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CURSO DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU CARACTERÍSTICAS E ASPECTOS EVOLUTIVOS (1963-1988)

Resumo:

Neste trabalho os autores fazem uma avaliação sumária dos aspectos mais relevantes do Curso da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP, que completou vinte e cinco anos, em 1988. Foram analisadas as características do ensino nessa instituição, em relação a: corpo discente, corpo docente e currículo, em três momentos distintos de seu desenvolvimento (1968, 1978 e 1988). Evidenciou-se elevação progressiva do número de estudantes do sexo feminino de 1963 a 1983. Registrou-se considerável ampliação do corpo docente no período, atingindo 189 em 1988, dos quais 89% em regime de dedicação integral à docência e pesquisa. Observou-se um acréscimo de 100% no número de disciplinas, de 1968 para 1978, sobretudo no 4° e 5º anos do curso, relacionadas ao surgimento de especialidades e/ou sub-especialidades, notadamente em 1988. A análise global indica a necessidade de reformulação de currículo e curso.

A Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB) foi fundada em 1963, obedecendo a princípios de integração e formação, ministrando diversos cursos nesta área de conhecimento: Medicina, Medicina Veterinária, Biologia e Agronomia.

O curso médico da atual Faculdade de Medicina de Botucatu, originária da fragmentação da antiga FCMBB, completou, portanto, vinte e cinco anos em 1988, fato que suscitou uma avaliação sumária de alguns de seus aspectos mais relevantes.

A implantação do Curso de Aplicação em Medicina, da então FCMBB ocorreu em setembro de 1965, época em que se lutava intensamente por novas conquistas científicas, novos conceitos e reformulações universitárias. Justificável, portanto, que esforços tenham sido concentrados na atualização de métodos de ensino, na estruturação curricular renovada e na integração de ações dirigidas para concretizar a nova concepção de ensino médico, no País.

Os alunos matriculados em Medicina da primeira turma da FCMBB iniciaram seu curso básico em 1963, enquanto que a aula inaugural do I Curso Integrado de Semiologia foi ministrada em 27 de setembro de 1965 no Anfiteatro A desta Instituição. Refletindo a filosofia vigente na época de sua estruturação, este Curso apresentava características formativas (cabendo ao estudante relevante papel em seu próprio aprendizado) e obedecia a princípios de integração, contando para isto com a participação de elementos de diversas disciplinas. Pretendia-se que o Curso Médico fosse desenvolvido pela Faculdade, oferecendo ensino adequado no momento preciso e não sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva deste ou daquele Departamento ou Disciplina. Objetivava-se estudantes aptos ao final do curso a contactuar os pacientes, saber examiná-los e interpretar os dados obtidos, fossem eles homens ou mulheres, adultos ou crianças.

Deste modo, a FCMBB iniciou seu Curso de Aplicação na área médica com uma experiência educacional, a qual, avaliada criteriosamente em seu término, mostrou que o aprendizado foi considerado bastante eficiente, especialmente no sentido de motivar os estudantes a usar o livro-texto, consultar fontes bibliográficas outras, discutir em grupo e, sobretudo, assumir responsabilidade em sua formação.

O desenvolvimento curricular completou-se em 1968, ao final do qual se formou a primeira turma de médicos da instituição.

