Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Volume: 96, Issue: 243, Published: 2015
  • EDITORIAL Editorial

    Weller, Wivian; Dias, Ana Maria de Iorio; Galvão, Ana Maria de Oliveira; Werle, Flávia Obino Corrêa; Rios, Guilherme Veiga; Pierro, Maria Clara Di; Junqueira, Rogério Diniz
  • Comparative education in Brazil: an agenda outline Estudos

    Gomes, Candido Alberto

    Abstract in Portuguese:

    Partindo de breve histórico da educação comparada no Brasil, rastrearam-se as publicações da área, isto é, artigos, dissertações e teses. Além da revisão da literatura, foram identificados os artigos de acesso aberto publicados eletronicamente até 2014, de autores brasileiros ou não, em periódicos do Brasil. A distribuição temática mostra que o maior interesse da educação comparada está nas visões macroscópicas e nas suas dimensões internacionais, ou seja, nas políticas educacionais. O número de trabalhos se manteve estável no último decênio, apesar da globalização, e Portugal e os países latino-americanos foram os principais focos de comparação. No sentido da agenda, nota-se que a maioria dos trabalhos se circunscreve ao eixo ibero-americano, possivelmente por dificuldades linguísticas. Um dos temas que requerem massa crítica é a avaliação educacional, inclusive internacional, de que o País vem participando. No rumo de uma agenda, alerta-se para as dificuldades suscitadas por um arco ideológico que tem nas pontas o isolacionismo e a imitação acrítica. Igualmente, aponta-se a necessidade de aplicar os métodos quantitativos, embora sem sacralizá-los. Por fim, convida-se à qualidade e ao pluralismo teórico e metodológico, ainda que a educação comparada mantenha número modesto de publicações.

    Abstract in English:

    This paper presents, in its first part, a brief history of the Brazilian comparative education and a literature review of the area in this country restricted to journal articles, theses and dissertations. Based on this information, it reports a research on national journals for identifying open access articles electronically published until 2014. Authors are from Brazil and other countries. Its thematic classification reveals a special focus on macroscopic views of international education, with a special focus on educational policies. Comparisons between Brazil, Portugal and Latin American national education systems are the most frequent in the literature, perhaps because of linguistic limitations. Considering a future agenda, this study suggests more geographical and linguistic diversification and further effort in researching international education evaluation, since Brazil is a participant in these processes. It also adverts to obstacles resulting from an ideological arch, which extremes are isolationism and acritical copy. Furthermore, it points out the need to use quantitative methods, considering their limits, as well as theoretical and methodological ones of diverse "comparative educations". At last, it recommends the maintenance of quality, even if the number of articles does not increase.
  • Trends, challenges and potential of international and comparative education today Estudos

    Amaral, Marcelo Parreira do

    Abstract in Portuguese:

    Aborda a educação internacional e comparada (EIC) como disciplina acadêmica, considerando seus desafios e sua atualidade tanto no meio acadêmico quanto nos círculos políticos. Sugere uma definição de trabalho para a EIC enquanto campo de estudo e pesquisa e descreve tendências e desenvolvimentos nesse campo que se mostram entre os mais proeminentes nos últimos anos. O artigo discute alguns dos desafios centrais na atualidade para a comparação como método de produção de conhecimento e aponta os potenciais da EIC para o estudo da educação no século 21. Conclui que a EIC apresenta claros sinais de renascimento, com desenvolvimentos intelectuais importantes tanto na base conceitual e teórica quanto no repertório metodológico da disciplina, conforme ilustram as pesquisas multiníveis.

