RESUMO
Este texto conjuga a aproximação entre a teatralidade das manifestações orientais com o trabalho prático do Núcleo de Investigação - Usina do Trabalho do Ator (UTA). Trata-se aqui de estabelecer vínculos entre a teoria da recepção proposta por Richard Schechner a partir do teatro rásico e a teatralidade presente em vários espetáculos da UTA. Examina-se de que forma o grupo empregou os procedimentos antropofágicos em quatro de suas montagens e qual o papel do espectador em suas composições cênicas.
Palavras-chave:
Teatro em Porto Alegre; Antropofagia Teatral; Usina do Trabalho do Ator
ABSTRACT
This text conjugates the rapprochement between the theatricality of Eastern manifestations and the practice of Usina do Trabalho do Ator (UTA) Research Group. We establish links between the theory of reception proposed by Richard Schechner based on rasic theatre and the theatricality of several UTA spectacles. We also examine the way in which the group used cannibalistic procedures in four stagings as well as the role of the audience in their scenic compositions.
Keywords:
Theatre in Porto Alegre; Theatrical Cannibalism; Usina do Trabalho do Ator
RÉSUMÉ
Ce texte établit un rapprochement entre la théâtralité des manifestations orientales et le travail pratique du Núcleo de Investigaçao teatral Usina do Trabalho do Ator (UTA). Il s'agit ici de tisser des liens entre la théorie de la réception proposée par Richard Schechner à partir du théâtre rasa et la théâtralité présente dans de nombreux spectacles de l'UTA. L'interrogation porte enfin sur la manière dont la compagnie a utilisé les procédures anthropophagiques dans quatre de ses spectacles et sur le rôle accordé au spectateur dans ces compositions scéniques.
Mots-clés:
Théâtre à Porto Alegre; Anthropophagie Théâtrale; Usina do Trabalho do Ator
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Referências
- BARBA, Eugenio. O Espaço Interno. Sala Preta, Universidade de São Paulo, São Paulo, n. 8, p. 09-10, 2008.
- FÉRAL, Josette. Teatro, Teoría y Práctica: más alla de las fronteras. Buenos Aires: Galerna, 2004.
- GUÉNOUN, Dénis. O Teatro é Necessário? São Paulo: Perspectiva, 2004.
- HOHLFELDT, Antônio. Espetáculo Inesquecível. Jornal do Comércio, Porto Alegre, s. p., 18 set. 1998.
- ICLE, Gilberto. Teatro e Construção de Conhecimento. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2002.
- MARTINS, Rejane. O Ronco do Bugio vai Alegrar a Esquina Democrática. Zero Hora, Porto Alegre, 6 dez. 1996. Segundo Caderno. P. 06.
- PAVIS, Patrice. O Teatro no Cruzamento de Culturas. Tradução de Nanci Fernandes. São Paulo, Editora Perspectiva, 2008.
- RITUALES RITUALES y Leyendas Brasileñas al Son de Música. El Deber, Santa Cruz de la Sierra, p. C4, 20 abr. 1999.
- SCHECHNER, Richard. El Teatro Ambientalista. México: Árbol Editorial, 1988.
- SCHECHNER, Richard. Performance, Teoría y prácticas Interculturais. Tradução de M. Ana Diz. Buenos Aires: Libro del Rojas, 2000.
- TORO, Fernando de. La(s) Teatralidad(es) Post-moderna(s). Simulación, deconstrucción y escritura rizomática. In: TORO, Fernando de. Semiotica del Teatro. Buenos Aires: Galerna, 2008. P. 297-324.
- VILLEGAS, Juan. Multicultutalismo e Multiteatralidades na América Latina. In: MOSTAÇO, Edélcio (Org.). Para uma História Cultural do Teatro. Florianópolis/Jaraguá do Sul: Design Editora, 2010. P. 87-108.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
Dez 2012
Histórico
-
Recebido
02 Jul 2012 -
Aceito
27 Ago 2012