No correr destes anos algumas inovações pedagógicas foram colocadas em prática11. ALMEIDA, E. S. & MAGALDI, C. O Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu e a formação médico integral: programação inicial de trabalho. In: REUNIÃO ANUAL DA ABEM, 7. Niterói, 23-26 ago. 1969 . Anais da 7° Reunião Anual da ABEM. ABEM, 1969. p.207-20.), (22. ALMEIDA, D. B.; ARAÚJO, C. G.; CAMPANA; A. O. & MONTENEGRO, M. R. Análise da evolução do curso de aplicação em medicina da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu a partir de 1966. In: REUNIÃO ANUAL DA ABEM, 8. Brasília, 3-6 set. 1970. Anais da 8° Reunião Anual da ABEM. ABEM, 1970. p.121-40.), (33. ALMEIDA, D. B.; ARAUJO, C. G.; CAMPANA, A. P.; NOBREGA, F. J.; GAGLIARDI, S.; CARANDINA, L.; RIBEIRO, A. F. & MAGALDI, C. Anteprojeto de reestruturação do Curso de Aplicação em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB). In: REUNIÃO ANUAL DA ABEM, 8. Brasília, 3-6 set. 1970. Anais da 8° Reunião Anual da ABEM. ABEM, 1970. p.141-62.), (44. ALMEIDA, D. B.; MAGALDI, C. Medicina Humana na FCMBB. Rev. Assoc. Docentes da FCMBB, 1 :49-55, 1974.), (55. ANGELELI, A. Y. O.; BURINI, R. C.; PERES, R. F. C. & MONTELLI, A. C. Curso de Laboratório Clínico para estudantes e profissionais não médicos: experiência de 15 anos. Salusvita, 4:40-51, 1985.), (66. BINDER, M. C. P.; MAGALDI, C. & LOPES, R. M. Internato de Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Botucatu. Educ. Med. Salud., 15:142-51, 1981.), (77. COELHO, C. A. R.; RIZZATO, A. B. P.; TREZZA, E. M. C. & RAMOS, A. T. A. Planejamento de Residência médica: modelo de estratégia para definir objetivos educacionais. In: JORNADA CIENTÍFICA DA FCMBB, 7. Anais da 7° Jornada Cientifica da FCMBB. s. 1., 1976. p.7.), (88. DUTRA DE OLIVEIRA, J. E.; CAMARA, A.; MARASCO, M.L.; ROSSATO, M. J.; SOUZA, N.; REZENDE, T.A.; ASSIS MOURA, J. L.; MONTELLI, A. C. Uma experiência de ensino formativo na Faculdade de Medicina de Botucatu. Rev. Assoc. Med. Bras., 12:323-30, 1967.), (1212. MAGALDI, C. & MONTELLI, A. C. Curso de mecanismos de agressão e defesa. Rev. Microbiol.,16:309-15, 1985.), (1313. MEIRA, D. A.; MONTELLI, A. C. & ALMEIDA, M.M.B. Curso Formativo de Clínico de Doenças Tropicais e Infecciosas na Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu. Rev. Bras. Pesquisas Méd. e Biol., 3:95-102, 1970.), (1414. MONTELLI, A. C.; SOUZA, N. Ensino Formativo e Curso de Laboratório Clínico na Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu. Ciência e Cultura, 19:709-11, 1967.), (1515. MONTELLI, A. C.; CASTRO, A. F. P.; PIRES DECAMPOS, C. E.; AOKI, D.; SILVA, N. G. S. & DECARLIS, R. M. S. T. Ensino renovado em Microbiologia e Imunologia. O Biológico, 40:131-8,1974.), (1717. MONTELLI, A. C.; MICHELIN, O. C.; PERES, R. F. C.; MAC HADO, P. E. A.; NAOUM, P. C. & CAMPANA, A. O. Ensino de Clínica Médica: Curso Renovado de Laboratório Clínico. Rev. Bras. Educ. Méd. , 11:37-43, 1978.), (2020. RIZZATO, A. B. P.; TREZZA, E. M. C. & RAMOS, A.T. A. Ensino de pediatria em ambulatório: objetivo, estratégia e avaliação. In: CONGRESSOBRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA, 13. & REUNIÃO ANUAL DA ABEM, 13. Salvador, 1-4out. 1975. Anais do 13º Congresso Brasileiro de Educação Médica e 13° Reunião Anual da ABEM. ABEM, 1975, p.411- 42.), (22), (23), (24) , processos de integração interdisciplinar ou interdepartamental experimentados1010. MAGALDI, C.; ALMEIDA, M.M.M.B.; CORTEZ JR., L. S.; MONTELLI, A. C.; ALMEIDA, E. S.; MEIRA, D. A. & SOUSA, N. Internato de doenças tropicais e infecciosas e medicina preventiva. In: REUNIÃO DA ASSO CIAÇÃO BRASILEIRA DEESCOLAS MÉDICAS, 9. Curitiba, 4-7 set. 1971. Anais da 9° Reunião Brasileira de Escolas Médicas. ABEM, 1971. p.79-87.), (1212. MAGALDI, C. & MONTELLI, A. C. Curso de mecanismos de agressão e defesa. Rev. Microbiol.,16:309-15, 1985. e sistemas de avaliação de aproveitamento e critérios de aprovação renovados concretizados99. MAGALDI, C. Avaliação do treinamento do residente. Residência Med. (CNRM), 2:81-98, 1980.), (1616. MONTELLI, A. C.; BINDER, M. C. P.; ALMEIDA, M.M.M. B.; CAMPOS, E. P. & MEIRA, D. A. Avaliação do aproveitamento e critério de aprovação em Internato em Moléstias Infecciosas e Parasitárias. In: REUNIÃO ANUAL DA ABEM, 12. São Paulo,11-14 set. 1974. Anais da 12° Reunião Anual da ABEM . ABEM, 1974. p.323-8.), (2020. RIZZATO, A. B. P.; TREZZA, E. M. C. & RAMOS, A.T. A. Ensino de pediatria em ambulatório: objetivo, estratégia e avaliação. In: CONGRESSOBRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA, 13. & REUNIÃO ANUAL DA ABEM, 13. Salvador, 1-4out. 1975. Anais do 13º Congresso Brasileiro de Educação Médica e 13° Reunião Anual da ABEM. ABEM, 1975, p.411- 42.), (2121. SADATSUNE, T.; DECARLIS, R. M. S. T. & MONTELLI, A. C. Experiência em avaliação do aproveitamento em Curso de Microbiologia Médica. In: CONFERÊNCIA PANAMERICANA DE EDUCAÇÃO MÉDICA, 6 & CONGRESSOBRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA, 14., Rio de Janeiro, 17-19nov. 1976. Anais da 6 a Conferência Pan-Americana de Educação Médica e 14° Congresso Brasileiro de Educação Médica. ABEM, 1976. p.611-4..

