RESUMO
Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), público da Educação Especial, muitas vezes permanecem invisibilizados devido a concepções equivocadas que dificultam sua identificação e o atendimento de suas necessidades educacionais. Reconhecendo a importância da atuação docente nesse processo, este artigo analisa os anseios e as necessidades de professores de Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e formadores, com base em dados de uma pesquisa sobre as formações continuadas promovidas pelo Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) em 2021 e 2022. Trata-se de um recorte de pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que contou com a participação de 17 professores das SRM e três professores formadores do NAAH/S. A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando relatos docentes registrados por Silva (2024), os quais descrevem experiências formativas, sugestões, necessidades e dificuldades em relação à identificação e ao atendimento dos estudantes. Os resultados indicam que as formações foram essenciais para o reconhecimento das AH/SD. Contudo, apontam algumas dificuldades e necessidades no processo de identificação, dentre elas os mitos em relação ao tema, a falta de protocolo, material didático, parceria e apoio, além da necessidade de maior aprofundamento sobre a temática.
PALAVRAS-CHAVE:
Altas habilidades; Superdotação; Formação de professores; Identificação; Inclusão.