating Scale (APRS), and supplied a copy of the children's grades. The Academic Performance Test (TDE) was used to assess the academic skills in which the children had difficulties. The results pointed out that, from 15 children exposed to violence, 14 had witnessed at least one episode of aggression towards their mother and seven were living in an violent environment for more than five years. APRS test results were significantly lower for the group of exposed children, with an average of 52.9 points against 67.8 from the group of non-exposed children. In the school grades and TDE test the differences were not significant.
  • The present father: discovering the fatherhood in a contemporary family

    Gomes, Aguinaldo José da Silva; Resende, Vera da Rocha

    Abstract in Portuguese:

    O objeto deste estudo é a figura concreta de um pai, presente em sua corporalidade e afetividade, que se depara com a demanda subjetiva, advinda da exigência de revisão de seu papel no mundo contemporâneo. Buscamos encontrar a paternidade que acolhe e convive com o processo de transformações em marcha: o pai que transita entre valores novos e arcaicos. O acesso a este conhecimento se deu através do método clínico de pesquisa, com apoio da psicanálise. Sem submeter os participantes ao tratamento psicanalítico, aplica seus conceitos na interpretação de fenômeno que tem dimensão subjetiva e também, social. Adotamos a entrevista como principal instrumento e a análise qualitativa enquanto estratégia, por permitir relevância à fala do entrevistado e dela extrair o dado significativo para nossas indagações.

    Abstract in English:

    This study focus on the real father figure present in his bodily and affectiveness, who has to face a subjective demand that came from the requirements of reviewing his role in the contemporary world. We looked for the paternity that refuge and lives together with the transformation process which transit through news and archaic values. The access to this knowledge was feasible through a clinical research method with the psychoanalysis support. Without submitting the participants into a psychoanalytical treatment, this study applies the psychoanalysis concepts on the interpretation of a subjective and social dimension phenomenon. We adopted the interview practice as the main tool and the qualitative analysis as strategy, in order to permit relevance to the interviewed speaking and extract from it the significant datum to our indagations.
  • Hyperactive child: a gestaltic view

    Antony, Sheila; Ribeiro, Jorge Ponciano

    Abstract in Portuguese:

    A pesquisa objetivou investigar o funcionamento psicológico da criança hiperativa em base a teoria do ciclo do contato da abordagem gestáltica, proposta por Ribeiro (1997). O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se por distúrbios motores, perceptivos, emocionais e comportamentais. Segundo os critérios diagnósticos do DSM-IV (1994), esse transtorno reúne 18 sintomas básicos de desatenção, hiperatividade e impulsividade. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa. A amostra foi composta por 20 sujeitos: cinco casais, cinco professoras e cinco crianças entre oito e 11 anos de idade. Utilizaram-se a entrevista aberta e o Teste de Apercepção Infantil com figuras de animais (CAT-A), como instrumentos de coleta de dados. Concluímos que a criança hiperativa apresenta processos psicológicos específicos que formam a base de sua personalidade. A hiperatividade é a característica que define o transtorno. Não há propriamente um déficit de atenção. Propomos, portanto, uma terminologia diferente: Transtorno de Hiperatividade/Atenção.

    Abstract in English:

    The study investigated the psychological functioning of the hyperactive child according to Contact Cycle Theory of Gestalt Approach, proposed by Ribeiro (1997). Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) is characterized by motor, perceptual, emotional and behavioral disturbances. According to DSM-IV (1994), the disorder comprises 18 basic symptoms of inattention, hyperactivity and impulsiveness. The research adopted a qualitative approach. The sample was composed by 20 subjects: five couples, five teachers and five children from eight to 11 years old. Non-structured interviews and children's apperception test using animal figures (CAT-A) were applied as instruments to collect data. We concluded that hyperactive child displays specific psychological processes forming the base of his personality, hyperactivity is the characteristic that defines the disorder, and that there is no attention deficit properly. Thus, we propose a different terminology: Hyperactivity/Attention Disorder.
  • Risk and protection: looking for an equilibrium that provides resilience

    Pesce, Renata P.; Assis, Simone G; Santos, Nilton; Oliveira, Raquel de V. Carvalhaes de

    Abstract in Portuguese:

    O artigo analisa a relação da resiliência com eventos de vida desfavoráveis e fatores de proteção. A amostra do estudo foi de 997 adolescentes escolares da rede pública de ensino de São Gonçalo/RJ. Como medida de resiliência utilizou-se a Escala de Resiliência desenvolvida por Wagnild e Young (1993). Para medir eventos de vida foram utilizadas escalas de violência física (Straus, 1979) e psicológica (Pitzner & Drummond, 1997), itens de violência na escola e na localidade, violência entre irmãos e entre pais, e violência sexual entre outros. Como fatores de proteção utilizou-se: Escala de Apoio Social de Shebourne e Stewart (conforme citado por Chor, Grip, Lopes & Farstein, 2001), Escala de Auto-Estima (Rosemberg, 1989), itens abordando supervisão familiar, relacionamento com amigos e professores. Os eventos de vida negativos não apresentaram relação com a resiliência, enquanto os fatores de proteção mostraram-se todos correlacionados com o constructo.

    Abstract in English:

    The article analyzes the relationship of the resilience with unfavorable life events and protection factors. The sample of that study belonged to 997 school adolescents of the public schools of São Gonçalo/RJ. As measure of resilience was used the Resilience Scale developed by Wagnild & Young (1993). To measure Life Events were used scale of physical violence (Straus, 1979) and psychological violence (Pitzer & Drummond, 1997), violence items in the school and in the place, violence among siblings and among parents, sexual violence and others. As protection factors were used the Scale of Social Support of Shebourne e Stewart (Chor, Grip, Lopes & Farstein, 2001), the Scale of Self-Esteem of Rosemberg (1989), family supervision, relationship with friends and teachers. It was observed that the negative life events didn't present relationship with the resilience. On the other hand, the appraised protection factors were shown all correlated with the resilience.
  • Adolescents with Systemic Lupus Erythematosus: a study with the rorschach method

    Santoantonio, Jacqueline; Yazigi, Latife; Sato, Emília

    Abstract in Portuguese:

    Características da personalidade de adolescentes com Lúpus Eritematoso sistêmico (LES) foram estudadas por meio do método de Rorschach e da Escala Wechsler de Inteligência. A atividade da doença foi avaliada através do Índice de Atividade do LES (SLEDAI). Na Escala Wechsler, o QI médio do Grupo Índice foi menor que o do Grupo Controle. No Rorschach, as pacientes com lúpus apresentaram maior dificuldade nas relações interpessoais e na auto-estima, porém com recursos para processar afeto e tolerar estresse. Foi observada correlação positiva moderada entre o índice da atividade da doença e a proporção de constrição afetiva: quanto maior o escore do SLEDAI, menor a capacidade para processar emoção. A correlação entre o SLEDAI e o QI foi positiva: quanto maior o índice de atividade do LES, menos recursos intelectuais se mostram disponíveis.

    Abstract in English:

    Personality characteristics in adolescents with Systemic Lupus Erythematosus - (SLE) were investigated using the Rorschach Method and the Wechsler Intelligence Scale. The SLE Disease Activity Index was administered. In the Wechsler Intelligence Scale the mean IQ of the Experimental Group was significantly lower than that of the Control Group. In the Rorschach, lupus patients showed greater difficulty in interpersonal interactions and in self-esteem, although they displayed the resources to process affect and to cope with stressful situations. A positive moderate correlation between the activity index of the disease and the affect constriction proportion of the Rorschach was observed: the higher the SLEDAI score, the lower the capacity to process affect. The correlation between the activity index of the disease and IQ was positive: the higher the activity index of the disease, the lower the intellectual ability.
  • Development of a subjective well-being scale

    Albuquerque, Anelise Salazar; Tróccoli, Bartholomeu Tôrres

    Abstract in Portuguese:

    Há poucas medidas válidas de bem-estar subjetivo adaptadas à população brasileira. Nesse estudo, diversos itens foram elaborados para o desenvolvimento de um instrumento para mensurar os três maiores componentes do bem-estar subjetivo: satisfação com a vida, afeto positivo e afeto negativo. A Escala de Bem-Estar Subjetivo (EBES) foi respondida por 795 pessoas (idade média = 35,6 anos; desvio-padrão = 4,83). A análise dos componentes principais e a análise fatorial (extração dos eixos principais - PAF e rotação oblimin) revelaram os três fatores esperados: afeto positivo (21 itens, explicando 24,3% da variância, alfa = 0,95); afeto negativo (26 itens, 24,9% da variância, alfa = 0,95) e satisfação-insatisfação com a vida (15 itens, 21,9% da variância, alfa = 0,90). Juntos, os três fatores explicaram 44,1 % da variância total do construto. Os 69 itens da EBES foram analisados pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). Os resultados demonstraram validade de construto da EBES.