    Abstract in English:

    The article addresses international and comparative education (ICE) as an academic discipline, considering its challenges and its relevance both in academia and in the political circles. It suggests a working definition of ICE as field of study and research and describes some trends and developments in this field that figure arguably among the most prominent in recent years. It also discusses some of today's central challenges for comparison as a method of production of knowledge and indicates the potential of ICE for the study of education in the 21st century. The article concludes that ICE shows clear signs of rebirth and highlights important intellectual developments both in the conceptual and theoretical bases and in the methodological repertoire of the discipline, as illustrated by multi-level researches.
  • Assessment of social impacts resulting from the internalization of the Universidade Federal do Ceará (UFC) Estudos

    Andriola, Wagner Bandeira; Suliano, Daniele Cirilo

    Abstract in Portuguese:

    Relata os principais resultados de estudo avaliativo sobre os impactos da presença da Universidade Federal do Ceará (UFC) em municípios do interior do estado, após a adesão desta ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Para tal, realizou-se pesquisa descritiva (ex-post facto) com 129 docentes e 503 discentes dos três campi avançados da UFC, nos municípios de Sobral, de Quixadá e da Região do Cariri (Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha), e com 191 moradores locais. Os questionários destinados aos docentes e aos discentes foram autoaplicados, isto é, distribuídos aos respondentes para que estes os preenchessem de modo individual e, posteriormente, devolvidos aos auxiliares de pesquisa. Com os moradores locais, empregou-se roteiro semiestruturado de entrevista, aplicado de modo individualizado. Os resultados obtidos com as audiências estudadas (alunos, docentes e moradores locais) nos três campi convergiram para a aceitação de que a UFC causou impactos sociais positivos nos municípios cearenses do interior, dentre os quais: maior dinamização econômica local, implicando crescimento municipal; maior oportunidade de a população local contar com novas formas de qualificação profissional por meio do acesso à UFC; geração de mais postos de trabalho para os moradores locais

    Abstract in English:

    The text reports the main results derived from the assessment of the impacts of the presence of the Universidade Federal do Ceará (UFC) in the countryside of the state of Ceará, due to the university's adhesion to the Program of Support for Plans of Restructuring and Expansion of the Federal Universities (Reuni). A descriptive research (ex post facto) was conducted with 129 professors and 503 students of three advanced campuses of UFC in the municipalities of Sobral, Quixadá and Cariri Region (Juazeiro, Crato and Barbalha), and with 191 local residents. The questionnaires for the professors and students were self-administered, that is, they were distributed to the respondents so that they could answer it individually, and then return the forms to the research assistants. Individual interviews, based on a semi-structured model, were conducted with local residents. The results obtained with the survey in the three campuses converged on the acceptance that the UFC has caused positive social impacts in the municipalities of Ceará, which include: greater local economic dynamics, resulting on municipal growth; greater opportunities for the local population to count on new forms of professional training through the access to higher education; and the generation of more job posts for local residents
  • The quota policy in the perspective of academic performance at the Universidade Federal de Uberlândia Estudos

    Queiroz, Zandra Cristina Lima Silva; Miranda, Gilberto José; Tavares, Marcelo; Freitas, Sheizi Calheira de

    Abstract in Portuguese:

    A discussão sobre as formas de ingresso no ensino superior no Brasil está cercada de polêmicas quanto à sua característica de seletividade e exclusão social. Com a publicação da Lei nº 12.711/2012, os percentuais de vagas destinadas às cotas sociais e raciais foram regulamentados com o intuito de democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil. Este estudo tem o propósito de verificar se existem diferenças significativas no desempenho dos alunos ingressantes por meio de programas de cotas, quando comparados aos demais. Como procedimento metodológico, por meio de uma análise quantitativa, realizou-se um estudo descritivo dos coeficientes de rendimento dos alunos ingressantes segundo a modalidade de cota e a área de cada curso. A amostra foi composta por 2.418 alunos, ingressantes nas 78 opções de cursos de graduação ofertadas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no primeiro semestre de 2013. Os resultados apontaram que, entre as modalidades 1, 2, 3 e 4 (modalidades de cotas estabelecidas pela Lei nº 12.711/12) e a ampla concorrência (modalidade 5), não há diferenças estatísticas de rendimento

    Abstract in English:

