Acessibilidade / Reportar erro

Sangramento e Endometrite em Pacientes Portadoras de DIU Pós-Placentário na Maternidade de Encruzilhada - Recife (PE)

Resumo de Tese

Sangramento e Endometrite em Pacientes Portadoras de DIU Pós-Placentário na Maternidade de Encruzilhada – Recife (PE)

Tese de Mestrado, apresentada à Faculdade de Ciências Médicas da Fundação de Ensino Superior de Pernambuco (FESP/UPE) - em 09/09/97.

Autor: Dr. Stefan Welkovic

Orientador: Profª Drª Laura Olinda Brejieiro Fernandes Costa

Esta pesquisa foi realizada com a intenção de estudar a ocorrência de sangramento excessivo e endometrite em 145 pacientes puérperas, que permitiram a inserção do DIU após a retirada da placenta. A comparação destas intercorrências foi realizada com 157 pacientes que não o aceitaram. Após aceitação ou não do DIU, era colhida amostra de sangue antes da retirada da placenta para avaliação basal dos níveis de hemoglobina. Naquelas pacientes que aceitaram o DIU, o mesmo era então inserido até dez minutos após a dequitação. As pacientes eram seguidas na enfermaria de puerpério até a alta, e reavaliadas no décimo dia, quando era feita nova coleta sangüínea. A incidência de sangramento clinicamente excessivo foi maior nas pacientes que não aceitaram o DIU (c2=10,01 GL=1 p=0,001). Não houve diferença estatisticamente significante entre as médias das hemoglobinas colhidas antes da retirada da placenta em ambos os grupos estudados (t=0,039 GL=301 p=0,83) e a comparação das médias das hemoglobinas colhidas no fim do puerpério imediato em ambos os grupos não mostrou diferença estatisticamente significante. Houve cinco casos de endometrite diagnosticados clinicamente nas 145 (3.4%) pacientes com DIU contra 7 casos de 157 (4,6%) pacientes sem DIU, o que não mostrou diferença estatisticamente significante (p=0,40). O DIU parece ser um método conveniente para ser oferecido no puerpério, pois além das suas vantagens, parece não aumentar a incidência de sangramento excessivo e endometrite.

Palavras-chave: Contracepção não-hormonal. Infecção puerperal. DIU.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Abr 2007
  • Data do Fascículo
    Ago 1998
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br