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Management Enzyklopaedie

RESENHA BIBLIOGRÁFICA

Management Enzyklopaedie

Kurt Ernst Weil

Management Enzyklopaedie

Pela Editora Verlag Moderne Industrie, Wolfgang Dummer, Munique 8, Alemanha, 1972. Enciclopédia em seis volumes sobre o conhecimento de management de nossos tempos. Diversos autores. Total de 7 635 páginas com duas colunas contendo 589 verbetes desenvolvidos alfabeticamente. índices no 6.ºvolume contendo, em ordem alfabética: nome dos autores; todas as contribuições (verbetes); reunião dos verbetes em áreas ou disciplinas; índice por palavras-chaves e áreas; "o mais completo" índice de literatura de administração em língua alemã (segundo a opinião da editora). Preço: DM 165 por volume.

Os volumes são completamente alfabetados e possivelmente uma reprodução dos títulos dos verbetes por volume traduzido para o português mostrará o teor do livro:

Volume 1: Planejamento de vendas - Banco Central

Volume 2: Cash-flow - Futurologia

Volume 3: Serviço a hóspedes - Cibernética

Volume 4: Manutenção de estoques - Publicidade

Volume 5: Qualidade - Controle de, - Vendas - procedimentos de,

Volume 6: Vendas - relatórios de, - Indústrias fornecedoras, índices.

É extremamente difícil escrever sobre uma obra de seis volumes, da qual só se tem em mãos o último e quando essa obra é uma enciclopédia que trata de assuntos tão diversos como "Depreciação", "Tratamento de esgotos industriais", "Estudos de tempos", "Energia atômica", "Especulação de bolsa", "Psicologia das cores", "Grafologia", "Purificação do ar", "Microfilmagem", etc.

A crítica de cada artigo, que foi escrito por um especialista, deveria ser dada para um especialista. No entanto, pelo estudo de um volume, algumas vantagens da obra aparecem imediatamente: tratamento claro, matemático (onde tal é necessário), redação que evita duplicação de conceitos, e tendência a ser prática e eficiente. O especialista em determinada área irá, sem dúvida, encontrar falhas no tratamento do "seu assunto", mas tais falhas são realmente poucas.

O estudo minucioso de alguns verbetes permite-nos chegar à conclusão de que temos uma obra de grande utilidade para tomar conhecimento básico do assunto. Além disso, a extensa bibliografia leva o leitor à especialização. Como exemplo, podemos citar alguns verbetes:

"Planejamento de crescimento (Expansão) (Desenvolvimento)" - inicialmente, a definição como "passagem de objetivos para algo maior ou mais ambicioso" está muito interessante e certa; em seguida, há fluxogramas de "Sistemas" de crescimento para uso até em computador; e mais adiante, um capítulo sobre filosofia da empresa em relação à inovação. O verbete estuda, em seguida, a estratégia do crescimento como uma matriz de decisão de planejamento, com conseqüências quantificadas tanto quanto possível, matriz produtomercado. A estratégia financeira é analisada a partir de um gráfico de ponto de paridade, seguida de um estudo do efeito sinergético do crescimento.

O verbete "Marcas e símbolos" trata da legislação alemã sobre o assunto e deve ser lido em conjunto com o verbete "Embalagem", no qual logotipos são extensivamente demonstrados, sofrendo inclusive uma análise de pesquisa motivacional de tipo "Ernest Dishter" (pai dessa ciência), pois o logotipo da COLGATE é classificado como passando de masculino para o feminino. O autor desse verbete, Joan Volckaert, é gerente do departamento internacional de embalagem, da consultoria interna da "Produtos Nestlé", na Suíça. Os exemplos mostram claramente a tendência do autor de seguir, na Europa, os modelos americanos, até em textos e exemplos.

O verbete "Transporte" está incompleto, pois nada contém sobre as técnicas de transporte, e mesmo o transporte interno da empresa está condensado em poucas páginas, sem uma conclusão ou utilidade. Por outro lado, no entanto, a parte legal está excelentemente apresentada.

Assim, é possível afirmar que se trata de uma obra de alcance prático para o profissional que trabalha em empresa alemã, mostrando claramente o "estado da ciência" na Alemanha. Ao técnico brasileiro interessa esta obra em diversas circunstâncias:

1.º quando trabalha em empresa alemã e se deve integrar na maneira de pensar do administrador germânico ou da empresa alemã;

2.º quando trabalha em empresa multinacional e deve considerar o efeito de certos procedimentos em diversos países;

3.º quando faz estudos comparativos entre a administração em diversos países;

4.º quando se dedica ao estudo da administração, procura bibliografia alemã e necessita saber o que se faz na Alemanha de hoje, e precisa conhecer o vocabulário.

O preço relativamente elevado recomenda o livro para aquisição por parte de bibliotecas, tanto de empresas quanto de universidades. A impressão é excelente, as ilustrações suficientes, e os gráficos e tabelas claros.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Maio 2015
  • Data do Fascículo
    Set 1973
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