Acessibilidade / Reportar erro

REABILITAÇÃO NAS ARTICULAÇÕES DO JOELHO EM ATLETAS DE BADMINTON

RESUMO

Introdução:

As lesões atléticas são comuns na prática de badminton, sendo a articulação do joelho a mais afetada. Esse tipo de lesão pode reduzir a carreira do atleta e um tratamento precário pode ocasionar lesões secundárias durante o período de reabilitação, exigindo um estudo minucioso das causas e métodos de tratamento.

Objetivo:

Estudar as causas e os métodos de reabilitação sobre as lesões articulares do joelho em jogadores de badminton.

Métodos:

Estudantes de badminton júnior e profissionais de badminton de uma universidade foram voluntários de um estudo sobre as causas de suas lesões articulares do joelho e os diversos tipos de treinamento de reabilitação a que foram alocados. O grupo de controle foi tratado com fisioterapia tradicional, e o experimental foi tratado com treinamento de recuperação lenta sob a orientação de médicos e professores. O experimento durou 6 semanas, a recuperação da dor e o índice de estabilidade articular foram os indicadores principais.

Resultados:

As lesões articulares no joelho dos atletas ocorrem frequentemente ao realizar movimentos intensos ou não familiares. A pontuação do grupo experimental evoluiu rapidamente durante as 6 semanas de reabilitação. O índice de estabilidade total antes do treinamento foi de 6,3432 ± 0,4647 contra 5,7190 ± 0,3747, após o experimento.

Conclusão:

O treinamento na reabilitação física das lesões articulares nos joelhos dos atletas tem um bom efeito no alívio da dor e ganho na estabilidade articular, revelando-se superior à acupuntura e à fisioterapia tradicional. Portanto, é recomendada a adição deste protocolo de treinamento restaurador à reabilitação na articulação do joelho em atletas. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Traumatismos em Atletas; Articulação do Joelho; Reabilitação; Terapia por Exercício

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br