Potencial de vendas: conceito e determinação

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Potencial de vendas: conceito e determinação

Leo G. Erickson

Professor de Mercadologia da «Michigan State University» e Consultor Técnico da Escola de Administração de Empresas de São Paulo

Mesmo quando as informações sobre o mercado são precárias, a determinação do potencial é possível e essencial para tôdas aquelas decisões mercadológicas que visam uma melhor adaptação da empresa a sua futura clientela.

* O vendedor A vende duas vêzes mais que o vendedor B e, portanto, recebe o dôbro do que ganha B.

Desde que A contribuiu mais que B ao resultado de vendas, parece justo que a sua remuneração seja maior. Mas seráque é, realmente? Suponhamos que, com o mesmo esforço, A tivesse vendido quatro vêzes mais do que B, porque suas oportunidades de vendas foram também quatro vêzes maiores. Então, A recebeu o dôbro por ter feito a metade dotrabalho de B. Justiça? Certamente não.

* A área X atribui-se uma cota em cruzeiros para propaganda e promoção duas vêzes maior do que à área Y, pois a área X produz duas vêzes mais vendas que Y.

Também neste caso, a distribuição de verbas parece ser justificada pelos resultados. Mas será mesmo? Necessário se faz separar causa e efeito. Deverão as verbas ser distribuídas segundo as vendas realizadas? Ou haveria mais lógica em distribuí-las de acordo com as oportunidades que o mercado oferece?

Perguntas como as acima formuladas se aplicam a uma multiplicidade de situações, em que uma emprêsa se vê, frente ao problema de distribuir os meios e sua disposição pelo mercado que pretende conquistar.

As respostas a estas perguntas são de importância vital, mesmo para as emprêsas que servem uma área relativamente pequena. No entanto, a maior parte das emprêsas não tem, para êste problema, respostas satisfatórias.

A finalidade dêste artigo é estabelecer um meio seguro de ação que possa ser usado para o fornecimento de informações que constituam o alicerce de decisões adequadas quanto ao nível das despesas de mercadização e à medição dos resultados de tais despesas.

Inquéritos e Análises de Dados Internos

Ao tomar conhecimento dos problemas da natureza acima descrita, um número cada vez maior de administradores procura solucioná-los, aplicando a pesquisa mercadológica. Isto é concreto, desde que haja uma noção apropriada da finalidade da pesquisa utilizada em mercadologia.

Muitos administradores têm uma noção de pesquisa mercadológica que se limita à técnica de inquérito por meio de questionários cujos resultados são interpretados por métodos estatísticos. Embora infeliz, esta conceituação restrita pode ser explicada.

Em primeiro lugar, o inquérito é um tipo de pesquisa queparece ter óbvia e fácil aplicação (o que é mais aparente quereal; aqui, porém, isto não vem ao caso). Em segundo lugar, é provável que esta seja a única técnica de pesquisa mercadológica com que o administrador típico esteja familiarizado. E, finalmente, deve-se admitir que o inquérito é, para muitos pesquisadores de mercado, o único meio de que dispõem. Sem dúvida, o inquérito estatístico é uma técnica legítima de pesquisa de mercado. Mas é, também, a técnica de que maisse abusa, por ser freqüentemente mal aplicada, por atrair excessivamente o novato e porque constitui o tipo mais dispendioso de pesquisa, muitas vêzes, desnecessária para a solução dos problemas que se apresentam às emprêsas.

Os tópicos examinados neste artigo fazem parte da ampla área de planejamento, avaliação e controle dos esforços de mercadização. O fundamento de todo trabalho, nesta área, consiste na determinação do potencial de vendas para a emprêsa. Mas, para determinar o potencial, não é indispensável que se recorra ao interrogatório a pessoas estranhas à emprêsa e sim, deve-se recorrer à análise interna.

O estabelecimento do potencial é básico para a análise e ocontrole eficiente dos esforços de mercadização. É um tipo contínuo de pesquisa que deve estar sempre em dia com as mudanças das condições. E, por seu caráter fundamental, serve como guia para outros tipos de pesquisas.

Na opinião do autor, a determinação do potencial de vendas é a pedra fundamental da pesquisa mercadológica de qualquer emprêsa. Deve ela, portanto, ser o primeiro passo de qualquer firma que procura soluções aos seus problemas mercadológicos. Segue-se que a emprêsa que tenha limitadas possibilidades financeiras para realizar pesquisas mercadológicas deve empregá-las, em primeiro lugar, à análise do potencialde vendas.