    The discussion on ways of entry to higher education in Brazil is surrounded by controversy regarding its selectivity and social exclusion. With the publication of the Law 12.711/2012, the percentage of vacancies for students with social and racial disadvantage was regulated in order to democratize the access to higher education in Brazil. The main objective of this study is to verify whether there are significant differences in the performance of students entering universities through minority-oriented programs, compared to other forms of access. The methodological procedures included a descriptive study, using a quantitative analysis of the academic coefficients of incoming students related to the modality of quota and, also, to the area of knowledge. The sample consisted of 2,418 freshman students of 78 undergraduate courses offered by the Universidade Federal de Uberlândia (UFU) in the first semester of 2013. The results showed that there are no statistical differences in the academic coefficients among the modalities of quota 1, 2, 3 and 4 (established by Law 12.711/2012) and the extensive competition
  • Materials and teaching strategies in virtual learning environment Estudos

    Lacerda, Andreson Lopes de; Silva, Tatiana da

    Abstract in Portuguese:

    Discute as bases teóricas e metodológicas da elaboração de material didático para uma disciplina presencial de Física Básica, no âmbito da graduação, em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), assim como a integração deste enquanto ferramenta de apoio ao ensino presencial. A área da Física possui variados recursos digitais, disponíveis em rede, para serem utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Tais possibilidades estão baseadas em pesquisas e relatos de experiências que têm resultado em melhorias na aprendizagem e em potencialidades de abordagem de conceitos e temas dessa área do conhecimento. Assim, propõe-se integrar nossos olhares àqueles já lançados para esses recursos disponíveis em rede, a fim de pensá-los na perspectiva do design instrucional (DI), que vem auxiliar na estruturação de conteúdos, na sugestão da maneira mais adequada para sua apresentação e na união com atividades de aprendizagem elaboradas e implementadas por meio das ferramentas do AVA. Os resultados mostram que, do ponto de vista dos alunos, o AVA desenvolvido atende aos objetivos pretendidos porque complementa as discussões em sala, diversifica o conteúdo e atende a diferentes estilos de aprendizagem

    Abstract in English:

    The paper discusses the theoretical and methodological basis of elaboration of teaching materials for an undergraduate discipline of Basic Physics in a virtual learning environment (VLE), as well as its integration as a support tool for presencial learning. The Physics field has a huge network of digital resources for use in the teaching-learning process. Such possibilities are based on research and experience reports which have demonstrated improvements in learning outcomes and potentialities in the approach of concepts and themes of this knowledge area. It is therefore proposed the integration of our vision to the already launched resources available in the network in order to think about them from the perspective of instructional design, which assists in the structuring of contents by suggesting the most appropriate manner for their presentation and in union with learning activities designed and implemented through the VLE tools. The results show that from the point of view of students, the VLE developed meets the intended goals because it complements the discussions in class, diversifies the curricular contents and takes into consideration different learning styles
  • Analysis of formative necessities of freshman professors at a public university Estudos

    Lima, Emília Freitas de

    Abstract in Portuguese:

    Discute pesquisa sobre necessidades formativas de docentes universitários. Entende necessidade como distância entre uma situação real e uma ideal, nos níveis subjetivo e objetivo (Benedito; Imbernón; Félez, 2001). Utilizou-se de questionário, com perguntas fechadas e abertas, aplicado a docentes recém-admitidos numa universidade pública. Os resultados contrapõem-se às demandas dos professores (nível subjetivo), voltadas notadamente para a dimensão técnica, a necessidade de a formação continuada considerar as características da universidade no/do mundo atual (nível objetivo), exigindo da função docente competência técnica e científica e atuação em dimensões igualmente importantes, como a cultural, a ética, a estética, a tecnológica, a ambiental.

