Acessibilidade / Reportar erro

As habilidades de comunicação no início da alfabetização

O artigo aborda a evolução dos processos de construção conjunta de conhecimento de escrita entre uma professora e seus alunos quando resolvem, coletivamente, diversas tarefas provenientes do enfoque construtivista e significativo da linguagem escrita. A análise parte de um estudo longitudinal nos dois primeiros anos do ensino pré-escolar, sendo filmadas doze tríades de alunos a cada trimestre. A investigação foca na forma como as crianças constroem suas próprias ideias sobre a escrita a partir da experiência que vão adquirindo e do contato mais direto e orientação fornecida pela escola. Para isso, fornecemos diferentes sequências discursivas que mostram como a criança adota diferentes estratégias. A partir dessa perspectiva, analisamos o papel do professor como orientador de seus alunos, promovendo a aprendizagem em sua zona de desenvolvimento proximal de forma que contribua de acordo com o nível cognitivo do aluno. Quanto maior o nível do aluno, maior será a responsabilidade que deverá ser concedida a ele.

alfabetização; discussão; observação; construtivismo social; educação básica


Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br