Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 9, Issue: 2, Published: 2009
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    Paiva, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e
  • A favela tem nome próprio: a (re)significação do local na linguagem do funk carioca Artigos

    Lopes, Adriana Carvalho

    Abstract in Portuguese:

    O funk é uma prática musical produzida e consumida, principalmente, pela juventude das favelas do Rio de Janeiro. Além de diversão e trabalho, o funk é uma forma de identidade para essa juventude. Neste artigo, conjugo a análise linguística com a prática etnográfica para demonstrar que tal identidade possui uma linguagem específica, por meio da qual os artistas do funk significam as suas próprias experiências e, assim, constroem uma nova cartografia para a cidade do Rio de Janeiro. Nessa linguagem, a favela deixa de ser o espaço genérico da barbárie e se transforma em território com nome próprio e no local da habitação e de hábitos cotidianos de inúmeros jovens favelados.

    Abstract in English:

    Funk carioca is a popular type of music in Brazil, produced and consumed mainly by the youth in the slums of Rio de Janeiro, known as favelas. More than entertainment and work, funk is a form of identity for the youngsters dwelling in the favelas. This paper combines linguistic analysis with ethnography in order to demonstrate that identities forged along such lines rely on a specific language in which funk performers re-signify their own social experiences and build a new cartography of the city. In such language, the slum is no longer a space of barbarism. It is instead a neighborhood where many of these young people live and enact their everyday practices.
  • Mulheres em conflito com a lei: a ressignificação de identidades de gênero em um contexto prisional Artigos

    Oliveira, Erika Patrícia Teixeira de

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo apresenta resultados de uma investigação sobre identidades de gênero, ressignificadas por mulheres encarceradas em um presídio feminino do norte do Paraná. As análises realizadas de dados de entrevistas semi-estruturadas revelam que, a partir da sua inserção na cultura prisional, é possível identificar identidades negociadas, desejadas e / ou negadas por essas mulheres e possíveis conflitos de identidade gerados pela relação de suas realidades e culturas, por serem provenientes de classe baixa, oriundas de famílias desestruturadas, com pouca escolaridade e marcadas pelo estigma, de presidiárias. A análise mostra também que as identidades reconstruídas nesse ambiente reforçam a construção de estigmas que contribuem para a reincidência. Concluímos que a prisão deve ser repensada como um espaço para a aplicação da inclusão, reabilitação e reinserção social, por meio de projetos nos quais a escrita deveria ser incluída, considerando o papel social que ela já tem nesse contexto.

    Abstract in English:

    This paper presents the results of an investigation about the ressignification process of gender identities by imprisoned women in a female prison, in the North of Paraná State - South Brazil. The data analyses of semi-structured interviews showed that is possible to identify negotiated, desired or negated identities as well as identity conflicts caused by their own realities and cultures, lower-socio-economic level, dysfunctional families, low literacy level, besides prison stigma. The analyses show that representations and identities re-built in the prison environment, especially those of prison and society, reinforce the construction of stigmas which may contribute to create reoccurring imprisonments. Prisons should be revaluated as a place for inclusion, social rehabilitation and re-insertion intro society through specific projects, in which writing should be included, considering it's social role in this context.
  • Imagem e movimento: o modo visual na construção da identidade do sem-terra Artigos

    Zacchi, Vanderlei J.

    Abstract in Portuguese:

    Estudos sobre os multiletramentos têm chamado a atenção para a crescente importância de habilidades não-verbais no processo de aprendizagem e de construção de identidade, principalmente com o advento das novas tecnologias de comunicação. As habilidades, ou modos de produção de significado, mais importantes são cinco: visual, auditiva, gestual, espacial e multimodal. O objetivo deste trabalho é analisar o visual como modo de produção de significado e sua relação com o modo linguístico nas mídias do MST. Embora o movimento coloque grande ênfase no verbal, o trabalho com imagens pode ser visto também como fonte de empoderamento e construção de identidade do sem-terra.

