Accessibilidad / Informe de Error

DIU de cobre imediatamente pós-parto: Uma análise comparativa entre os perfis das mulheres que aceitam e recusam o método

Resumo

Objetivo

Analisar o perfil das mulheres que aceitaram e recusaram a inserção do dispositivo intrauterino (DIU) de cobre no pós-parto imediato e conhecer as motivações relacionadas à recusa ao método.

Métodos

Estudo transversal com 299 gestantes, as quais foram informadas sobre a possibilidade de inserir o DIU de cobre imediatamente após o parto e questionadas sobre o interesse em adotar ou não este contraceptivo. Todas as participantes responderam a um questionário com informações pertinentes às propostas do presente estudo. O tamanho da amostra foi limitado ao número de dispositivos disponíveis para o presente estudo.

Resultados

Um total de 560 mulheres foram convidadas a participar do estudo, dentre as quais 299 aceitaram. Das 299 participantes, 175 aceitaram o DIU e 124 recusaram. Conforme aumentou o número de gestações, maior foi a taxa de aceitação do DIU (p=0,002), principalmente quando comparados os grupos de mulheres com 1 e ≥ 4 gestações (p=0,013). Quanto ao desejo de ter mais filhos, as mulheres que planejavamtermais filhos tiveram maior chance de recusar o dispositivo do que as que não planejavam (p<0,001).

Conclusão

Mulheres com múltiplas gestações e sem desejo de ter mais filhos apresentaram maior probabilidade de aceitar o DIU. O perfil das que recusaram foi primeira gravidez e desejo de ter mais filhos. Dentre os trêsmotivosmais frequentes de rejeição do DIU relatados, duas respostas se destacaram: a falta de justificativa específica e o desejo de ter mais filhos.

Palavras-chave:
dispositivos intrauterinos; anticoncepção; período pós-parto; planejamento familiar; dispositivo intrauterino de cobre

Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br