Acessibilidade / Reportar erro

LESÃO ESPORTIVA E REABILITAÇÃO DA ARTICULAÇÃO DO OMBRO NO VOLEIBOL

RESUMO

Introdução:

O voleibol é um esporte de alta intensidade e não são raros os acidentes esportivos, sendo a articulação do ombro a de maior incidência dentre as articulações mais lesionadas.

Objetivo:

Estudar a lesão da articulação do ombro durante a prática do voleibol e explorar os efeitos da sua reabilitação.

Métodos:

O artigo utilizou um controle experimental com 40 atletas lesados na articulação do ombro, divididos aleatoriamente em grupo experimental e controle. O grupo experimental realizou um treinamento de reabilitação integral na articulação do ombro com duração de 30 minutos em intervalos diários. O grupo de controle realizou a massagem tradicional, de mesma duração e frequência. O experimento durou 8 semanas, os dados das lesões articulares do ombro e o desempenho dos jogadores de voleibol foram registrados e analisados estatisticamente.

Resultados:

A pontuação do grupo experimental destacou-se frente ao grupo de controle, tanto em termos de flexibilidade como no desempenho funcional.

Conclusão:

O treinamento de reabilitação integral demonstrou maior eficácia na reabilitação articular do ombro, podendo efetivamente reduzir o risco de lesões esportivas secundárias no atleta. Conclui-se que a sua promoção no atual cenário de reabilitação e treinamento esportivo é válida e pode ser promovida. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Voleibol; Articulação do Ombro; Traumatismos em Atletas

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br