No decurso dos últimos anos assistiu-se também ao estabelecimento do diagnóstico da situação atual dos cursos ministrados na Faculdade. Com o propósito d e avaliara ensino vigente na instituição, foi realizado em 1978 um estudo fundamentado nas opiniões de docentes dos ciclos básico e aplicado, dos internos e residentes, mediante aplicação de questionários1111. MAGALDI, C. & MONTELLI, A. C. Habilidades necessárias para a formação do médico geral. Rev. Bras. Educ. Méd., 9:154-8, 1985.), (1818. MONTELLI, A. C.; MAGALDI, C.; RIBEIRO, M. A. C. L.; PINHO, S. Z.; FRANCO, M. F.; MENDES, E.F.; MEIRA, D. A.; DELUCA, L. A.; MEIRELLES, M. & DOMINGUES, F. Diagnóstico da situação e perspectivas do Ensino na Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP, 1978). Rev. Bras. Educ. Méd. , 4:53-62, 1980..

Na opinião da maioria, a ·Faculdade de Medicina forma médico não bem caracterizado, embora devesse formar o médico geral; as características dos cursos e currículos não se coadunam com tal objetivo. Foi evidenciada a necessidade de reformulação dos ciclos básico e aplicação e de integração curricular dos dois ciclos. A integração não tem presidido os cursos ministrados; o currículo pulverizou-se por grande elenco de disciplinas; o aprendizado é em grande parte das vezes passivo e distanciado da realidade profissional e de saúde da comu­nidade; o ensino de graduação não parece ser prioridade dos departamentos e, ainda, faltam recursos humanos qualificados para melhorar seu rendimento. As sugestões oferecidas pelos docentes, alunos e residentes, assim como as definições de habilidade necessárias para a formação do médico geral são de valia não só para a opção do caminho a seguir, como também para a efetivação de modificações curriculares. Pelas respostas de internos e residentes, no que tange às habilidades adquiridas, verificou-se que o treinamento prático à época não foi satisfatório para permitir a capacitação psicomotora necessária à formação do médico geral, a despeito dos numerosos itens referidos pelos docentes como indispensáveis para tanto. Assim, concluiu-se que a proposta original formulada para o Curso Médico não foi mantida, embora algumas características tenham sido preservadas.