Este é o raciocínio subjacente ao presente artigo. Acreditamos que, para as emprêsas que estão começando a usar a pesquisa mercadológica (o que, provàvelmente, é o caso demuitas firmas no Brasil), a atenção à matéria do potencialde vendas poderá, sem grandes gastos, produzir resultados quase que imediatos, sob a forma de informações que guiem a tomada de decisões.

Conceituação

Que se entende, especificamente, pelo têrmo "potencial devendas" e de que forma uma firma poderá formar suas próprias estimativas a êle relativas?

As páginas seguintes destinam-se a responder estas questões de definição e determinação. A apresentação foi simplificada, com o propósito de estabelecer um conceito generalizado que possa tornar-se mais específico mediante aplicação concreta a situações isoladas.

A bem da clareza da exposição, torna-se necessário definir não apenas o têrmo "potencial de vendas" da maneira como é usado neste artigo, mas também alguns outros têrmos que estão estreitamente relacionados ao potencial de vendas e para os quais se faz necessária uma distinção.

De acordo com a "Associação Americana de Mercadologia" devemos distinguir entre:

Previsão de Vendas - Estimativa, em unidades monetárias ou quantidades, das vendas para um determinado período futuro, sob um programa ou plano mercadológico proposto. Aprevisão poderá ser tanto para um determinado artigo comopara uma linha completa de mercadorias; poderá ser para o mercado total ou apenas para uma parcela dêste.

Cota de Vendas - Volume de vendas fixado para uma unidade, para uso na administração mercadológica. Aplica-se aum período determinado e pode ser expresso em valores monetários e unidades físicas.

Potencial de Mercado - Vendas estimadas de um produto ou de um grupo de produtos ou serviços para um ramo de negócios num mercado, durante um período determinado"(1 (1 ) Committee on Definitions, «Marketing Definitions», American Marketing Association, Chicago, 1960. ).

Para efeito do presente artigo, o têrmo "potencial de vendas" é definido como "a oportunidade relativa de vender um determinado produto, numa dada área". Assim, não fazemos distinção entre o potencial para o ramo de negócios e para a emprêsa, pois limitamos nossas considerações aos montantes relativos e não absolutos, dentro de unidades geográficas específicas.

Acredita-se que esta interpretação seja razoável porque os mesmos fatores que dão ao ramo de negócios a oportunidadede vender (digamos, dez por cento de sua produção para uma dada área) também dão a uma emprêsa a oportunidadede vender esta mesma percentagem da sua produção naquela área. É verdade que a emprêsa poderá não estar em condições de aproveitar esta oportunidade, ou poderá distribuirseus esforços para conquistar uma percentagem de vendasmaior ou menor, dentro de uma área específica. Nisto está, realmente, a verdadeira vantagem do conceito de potenciais de vendas. Êle mostra a oportunidade de vender, oferecendo, assim, um padrão a partir do qual se poderá avaliar, explicar e, até certo ponto, controlar qualquer desvio. Pode-se observar, pelas definições dadas acima, que há uma estreita correlação conceitual entre a previsão de vendas (estimativa) e os potenciais (oportunidade).

Um dos usos mais comuns dos potenciais de vendas é a distribuição de uma previsão de vendas da companhia a áreas específicas, como primeira aproximação para determinar as cotas ou metas das respectivas áreas. Mas, êste uso do potencial de vendas não é necessário à compreensão do mesmo.

Uma ilustração poderá ser de valia para a melhor compreensão da matéria.

Aplicação

Imaginemos um mercado simples para o produto de umacompanhia, em que a área total de vendas é dividida em quatro territórios de igual tamanho, mas com características diferentes quanto à população (A), à venda "per capita" (B) e ao gasto médio pessoal por bens de consumo (C). Suponhamos que a distribuição dêstes fatores seja a seguinte:

Poder-se-ia afirmar que, por serem de tamanho igual, os territórios ofereceriam as mesmas oportunidades (potencial)para as vendas dos produtos da emprêsa? É quase inacreditável que assim fôsse.

A oportunidade relativa de vender um produto, numa dada área, é um reflexo dos aspectos qualitativos e quantitativos da área que constitui o mercado para o produto.

Qualquer informação quantitativa disponível sôbre as áreas a serem analisadas poderá ser utilizada na determinação do potencial. Entretanto, o fator ou fatores que melhor se prestam para medir a oportunidade de um dado produto dependem, principalmente, do próprio produto, do seu preço, do fato de se tratar de especialidades ou de bens de conveniência, de se tratar de bens industriais ou de bens de consumo, alémdo volume de pedidos e das condições que determinam a sua compra(2 (2 ) B. R. Canfield, Sales Administration, Prentice-Hall Inc., New York, 3.a edição, 1954, pg. 404. ).

