Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS DE TREINAMENTO COMPOSTO SOBRE A MOTRICIDADE ENTRE JOGADORES DE BASQUETE

RESUMO

Introdução:

Na cinemática, pode-se medir a força de capacidade de movimentação pelo tempo que se leva para mover a uma certa distância e a velocidade de movimentação de uma pessoa pela velocidade de deslocamento.

Objetivo:

Estudar o efeito do treinamento composto sobre a mobilidade dos jogadores de basquetebol.

Métodos:

Efetuou-se um estudo experimental comparativo sobre a sensibilidade de jogadores de basquetebol com duração de 8 semanas. Foram 30 voluntários praticantes de basquete divididos aleatoriamente em dois grupos, enquanto o controle realizava as atividades rotineiras, ao grupo controle foi implementado um protocolo de treinamento composto por escada e cordas aliado ao treino convencional.

Resultados:

Após o experimento, o nível técnico da motricidade no grupo controle e no grupo experimental apresentou diferenças sobre o resultado prévio ao experimento (P<0,05), o grupo experimental mostrou uma diferença muito significativa (P<0,01), melhorando sua performance após o experimento. Há diferenças significativas nos efeitos dos diferentes métodos de treinamento de sensibilidade, o grupo experimental usando métodos de treinamento com escada de corda melhorou muito a agilidade dos pés e a sua habilidade motora.

Conclusão:

O treinamento composto envolvendo escada e corda tem um efeito superior no desenvolvimento da motricidade, habilidade e agilidade nos pés dos jogadores de basquete. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Basquetebol; Educação Física e Treinamento; Pé

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br