    Abstract in English:

    In this article, formative necessities of university professors are addressed. Necessity is understood as the distance between a real situation, and an ideal one, both the subjective and the objective levels being considered (Benedito; Imbernón; Félez, 2001). A questionnaire with closed and open questions was applied to newly hired professors at a public university. The results oppose the demands of professors (subjective level), mainly focused upon the technical dimension. The need of continuing education to consider the characteristics of universities in/of the world today (objective level) demands from the teaching profession technical and scientific expertise, besides that; a performance on equally important dimensions, such as the cultural, ethical, esthetical, technological and environmental ones
  • The basis of knowledge of teachers, reflection and professional development: a case study on class diaries written by Chemistry teacher trainees Estudos

    Freire, Leila Inês Follmann; Fernandez, Carmen

    Abstract in Portuguese:

    Analisamos 70 diários de aula, produzidos por três professores em formação inicial durante atividades de docência supervisionada no período de estágio curricular em ensino de química. No discurso dos diários, há evidências sobre os conhecimentos para o ensino acerca dos quais os estagiários refletiram. Pautamo-nos no indicador de ensino reflexivo para classificar o discurso dos diários como reflexivo ou não e na base de conhecimentos para o ensino para identificar os tipos de conhecimentos envolvidos na reflexão dos estagiários. Os resultados indicam que os estagiários refletiram mais sobre aspectos do conhecimento de professores relacionados ao conhecimento pedagógico geral e ao pedagógico do conteúdo e pouco sobre aspectos envolvendo o contexto dos estudantes e o conhecimento do conteúdo específico. No intuito de contribuir para que os diários dos professores se tornem ferramentas efetivas no desenvolvimento profissional de licenciandos, propomos um roteiro de orientação à reflexão sobre a própria prática docente

    Abstract in English:

    We examined 70 class diaries, produced by three teachers in initial training during teaching activities in the Chemistry supervised traineeship. In the class diaries discourse, there is evidence about the knowledge for teaching, upon which trainees reflected. The study was based on the reflective teaching indicator to classify the discourse of diaries as reflective or not, and on the knowledge base of teaching to identify the types of knowledge involved in the reflection of trainees. The results indicate that trainees reflected more about aspects of teacher knowledge related to general pedagogical knowledge and to pedagogical content knowledge and little upon aspects involving the context of students and the knowledge of specific content. In order to contribute to the teacher class diaries become effective tools in the professional development of undergraduates, we propose an orientation guide for the reflection about the teaching practice itself
  • The learning of Chemistry in the conception of teachers and students of high school: a case study Estudos

    Leite, Luciana Rodrigues; Lima, José Ossian Gadelha de

    Abstract in Portuguese:

    Tem por objetivo promover uma reflexão a respeito de alguns aspectos relativos ao processo de ensino e aprendizagem da Química desenvolvido em uma escola de ensino médio do Nordeste brasileiro. Para isso, um estudo de campo foi conduzido por meio da aplicação de questionários a professores e alunos dessa escola. Os resultados das análises das respostas às questões revelaram alguns aspectos desse processo que merecem uma profunda reflexão. O gostar dos conteúdos da disciplina, por parte dos alunos, depende sobremaneira do desempenho e da segurança que o professor apresenta quando da exploração do conteúdo nas suas aulas. As metodologias de ensino diferenciadas e não tradicionais conseguem ser melhores instrumentos de estímulo e de motivação ao aprendizado da Química. As formações inicial e continuada não adequadas do profissional professor ainda continuam a ser um dos grandes entraves para a melhoria de nossa educação. Por fim, destacamos a deficiência que os alunos apresentam em conhecimentos explorados em outras disciplinas, por exemplo, Língua Portuguesa

    Abstract in English:

    This work aims to promote a reflection about some aspects of the teaching and learning process of Chemistry developed in a high school of the Brazilian Northeast. For this, a field study was conducted through the application of questionnaires to teachers and students of this school. The results of the analyses of responses to the questions revealed some aspects of this process that deserve a deep reflection. The enjoyment of students to study the content of the discipline depends crucially on the performance and confidence of the teacher when he/she explores the contents in their classes. The differentiated and non-traditional methodologies of teaching can offer better instruments of encouragement and motivation to the learning of Chemistry. The inadequate initial and continuing training of teachers continue to be a major barrier to the improvement of our education. Finally, it is highlighted the deficiency that students show in relation to the knowledge explored in other disciplines, such as Portuguese
  • The practice of good Physical Education teachers from the perspective of high school students Estudos