De uma maneira geral, o mercado de um produto dependeda relação entre os componentes da procura que formam o mercado. Simplificando esta relação, podemos dizer que osmercados são formados de pessoas, com dinheiro, que querem gastá-lo. Êstes componentes não têm a mesma influência relativa para a venda das diferentes classes de produtos. Por exemplo: a disposição básica de comprar tende a ser um fator bem mais decisivo em relação ao mercado de "especialidades"do que para os "bens de conveniência". A maneira como a oportunidade é influenciada pelo tipo de bem, é objeto do Anexo 1.

Para os fins a que se propõe a nossa ilustração das quatro áreas geográficas, admite-se que as três classes de fatores que influem na compra tenham a mesma importância. Neste caso, como se poderia determinar o potencial de vendas para os quatro territórios?

Verificamos que os fatôres "A", "B" e "C" do exemplo refletem a importante trilogia das pessoas, com dinheiro, querendo gastá-lo. A fim de traduzir êste «conceito a uma expressão quantificável, o procedimento mais indicado é a formação de um índice tríplice de oportunidade, com números expressosem têrmos de percentagem, correspondendo o total das quatro áreas a 100%.

O Quadro 1 mostra o cálculo de potenciais para cada tuna dasquatro áreas.

Pelos resultados do quadro, pode-se observar que a área 3 é quase 50% melhor que a área 2 como mercado para produtos da emprêsa.

Pela linha de raciocínio apresentada neste artigo, é de se esperar, "ceteris paribus", que as vendas da área 3 excederão asda área 2 por uma percentagem aproximadamente igual. Se a relação fôr algo diferente (o que é provável) será preciso explicar a diferença. É possível que algumas das possíveis explicações já sejam de conhecimento da firma. Por exemplo: é de se esperar que a diferença de prazo, no servir os dois mercados, cause desvios das normas de venda. Outras explicações poderão exigir uma pesquisa mercadológica formal ; por exemplo: pesquisa destinada a determinar se a atividade da concorrência é substancialmente diferente nas diversas áreas, ou se as características distintas do produto desta emprêsa são relativamente aceitáveis em uma área enão na outra.

Se o desvio de normas ou padrões de vendas não fôr explicado por outros fatores, a administração terá, então, que atribuir qualquer discrepância ao grau de eficiência dos vendedores.

Convém frisar que a determinação do pontencial de vendas não serve apenas para medir a eficiência relativa do pessoal de vendas, como também é de grande valia para outros fins mercado lógicos, respondendo a perguntas tais como: Quais devem ser as cotas de vendas a ser designadas aos territórios? Como devem ser rede terminados os tamanhos dos territórios? Quais devem ser os respectivos níveis de despesas de vendas para os diversos territórios? Quantas franquias a distribuidores devem ser concedidas, nas diversas áreas? Que resultados devem ser esperados das respectivas áreas?

Medidas Diretas e Indiretas do Potencial

No Brasil, dispomos de uma quantidade considerável de informações que podem ser utilizadas para determinar o potencialde vendas das emprêsas. Existem dados sôbre a população para unidades geográficas bem pequenas. Além disso, os censos fornecem dados úteis sôbre o valor de produção e devendas comerciais, por área.

Por exemplo: para os diversos Estados da União, o censo industrial registra o valor de produção por classes e ramos industriais, além de valores totais de produção por municipalidades e zonas.

Informações semelhantes há sôbre receitas comerciais de estabelecimentos varejistas. Os respectivos relatórios são classificados por tipos de estabelecimento varejista para cada Estado. Receitas comerciais totais existem para zonas e municipalidades.

As desvantagens do uso de dados dós censos são evidentes. Mesmo na época da publicação, já são antiquados, o que o briga o empresário a agir sem as informações recentes, enquanto espera por um nôvo censo. Além disto, o valor dos números deve ser, ao menos, um tanto proporcional à sua exatidão. Não se pode fazer nenhuma afirmação positiva a êste respeito, porque a utilidade dos dados para finalidades do potencial não depende tanto da magnitude de qualquer êrro comoda sua natureza. Pode haver, por exemplo, um êrro substancial que não tenha um significado prático para as finalidades do potencial, por estar distribuído uniformemente.

