Acessibilidade / Reportar erro

A usabilidade e a elaboração de materiais para o ensino de inglês mediado por computador

Resumos

Este trabalho apresenta implicações para a preparação de materiais para o ensino mediado por computador, constatadas através de uma pesquisa na qual um teste de usabilidade foi aplicado a uma atividade de compreensão textual em inglês como LE. O conceito de usabilidade foi dividido em usabilidade de design - com foco na superfície do material - e usabilidade pedagógica - concentrada na apresentação de feedback e de estratégias de leitura. Cinco alunos iniciantes de inglês leram um texto e responderam a perguntas de compreensão usando a atividade mediada por computador. Esse material fornecia desempenho assistido na forma de dicionário acoplado ao texto, perguntas de compreensão com respostas abertas, e vários tipos de feedback ativados automaticamente. Os dados foram coletados por meio de auto-relato dos sujeitos, observação anotada e questionário pós-teste. Os resultados revelaram que os alunos - através do desempenho assistido - construíram sentido de um texto que estava além de sua competência lingüística.


This paper reports on an investigation in which usability testing was applied to a computer-mediated reading comprehension task. The concept "usability" was divided into design usability - focusing ont he surface of materials - and instructional usahility - focusing on the presentation of feedback and reading strategies. Five beginning EFL students were selected and asked to read a text and answer comprehension questions using the CALL activity. This activity provided the subjects with assisted performance through an online dictionary, open-answer comprehension questions, and different types of feedback, automatically activated by the system. Data were collected through think aloud protocol, researcher's notes and after-task questionnaire. The results showed that students, through assisted performance, were able to construct meaning from a text that was beyond their linguistic competence. The implications of the study for the preparation of CALL materials are also presented and discussed.


A usabilidade e a elaboração de materiais para o ensino de inglês mediado por computador

Rafael Vetromille-Castro* * Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

RESUMO

Este trabalho apresenta implicações para a preparação de materiais para o ensino mediado por computador, constatadas através de uma pesquisa na qual um teste de usabilidade foi aplicado a uma atividade de compreensão textual em inglês como LE. O conceito de usabilidade foi dividido em usabilidade de design – com foco na superfície do material – e usabilidade pedagógica – concentrada na apresentação de feedback e de estratégias de leitura. Cinco alunos iniciantes de inglês leram um texto e responderam a perguntas de compreensão usando a atividade mediada por computador. Esse material fornecia desempenho assistido na forma de dicionário acoplado ao texto, perguntas de compreensão com respostas abertas, e vários tipos de feedback ativados automaticamente. Os dados foram coletados por meio de auto-relato dos sujeitos, observação anotada e questionário pós-teste. Os resultados revelaram que os alunos – através do desempenho assistido – construíram sentido de um texto que estava além de sua competência lingüística.

