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(Atualizado: 16/10/2023)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

 

A Revista Brasileira de Educação Especial é uma publicação trimestral mantida pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE), que foi criada em 1993, na cidade do Rio de Janeiro, durante a realização do III Seminário de Educação.

A Sede da ABPEE é móvel, acompanha a Diretoria eleita e terá como domicílio temporário o mesmo endereço profissional do Presidente, durante sua gestão.

A Revista tem como o objetivo a disseminação de conhecimento em Educação Especial e áreas afins com e publicação em fluxo contínuo.

Publica artigos originais, principalmente de pesquisa, porém abrindo espaço para ensaios, artigos de revisão e resenhas e entrevista.

A abreviatura de seu título é Rev. bras. educ. espec., que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.

 

 

Fontes de indexação

 
  • BBE/INEP (Brasil);
  • EDUBASE (FE/UNICAMP);
  • CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México);
  • PSICODOC - Colégio Oficial de Psicólogos de Madri (Espanha)
  • LILACS/BIREME
  • educ@
  • SCOPUS
  • SCIELO
 

 

Propriedade intelectual

 

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons CC-BY

A Revista Brasileira de Educação Especial adotou até junnho de 2015 a licença Creative Commons do tipo BY-NC. A partir de julho de 2015 a licença em uso é do tipo BY.

 

 

Patrocinador

 

A publicação recebe financiamento das seguintes instituições:

  • Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE).
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

 

Corpo Editorial
 

 

Editora Chefe  

 

Editores associados

   

 

Comissão editorial

 

Conselho Editorial Nacional 

  • Alexandra Anache Ayache (UFMS)
  • Adriana Araújo Pereira Borges (UFMG)
  • Andressa Santos Rebelo (UFMS)
  • Claudio Roberto Baptista (UFRGS/FACED)
  • Claudia Rodrigues de Freitas (UFRGS)
  • Denise Meyrelles de Jesus (UFES)
  • Eduardo José Manzini (UNESP)
  • Enicéia Gonçalves Mendes (UFSCar)
  • Geovana Mendonça Lunardi Mendes (UDESC)
  • Gilberta M. Jannuzzi (Unicamp)
  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira (UEPA)
  • Leila R. O. P. Nunes (UERJ)
  • Lúcia de Araújo Ramos Martins (UFRN)
  • Luciana Pacheco Marques (UFJF)
  • Maria Amélia Almeida (UFSCar)
  • Maria Piedade Resende da Costa (UFSCar)
  • Miguel Cláudio M. Chacon (Unesp - Marília)
  • Mônica Magalhães Kassar (UFMS, Corumbá)
  • Mônica Pereira dos Santos (UFRJ)
  • Rosana Glat (UERJ)
  • Sadao Omote (Unesp - Marília)
  • Soraia Napoleão Freitas (UFSM)
  • Theresinha Guimarães Miranda (UFBA)
  • Valdelúcia Alves da Costa (UFF)

 Conselho Editorial Internacional

  • David Rodrigues (Faculdade de Motricidade Humana/Portugal)
  • Gustavo Enrique Fischman (Arizona State University/Estados Unidos) 
  • James M. Kauffman (Prof. Emérito da Virgínia University/Estados Unidos)
  • Pilar Lacasa (Universidad de Alcalá - UAH - Espanha)
  • Roger Slee (School of Education/University of South Australia)
  • Serge Ebersold (Université de Strasbourg/França)
  • Antonello Mura (Uni Casino/Itália)
  • Isabel Pizarro Madureira (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa/Portugal)
  • Elisabete Mendes (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/Porto/Portugal)
  • Ignacio Calderón Almendros (Faculty of Sciences of Education. University of
  • Malaga/Espanha).
  • Liesel Ebersohn (University of Pretoria/África do Sul)
  • Dieter Katzenbach (Instituto de Educação Especial/ Universidade Goethe/Alemanha)
  • Corina Borri-Anadon (Universidade de Quebec/Canadá)
  • Dario Ianes (Universidade de Bozen-Bolzano/Itália)
  • David G. Rúbio (Universidad Pedagógica Nacional/Bogotá – Colômbia
 

 

Produção editorial

 

Revisão

  • Kamila Lockmann
  • Maria Luiza Salzani Fiorini
  • Edevaldo Donizeti dos Santos

Composição e Arte Final

  • Edevaldo Donizeti dos Santos

Assessoria Técnica

  • Janete Bridon (Português/Inglês) e Amanda Demétrio (Português)
  • Louise Potter (Inglês)

 

 

 


 

Instruções aos autores

 

Escopo e política

 

1 A Revista Brasileira de Educação Especial publica artigos cujo foco seja a Educação Especial. O recebimento dos artigos é em fluxo contínuo conforme ordem de chegada. O prazo para avaliação do manuscrito pode levar de um a seis meses. O prazo para publicação pode levar de 12 a 18 meses. A revista online está aberta para toda a comunidade científica por meio do SciELO. Para garantir um espaço democrático na revista, cada autor e/ou coautor poderá publicar somente um artigo por ano. No entanto, os autores e/ou coautores que possuírem um artigo em avaliação não poderão submeter outro até que tenham o parecer final da primeira submissão.

