Acessibilidade / Reportar erro

Práticas de leitura no ensino médio: o Pibid de Letras

Reader practices in school: the Pibid letters

Resumos

Analisa quais estratégias de leitura os licenciandos de Letras da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) desenvolveram no decorrer do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), quais concepções dão sustentação a essas estratégias e como elas colaboram para a formação de leitores no ensino médio, em duas escolas da rede pública estadual de Santa Catarina, na cidade de Itajaí. O instrumento de coleta de dados foram os portfólios produzidos pelos licenciandos durante o desenvolvimento do projeto, postados no ambiente virtual da instituição executante, denominado Sophia. Foram analisadas cinco estratégias de leitura que se mostraram alinhadas com a concepção de literatura fruitiva, a qual concebe o texto como objeto a ser fruído, apreciado, preservando sua função estética.

Pibid; estratégias de ensino; formação de leitores; literatura; formação de professores


This study examined the strategies of reading that the licensees of Universidade do Vale de Itajaí (Univali), developed during the Pibid - Program in Teaching Education Arts Basic, the conceptions that support these strategies and how they collaborate to train readers in high school, from state public Itajaí, SC, Brazil. The instrument for data collection were the portfolios produced by undergraduates during the development of the project, posted in a virtual environment called Sophia. As results we indicate five reading strategies that were aligned with the conception of literature fruitive, which conceives the text as an object to be appreciated, enjoyed, preserving its aesthetic function.

Pibid; teaching strategies; training readers; literature; teacher training


  • ARROYO, Miguel G. Uma celebração da colheita. In: TEIXEIRA, J. A. C.; LOPES, J.S.M. A escola vai ao cinema Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
  • BARTHES, Roland. O prazer do texto São Paulo: Perspectiva, 2003.
  • BELL, Lindolf. As Annamárias São Paulo: Massao Ohno, 1979.
  • BUSS, Alcides. Lições do tempo [s.d.]. Disponível em: http://www.alcidesbuss.com/poemas_detail.php?id_poema=134 Acesso em: 22 ago. 2012.
  • CUNHA, Maria Isabel da. Aula universitária: inovação e pesquisa. São Paulo: Papirus, 1997.
  • CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática São Paulo: Papirus, 2011.
  • COETZEE, J. M. Desonra São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
  • DUARTE JUNIOR, João Francisco. O Sentido dos Sentidos: A Educação (do) Sensível. Curitiba: Criar, 2010.
  • ECO, Umberto. Sobre a literatura Rio de Janeiro: Record, 2003.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
  • FLORIANO, Magru. Cotidianas Itajaí: Brisa Utópica, 1999.
  • GENETTE, Gerard. Palimpsestes: La littérature au second degré. Paris: Seuil, 1982.
  • GOERGEN, Pedro. Novas competências docentes para a educação: anotações para um currículo de formação de professores. In: BORBA, Amandia Maria de; FERRI, Cássia; GESSER, Verônica. Currículo e avaliação: investigações e ações. Itajaí, SC: Univali, Maria do Cais, 2006.
  • LAJOLO, Marisa. Literatura: leitores & leitura. São Paulo: Moderna, 2006.
  • LAZZAROTTO, Bruno. Portifólios Ambiente Sophia. Itajaí: Univali. 2011.
  • LE BRETON, David. A sociologia do corpo 4 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
  • MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
  • NASCIMENTO, Bento. Loucos de pedra São Paulo: Iluminuras, 2007.
  • NEITZEL, Adair de Aguiar. Sensibilização poética: educar para fruição estética. In: SCHLINDWEIN, L. M.; SIRGADO, A. P. (Org.). Estética e pesquisa: formação de professores. Itajaí: Univali, Maria do Cais, 2006. p. 95-105,
  • PAZ, Octavio. O arco e a lira Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
  • PAZ, Octavio. A outra voz Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
  • PERROTTI, Edmir. O texto sedutor na literatura infantil São Paulo: Ícone, 1986.
  • PRADO, Adélia. Com licença poética [s.d.]. Disponível em: http://pensador.uol.com.br/frase/MTY4MzUz Acesso em: 22 ago. 2012.
  • ROCHA, R. Entrevista Ruth Rocha. Contrapontos, Itajaí, v. 2, n. 6, maio/ago. 2006.
  • ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
  • SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto alegre: Artes Médicas Sul, 1998.
  • ZIBETTI Marli Lúcia Tonatto; SOUZA, Marilene Proença Rebello de. Apropriação e mobilização de saberes na prática pedagógica: contribuição para a formação de professores. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, maio/ago. 2007.
  • ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura São Paulo: EDUC. 2000.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Jan 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2013

Histórico

  • Recebido
    10 Jan 2013
  • Aceito
    23 Ago 2013
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br