Apesar das desvantagens, a verdade é que os dados dos censos devem ser levados em consideração, pois representam aprincipal fonte de informações para a determinação de potenciais. A maior parte das emprêsas se encontra num estágio em que uma informação relativamente inexata pode ser utilíssima como meio de análise e controle. Mesmo uma estimativa imperfeita, de um conceito pertinente, é melhor do que a precisão, se esta precisão implique em fazer precisamente nada. O tipo e a qualidade das informações dos censos tendem a tornar-se reflexo do seu uso. Se houver uma necessidade real é perfeitamente provável que haja um seu aperfeiçoamento, quer quanto à freqüência, quer quanto ao seu pragmatismo. Cabe à comunidade de negócios demonstrarque existe esta necessidade.

Deve-se realçar o papel das associações de classe e dos sindicatos patronais, no fornecimento de informações para a determinação de potenciais. Provàvelmente, um dos serviços mais úteis que um sindicato patronal pode prestar aos seus membros é o fornecimento de relatórios de vendas classificados por tipo de produto e por área. A fim de possibilitar êste serviço, os membros do sindicato devem a êle submeter os dados referentes às vendas realizadas. Isto, por sua vez, requer, das emprêsas associadas, um registro de vendas por tipo de produto e por área.

Estes registros constituem condição necessária a decisões eficientes na mercadização, de modo que devem ser mantidos por razões ainda mais básicas que a dos objetivos dos sindicatos patronais.

Um dos empecilhos mais poderosos e menos legítimos a um sistema de relatórios é o receio de que as vendas de um membro sejam identificadas. Entretanto, o sucesso com que os sindicatos têm mantido o anonimato provam que êste receio não tem base. Se as vendas industriais de um dado produto forem publicadas freqüentemente, para a classe do produto epara as várias áreas do seu mercado, não poderá haver medida mais útil do potencial de vendas.

Aqui, sem dúvida, a suposição é de que a melhor medida das oportunidades futuras é dada pelas realizações passadas. Entretanto, é bastante freqüente formar-se uma noção superideal do potencial e considerá-la não como uma oportunidade que possa ser obtida, mas sim no que poderiam ser as vendas se se satisfizes sem certas condições ideais.

Assim, por exemplo, há um tipo fictício de potencial paracarnes especiais, baseado nos pressupostos de que tôdas as pessoas se tornem "suficientemente" cônscias da nutrição, que todos tenham dinheiro "suficiente", que todos os vendedores de carne possam ter "sucesso total" no desviar cruzeiros de outras fontes e que tôda uma gama de outras condições possa ser realizada para atingir o ideal da saturação de proteínas.

Algumas destas condições podem representar louváveis metas a ser procuradas pelos frigoríficos. Mas não têm valor nenhum no planejamento das atividades de vendas do trimestre seguinte, para úma dada área. Ao invés disto, é necessária admitir que, em qualquer área particular e a qualquer tempo, há certos fatores de mercado que determinam a quantidadede um produto que vai ser vendida. A fraqueza de uma firmaem conquistar o potencial, nesta área, será sobrepujado pelafôrça de outra emprêsa; donde a afirmação de que a melhormedida da oportunidade relativa que uma firma poderá ter, numa determinada área, é o volume relativo das vendas doramo correspondente para aquela área.

Se os dados sôbre o volume de vendas do ramo todo não puderem ser obtidos, a emprêsa deverá lançar mão de medidas indiretas da oportunidade relativa. Também neste caso, asmedidas devem referir-se aos fatores que determinam a qualidade do mercado, ou seja: compradores em potencial quedisponham de meios e de desejo de comprar.

Teste dos Fatores do Mercado

De que forma deve proceder a emprêsa que queira determinar o grau de precisão das suas estimativas, a fim de saber até onde pode confiar nelas?

Acima de tudo, a emprêsa deve escolher aquêles fatores queconstituem uma seleção lógica entre os elementos que determinam o potencial de um produto. Daí por diante, recomenda-se o uso da correlação estatística. Uma explanação dastécnicas de correlação ultrapassa os objetivos dêste artigointrodutório, mas pode ser encontrada em qualquer compêndio de estatística. Apenas o princípio básico da aplicaçãodesta técnica será aqui mencionado. Ao se estudar o potencial, procura-se medir a extensão de co-variação daquelas variáveis que representam a oportunidade com o fator quere presenta a extensão de realização desta oportunidade. Em outras palavras, determina-se o grau com que a presença das variáveis que medem o potencial está associado com apresença do fator que representa a oportunidade realizada.

Que fator é êste? A primeira vista, parece lógico afirmar que a medida mais apropriada da oportunidade realizada sejam as vendas passadas da emprêsa. Esta é uma armadilha em que têm caído muitos dos pesquisadores de mercado. A ilustração de um fato real talvez esclareça o perigo desta premissa.