    Abstract in English:

    There are few valid measures of subjective well-being adapted to the Brazilian population. In this study, several items were elaborated for the development of an instrument to measure the three major components of subjective well-being: satisfaction with life, positive affect and negative affect. The Subjective Well-Being Scale (EBES) was answered by 795 participants (mean age = 35.6 years old; standard deviation = 4.83). Principal components and factor analysis of their answers (extratcion of principal components - PAF and direct oblimin rotation) revealed the expected three factors: positive affect (21 items, explaining 24.3% of the variance, alpha = 0.95); negative affect (26 items, 24.9% of the variance, alpha = 0.95) and satisfaction-dissatisfaction with life (15 items, 21.9% of the variance, alpha = 0.90). Together, these three factors explained 44.16% of the total variance of the construct. The 69 items of the EBES were further analyzed using Item Response Theory (IRT). All the results supported the construct validity of the Subjective Well-Being Scale.
  • Psychological impacts of the use of cell phones: an exploratory study of Brazilian youth

    Nicolaci-da-Costa, Ana Maria

    Abstract in Portuguese:

    A literatura recente revela que, ao penetrarem em nossas vidas, inovações tecnológicas, como os computadores e a Internet, geraram importantes transformações psicológicas. Sabe-se muito pouco, no entanto, sobre os impactos psicológicos de outra nova tecnologia: a telefonia celular. Os resultados de uma pesquisa exploratória sobre o uso de celulares por jovens cariocas sugerem que a telefonia móvel também está produzindo alterações psicológicas. Indicam, ainda, que essas alterações são condizentes com a nova organização subjetiva - fluida e em constante transformação - descrita por vários analistas da era contemporânea. No caso desses jovens, as principais alterações identificadas dizem respeito: à dilatação da sua autonomia, liberdade e privacidade; ao incremento da intimidade em vários de seus relacionamentos; à emergência de novas formas de controle interpessoal; ao aumento de sua sensação de segurança e ao sentimento de nunca estarem sós.

    Abstract in English:

    Recent studies show that, in the process of becoming part of our lives, technological innovations, such as computers and the Internet, have produced important psychological transformations. Little is known, however, about the psychological impacts of another new technology: mobile telecommunication. The results of an exploratory investigation into the use of cell phones by young inhabitants of Rio de Janeiro suggest that mobile telephony is also generating psychological changes. In addition, they indicate that such changes are consistent with the new subjective organization - fluid and ever-changing - described by several analysts of the present era. In the case of these youngsters, the most important changes detected are related to: their increased autonomy, freedom and privacy; the increased intimacy that characterizes many of their relationships; the emergence of new forms of interpersonal control; their increased sense of security and the feeling of never being alone.
  • A semantic approach to the concepts of urban, rural and cooperative

    Albuquerque, Francisco José Batista de; Pimentel, Carlos Eduardo

    Abstract in Portuguese:

    No planejamento de políticas públicas vinculadas ao desenvolvimento rural, a definição de alguns conceitos, como os de ambiente rural, urbano e cooperativa são sumamente importantes. Considerando que a Psicologia pouco contribuiu no desenvolvimento rural, objetivou-se conhecer os significados que são socialmente atribuídos aos conceitos de rural, urbano e cooperativa. Através da participação de 318 estudantes do ensino médio, do estado da Paraíba (Brasil), pôde-se verificar que o rural é entendido como essencialmente rurícola; o ambiente urbano, por outro lado, é concebido como oposto ao rural e o conceito de cooperativa, tem uma significação eminentemente positiva, que engloba palavras como ajuda e união. Destaca-se a necessidade de se refletir criticamente acerca das políticas para o desenvolvimento rural e de pesquisas na área que contribuam para aclarar questões relacionadas ao desenvolvimento de propostas que contemplem o rural na sua totalidade, proporcionando rever conceitos e avaliar práticas de ações governamentais.

