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ATIVIDADE FÍSICA, APTIDÃO FÍSICA E DESEMPENHO ACADÊMICO EM ADOLESCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

RESUMO

Objetivo:

Sintetizar as evidências disponíveis na literatura acerca da relação entre os componentes da atividade física, da aptidão física e o desempenho acadêmico em adolescentes.

Métodos:

A revisão seguiu os procedimentos metodológicos descritos pelo PRISMA e foi realizada nas bases de dados Lilacs, Medline, SciELO, PubMed, Web of Science e Science Direct. Foram incluídos estudos empíricos, de natureza quantitativa, publicados a partir do ano de 2006. Os descritores e palavras chave utilizados foram: “Motor activity”, “Physical fitness”, “Physical activity”, “Educational status”, “Academic achievement”, “Academic performance” e seus equivalentes em português e espanhol.

Resultados:

A aptidão física foi a variável mais investigada (45,5%), seguida da atividade físic (40,9%), sendo que três estudos (13,6%) investigaram ambas.

Conclusão:

Atividade física e aptidão física estão positivamente associadas ao desempenho acadêmico de adolescentes. Em mais de 80% dos estudos a associação foi considerada forte. O componente da aptidão física mais frequentemente associado ao desempenho acadêmico foi a aptidão cardiorrespiratória. Nível de evidência II; Revisão sistemática.

Descritores:
Atividade motora; Desempenho acadêmico; Aptidão física; Adolescentes

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