Um conhecido do autor realizou um trabalho de consultoriapara uma emprêsa de cosméticos, que distribui os seus produtos, em âmbito nacional, nos Estados Unidos. O consultordeterminou potenciais para cada um dos três mil e tantoscondados do país. Como uma multiplicidade de fatores foi usada para medir o potencial e como a êles foram atribuídos pesos diferentes, o esfôrço da medição tornou-se extremamente amplo e dispendioso, além de levar muito tempo. E, apesar de tudo, o trabalho foi inútil. O pior não foi a despesa feita, mas o fato de ninguém ter percebido a inutilidade dos dados e, por conseguinte, ambiciosos planos de mercadização terem sido elaborados com base nêles.

Ao perguntar, à pessoa responsável pelos dados, de que forma os fatores tinham sido escolhidos e utilizados e quaiseram os pesos atribuídos, esta respondeu, simplesmente, quere correu à análise de correlação. Como êste é um instrumento legítimo de estatística, achou-se que a explicação era suficiente. Entretanto, um interrogatório mais demorado elucidou o fato de que as variáveis foram correlacionadas àsvendas do passado e escolhidas por terem demonstrado um elevado grau de "adaptação" às vendas da emprêsa, nos diversos condados.

Neste caso, a firma poderia ter economizado muito dinheiro e ter alcançado resultados melhores, se tivesse admitido que a percentagem das próprias vendas, em cada condado, representava o seu potencial no condado, pois a lógica da metodologia indicava que as vendas da emprêsa, em cada área, eram consideradas como sendo a melhor medida do potencial.

Eis um caso que o "status quo" é tàcitamente considerado perfeito, ou seja, em que as vendas realizadas constituem o padrão das vendas. Por ridículo que pareça, assim é. De uma situação em que há uma perfeita relação proporcionalentre a presença de fatôres e as vendas da emprêsa, resulta uma correlação positiva perfeita, donde estar implícita a hipótese de que a distribuição das vendas da firma é perfeita. Portanto, para que lançar mão do esforço de calcular potenciais?

A moral está clara: as vendas da emprêsa não podem constituir o fator determinante da validade das medidas de potencial usadas. Entretanto, pelas razões dadas, as vendas do respectivo ramo de negócios podem ser usados. Aqui, a lógica é perfeita. Pode-se perguntar, porém, porque as vendasdo ramo não costumam ser usadas como medidas diretas do potencial. Como vimos acima, a resposta é que, quando podem ser obtidos, constituem a melhor medida do potencial. Porém, suponhamos que os dados do ramo só estejam disponíveis em intervalos muito longos (períodos de censos, por exemplo). Neste caso, se a companhia puder encontrar outros fatores lógicos de mercado que estejam à sua disposição, com maior freqüência e continuidade, estas outras variáveis podem ser usadas como medidas indiretas do potencial e sua validade pode ser testada durante os anos em que haja dados sôbre o ramo para efeito de comparação.

Ilustração Sôbre o Emprego dos Números do Potencial

Embora a finalidade principal dêste artigo seja a determinação do potencial, cabe aqui uma ilustração simples do seu uso, que se baseia na experiência pessoal.

A emprêsa da nossa ilustração, que atinge uma parte domercado nos Estados Unidos, tinha informações atuais sôbre o número de tipos diferentes de "unidades de consumo", emcada condado(3 (3 ) Exemplos de «unidades de consumo» são: o lar para a venda degeladeiras, o consumidor para o pão, ou o animal para suprimentos veterinários. ( 4) Os diversos tipos de bens são descritos em «Marketing Definitions» (vide nota 1) e em: Alexander, Surface, Alderson, Marketing, Ginn Co., 1953; e Beckman, Maynard, Davidson, Principles of Marketing, Ronald Press, 6.ª edição, 1957. ). Além disto, era possível derivar-se estimativas seguras sôbre os índices atuais de consumo "per capita" dos diversos tipos de unidades de consumo. Com êstes dados à disposição, era simples fazer estimativas sôbre oconsumo provável de cada condado (e, conseqüentemente, sôbre as vendas do ramo de atividade), para cada tipo de produto. Testou-se a validez dos totais por Estados, comparándoos com as informações dos censos, relatórios sôbre a arrecadação de impostos e relatórios de sindicatos patronais. Depois de um período de experimentação prática, a emprêsa pôde confiar em que suas cifras do potencial tinham grande valor como estimativas de oportunidade de venda.