Se algumas destas experiências acabaram por se perder nas dificuldades encontradas em sua aplicação prática, outras efetivamente se mantiveram e hoje se constituem em importantes alicerces do curso médico ministrado em Botucatu, que se caracteriza por:

  • participação do estudante com responsabilidade na assistência do doente, a partir do 4° ano, sempre supervisionado e atendendo aos princípios do ensino formativo;

  • proximidade do corpo docente e discente ampliando a produtividade no ensino mediante a eliminação de barreiras entre educando e educador;

  • dedicação exclusiva da grande maioria dos docentes e cursos em tempo integral, garantindo maior rendimento na assistência e no ensino;

  • ensino com pequenos grupos de estudante, a partir do 3° ano em rodízios sucessivos, permitindo atuação mais dinâmica e formativa.

No sentido de maior concisão optou-se por analisar neste estudo algumas características do ensino na Faculdade de Medicina de Botucatu em relação a:

  • corpo discente

  • corpo docente.

  • currículo.

  • A análise dos dois últimos aspectos foi realizada em três momentos distintos de seu desenvolvimento:

  • 1968, quando se completou o primeiro currículo e houve a formatura da 1a turma;

  • 1978, após a implantação da UNESP e dissolução da FCMBB;

  • 1988, momento atual.

Corpo Discente

Um aspecto interessante em relação ao corpo discente da instituição diz respeito ao crescimento da taxa - n .º de candidatos/vaga no correr dos anos. Sempre menor que 6,0 na década de sessenta passou a 21,1 em 1978 e a 43,6 em 1988. Estes dados refletem com nitidez a ampliação da demanda de estudantes à Faculdade.

O número de alunos matriculados foi se elevando desde a implantação do curso médico em 1963 até 1968, quando se graduou a primeira turma. A partir daí observou-se estabilização no número de matrículas; o número de vagas oferecido e preenchido em 1968, 1978 e 1988 foi de 90, enquanto o número global de estudantes matriculados, nos três momentos distintos, foi, respectivamente: 531, 548 e 532.

No período compreendido entre 1963 e 1988, houve 2.378 alunos matriculados, sendo 1.769 do sexo masculino e 609 do sexo feminino. O gráfico da figura 1 expressa a evolução anual do número de matrículas, de acordo com o sexo. Evidencia-se por meio dele elevação progressiva do número de estudantes do sexo feminino até 1983, mantendo-se após, mais ou menos estáveis, as proporções entre ambos os sexos até 1988. O número de alunos que se graduaram em 1968, 1978 e 1988 foi, respectivamente, 80, 85 e 88, enquanto que o total de graduados no período de 1968 - 1988 foi de 1.839, com taxa de evasão estimada em mais ou menos 3%.

FIGURA 1
MATRÍCULAS NA FACULDADE DE MEDICINA, SEGUNDO O ANO E O SEXO

Corpo Docente

A distribuição do número total de docentes da Faculdade nos 3 períodos considerados encontra-se no gráfico da Figura 2. Observa-se crescente ampliação dos mesmos de 47 (no período de implantação do curso de aplicação em medicina da FCMBB) para 149 em 1978 e 189, na atualidade, acompanhando o crescimento e a produção da instituição.

FIGURA 2
DISTRIBUIÇÃO DO NÚMERO DE DOCENTES DA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU, SEGUNDO DO PERÍODO

Na tabela 1 encontra-se a distribuição dos professores de acordo com o regime de trabalho, a categoria docente e a titulação em dois momentos distintos: 1978 e 1988; este perfil do corpo docente não pode ser estabelecido com segurança durante o período de implantação do curso - 1963 - 1968. Os dados da Tabela 1 permitem verificar a manutenção da alta proporção de docentes em RDIDP1 1 Regime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa e queda da mesma entre aqueles em RTP2 2 Regime de Tempo Parcial , características da Instituição desde sua instalação. Saliente-se também o aumento considerável na proporção de docentes titulados, sobretudo de adjuntos e titulares. A análise global dos dados mostra maior proporção de docentes em regime de trabalho RDIDP, titulados e da categoria doutor.

TABELA 1
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO CORPO DOCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU, DE ACORDO COM A ÉPOCA 11978 e 19881

Na tabela 2 expressa-se a distribuição do pessoal docente da Faculdade, segundo os Departamentos, a categoria profissional e o regime de trabalho, na atualidade. Interessante notar que todos os professores titulares situam-se no regime de trabalho RDIDP e que dois departamentos possuem em seus quadros apenas docentes nesse regime.