    Abstract in English:

    Studies on multiliteracies have been placing great emphasis on nonverbal skills in learning and in identity construction, especially with the rise of new technologies of communication. The most significant skills, or modes of meaning-making, are five: the visual, the audio, the spatial, the gestural and the multimodal. This paper aims at analysing the visual as a mode of meaning-making and its interaction with the linguistic mode in the MST's electronic and print media. Although the landless movement places great emphasis on the written-textual mode, it has been highly skilful in dealing with images in ways which contribute to the empowerment and identity construction of the landless.
  • Discurso e (trans)identidades: interação, intersubjetividade e acesso à prevenção de DST/AIDS entre travestis Artigos

    Borba, Rodrigo

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo, investigam-se as dinâmicas discursivo-identitárias emergentes de eventos de fala co-construídos entre travestis que se prostituem e mulheres ativistas na prevenção de DST/AIDS. Através de uma perspectiva socioconstrucionista do discurso e das identidades sociais (MOITA LOPES, 2003), o estudo analisa os processos de (re)construção, (re)negociação e administração de diferenças (percebidas ou construídas) entre as interagentes. Mais especificamente, analisam-se as táticas de intersubjetividade (BUCHOLTZ; HALL, 2003, 2004, 2005), construídas entre as participantes no processo interacional que coloca suas performances identitárias habitualizadas em fricção. As análises apontam para o caráter fluido, multifacetado, fragmentado e sempre movente das identidades sociais que, em interações nas quais identidades díspares se tencionam, recompõem-se constantemente na administração das diferenças entre interlocutores/as.

    Abstract in English:

    This paper investigates the discursive and identity dynamics that emerge from speech events co-constructed by travestites who work as sex professionals and two female safer-sex outreach workers. Guided by a socioconstructionist perspective on the relations between discourse and social identities (MOITA LOPES, 2003), the study analyses the processes of (re)construction, (re)negotiation, and management of (perceived or constructed) differences among the interlocutors. More specifically, following Bucholtz and Hall (2003, 2004, 2005), I analyse the tactics of intersubjectivity produced by the interlocutors in the interactional process that put their differing identities in friction. The analysis indicates that identities are always fluid, multilayered, fragmented and changeable. This flexibility of social identities is highly visible in interactions that put differing identities in tension, bringing about the necessity of constant re-makings of subject positions to administrate the differences among interlocutors.
  • Língua e efeitos de estranhamento: modos de (vi)ver o outro Artigos

    Coracini, Maria José R. F.

    Abstract in Portuguese:

    Este texto se baseia na hipótese de que estamos sempre entre línguas-culturas, mesmo quando falamos uma única língua. Tem por objetivo estudar relações interculturais e efeitos de estranhamento em relatos de brasileiros, que participaram desta pesquisa, sobre suas experiências em Portugal. Para este artigo, quatro relatos foram gravados e transcritos. A perspectiva teórica adotada se encontra no espaço - conflituoso e tenso - entre teorias do discurso, psicanálise lacaniana e desconstrução derrideana. Da análise é possível depreender que a suposta língua materna é também uma língua estrangeira, estranha em sua familiaridade, provocando sofrimento e gozo ao mesmo tempo. Refletir sobre isso é muito importante para compreender a si próprio e ao outro, língua e cultura, que constroem nossa subjetividade e, portanto, nossa identidade.

    Abstract in English:

    This paper is based upon the hypothesis that we are always between languages-cultures, even when we speak only one language. It aims at studying intercultural relations and the effects of strangeness, in narratives of some Brazilians, participating in this research, about their experiences in Portugal. For this paper, four narratives have been recorded and transcribed. The theoretical perspective is situated in the space - in conflict and tense - between discourse theories, Lacanian psychoanalysis and derridean deconstruction. From the analysis it is possible to notice that the supposed mother tongue is also a foreign language, strange in its familiarity, provoking suffering and enjoyment at the same time. Reflecting about this seems very important to understand oneself and the other, language and culture, responsible for our subjectivity and, therefore, our identity.
  • Linguagem e exclusão: o discurso da mídia sobre o professor e a escola Artigos

    Carmagnani, Anna Maria Grammatico

    Abstract in Portuguese:

    O foco deste estudo é o discurso produzido pela mídia acerca da escola brasileira, sobretudo o discurso sobre professores e o modo como são representados. Nossa análise mostra que os professores são incluídos nos discursos produzidos para serem excluídos, tendo em vista que são apontados como os responsáveis pela fragilidade e problemas que o sistema educacional vem sofrendo. O objetivo do texto é discutir essas representações e o tipo de sujeito que o discurso da mídia constrói, questionando outros aspectos que são cruciais para a compreensão de nossas identidades.