As estimativas do potencial tornaram-se básicas para o estabelecimento de territórios de vendas. Ao fazer isto, a firma tentou oferecer igual oportunidade aos vendedores, adaptando o tamanho de territórios em função de fatôres tais como condições de viagem, estágios de desenvolvimento das diversas zonas e diferenças no grau de experiência do vendedor.

Os resultados do potencial constituíram, igualmente, a baseda redistribuição dos esforços de propaganda, da localização de novas fábricas, do estabelecimento de vias de distribuição e das decisões sôbre que produtos realçar na promoção e em que territórios. Além disto, como as cifras do potencial de vendas representavam as melhores estimativas dasvendas da indústria, a emprêsa estava apta a computar suacota de mercado - por produto e por território de vendas.

Também, usando-se a média da emprêsa tanto para a cota domercado quanto para as vendas relativas ao potencial, a companhia podia avaliar a atuação de cada vendedor, em relação aos demais. Desta forma, a emprêsa pôde desenvolver um sistema excelente para a avaliação dos vendedores em função de:(1 (1 ) Committee on Definitions, «Marketing Definitions», American Marketing Association, Chicago, 1960. ) vendas do ramo e(2 (2 ) B. R. Canfield, Sales Administration, Prentice-Hall Inc., New York, 3.a edição, 1954, pg. 404. ) vendas da emprêsa. Acota de mercado para cada vendedor refletia o índice de oportunidade de vender (potencial) que se podia comparar com asvendas realizadas, indicando a intensidade de penetração nomercado da sua área, em relação ao tamanho do mercado. Neste caso, o ramo era a base de comparação.

Como meio adicional de avaliação, a firma media a eficiência do vendedor tendo por base a emprêsa. Por exemplo, seum vendedor contava, em seu território, com cinco por centodo potencial de um dado produto, a êle atribuíam-se cinco por cento das vendas da companhia para aquêle produto se todas as outras condições permanecessem inalteradas. Neste caso ideal, a cota do vendedor seria idêntica ao seu potencial, ou expresso em têrmos de um índice de desempenho. corresponderia a 100 (5% ÷ 5%). Como se reconhecia que as "outras condições" estavam sujeitas a mudanças, era evidente que alguns vendedores ultrapassariam êste índice de 100, enquanto que outros não o alcançariam.

A análise baseada num índice de desempenho relativo era considerada desejável nesta companhia, porque os resultados alcançados pelos vendedores eram comparados com os resultados da empresa em função das oportunidades a ambos oferecidas. Assim, o vendedor não era julgado, incorretamente, dentro de um critério que se aplicava à emprêsa tôda. Esta, em relação ao seu ramo, ocupava uma posição forte quanto a alguns dos seus produtos, mas relativamente fracaquanto a outros. Assim sendo, a cota de mercado designada a um vendedor para um produto fraco podia ser baixa; contudo, dentro de seu índice de desempenho e tendo a emprêsa como norma, êle podia ultrapassar o índice 100 para o produto em questão. Neste caso, mesmo que suas vendas fossem baixas do ponto de vista absoluto e em relação às vendas prováveis do ramo, naquela área, o trabalho que êle estava realizando, em função da oportunidade que se lhe oferecia, era melhor que o do vendedor médio da companhia. Era importante, sem dúvida, saber disto. Nunca o vendedor deve ser julgado desfavoràvelmente devido a uma situação que, sendo do âmbito da companhia, escape ao seu controle.

Uma simples apresentação dos cálculos empregados na avaliação talvez ajude a esclarecer qualquer dúvida que possa ter surgido no discorrer do assunto. O quadro 2 mostra algumas parcelas dos dados utilizados na avaliação do desempenho dos vendedores, para uma linha de produto. Os vendedores são classificados por ordem de mérito, no índice de desempenho.

A coluna 1 mostra a percentagem das vendas de cada vendedor, em relação às vendas totais estimadas do ramo, em seu território.

A coluna 2 mostra o potencial estimado para cada território, no sentido exposto neste artigo, isto é, em função da oportunidade de uma área em relação a outra, expressa como uma percentagem do todo.

A coluna 3 dispensa maiores explicações. Ela representa o total de vendas da emprêsa, realizada em cada território.

A coluna 4 é a medida do desempenho relativo acima descrito. Os dados são calculados dividindo-se a coluna 3 pela coluna 2, representando, assim, a classificação dos vendedores baseada no aproveitamento das oportunidades através das vendas realizadas.