TABELA 2
DISTRIBUIÇÃO DO CORPO DOCENTE, SEGUNDO DEPARTAMENTO CATEGORIA E

Currículo

A distribuição do número de disciplinas constantes no currículo, por série e por ano (1968, 1978 e 1988) encontra-se no gráfico da Figura 3. Observa-se um acréscimo de 100% no número de disciplinas de 1968 para 1978, principalmente no 4° e 5° anos do curso. Em 1988, observa-se um acréscimo em disciplinas no 1º e 4º anos, principalmente.

FIGURA 3
DISTRIBUIÇÃO DO NÚMERO DE DISCIPLINAS DA FACULDADE DE MEDICNA DE BOTUCATU SEGUNDO AS SÉRIES E OS PERÍODOS

O Quadro 1 expõe de forma concisa a distribuição das disciplinas nos três anos analisados, de acordo com a série. A ampliação registrada relaciona-se com o surgimento de numerosas especialidades, sobretudo no 4º ano. Saliente-se, ainda, que algumas delas se desdobraram em várias sub-especialidades, notadamente em 1988. O fato se repete, em menor proporção, no 5° ano.

QUADRO I
DISTRIBUIÇÃO DAS DI SCIPLINAS DO CURSO DE MEDICINA, SEGUNDO A SÉRIE E O ANO.

O sistema seriado de promoção foi adotado pela Faculdade de Medicina, de 1963 a 1974 e a partir de 1975, o sistema de créditos. Estudo realizado em 19851919. MONTELLI, A. C.; PESSOA, J. & MAGALDI, C. Avaliação do desempenho profissional das disciplinas do curso médico em função de dois sistemas adotados. In: CONGRESSO BRASILEIRODE EDUCAÇÃO MÉDICA, 22. Gramado,7-10 out. 1984. Anais do 22º Congresso Brasileiro de Educação Médica. ABEM, 1984. p.54., para avaliar o desempenho promocional em função dos dois sistemas, mostrou:

  1. percentual de disciplinas que apresentaram todos os alunos aprovados por média com elevação gradativa de 30,2% em 1972, para 59,3% em 1981;

  2. número de alunos aprovados por média/disciplina variou de 73,6%, em 1972 para 85,0% em 1981;

  3. percentual de disciplinas que apresentaram pelo menos um aluno reprovado com diminuição progressiva de 32,6% em 1972, para 1,7% em 1981;

  4. número de alunos reprovados/disciplina mostrou variação de 0,48 (período seriado) para 0,06 (período de créditos).

Estes dados estão diretamente relacionados com a ampliação do número de disciplinas no currículo, já mencionada, fazendo supor que o sistema de créditos gerou o acréscimo de disciplinas bem como facilitação na aprovação dos alunos.

Para encerrar, impõe-se comentar que a análise global dos dados apresentados e das opiniões manifestadas nos estudos realizados1111. MAGALDI, C. & MONTELLI, A. C. Habilidades necessárias para a formação do médico geral. Rev. Bras. Educ. Méd., 9:154-8, 1985.), (1818. MONTELLI, A. C.; MAGALDI, C.; RIBEIRO, M. A. C. L.; PINHO, S. Z.; FRANCO, M. F.; MENDES, E.F.; MEIRA, D. A.; DELUCA, L. A.; MEIRELLES, M. & DOMINGUES, F. Diagnóstico da situação e perspectivas do Ensino na Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP, 1978). Rev. Bras. Educ. Méd. , 4:53-62, 1980. indica a necessidade de optar por um novo rumo para a instituição com as coerentes reformulações de currículo e de curso, considerando-se sobretudo, a reestruturação em andamento do Sistema Nacional de Saúde. Medidas concretas, nesse sentido, são inadiáveis, para que não nos tornemos responsáveis, no futuro, por posições superadas em matéria de educação médica.

Agradecimentos

Os autores agradecem a inestimável colaboração prestada por:

  • Sra. Zoe Basco

  • Sra. Maria Cecília Guerreiro Pesavento

  • Sr. Jairo Pessoa

  • Sr. João Pesavento

Referências Bibliográficas

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  • 1
    Regime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa
  • 2
    Regime de Tempo Parcial

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Jul 2020
  • Data do Fascículo
    Jan-Dec 1989
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