    Abstract in English:

    The focus of this study is the discourse produced by the media about Brazilian schools, specially the discourse about teachers and the way they are represented. Our analysis shows that teachers are included in the discourses produced to be excluded as they are pointed as responsible for the weaknesses and problems the Brazilian educational system has been facing. This text has the objective of discussing those representations and the kind of subject media discourse is constructing, questioning other aspects that are crucial for the understanding of our identities.
  • Complexity and identity reconstruction in second language acquisition

    Sade, Liliane Assis

    Abstract in Portuguese:

    A participação do indivíduo em diferentes práticas discursivas contribui para a formação social da identidade que não apenas se fractaliza, mas emerge via discurso. Tomando-se o conceito de polifonia proposto por Bakhtin (1981, 1986), este trabalho pretende discutir a formação social do eu e a emergência de múltiplas identidades pela perspectiva da Teoria da Complexidade. Fazendo uso dos conceitos de atratores, pontos de bifurcação e fractais da Teoria do Caos e relacionando-os às questões de identidade, este artigo procura demonstrar como o reconhecimento da identidade como um sistema complexo e caótico pode ser útil para um entendimento mais profundo do processo de aquisição de línguas. Algumas narrativas do projeto AMFALE são usadas para ilustrar os pontos teóricos propostos.

    Abstract in English:

    The participation of the individual in different discursive practices contributes to the social formation of identity which is not only constituted, but also, fractalized and emerged via discourse. Taking the concept of polyphony, proposed by Bakhtin (1981, 1986), this work intends to discuss the social formation of the self and the emergence of multiple identities through the perspective of Complexity Theory. Borrowing the concepts of attractors, bifurcation points and fractals from Chaos Theory, and relating them to identity issues, this paper shows how the acknowledgement of identity as a complex/chaotic system can be useful to a deeper understanding of the language acquisition process. Some narratives of AMFALE project are used in order to exemplify the theoretical issues proposed.
  • O processo de identificação de uma professora pré-serviço de inglês com a profissão durante o estágio curricular supervisionado Artigos

    Ticks, Luciane Kirchhof

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo discute o processo de identificação de uma professora pré-serviço de inglês com a profissão, durante a realização do estágio curricular obrigatório em uma escola pública, no decorrer de 2007. Os dados foram coletados por meio de sessões de visionamento e escritura de diários reflexivos e os procedimentos de análise são basicamente de Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003). Os resultados indicam que o processo de identificação da professora pré-serviço com a profissão e com o contexto escolar, durante o estágio curricular, constitui-se pelos / nos papéis sociais que ela assume - ou tem permissão de assumir - no decorrer de sua docência.

    Abstract in English:

    This article discusses the process of identification of a preservice teacher of English with her profession, during her teacher training practice in a public school in 2007. The data was collected through reflective sessions and the production of reflective diaries and the procedures of analysis are basically of Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2003). The results indicate that the process of identification of the preservice teacher with her profession and with the school context, during her training practice, is constituted by the social roles she incorporates - or is allowed to incorporate - during her teaching practice.
  • O processo identificatório na prática de assistência ao aluno com dificuldades de inglês como LE no curso de Letras Artigos

    Neves, Maralice de Souza

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo apresenta parte de uma pesquisa com alunos sob supervisão de iniciação à docência que ministram aulas extraclasse para outros alunos com dificuldades em cursar as disciplinas iniciais de inglês em um curso de Letras. A partir de estudos do discurso que abraçam postulados da psicanálise, procura-se investigar momentos de identificação na experiência da docência. Desse modo, a identidade é concebida como sempre em construção, uma vez que a subjetividade está alienada à linguagem e determinada por condicionamentos histórico-culturais. Dentre as análises, exemplificam-se representações em relação ao bom aluno, ao bom professor, à noção de língua e ao tratamento do erro. Ao final, propõe-se que o processo de ensino e aprendizagem se dá por identificação, lembrando que as duas coisas acontecem no acaso dos desejos de aprender e ensinar.

    Abstract in English:

    In this paper I present results of a research with students under training supervision to teach extra classes to other students who have difficulty in following the regular English subjects in the beginning of their Major in Languages. Based on a theory of discourse informed by psychoanalytical propositions, I investigate moments of identification within their teaching experience. In this case, identities are conceived as being in constant construction, since subjectivity is alienated to language and determined by historical-cultural conditionings. The analyses indicate representations of the good student, the good teacher, their notion of knowing a language, and their treatment of errors. I end the paper proposing that the process of learning and teaching takes place within a process of identification and remembering that the two things happen by chance when the desire to teach meets the desire to learn.
  • Língua(gem) e identidade: a estranha-familiar língua da escola Artigos

    Stübe Netto, Angela Derlise

    Abstract in Portuguese:

    Neste estudo, analisamos narrativas de professores de língua portuguesa (LP) que não possuem exclusivamente essa língua em sua inscrição no campo da linguagem para, com isso, pensar sua relação com a(s) língua(s) da/na escola. Para a constituição de nosso corpus, entrevistamos catorze professores da educação básica da rede pública na região de Concórdia, SC, cuja história sociocultural é marcada pela imigração européia. Nas análises, observamos que a escola assume uma prática de silenciar uma história marcadamente plural, sem torná-la dizível, deixando assim de trabalhar a relação com a alteridade linguística e com as memórias outras que constituem os sujeitos de nossa pesquisa. Essa questão abrange aspectos não só de ordem educacional mas também histórica, social, política e, consequentemente, identitária.

