Acessibilidade / Reportar erro

Efeito da prática do método canguru na formação e fortalecimento do vínculo mãe-bebê: uma revisão sistemática

Resumo

Objetivos:

estudo de revisão sistemática com objetivo de estimar o efeito da prática do método canguru (MC) na formação e fortalecimento do vínculo mãe-bebê (VMB).

Métodos:

foram realizadas buscas independentes em três bases de dados internacionais nas bases de dados United States National Library of Medicine - PubMed, Scientific Electronic Library Online - Scielo e Web of Science. As buscas foram feitas sem limite para idioma e ano de publicação.

Resultados:

a seleção final foi composta por 27 estudos, 14 de caráter quantitativo (nove ensaios clínicos e cinco observacionais) e 13 qualitativos. Todos os artigos qualitativos e a maioria dos quantitativos (n=10) apontaram a prática do MC como favorável à formação e ao fortalecimento do VMB. Os demais estudos quantitativos não apresentaram diferenças estatisticamente significantes nas comparações realizadas entre grupos. Nenhum dos 27 estudos encontrou efeitos desfavoráveis resultantes da prática do MC sobre o VMB.

Conclusão:

os resultados sugerem que o MC favorece a formação e o fortalecimento do VMB independentemente do peso e idade gestacional dos recém-nascidos e do ambiente de medição (hospital ou domicílio). Assim, o incentivo a execução desta intervenção biopsicossocial de atenção qualificada e humanizada é recomendada para a promoção de saúde da criança.

Palavras-chave
Método canguru; Relações mãe-filho; Recém-nascido; Saúde da criança; Saúde materno-infantil; Enfermagem materno-infantil

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br