Acessibilidade / Reportar erro

O crescimento da liberdade como fim educacional: a relação entre o pensamento reflexivo e a liberdade na obra de John Dewey

The growth of freedom as an educational end: the relation between reflective thinking and freedom in John Dewey's work

Resumos

Propõe analisar a relação entre o cultivo do pensamento reflexivo e o crescimento da liberdade individual, tendo como fonte principal a obra Como Pensamos (1933), de John Dewey. Para ele, a finalidade da educação é formar indivíduos livres, capazes de direcionar sua conduta e adaptar as condições do ambiente a seu favor. Nesse caso, o crescimento da liberdade é um efeito da educação que estimula o indivíduo ao exercício contínuo do pensamento reflexivo. O presente discurso procura mostrar por que o conceito evolutivo de liberdade de Dewey é mais eficiente do que a teoria educacional criticada por ele, que confunde liberdade com espontaneidade e, por causa disso, considera a criança livre para dirigir suas atividades. Essa confusão resulta na condenação da autoridade do professor e na perigosa ideia de que o ser humano imaturo não precisa de direção externa para alcançar a liberdade.

Dewey; liberdade; pensamento reflexivo; educação


This article analyzes the relation between the cultivation of reflective thinking and the growth of individual freedom, based mainly on John Dewey's work "How we think" (1933). For Dewey, the end of education is to form free individuals, capable of directing their own conduct and of adapting environmental conditions to their benefit. In this case, the growth of freedom is an effect of education that stimulates the individual to the continuous exercise of reflective thinking. The present discourse intends to show the reason why Dewey's evolutionary concept of freedom is more efficient than the educational theory criticized by him, which confuses freedom with spontaneity, and for this reason, considers the child free to direct his/her activities. This confusion results in the condemnation of the teacher's authority and in the dangerous idea that immature human beings do not need external direction to achieve freedom.

Dewey; freedom; reflective thinking; education


  • CUNHA, Marcos Vinicius. John Dewey: a utopia democrática. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
  • DEWEY, John. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.
  • DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
  • DEWEY, John. Experiência e educação Petrópolis: Vozes, 2010.
  • DEWEY, John. Liberalismo, liberdade e cultura São Paulo: Companhia Editora Nacional : Ed. USP, 1970.
  • DEWEY, John. The evolutionary method as applied to morality. The Philosophical Review, v. 11, p. 107-124, 353-371, mar./july 1902. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/2176631>. Acesso em: 12 abr. 2013.
  • DEWEY, John. The influence of Darwinism on philosophy. In: DEWEY, John. The influence of Darwin on philosophy and other essays New York: Prometheus Books, 1997.
  • POPP, Jerome A. Evolution's first philosopher: John Dewey and the continuity of nature. New York: State University of New York, 2007.
  • SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Maio 2014
  • Data do Fascículo
    Abr 2014

Histórico

  • Recebido
    16 Jul 2013
  • Aceito
    10 Dez 2013
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br