Acessibilidade / Reportar erro

Repensando necessidades e especificidades no ensino de português como língua adicional para grupos asiáticos1 1 O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (Capes) - Código de Financiamento 001.

Rethinking Needs and Specificities in the Teaching of Portuguese as an Additional Language to Asian Groups

RESUMO

A migração recente de chineses, sul-coreanos e japoneses para o Brasil provocou o aumento da demanda de ensino de português nos últimos anos. Cientes da escassez de materiais didáticos de português para asiáticos e da não consolidação de um campo de pesquisa, buscamos levantar subsídios para a formação de professores de português como língua adicional (PLA) que atuam nesse contexto. Neste artigo, ampliamos a noção de distância linguística e discutimos os estereótipos associados a estudantes asiáticos (KUMARAVADIVELU, 2003KUMARAVADIVELU, B. Problematizing cultural stereotypes in TESOL. TESOL Quarterly, v. 37, n. 4, p. 709-719, 2003.). Propomos, como contribuições teórico-metodológicas para o ensino-aprendizagem de PLA voltado a grupos asiáticos, preceitos da abordagem biográfica (BUSCH, 2006BUSCH, B. Language biographies - approaches to multilingualism in education and linguistic research. In: BUSCH, B.; JARDINE, A.; TJOUTUKU, A. (Org.). Language biographies for multilingual learning. Cape Town: Praesa, 2006. p. 5-19. ; 2016BUSCH, B. Biographical approaches to research in multilingual settings: exploring linguistic repertoires. In: MARTIN-JONES, M.; MARTIN, D. (Ed.). Researching Multilingualism. Abingdon: Routledge, 2016. p. 60-73.), da educação linguística ampliada (CAVALCANTI, 2013CAVALCANTI, M. C. Educação linguística na formação de professores de línguas: intercompreensão e práticas translíngues. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Linguística Aplicada na modernidade recente. São Paulo: Parábola, 2013. p. 211-226.) e da pedagogia translíngue (GARCÍA, 2017GARCÍA, O. Problematizing linguistic integration of migrants: the role of translanguaging and language teachers. In: BEACCO, J.; KRUMM, H. J.; LITTLE, D; THALGOTT, P. (Ed.). The Linguistic Integration of Adult Migrants. Berlin: De Gruyter Mouton, 2017. p. 11-26.), que auxiliam na revisão do papel do(a) professor(a) nesse processo.

PALAVRAS-CHAVE:
formação de professor; português como língua adicional; distância linguística; português para asiáticos

Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com