Acessibilidade / Reportar erro

Capital social: explorando a rede de relações da empresa

ESTRATÉGIA

Capital social: explorando a rede de relações da empresa

Vikas AnandI; William H. GlickII; Charles C. ManzIII

IPh.D. pela Arizona State University e Professor-Assistente na University of Arkansas. E-mail: vikas@walton.uark.edu

IIPh.D. pela University of Califórnia. E-mail: biu.glick@asu.edu IIIProfessor Titular na University of Massachusetts e Consultor. E-mail: cmanz@s.m.umass.edu

RESUMO

As organizações operam hoje em um mundo de crescente complexidade em que o conhecimento, em constante evolução, põe em evidência a necessidade de se buscar informação fora dos limites fronteiriços formais. Sendo assim, grandes quantidades de conhecimento são adquiridas de fontes externas, processo consumado quando as organizações estendem seus vínculos a organizações e indivíduos de fora. Esse artigo explora métodos para se ter acesso a este conhecimento que extrapola as fronteiras da empresa, bem como os modos mais eficientes de se aproveitar este, que é o capital social das organizações. Isso inclui a importância de se monitorar continuamente a qualidade do conhecimento advindo dessas fontes, atentando sempre para o risco de que os relacionamentos transformem-se em sujeição. O presente artigo detalha ainda as várias formas de evitar tais armadilhas.

Palavras-chave: Conhecimento externo, estratégia, capital social, gestão de conhecimento, fronteiras da organização.

ABSTRACT

Organizations are operating in an increasingly complex world, where knowledge is continuously changing, requiring them to apply large amounts of information. Accordingly, they need to source large amounts of knowledge from outside the organization, a process that is accomplished when organizations tap their linkages to external organizations and individuals. This article explores a variety of methods that can be used to access knowledge that lies outside the organization's boundaries, such as how to take advantage of social capital. Additionally, as organizations develop their relationships with external entities they also need to continuously monitor the quality of knowledge derived from such sources; there is always the danger of such relationships becoming a liability without the organization being aware of it. This paper details the various ways through which such pitfalls may be avoided.

Key words: External knowledge, strategy, social capital, knowledge management, organization's boundaries.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Notas

Os autores gostariam de agradecer a Akshay Kumar pelos prestimosos comentários sobre as versões iniciais deste artigo.

Artigo publicado originalmente na Academy Management Executive V. 16, n. 1, p. 87-101, February 2002.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Fev 2011
  • Data do Fascículo
    Dez 2002
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br