2 As colaborações podem ser apresentadas como:

2.1 Relato de pesquisa;
2.2 Ensaio teórico;
2.3 Revisão de literatura;
2.4 Resenha.

3 Os artigos devem ser inéditos (de preferência em português, inglês ou espanhol), cabendo à revista a exclusividade da sua publicação. Os manuscritos precisam atender aos seguintes critérios:

3.1 Adequação ao escopo da revista;
3.2 Qualidade científica (ineditismo, qualidade teórico-metodológica, diálogo com literatura nacional e internacional), atestada pela Comissão Editorial e ouvido o Conselho Consultivo;
3.3 Cumprimento das presentes Normas;
3.4 Após aceitos, os manuscritos podem sofrer alterações não substanciais (correções gramaticais e adequações estilísticas) na etapa de editoração de texto.
3.5 As resenhas deverão conter, no máximo, duas laudas e serem redigidas por, no máximo, dois autores. Somente serão aceitas resenhas cujo ano de publicação da obra for o ano de publicação da revista ou imediatamente anterior à publicação. Por exemplo, se a revista está sendo publicada em 2012, a obra deverá ter sido publicada em 2012 ou 2011.

4 Aceitação e revisão dos textos: A revisão dos manuscritos ocorre em duas etapas. Na primeira, dois pareceristas do Comitê Editorial fazem uma triagem para verificar o cumprimento das normas editorais. Na segunda etapa, os manuscritos recebidos são enviados (com exclusão do nome dos autores) a dois pareceristas pertencentes ao Conselho Consultivo da ABPEE que indicam a aceitação, a recusa ou as reformulações necessárias. Em caso de pareceres discordantes, o manuscrito é analisado pelos editores que definem ou não a sua publicação baseada nas indicações dos pareceres. A revisão da normatização técnica é realizada pelos editores.

5 Não há remuneração pelos trabalhos.

6 Não há taxa de submissão ou avaliação de artigo para a revista.

7 Os autores que submeterem artigos à revista e tiverem título de doutor deverão se comprometer a fazer pareceres avaliativos para a revista, durante o trâmite do processo editorial do artigo submetido. Esse comprometimento deverá estar declarado no Ofício de Encaminhamento, o qual deve estar assinado por todos os autores.

A Revista adota o software Turnitin para identificação de plágio e/ou autoplágio.

8 A RBEE possui compromisso com o cumprimento de questões éticas relacionadas aos artigos publicados baseando-se nos seguintes documentos: a) Resolução CNE nº 466/2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos); b) Resolução CNS nº 510/2016; c) Documento do CNPq – Ética e integridade na prática científica.

9 A RBEE segue as normas da APA 7ª edição – American Psychological Association (APA, 2019).

 

 

Forma e preparação de manuscritos

 

CONSTITUIÇÃO DOS ARTIGOS

1 Resumo: O resumo deverá ser informativo, expondo o objetivo, metodologia, resultados e conclusões, quando se tratar de relato de pesquisa. Deverá conter 200 palavras, não conter parágrafos e nem conter citações de autores e datas.

2 Palavras-Chave: fazer a indicação após o resumo (mínimo de três e máximo de cinco palavras). Utilizar o site do Thesaurus Brasileiro da Educação do INEP no site www.inep.gov.br.

3 Abstract e Keyword: O resumo em inglês deverá ser apresentado logo após o resumo em português e seguir as mesmas normas apontadas anteriormente.

4 Texto, ensaio teórico e revisão de literatura: devem estar organizados em: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, podendo receber subdivisões, igualmente não numeradas. No caso de relatos de pesquisa, devem incluir as seguintes seções: Introdução, Método, Resultados, Discussões e Conclusões, podendo utilizar diferentes títulos para essas seções.Os textos devem ter no máximo 20 laudas.

No caso de resenha de livros e teses, o texto deve conter todas as informações para a identificação do trabalho comentado. 

OBS.: Usar negrito somente em títulos ou subtítulos. Caso haja necessidade de ressaltar expressões ou palavras usar o itálico, e não o sublinhado ou negrito. O uso de aspas, segundo as normas da American Psychological Association [APA] 7ª edição (2019), deverá ser usada somente em citações bibliográficas no texto de até 40 palavras.