    Souza, Jaqueline Aparecida de; Paixão, Jairo Antônio da

    Abstract in Portuguese:

    Analisa a prática pedagógica do docente de Educação Física considerado bom professor na perspectiva dos alunos do ensino médio. A partir de uma investigação de campo descritiva e de cunho qualitativo com um grupo amostral composto por professores considerados bons pelos seus alunos, percebeu-se um padrão tradicional nas aulas quanto à abordagem pedagógica adotada, bem como a hegemonia do conteúdo esporte. No entanto, esses professores buscam articular a Educação Física às demais disciplinas em trabalhos interdisciplinares e, ainda, lançam mão da proximidade com seus alunos para discutir temas relacionados a comportamento, valores éticos e conduta tanto na escola como fora dela. Em suma, o conceito valorativo de bom professor decorre de fatores percebidos na prática pedagógica do professor ao longo de sua trajetória profissional

    Abstract in English:

    The study examined the pedagogical practice of Physical Education teachers, considered good teachers from the perspective of high school students. It was conducted an analysis, based on a field investigation of descriptive and qualitative nature, with a sample group of teachers. It was observed a traditional pattern of teaching in relation to the pedagogical approach adopted, as well as the hegemony of sport content. However, these teachers seek to articulate Physical Education to other subjects in an interdisciplinary work, and also seize the proximity to their students in order to discuss topics related to behavior, ethical values and conduct both in and outside school. Briefly, the evaluative concept of good teacher stems from factors perceived in the teacher's pedagogic practice throughout his/her professional career
  • Communication skills in early literacy Estudos

    González García, Javier

    Abstract in Portuguese:

    O artigo aborda a evolução dos processos de construção conjunta de conhecimento de escrita entre uma professora e seus alunos quando resolvem, coletivamente, diversas tarefas provenientes do enfoque construtivista e significativo da linguagem escrita. A análise parte de um estudo longitudinal nos dois primeiros anos do ensino pré-escolar, sendo filmadas doze tríades de alunos a cada trimestre. A investigação foca na forma como as crianças constroem suas próprias ideias sobre a escrita a partir da experiência que vão adquirindo e do contato mais direto e orientação fornecida pela escola. Para isso, fornecemos diferentes sequências discursivas que mostram como a criança adota diferentes estratégias. A partir dessa perspectiva, analisamos o papel do professor como orientador de seus alunos, promovendo a aprendizagem em sua zona de desenvolvimento proximal de forma que contribua de acordo com o nível cognitivo do aluno. Quanto maior o nível do aluno, maior será a responsabilidade que deverá ser concedida a ele.

    Abstract in Spanish:

    El artículo se centra en la evolución de los procesos de construcción conjunta del conocimiento escritor entre una maestra y sus alumnos cuando resuelven colectivamente diversas tareas planteadas desde el enfoque constructivista y significativo del lenguaje escrito. El análisis parte de un estudio longitudinal durante los dos primeros cursos de Educación Preescolar, grabando en video doce tríadas de alumnos en cada trimestre. La investigación se centra en como los niños construyen sus propias ideas sobre la escritura a partir de la experiencia que van teniendo y del contacto más directo y guiado que aporta la escuela. Para ello, aportamos distintas secuencias discursivas que muestran como el niño va adoptando diferentes estrategias. Desde esta perspectiva analizamos el papel del maestro como guía de sus alumnos, promoviendo el aprendizaje en su zona de desarrollo próximo de tal forma que aportará ayudas contingentes con el nivel cognitivo del alumno; según aumente el nivel del alumno mayor será la responsabilidad concedida a éste.

