Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

Prezados leitores,

Desde que assumi a editoria geral dos periódicos ANPAD tenho tido como maiores desafios, de um lado, a redução do tempo entre a submissão dos trabalhos às nossas revistas e sua efetiva publicação e, por outro lado a diferenciação entre as publicações.

A possibilidade efetiva de escoamento do grande estoque de trabalhos aprovados para publicação na RAC via RAC – Eletrônica (quando consentida por seus autores) tem como decorrência a indesejada similaridade de conteúdo entre as revistas.

A solução encontrada foi a paulatina diferenciação das linhas editoriais.O leitor pode examinar a descrição atual dessas linhas no endereço eletrônico http:// www.anpad.org.br/ diversos/periodicos/ periodicos_linha_editorial.htm.

A presente edição especial guarda uma estreita relação com esse processo de caracterização de nossos periódicos, uma vez que ela marca as últimas publicações de artigos de Contabilidade e Controladoria Gerencial na RAC, já que, a partir desta edição todos os artigos desta importante área deverão ser encaminhados para a RAC – Eletrônica.

De forma a viabilizar esta decisão, a presente edição foi inteiramente dedicada à Contabilidade e Controladoria Gerencial, permitindo que agora os leitores dessa área, a partir de agora, foquem sua leitura na RAC – Eletrônica.

Uma pesquisa a ser realizada brevemente com os leitores da RAC, RAC – Eletrônica e BAR deverá servir para acelerar esse processo de aprofundamento das diferenças entre nossas linhas editoriais, fazendo com que, no curto prazo, outras áreas de conhecimento abrangidas pela ANPAD venham a ser direcionadas especificamente para um ou outro dos periódicos. Assim sendo, passemos à descrição desta edição:

Os dois primeiros artigos aqui apresentados são trabalhos bastante singulares. O primeiro discute os Movimentos de Teorias em Campos Interdisciplinares: a Inserção de Michel Foucault na Contabilidade. Aqui, os autores Edson Luiz Riccio, Octavio Ribeiro de Mendonça Neto e Marici Cristine Gramacho Sakata apresentam um artigo que utiliza idéias de Bourdieu sobre campos do conhecimento para analisar a natureza da inserção de Foucault no pensamento contábil com o objetivo de discutir a influência deste pensador na produção científica da área.

O segundo artigo, de Fábio Frezatti, Reinaldo Guerreiro, Andson Braga de Aguiar e Maria Aparecida Gouvêa, discute a Análise do Relacionamento entre a Contabilidade Gerencial e o Processo de Planejamento das Organizações Brasileiras. Este estudo tem por objetivo investigar a existência de relacionamento entre os perfis da contabilidade gerencial e os perfis de planejamento de empresas brasileiras por meio de uma pesquisa de campo efetuada durante o ano de 2002 a partir de abordagem probabilística em um universo de 2.281 empresas.

Na seqüência, analisa-se a Relação entre Barreiras de Entrada e o Retorno Empresarial no Mercado Brasileiro a Partir de Dados das Demonstrações Contábeis no texto de Luiz Cláudio Louzada, Flávia Zóboli Dalmácio, Dimitri Pinheiro de Sant’Anna e Aridelmo José Campanharo Teixeira. Estes autores fazem um teste empírico, utilizando inferências estatísticas para verificar a existência de relação positiva entre as variáveis tamanho (Barreiras de Entrada) e o retorno das unidades empresariais.

O quarto artigo da edição denomina-se Modelos de Previsão de Insolvência Utilizando a Análise por Envoltória de Dados: Aplicação a Empresas Brasileiras tendo a autoria de Luciana Massaro Onusic, Silvia Pereira de Castro Casa Nova e Fernando Carvalho de Almeida. O objetivo dos autores na pesquisa foi o de desenvolver um modelo de previsão de insolvência, utilizando para isso a técnica de Data Envelopment Analysis – DEA aplicada a dez empresas que enfrentaram processo de falência e concordata no período de 1995 a 2003.

A mesma técnica é utilizada também por Dirley Lemos Vilela, Marcelo Seido Nagano e Edgard Monforte Merlo em Aplicação da Análise Envoltória de Dados em Cooperativas de Crédito Rural para avaliar o desempenho das organizações dessa natureza no Estado de São Paulo. O estudo realizado demonstra que as cooperativas que dispõem de maiores volumes de recursos conseguem obter desempenho superior, no tocante à concessão de crédito.

No sexto artigo Antonio Carlos Dias Coelho e Alexsandro Broedel Lopes apresentam-nos Avaliação da Prática de Gerenciamento de Resultados na Apuração de Lucro por Companhias Abertas Brasileiras conforme seu Grau de Alavancagem Financeira. O trabalho baseia-se em uma pesquisa que tem o objetivo de examinar a associação entre a existência de gerenciamento de resultados contábeis com o grau de alavancagem nas companhias abertas brasileiras.

A seguir, temos o artigo intitulado Avaliação Empírica do Modelo de Burgstahler e Dichev no Mercado Brasileiro de Daphnis Theodoro da Silva Jr; Alexsandro Broedel Lopes e Luiz João Corrar. Estes autores utilizam um modelo de avaliação estruturado de precificação de opções em uma amostra composta por ações representativas do mercado brasileiro dividida entre grupos respectivos de alta e baixa razão preço/ valor patrimonial.

A existência de conservadorismo nas práticas contabilísticas das empresas portuguesas é discutida no último artigo desta edição, denominado Accounting conservatism in Portugal: similarities and differences facing Germany and the United Kingdom. O texto é de autoria de Leonor Fernandes Ferreira, Juan Manuel García Lara e Tiago Gonçalves. Os autores buscam também analisar em que termos essas práticas afetam a comparabilidade da informação financeira divulgada pelas empresas desses países. "Os resultados da pesquisa indicam que o enviesamento de conservadorismo induzido pela divulgação de notícias sobre resultados das empresas é maior no Reino Unido do que em Portugal e na Alemanha".

A todos e, em particular, aos pesquisadores da área de contabilidade e controladoria gerencial, uma boa leitura!

Rogério H. Quintella

Editor Geral

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Mar 2008
  • Data do Fascículo
    2007
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br