Acessibilidade / Reportar erro

MONITORAMENTO FISIOLÓGICO E BIOQUÍMICO DOS ATLETAS DE DANÇA ESPORTIVA

RESUMO

Introdução

A dança esportiva é uma competição esportiva emergente que integra esportes competitivos e dança; estudantes universitárias têm recorrido aos treinos para fins estéticos no delineamento corporal, porém as alterações bioquímicas ainda são pouco exploradas.

Objetivo

Explorar as alterações fisiológicas e bioquímicas ocasionadas pela dança esportiva.

Métodos

As voluntárias foram submetidas a um protocolo de dança esportiva de alta intensidade com duração de duas semanas. As alterações nos indicadores fisiológicos e bioquímicos foram monitoradas antes e depois do experimento.

Resultados

Os atletas exibiram alterações individuais nos indicadores bioquímicos (P<0,05), com ênfase no aumento de hemoglobina (de 152,3g/L para 169,2g/L). Os índices fisiológicos também mudaram significativamente, com uma redução de gordura corporal média superior a 5%.

Conclusão

A dança esportiva mostrou-se útil para melhorar a função física e bioquímica de seus praticantes. Nível de evidência II; Estudos Terapêuticos - Investigação de Resultados.

Dança; Monitorização Fisiológica; Condicionamento Físico Humano; Esportes

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br