Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS DA INTERVENÇÃO DE OXIGÊNIO MICRO-HIPERBÁRICO DE 4 SEMANAS NA FUNÇÃO DO SISTEMA OXIDANTE-ANTIOXIDANTE

RESUMO

Introdução

A intervenção de oxigênio hiperbárico tem um efeito importante na função do sistema oxidativo-antioxidante do corpo.

Objetivo

Verificar os efeitos de uma intervenção de oxigênio micro-hiperbárico de 4 semanas na função do sistema oxidante-antioxidante em atletas de skeleton.

Métodos

O grupo de teste foi submetido a uma intervenção de oxigênio micro-hiperbárico a 1,3 ATA de 4 semanas, 4 vezes por semana e o grupo controle passou por recuperação natural. Os níveis de malondialdeído (MDA), proteína carbonila (PC), superóxido dismutase (SOD), catalase (CAT), glutationa peroxidase (GSH-PX), capacidade antioxidante total (T-AOC), uréia sanguínea (BU), creatina quinase (CK), testosterona (T) e cortisol (C) foram medidos na semana 0, semana 2 e semana 4 para ambos os grupos de atletas.

Resultados

MDA, PC e CK do grupo de teste foram significativamente menores do que os valores do grupo controle (p <0,05) na semana 4. SOD, CAT e T-AOC foram significativamente maiores no grupo de teste na semana 4 do que na semana 0 (p < 0,05) e significativamente maiores do que os valores para o grupo controle (p < 0,05).

Conclusão

A intervenção de oxigênio micro-hiperbárico de 4 semanas a 1,3 ATA reduziu significativamente os níveis de estresse oxidativo, aumentou a atividade enzimática antioxidante e reduziu os níveis de fadiga relacionada ao exercício nos atletas de skeleton. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - Investigação dos resultados do tratamento.

Oxigenação hiperbárica; Estresse oxidativo; Fadiga muscular

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br