ABSTRACT

This paper reports on an investigation in which usability testing was applied to a computer-mediated reading comprehension task. The concept "usability" was divided into design usability – focusing ont he surface of materials – and instructional usahility – focusing on the presentation of feedback and reading strategies. Five beginning EFL students were selected and asked to read a text and answer comprehension questions using the CALL activity. This activity provided the subjects with assisted performance through an online dictionary, open-answer comprehension questions, and different types of feedback, automatically activated by the system. Data were collected through think aloud protocol, researcher's notes and after-task questionnaire. The results showed that students, through assisted performance, were able to construct meaning from a text that was beyond their linguistic competence. The implications of the study for the preparation of CALL materials are also presented and discussed.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • BRUNER, J. V. Vygotsky: a historical and conceptual perspective. In: WERTSCH, J. V. (Ed.). Culture, communication and cognition: Vygotskian perspectives. Cambridge: Cambridge University Press, 1985.
  • CATAPAN, Araci H. et al. Ergonomia em software educacional: a possível integração entre usabilidade e aprendizagem. Disponível em: http:// www.unicamp.br/~ihc99/Ihc99/AtasIHC99/art24.pdf Acesso emagosto, 2002.
  • CAZDEN, Courtney B. Performance before competence: assistance to child discourse in the zone of proximal development. The Quarterly Newsletter of the LaboratoryofComparativeHumanCognition, v. 3, n. 1, p. 5-8, January 1981.
  • DALGARNO, Barney. Technologies supporting highly interactive learning resources on the Web: an analysis. Journal of Interactive Learning Research, v. 2, n. 12, p. 153-171, 2001.
  • ELLIS, Rod. The study of second language acquisition. Oxford: Oxford University Press, 1994. p. 243-89.
  • _____. Learning a second language through interaction. Amsterdam: Benjamins, 1999.
  • ESKEY, David E. Learning to read versus reading to learn: resolving the instructional paradox. English Teaching Forum. July, 1983. p. 2-5.
  • FIALHO & SANTOS. Manual de análise ergonômica no trabalho. Curitiba: Gênesis, 1995.
  • FREIRE,Maximina. Computers at school:mixing ormerging cultures? In: XVII ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE LÍNGUA INGLESA, 2003, Florianópolis. A interculturalidade no ensino de inglês. ABRAPUI, 2003. p. 47.
  • FULLAN,M. Turning systemic thinking on its head. Phi Delta Kappan, 1996.
  • GAGNÉ, Robert M. & BRIGGS, Leslie J. Principles of instructional design. 2nd ed. New York: Holt, Rienhart, and Winston, 1979.
  • GOODMAN, Kenneth S. Behind the eye: what happens in reading. In: SINGER, Harry & RUDELL, Robert B. (Org.). Theoretical models and processes of reading. 1967. p. 470-96.
  • _____. Reading: a psycholinguistic guessing game. In: SINGER, Harry & RUDELL, Robert B. (Org.). Theoreticalmodels andprocesses of reading. 1967. p. 497-509.
  • GOODMAN, Kenneth S. Reading, writing, and written texts: A transactional sociopsycholinguistic view. In: RUDDELL, R.B., RUDDELL, M.R., & SINGER, H. (Org.). Theoretical models and processes of reading. 4th edition. Newark, DE: International Reading Association, 1994.
  • KESSLER, Greg & PLAKANS, Lia. Incorporating ESOL learners' feedback and usability testing in instructor-developed CALL materials. TESOL Journal. v. 10, n. 1, p. 15-20, Spring 2001.
  • LEFFA, Vilson J. Ensino de línguas on-line. Disponível em: http://atlas.ucpel.tche.br/~elo/administra/Proj_ELO_UCPEL.htm Acesso em: jul. 2002.
  • MICROSOFT CORPORATION. Usability in software design. MSDN Library. Disponível em: http://msdn.microsoft.com/library/default.asp?url=/nhp/default.asp?contentid=28000443 Acesso em out. 2000.
  • MORAN, José Manuel. Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias Transformar as aulas em pesquisa e comunicação presencialvirtual. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/textos.htm, 2000.
  • NIELSEN, Jakob & TAHIR, Marie. Homepage usability: 50 websites deconstructed. Indianapolis, In: New Riders, 2002.
  • PURCELL-GATES, Victoria. There's reading... and then there's reading: Process models and instruction. In: Focus on basics, v. 1, Issue B, May 97. Disponível em: http://www.gse.harvard.edu/~ncsall/fob/1997/vpg.htm 2002.
  • RUMELHART, D. Schemata: The building blocks of cognition. In: SPIRO, R.; BREWER, B. and W. (Org.). Theoretical issues in reading comprehension. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1980. p. 33-58.
  • SKEHAN, Peter. A cognitive approach to language learning. Oxford University Press, 1998. p. 93-152.
  • STEMLER, Luann K. Educational characteristics of multimedia: a literature review. Journal of Educational Multimedia and Hypermedia, v. 3, n. 6, p. 339-359, 1997.
  • VETROMILLE-CASTRO, Rafael. A usabilidade pedagógica e de design de materiais para o ensino a distância de Inglês para leitura. Trabalho apresentado em painel de projetos integrados no 12º InPLA PUC-SP. 2002.
  • VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
  • *
    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      24 Maio 2013
    • Data do Fascículo
      2003
    Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
    E-mail: rblasecretaria@gmail.com