    Abstract in English:

    The article focuses on the evolution of the processes of co-construction of knowledge between a teacher and her pupils, when they collectively solve various tasks arising from the constructivist approach and meaningful written language. The analysis is based on a longitudinal study during the first two years of early childhood education, in which twelve triads of students were videotaped each trimester. The research focuses on how children construct their own ideas about writing through the experience they acquire and the more direct contact and guidance provided by the school. Therefore, we provided different discursive sequences that show how the child adopts different strategies. From this perspective, we analyze the teacher's role as a guide to students, in order to promote learning in their zone of proximal development and contribute to the according cognitive level of the student. The higher the student's level, the greater the responsibility that should be granted to him/her.
  • The National Program of Textbook (PNLD) - Complementary Collections: experience of reading strategies in literacy Estudos

    Albuquerque1, Rielda Karyna de; Cruz, Magna Silva

    Abstract in Portuguese:

    Analisa o uso das obras do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) - Acervos Complementares e busca promover a compreensão leitora por meio da vivência de estratégias de leitura. Duas professoras, uma do 1º e outra do 2º ano do ensino fundamental, participaram da pesquisa. Como procedimentos metodológicos, foram utilizados: análise documental do material oficial do PNLD - Acervos Complementares; entrevista com as professoras; e observação de aulas. Focaram-se as práticas de leitura por meio do uso dos materiais complementares. Os resultados apontam que as professoras promoveram situações de vivência de estratégias de leitura a fim de desenvolver habilidades de compreensão de textos, apesar de as atividades não terem sido devidamente planejadas.

    Abstract in English:

    This paper analyzes the use of works of the National Textbook Program (PNLD) - Complementary Collections, and aims to promote the reading comprehension through the experience of reading strategies. Two teachers, teaching the first grade and the second grade of elementary school, participated in the research. The methodological procedures included documentary analysis of the official material of PNLD - Complementary Collections; interviews with the teachers and classroom observations, focusing on reading practices through the use of supplementary materials. The results indicate that the teachers promoted living situations of reading strategies in order to develop skills of reading comprehension, although the activities were not properly planned.
  • The mirror of the school manager of public education: relation of power and governmentality Estudos

    Ferreirinha, Isabella Maria Nunes

    Abstract in Portuguese:

    Analisa o discurso do gestor escolar no contexto político-administrativo-pedagógico de escolas públicas de ensino fundamental do Brasil. Para tanto, toma-se como referência a prosa de Clarice Lispector, sobretudo seu conceito de instante-já, e as proposições de Michel Foucault quanto à relação entre poder e governamentabilidade. Objetiva demonstrar, por meio de pesquisa qualitativa, a multiplicidade das imagens-discurso de gestores no exercício da gestão escolar, utilizando-se da metáfora do espelho, em que estariam representadas. A coleta de dados foi realizada mediante entrevista semiestruturada junto a uma população composta por 17 gestores de escolas do primeiro e do segundo segmentos do ensino fundamental de um município de Santa Catarina. As reflexões apresentadas ao longo do texto subsidiam novas abordagens e ações sobre a gestão escolar no âmbito do ensino e do governo municipal. Os resultados obtidos apresentam uma alternativa para repensar a gestão escolar sob o prisma da estrutura teórica foucaultiana.

    Abstract in English:

    this article focuses on the discourse of school managers in the political, administrative and pedagogical context of public elementary schools in brazil. therefore, we refer to clarice lispector's prose, especially to her now-instant concept and to michel foucault's propositions about the power relations and governmentality. using the metaphor of the mirror, this study aims to demonstrate, through a qualitative perspective, the multiplicity of images-speech of managers in the exercise of school managers in which they would be represented. the data collection was realized through semi-structured interviews with seventeen managers from schools of the first and the second segment of elementary education in a municipality of santa catarina. the ideas presented throughout the text subsidize new approaches and actions on school management in the scope of teaching and local government. the results show an alternative to rethink the school management from the perspective of foucault's theoretical framework.
  • Comparative Education and the globalized world Resenhas

    Verhine, Robert Evan
  • Reverberations of educational assessment in Brazil Resenhas

    Machado, Cristiane
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