Acessibilidade / Reportar erro

IMPACTO DAS CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS E DAS HABILIDADES MOTORAS AO REALIZAR GYAKU TSUKI

RESUMO

Objetivo

O objetivo deste estudo foi determinar a influência das características morfológicas e habilidades motoras básicas na variável critério contra-golpe com a mão (gyako zuki) em meninos lutadores de karatê depois de um programa de treinamento de dois anos.

Métodos

Em uma amostra de 82 lutadores de karatê com idades entre 10 a 14 anos, foi aplicado um sistema de 25 variáveis (12 morfológicas, 12 motoras e uma situacional [gyako zuki]). Os dados foram processados por meio de análise de regressão.

Resultados

O peso corporal teve influência estatisticamente significativa sobre a variável critério na medição inicial, assim como nas dobras cutâneas triciptais e dorsais na medição final. No espaço motor, a resistência no meio agachamento teve impacto significativo nas medidas iniciais e finais. No sistema reduzido, salto triplo, resistência no meio agachamento e salto em distância tiveram impacto na medição inicial, enquanto elevação de tronco em 30 segundos, hiperextensão em mesa e resistência no meio agachamento tiveram impacto sobre a medição final.

Conclusões

A partir dos dados obtidos, pode-se concluir que os resultados de desempenho do contra-golpe com a mão (gyako zuki) foram melhores nos indivíduos com maior peso corporal, com braços mais longos, menos gordura subcutânea no braço e nas costas, maior poder estático e explosivo nos membros inferiores e maior flexibilidade nos músculos isquiotibiais e na coluna vertebral. Nível de Evidência II; Estudos Terapêuticos - Investigação de Resultados.

Karatê; Meninos; Antropometria; Destreza motora; Gyaku Tsuki

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br