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Desenvolvimento de pessoas em startups

Resumo

Objetivo:

Este artigo visa analisar como se configuram as práticas referentes ao desenvolvimento de pessoas em startups.

Originalidade/valor:

Considerando que, até então, os estudos referentes às startups focalizavam o seu conceito, as suas características e os seus fatores-chave de sucesso, a pesquisa colabora para suprir uma lacuna na teoria, pois apresenta um modelo de desenvolvimento de pessoas mais adequado às características das startups e, dessa forma, contribui para que os fundadores ou gestores de startups utilizem os achados desta pesquisa para aprimorarem sua atuação.

Design/metodologia/abordagem:

Caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória e de natureza qualitativa. Para tanto, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas como técnica de coleta de dados em 16 startups.

Resultados:

Verificou-se que nas startups prioriza-se o trabalho em equipe, o ambiente de trabalho é informal e o desenvolvimento de competências ocorre no próprio ambiente de trabalho, por meio do autodesenvolvimento ou de treinamentos ministrados pelos profissionais especializados ou pela liderança. Existe flexibilidade no horário, no local, na forma de execução das atividades e o funcionário pode atuar em atividades que não seriam de responsabilidade do cargo exercido.

Palavras-chave:
alta performance; desenvolvimento de pessoas; startups ; competências; gestão de pessoas

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