    Abstract in English:

    When it comes to the planning of public policies linked to the rural development, finding a definition of concepts of rural and urban environments and also of cooperative becomes essentially important. Considering that psychology has barely little contributed to the rural development, this study aimed at identifying the meanings which are socially given to the mentioned concepts. With a sample of 318 high school students from Paraíba (Brazil), it was observed that the rural construct conveyed meanings essentially related to the rural atmosphere; the urban environment was conceived as being the opposite of rural and the concept of cooperative carried a positive meaning, having within it words like 'help' and 'union'. Critical thoughts over the policies for the rural development are urged and so are further studies in the area which may contribute to clarify aspects related to the development of proposals for the rural environment in its totality. The review of some concepts is provided and also the evaluation of some government actions through public policies.
  • Popular participation and daily life: encounters and disengagement

    Baltazar, Bernadete

    Abstract in Portuguese:

    O presente trabalho teve como objetivo identificar como as lideranças de organizações populares na Grande Vitória avaliam a relação entre sua militância e a vida cotidiana. Foram entrevistadas doze lideranças - seis mulheres e seis homens. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e revelaram que a militância representa dificuldades, tais como pouco tempo para si mesmo e para a convivência familiar. Entretanto, permite também realização e crescimento pessoal, sendo feita com prazer. Os dados também indicam a existência de contradições entre a prática e o discurso. Dessa forma, os resultados apontam para o desafio atual da militância envolvendo tanto a transformação pessoal como das condições objetivas de vida da população.

    Abstract in English:

    This paper aimed to identify how the leaderships of popular organizations in metropolitan region of Vitória value the connection of their militancy and their daily live. Twelve leaders were interviewed - six women and six men - and the data were submitted to content analysis. The data revealed that militancy presents some difficulties, such as little time to themselves and to their family. However, it represents a way for personal realization and growing, when done with pleasure. The data also point to some contradictions between practice and speech. So, the results indicate a challenge for militancy, which comprehends personal changes as much as changes in the objective conditions of the population's life.
  • Auxiliary precurrent behavior: effects of the number of discriminative dimensions in the task

    Oliveira-Castro, Jorge M.; Campos, Ana Paula Martins de

    Abstract in Portuguese:

    Trabalhos anteriores mostraram que o nível de complexidade de tarefas de pares associados pode ser medido com base na quantificação das probabilidades programadas de reforço na presença das duas diferentes dimensões discriminativas das tarefas. No Experimento 1 (seis estudantes) do presente trabalho, foram investigados possíveis efeitos diferenciais de manipulações nas probabilidades de reforço para essas duas dimensões (aprender n respostas associadas ao mesmo evento versus aprender n respostas associadas cada uma a um evento diferente). No Experimento 2 (16 estudantes), o número de dimensões discriminativas do primeiro membro dos pares variou de dois (forma e posição) a quatro (forma, posição, cor, e forma secundária). De forma geral, os resultados sugerem que o desempenho melhora com aumentos no nível de correspondência unívoca entre estímulos discriminativos e respostas. Os efeitos observados podem ser explicados com base nas mudanças nas probabilidades programadas de reforço na presença das diferentes dimensões.

    Abstract in English:

    Previous studies have shown that the level of complexity of paired-associates tasks can be measured on the basis of the quantification of programmed reinforcement probabilities in the presence of the two discriminative dimensions of these tasks. In Experiment 1 (six students) of the present paper, possible differential effects of changes in reinforcement probability for these two dimensions were investigated (to learn n responses associated to the same events versus to learn n responses each one associated to a different event). In Experiment 2 (16 students), the number of discriminative dimensions of the first member of the associated pairs varied from two (shape and position) to four (shape, position, color, and secondary shape). In general, results suggest that performance increases with increases in the level of univocal correspondence between discriminative stimuli and responses. The observed effects can be explained on the basis of changes in the programmed probabilities of reinforcement in the presence of different dimensions.
  • Book review: Psychology, organizations and work in Brazil

    Jaques-Jesus,
  • Book Review: Psicopathology II - Clinical semiology: theoretical-clinical investigation of the classic psychopathological syndromes

    Araújo, José Newton Garcia de
  • News: National curriculum directives for undergraduate courses in psychology

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