5 Subvenção: menção de apoio financeiro recebido (no início do manuscrito);

6 Agradecimentos: apenas se absolutamente indispensáveis (no início do artigo, após aprovados).

Acesso ao Template da RBEE aqui.

 

 

Envio de manuscritos

 

7 Apresentação de manuscritos: (leia todos os itens antes de enviar o artigo)

7.1 Os manuscritos deverão ser enviados somente no FORMATO doc. para o  endereço que segue:

http://mc04.manuscriptcentral.com/rbee-scielo
Obs.: Não usar docx. Somente use doc.

7.2 Antes de entrar na homepage para envio do artigo abrir uma pasta no seu computador com os seguintes arquivos digitalizados:

a) Arquivo com o manuscrito sem identificação dos autores (documento principal)
A não identificação dos autores pressupõe não haver menção aos nomes dos autores, aos títulos de teses ou dissertações, aos orientadores envolvidos na pesquisa, ao nome da instituição de filiação ou ao grupo de pesquisa. Além disso, também não se deve citar o número do parecer no Comitê de Ética. Tais informações poderão ser incluídas posteriormente para a publicação do artigo

b) Folha de rosto contendo o título do artigo (em português, inglês e/ou espanhol); título resumido (em português); nome completo, titulação, instituição/departamento. Número do Orcid e e-mail para contato de TODOS os autores.

c) Ofício de encaminhamento (conforme modelo a seguir):

O ofício DEVE ser ASSINADO por todos os autores. Os autores brasileiros devem usar o GOV.BR para realizar a assinatura.

Modelo de Ofício de encaminhamento:
Por meio deste, encaminho/encaminhamos o artigo "TÍTULO DO ARTIGO", de autoria de (indicar a ordem de autoria quando tratar de mais de um autor) para apreciação do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Educação Especial.
Informo/Informamos estar ciente/s e concordo/concordamos com as normas editoriais, inclusive com a norma número 1 do escopo e política da RBEE.

Além disso, os autores deste artigo, com a titulação de doutor, se comprometem a realizar a avaliação de manuscritos, assim como a produção de pareceres avaliativos para a revista, durante o trâmite do processo editorial do artigo submetido.

d) Carta de cessão dos direitos autorais assinada por TODOS os autores. Autores brasileiros devem assinar a carta usando o GOV.BR  (conforme modelo a seguir):

Modelo de Carta de cessão de direitos autorais:
Venho/Viemos por meio desta ceder os direitos autorais sobre o artigo (título do artigo) para a Revista Brasileira de Educação Especial, a ser publicado na forma impressa, mantida pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Declaro/declaramos que o mencionado artigo é inédito, como consta nas normas de publicação da referida Revista, e não foi publicado nem em outra revista e nem em meio digital, como páginas de Associações, sites ou anais de eventos.
Destaco/Destacamos ainda que não tenho/temos nenhum outro artigo em avaliação nesta Revista.
Em caso de artigos em coautoria, ainda deve-se explicitar, nesta carta, como se deu a participação de cada um dos autores na construção da escrita do texto. 
 

e) Cópia de carta de aprovação do Comitê de Ética quando relato de pesquisa que envolve seres humanos (a revista não publica relatos de pesquisa sem esse documento, seja de autor nacional ou internacional)

OBS: Todos os documentos complementares devem ser postados no sistema no espaço intitulado: arquivos que não são para avaliação.

7.3 Formatação: conforme o template da revista.

Ao enviar ou re-enviar o texto verificar normas básicas

Normas para encaminhamento, verificar se:

  • o ofício de encaminhamento está presente conforme normas;
  • a carta de cessão de direitos autorais foi elaborada de acordo com o modelo proposto;
  • todos os autores assinaram a carta de cessão dos direitos autorais e o ofício de encaminamento;
  • a carta do Comitê de Ética foi anexada (somente para relatos de pesquisa)
  • há indicação de e-mail(s) de todos os autores.

Normas técnicas da APA, verificar se:

  • atende às normas para citação bibliográfica;
  • atende às normas sobre referências;
  • faltam autores no texto que estão citados nas referências;
  • faltam referências de autores que estão citados no texto;
  • o texto impresso segue as normas de formatação da revista.

Normas referentes ao conteúdo, verificar se:

  • a revisão gramatical foi realizada a contento;
  • foram utilizadas as palavras-chave do Thesaurus Brasileiro da Educação do INEP no site www.inep.gov.br (ver Template);
  • o resumo atende às normas especificadas pela revista (ver Template);
  • o abstract atende às normas especificadas pela revista (ver Template).

Artigos para orientação a autores que estão na nossa homepage (no link Revistas www.abpee.net ou http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-6538&lng=pt&nrm=iso).

 

 


 

Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 Vargem Limpa, CEP: 17033-360 - Bauru, SP, Tel.: 14 - 3402-1366 - Bauru - SP - Brazil
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