É interessante observar que, para uma divisão inteira da companhia, a cota de mercado não atingia 5%. Se esta divisão tivesse acompanhado a média da emprêsa de 12, 4%, teria havido um aumento de 20% nas vendas da companhia referentes a esta linha de produtos. Será que é importante que acompanhia saiba disto? Será que vale a pena tomar alguma atitude a êste respeito? Não há dúvida alguma de que a resposta às duas perguntas só pode ser afirmativa. Aqui surge um problema que merece uma pesquisa adicional destinada a descobrir o que está errado, nesta divisão, e "o que pode ser feito para estimular os vendedores.

O vendedor cujo território estava em terceiro lugar, no tocante ao potencial, ocupava o 17.º com relação ao índice de desempenho. Aqui está um candidato a medidas corretivas.

Interessante, também, de se observar é o fato de que o vendedor que apresentava o maior volume de vendas da linha (15, 5% do total da emprêsa) não apresentava o melhor desempenho. Na verdade, o vendedor 1, na classificação, com menos da metade do volume, estava efetuando um trabalho melhor, em relação à sua oportunidade de venda.

De uma maneira geral, aqui estava uma situação em qúe a parcela de mercado da companhia era excelente para êste tipo de produto (a emprêsa ocupava o 1.º lugar, neste aspecto). Entretanto, havia certas falhas no padrão de vendas, pois osresultados não eram uniformemente satisfatórios.

A emprêsa foi aconselhada a fazer pesquisas nos territórios que estavam acima e abaixo da média. Fazia-se necessário descobrir quais eram os elementos fortes nos melhores territórios, a fim de que fossem realçados e estendidos aos demais. Era, também, necessário descobrir os pontos fracos dos territórios em que o desempenho era baixo, a fim de isolá-los e corrigi-los.

Conclusões

O presente artigo é de natureza introdutória ao campo do potencial de vendas. Apresentamos uma noção geral do conceito "previsão de vendas", procuramos justificar o seu emprêgo e fizemos uma breve descrição sôbre sua determinação e aplicação na prática.

Por repetidas vêzes, realçamos a conveniência de utilizar dados secundários, mesmo quando êstes não sejam de elaboração recente ou algo inexatos. Demos ênfase ao uso de dados sôbre vendas realizadas, por ramo de atividade, que constituem, na nossa opinião, o melhor instrumento isolado para medir o potencial de vendas. Por outro lado, mostrou-se que as vendas realizadas pela emprêsa são insustentáveis como medida do potencial.

Atentou-se ao papel dos resultados dos censos como fonte de informações para o volume de vendas dos ramos de atividade. Realçou-se, também, a função das entidades de classe e dossindicatos patronais na coleta de dados úteis à determinação do potencial.

Contudo, admite-se que, devido a uma necessidade imposta pela natural limitação do espaço, o artigo mal penetrou nasuperfície do assunto. Aos leitores interessados em examinar mais profundamente a questão, oferecemos uma bibliografia selecionada sôbre potencial de vendas. O anexo I talvez contribua para esclarecer alguns dos aspectos levantados neste trabalho.

Espera-se que êste artigo possa convencer alguns dos leitores de que os problemas mencionados são reais. Espera-se, também, que, uma vez reconhecida a necessidade, a convicção leve à apreciação da importância do potencial de vendas. A consciência da necessidade e o conhecimento do método aser adotado são condições essenciais à ação que visa o controle.

BIBLIOGRAFIA

Livros

Artigos

Monografía

Nota da Redação: Encontra-se no prelo uma tradução adaptada das «Definições», que será publicada pela Fundação Getúlio Vargas sob o título «Glossário de Mercadologia».

Anexo I

Fatores Considerados na Determinação do Potencial de Vendas para várias Categorias de Bens

Bens de Consumo

Bens de Conveniência - Bens de consumo que o freguês costuma comprar freqüentemente, prontamente e com o mínimo de esforço. Exemplos de bens comumente adquiridos como bens de conveniência são: cigarros, jornais, bombons e muitos produtos de mercearia, como feijão e arroz.

Como os níveis de renda e a disposição básica de comprar são fatôres relativamente sem importância na venda dêstes bens, o que deve ser realçado, na decisão sôbre a oportunidade devender, é o fator população.

Em se tratando dêste tipo de produto, a qualidade do mercado é de significação limitada. De modo geral, quanto maior fôr o número de pessoas que vivem em uma dada área, tanto maior será a oportunidade de vender os bens de conveniência.

Bens de Comparação e Especialidades - Bens de consumo de preços mais elevados do que os bens de conveniência eque exigem uma disposição mais pronta da parte do comprador. O efeito de marcas é, às vêzes de importância considerável. Pode-se esperar do consumidor que se sujeite a algumas inconveniências para encontrar o bem que melhor corresponda ao seu desejo específico. Exemplos são: automóveis, utensílios domésticos, móveis, como também roupas, equipamento para esporte etc.