    Abstract in English:

    This study analyzes narratives produced by teachers of Portuguese who do not have only this language in their langagière inscription, with the purpose of reflecting on their relationship with the language(s) at school. Our corpus is composed by 14 interviews with public basic school teachers in the region of Concórdia (Santa Catarina state, Southern Brazil) whose socio-cultural history is featured by European immigration. Our analyses have shown that school practice keeps in silence a history that is remarkably plural, without allowing it becomes utterable and failing to work out its relationship with the linguistic otherness and with the memories which constitute the subjects of our research. This complex issue involves aspects whose nature is not only educational, but also historic, social, and, consequently, identitarian.
  • Identidade e discurso em "Avenida Brasil"; "Falar, Ler e Escrever Português" e "Ponto de Encontro" Artigos

    Gualda, Ricardo

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho analisa três livros-texto de português como segunda língua, empregando métodos da Análise Crítica do Discurso focados no conceito de identidade: Avenida Brasil 1 (1991), Falar, Ler, Escrever Português (1999) e Ponto de Encontro (2007). Discutimos (1) o conceito de linguagem, conhecimento e de aprendizagem de um idioma estrangeiro presentes no texto; (2) as relações de poder entre o emissor-emissário e no próprio texto; e (3) como o texto apresenta os conceitos de identidade, cultura e sociedade, o Brasil e o estrangeiro. Os resultados mostram que os três livros empregam estratégias discursivas diferentes para seduzir o leitor e tratam de temas relacionados à ideologia, linguagem, o processo de aprendizagem linguístico e cultura. Eles mostram, assim, perspectivas muito diferentes das possibilidades discursivas em português como segunda língua.

    Abstract in English:

    This article analyzes three Portuguese as a Second Language textbooks, using methods of Critical Discourse Analysis centered in the concept of identity: Avenida Brasil 1 (1991), Falar, Ler, Escrever Português (1999), and Ponto de Encontro (2007). The paper discusses (1) the idea of language, knowledge, and language learning present in the text; (2) the power relations at play between speaker-receiver and within the text; and (3) how the texts present identity, culture and society, Brazil and the foreigner. The results show that the three books employ different discursive strategies to engage the reader and to approach issues related to ideology, language, language learning, and culture. They therefore present very different perspectives on the possible discourses in Portuguese as a Second Language.
  • A variedade de português falada pelos "holandeses" de Carambeí: identidade e r-forte Artigos

    Fraga, Letícia

    Abstract in Portuguese:

    Este estudo pretende: a) discutir a identidade dos "holandeses" de Carambeí; b) analisar a variedade de português falada pelos "holandeses" de Carambeí no que diz respeito ao uso do r-forte; e c) estabelecer que tipo de relação se dá entre identidade e uso de determinada variante de r-forte no português. No que diz respeito à identidade manifesta pelos "holandeses", percebe-se que se estabelecem dois grupos distintos: o dos "brasileiros" (parte do Grupo 2F e Grupos 3M e 3F) e dos "holandeses" (Grupos 1M, 1F, 2M, e parte do Grupo 2F). No que diz respeito ao uso de r-forte, os grupos 1M e 1F usam vibrante múltipla e tepe; o Grupo 2M também usa a vibrante e o tepe; já o Grupo 2F foi dividido: o Grupo 2Fa usa somente vibrante e tepe e o Grupo 2Fb usa fricativa e vibrante. Os Grupos 3M e 3F usam somente fricativa.

    Abstract in English:

    This study intends to: a) discuss the identity of the "Dutch" of Carambeí; b) analyze the variety of Portuguese spoken by the "Dutch" of Carambeí regarding the use of strong-R; b) establish what sort of relationship takes place between identity and use of certain varieties of the strong-R in Portuguese. Related to the identity shown by the "Dutch", it is observable that two different groups are established: the "Brazilian" (a part of Group 2F and Groups 3M and 3F) and the "Dutch" (Groups 1M, 1F, 2M and a part of Group 2F). Considering the use of strong-R, groups 1M and 1F use trill and tap; group 2M also uses trill and tap; Group 2F, although, was divided: Group 2Fa uses trill and tap and Group 2Fb uses fricative and trill. Groups 3M and 3F use only fricative.
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