Acessibilidade / Reportar erro

O processo de identificação de uma professora pré-serviço de inglês com a profissão durante o estágio curricular supervisionado

The process of identification of a preservice English teacher with the teaching activity during her training practice

Resumos

Este artigo discute o processo de identificação de uma professora pré-serviço de inglês com a profissão, durante a realização do estágio curricular obrigatório em uma escola pública, no decorrer de 2007. Os dados foram coletados por meio de sessões de visionamento e escritura de diários reflexivos e os procedimentos de análise são basicamente de Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003). Os resultados indicam que o processo de identificação da professora pré-serviço com a profissão e com o contexto escolar, durante o estágio curricular, constitui-se pelos / nos papéis sociais que ela assume - ou tem permissão de assumir - no decorrer de sua docência.

identidade; formação pré-serviço; Análise Crítica do Discurso


This article discusses the process of identification of a preservice teacher of English with her profession, during her teacher training practice in a public school in 2007. The data was collected through reflective sessions and the production of reflective diaries and the procedures of analysis are basically of Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2003). The results indicate that the process of identification of the preservice teacher with her profession and with the school context, during her training practice, is constituted by the social roles she incorporates - or is allowed to incorporate - during her teaching practice.

identity; pre-service teaching; Critical Discourse Analysis


ARTIGOS

O processo de identificação de uma professora pré-serviço de inglês com a profissão durante o estágio curricular supervisionado

The process of identification of a preservice English teacher with the teaching activity during her training practice

Luciane Kirchhof Ticks

Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/CAPES/LabLer1 1 Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação da UFSM (PPGL), sob a orientação da Prof. Dra. Désirée Motta-Roth (UFSM/DLEM/LABLER). , E-mail: letstalksm@terra.com.br

RESUMO

Este artigo discute o processo de identificação de uma professora pré-serviço de inglês com a profissão, durante a realização do estágio curricular obrigatório em uma escola pública, no decorrer de 2007. Os dados foram coletados por meio de sessões de visionamento e escritura de diários reflexivos e os procedimentos de análise são basicamente de Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003). Os resultados indicam que o processo de identificação da professora pré-serviço com a profissão e com o contexto escolar, durante o estágio curricular, constitui-se pelos / nos papéis sociais que ela assume - ou tem permissão de assumir - no decorrer de sua docência.

Palavras-chave: identidade, formação pré-serviço, Análise Crítica do Discurso

ABSTRACT

This article discusses the process of identification of a preservice teacher of English with her profession, during her teacher training practice in a public school in 2007. The data was collected through reflective sessions and the production of reflective diaries and the procedures of analysis are basically of Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2003). The results indicate that the process of identification of the preservice teacher with her profession and with the school context, during her training practice, is constituted by the social roles she incorporates - or is allowed to incorporate - during her teaching practice.

Keywords: identity, pre-service teaching, Critical Discourse Analysis

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

Recebido em abril de 2009.

Aprovado em junho de 2009.

  • ALONSO, T.; FOGAÇA, F. C. Crenças sobre o ensino de inglês na prática de ensino. In: GIMENEZ, T. (Org.). Tecendo as manhãs: pesquisa participativa e formação de professores de inglês. Londrina: UEL, 2007. p. 23-40.
  • BERGER, P.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade Petrópolis, RJ: Vozes, 1985.
  • BRUN, M. (Re)construção identitária no contexto de aprendizagem de línguas estrangeiras. In: MOTA, K.; SCHEYERL, D. (Org.). Recortes interculturais na sala de aula de línguas estrangeiras Salvador: Editora da UFBA, 2004. p. 73-104.
  • COLDRON, J.; SMITH, R. Active location in teacher's construction of their professional identity. Journal of Curriculum Studies, v. 31, n. 6, p. 711-726, 1999.
  • CORACINI, M. J. Identidade e cidadania: a questão da inclusão. In: CORACINI, M. J. A celebração do outro: arquivo, memória e identidade: Línguas (materna e estrangeira), plurilinguísmo e tradução. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007. p. 97-113.
  • ______. Língua estrangeira e língua materna: Uma questão de sujeito e identidade. In: CORACINI, M. J. (Org.). Identidade e discurso Campinas: Editora da Unicamp; Chapecó: Argos Editora da Universidade, 2003. p. 139-159.
  • ______. A teoria e a prática: A questão da diferença no discurso sobre a da sala de aula. D.e.l.t.a,, v. 14, n. 1. 1998. Disponível em: <http:.../scielo.php?script= sci_arttext& pid=S0102-4501998000100003&Ing= pt&nrm=is>. Acesso em: 6 mar. 2002.
  • FAIRCLOUGH, N. Analysing discouse: textual analysis for social research. London / New York: Routledge, 2003.
  • ______. Critical language awareness London: Longman, 1992.
  • ______. Language and power London: Longman, 1989.
  • FOUCAULT, M. A hermenêntica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
  • FREIRE, P. Cartas a Cristina: reflexões sobre a minha vida e a minha praxis Org. e notas Ana Maria Araújo Freire. 2 ed. rev. São Paulo: Editora Unesp, 2003a.
  • ______. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Petrópolis: Vozes, 2003b.
  • ______. Discurso e mudança social Brasília: UnB, 2001a.
  • ______. Pedagogia da autonomia São Paulo: Paz e Terra, 2001b.
  • GREGOLIN, M. R. Foucault e Pêcheux na análise do discurso: diálogos & duelos. São Carlos, SP: Editora Claraluz, 2006.
  • HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
  • KRASHEN, S. D.; TERREL, T. D. The natural approach: language acquisition in the classroom. Oxford: Pergamon, 1983.
  • LEONTIEV, A. El desarrollo del psiquismo Madri: Akal Editor, 1983.
  • MERTON, R. Sociologia: teoria e estrutura. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1968.
  • MOITA LOPES, L. P. da. Socioconstrucionismo: discurso e identidades sociais. In: MOITA LOPES, L. P. da (Org.). Discursos de identidades: discurso como espaço de construção de gênero, sexualidade, raça, idade e profissão na escola e na família. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003. p. 13-38.
  • ROLLEMBERG, A. T. V. M. Histórias de vida de duas professoras: narrativas como instrumento de construção da identidade profissional. In: MOITA LOPES, L. P. da (Org.). Discursos de identidades: discurso como espaço de construção de gênero, sexualidade, raça, idade e profissão na escola e na família. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003. p. 249-271.
  • SOUZA, D. M. Identidade transversal e política de verdades: políticas curriculares e a construção da identidade do professor de línguas estrangeiras. In: CORACINI, M. J. (Org.). Identidade e discurso Campinas: Editora da Unicamp; Chapecó: Argos Editora da Universidade, 2003. p. 337-350.
  • TSUI, A. B. M. Complexities of identity formation: a narrative inquiry of an EFL teacher. TESOL Quarterly, v. 41, n. 4, p. 657-680, 2007.
  • 1
    Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação da UFSM (PPGL), sob a orientação da Prof. Dra. Désirée Motta-Roth (UFSM/DLEM/LABLER).
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      08 Mar 2013
    • Data do Fascículo
      2009

    Histórico

    • Aceito
      Jun 2009
    • Recebido
      Abr 2009
    Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
    E-mail: rblasecretaria@gmail.com