Estratégia competitiva; NBR ISO 9004-2; sistema da qualidade; competitividade; estratégia de operações de serviços; serviços; metodologia; qualidade; programas de qualidade; administração estratégica; estratégia; Competitive strategy; NBR ISO 9004-2; quality system; competitiveness; service operations strategy; services; methodology; quality; quality programs; strategic management; strategy
ARTIGOS
Implicações na estratégia de operações em serviços da norma NBR 19000
José Paulo Alves Fusco
Engenheiro, Mestre e Doutorando na Escola Politécnica da USP, Consultor de Empresas
Palavras-chave: Estratégia competitiva, NBR ISO 9004-2, sistema da qualidade, competitividade, estratégia de operações de serviços, serviços, metodologia, qualidade, programas de qualidade, administração estratégica, estratégia.
Key words: Competitive strategy, NBR ISO 9004-2, quality system, competitiveness, service operations strategy, services, methodology, quality, quality programs, strategic management, strategy.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Artigo recebido pela Redação da RAE em maio/1994, avaliado em setembro/1 994, janeiro/1 995 e aprovado para publicação em janeiro/1995.
1. FUSCO, J. P. A. NBR 19000 x manufatura: considerações sobre sua aplicação: vantagens e desvantagens. Revista de Administração de Empresas, v.34, nA, p.54-63, jul.lago. 1994.
2. GIANESI, I. G. N., CORRÊA, H. L. Contributions to service operations strategy development. In: Service Superioritythe design and de/ivery of eftective service operations. Warwick: R. Johnston and N.D.C. Slack eds. Operations Management Association, p. 13·9.
3. GARVIN, D. A. Competing on the eight dimensions of quality. Harvard Business Review, p 101-9, Nov.lDec. 1987; _. What does "Product Quality" really mean? S/oan Mana· gement Review, p.25-43, Fali 1984; _. Gerenciando a qualidade: uma visão estratégica e competitiva, Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992; SLACK, N. Vantagem competitiva em manufatura. São Paulo: Atlas, 1993.
4. BUZZELL R. D., GALE, B. T PIMS - O impacto das estratégias de mercado no resultado das empresas. São Paulo: Pioneira, 1991.
5. Ver também SCHOEFFLER, S. et aI. Impact of strategic planning on profits perfomance, Harvard Business Review, p.137-45, Mar.lApril 1974: BUZZELL, R. D, WIERSEMA, F. Succesful share-building strategies, Harvard Business Review, p 135-44, Jan./Feb. 1981. ; DEMING, W E. Duality, productivity and competitive oosition, Massachussetts: Cambridge - Center for Advanced Engineering Study, 1982: FEIGENBAUM, A. V. Ouality and productivity, Duality Proçress, p 18-21, Nov. 1977.
6. Ao falar-se genericamente de "cliente", na realidade está sendo considerado implicitamente algumas definições a priori: dentro de uma dada unidade estratégica de negócios: visando um segmento de mercado com caracteristicas socioeconômicas bastante conhecidas; visando atendimento às pessoas ou clientes finais, típicos de um segmento de mercado definido.
7. GARVIN, D. A. Gerenciando a qualidade Op Cit.
8. LEVY, A.R. Competitividade organizacional: decisões empresariais para uma nova ordem econômica mundial, São Paulo:Makron, McGraw-Hill, 1992.
9. SLACK. N. Op. Cit.
10. BOLWIJN, P T, KUMPE, T Manufacturing in the 1990's: productivity, flexibility and innovation. Long Planning, v. 23, n.4, p.44-57, 1990; BRUNSTEIN, I Avaliação e perspectivas da área de engenharia de produção. In: ENENGEP - ENCONTRO NACIO NAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Anais. João Pessoa: ABREPRO,1994.
11. SKINNER, W. Manufacturing: missing link in corporate strategy. In: GARVIN, D., Operations strategy: text and cases. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1992.
12. GIANESI, I. G. N., CORRÊA, H. L. Op. cit.
13. Idem, ibidem.
14. GOLO, B. Technology, productivity and economic analysis, The Intemational Journal of Management Sciences, v. 1, n.t, 1973.
15. GARVIN, O. A. Competing on the eight dimensions ... Op CiL _. Whatdoes "Product Quality" .. Op cit.; _. Gerenciando a qualidade ... Op. Cit.
16. Idem. ibidem.
17. Idem, ibidem.
18. GIANESI. I. G. N, CORRÊA, H. L. Op. cit.
- 1. FUSCO, J. P. A. NBR 19000 x manufatura: considerações sobre sua aplicação: vantagens e desvantagens. Revista de Administração de Empresas, v.34, nA, p.54-63, jul.lago. 1994.
- 2. GIANESI, I. G. N., CORRÊA, H. L. Contributions to service operations strategy development. In: Service Superioritythe design and de/ivery of eftective service operations. Warwick: R. Johnston and N.D.C. Slack eds. Operations Management Association, p. 13ˇ9.
- 3. GARVIN, D. A. Competing on the eight dimensions of quality. Harvard Business Review, p 101-9, Nov.lDec. 1987;
- _. What does "Product Quality" really mean? S/oan Mana· gement Review, p.25-43, Fali 1984;
- _. Gerenciando a qualidade: uma visão estratégica e competitiva, Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992;
- SLACK, N. Vantagem competitiva em manufatura. São Paulo: Atlas, 1993.
- 4. BUZZELL R. D., GALE, B. T PIMS - O impacto das estratégias de mercado no resultado das empresas. São Paulo: Pioneira, 1991.
- 5. Ver também SCHOEFFLER, S. et aI. Impact of strategic planning on profits perfomance, Harvard Business Review, p.137-45, Mar.lApril 1974: BUZZELL,
- R. D, WIERSEMA, F. Succesful share-building strategies, Harvard Business Review, p 135-44, Jan./Feb. 1981.
- ; DEMING, W E. Duality, productivity and competitive oosition, Massachussetts: Cambridge - Center for Advanced Engineering Study, 1982: FEIGENBAUM,
- A. V. Ouality and productivity, Duality Proçress, p 18-21, Nov. 1977.
- 8. LEVY, A.R. Competitividade organizacional: decisões empresariais para uma nova ordem econômica mundial, São Paulo:Makron, McGraw-Hill, 1992.
- 10. BOLWIJN, P T, KUMPE, T Manufacturing in the 1990's: productivity, flexibility and innovation. Long Planning, v. 23, n.4, p.44-57, 1990;
- BRUNSTEIN, I Avaliação e perspectivas da área de engenharia de produção. In: ENENGEP - ENCONTRO NACIO NAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Anais. João Pessoa: ABREPRO,1994.
- 11. SKINNER, W. Manufacturing: missing link in corporate strategy. In: GARVIN, D., Operations strategy: text and cases. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1992.
- 14. GOLO, B. Technology, productivity and economic analysis, The Intemational Journal of Management Sciences, v. 1, n.t, 1973.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
18 Jul 2012 -
Data do Fascículo
Jun 1995
Histórico
-
Aceito
Jan 1995 -
Recebido
Maio 1994