Como o que interessa aqui é a qualidade e o tamanho do mercado, a renda é de muita importância, assim como é importante o fator quantitativo da disposição básica de comprar, que se reflete por fatôres tais como vendas no varejo, números de telefones, registro de automóveis, de rádios ou. aparelhos de televisão, de casas eletrificadas etc.

Bens Industriais

Bens que se destinam, direta ou indiretamente, à produção de outros bens ou à prestação de serviços.

Há várias classes de bens industriais e, como acontece com os bens de consumo, o fator ou fatôres que parecem mais apropriados para representar o potencial variam conforme o tipode produto. A lista seguinte serve de ilustração.

Equipamento ou Instalações Maiores - Êstes bens são considerados como o ativo fixo de uma emprêsa. Representam uma despesa substancial e, conseqüentemente, é de se esperarque o freguês pense e planeje bastante antes de comprá-los.

Dependendo de que o equipamento seja padronizado ou deutilidade especial, os fatôres que parecem mais lógicos como medidas do potencial são:(1 (1 ) Committee on Definitions, «Marketing Definitions», American Marketing Association, Chicago, 1960. ) índices do número de fábricasde todas as espécies e(2 (2 ) B. R. Canfield, Sales Administration, Prentice-Hall Inc., New York, 3.a edição, 1954, pg. 404. ) índices do número de fábricas detipos específicos. Como as decisões de compra para êste tipode equipamento se baseiam em considerações econômicas, um terceiro fator importante a considerar é a capacidade industrial de compra que pode ser evidenciada pelo valor dos bens fabricados.

Equipamento Acessório - São bens industriais que não setornam parte integrante dos produtos físicos e que se desgastam apenas após o uso repetido, tais como instalações primárias, equipamentos de instalação, acessórios auxiliares ouequipamentos auxiliares. Equipamento de instalação incluiitens tais como: caldeiras, máquinas, linotipos, tornos, caixas-fortes de bancos. Equipamento auxiliar inclui itens taiscomo: caminhões, máquinas de escrever, arquivos e a maioria das pequenas ferramentas.

Os fatôres mencionados para o equipamento principal são, também, importantes aqui, exceto que a capacidade industrialde compra não pode receber a mesma consideração.

O mercado potencial para alguns tipos de equipamento acessório (relógios de ponto e máquinas comerciais, por exemplo) só pode ser encontrado em firmas de tamanho médio ougrande e é medido pelo número de pessoas empregadas.

Suprimentos de Operação - Bens industriais que não se tornam parte do produto físico e que são continuamente consumidos para facilitar a operação de uma emprêsa. Exemplos são: lâmpadas, combustíveis, lubrificantes, papéis de escritório, fitas de máquinas de escrever, materiais de limpeza etc.

Como êstes são os bens de conveniência do mercado industrial, seu potencial também depende, quase que unicamente, do aspecto quantitativo do mercado. Neste caso, pode ser queseja necessário medir a quantidade de um modo um pouco diferente, pois que, muitas vêzes, o número de consumidores industriais não representa um dado completo. O grau deuso pode variar geográficamente e exigir uma estimativa talvez baseada na produção, quer em unidades físicas, quer monetárias.

Peças e Materiais de Fabricação - Êstes bens são de natureza intermediária, pois vêm a constituir parte do produto acabado. Ao tratar dos potenciais dêstes bens, deve-se fazer uma estimativa da produção do produto acabado, caso não haja estimativas específicas do uso dos artigos em questão.

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  • Richard Crisp, How to Reduce Distribution Costs, Funk and Wagnall Co., New York, 1958.
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  • (1
    ) Committee on Definitions, «Marketing Definitions», American Marketing Association, Chicago, 1960.
  • (2
    ) B. R. Canfield, Sales Administration, Prentice-Hall Inc., New York, 3.a edição, 1954, pg. 404.
  • (3
    ) Exemplos de «unidades de consumo» são: o lar para a venda degeladeiras, o consumidor para o pão, ou o animal para suprimentos veterinários.
    (
    4 ( 4) ) Os diversos tipos de bens são descritos em «Marketing Definitions» (vide nota 1) e em: Alexander, Surface, Alderson, Marketing, Ginn Co., 1953; e Beckman, Maynard, Davidson, Principles of Marketing, Ronald Press, 6.ª edição, 1957.
  • ( 4)

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Jul 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1961
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