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REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), Volume: 17, Número: 2, Publicado: 2011
  • Uso do sistema de controle gerencial e desempenho: um estudo em empresas brasileiras sob a perspectiva da resources-based view Artigos Científicos

    Oyadomari, José Carlos Tiomatsu; Frezatti, Fábio; Mendonça Neto, Octávio Ribeiro de; Cardoso, Ricardo Lopes; Bido, Diógenes de Souza

    Resumo em Português:

    O propósito deste estudo de natureza empírico-teórica foi entender os relacionamentos entre o Uso do Sistema de Controle Gerencial; o desenvolvimento de Competências Organizacionais e Desempenho usando o framework proposto por Henri 2006 . A dimensão Uso do Sistema de Controle Gerencial proposta por Simons 1995; 2000 em Uso Diagnóstico e Uso Interativo é pouco estudada no Brasil; contrariamente à literatura internacional; embora esta tenha mostrado alguns resultados que são contraditórios. A pesquisa foi realizada em 2008; por meio de um survey em uma amostra de 104 empresas constantes da relação das 1.000 Maiores Empresas da Revista Exame. Com a aplicação da Modelagem de Equação Estrutural; os principais resultados mostram que não existem evidências de relacionamento negativo entre o Uso Diagnóstico e o desenvolvimento de Competências Organizacionais; o que contradiz os resultados de Henri 2006 . Também se identificou que o Uso Interativo influencia positivamente as competências Aprendizagem Organizacional e Orientação para Mercado e estas influenciam positivamente o Desempenho medido por auto-avaliação . O estudo contribui para a literatura nacional ao abordar um tema que integra Contabilidade Gerencial e Estratégia; e também por operacionalizar o construto Tensões Dinâmicas. O resultado contribui para a prática ao mostrar que as empresas devem continuar usando diagnosticamente o Controle Gerencial; pois este auxilia a organização a corrigir desvios; ao mesmo tempo que recomenda a utilização da forma interativa para ativar as competências organizacionais.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to understand the relationship among Management Control System Use, development of company's organizational competences and performance using Henri's framework (HENRI, 2006). The dimension Use of Management Control System, proposed by Simons (1995, 2000) in diagnostic use and interactive use is scarcely studied in Brazil, in spite of the international research that has shown some contradictory results. The research was carried out in 2008, by a survey in a sample of 104 companies from Exame Magazine 1000 Biggest Brazilian Companies. Using the Structural Equation Model, the main results indicate no evidence of negative relationships between the diagnostic use and the organizational competences development, what contradicts Henri's results (2006). It was also identified that the interactive use has positive influences in the competences of Organizational Learning and Market Orientation, and these have positive influences in Performance (measured by self-evaluation). This study contributes to Brazilian research as its subject integrates Management Accounting and Strategy and also for measurement the construct Dynamic Tensions. For the practice, the result is important as it shows that companies should continue to use Management Control for diagnostic, as it helps the organization to correct errors, simultaneously recommending the use of interactive way to activate organizational ompetences.
  • Perfil do suporte oferecido pelas incubadoras brasileiras às empresas incubadas Artigos Científicos

    Raupp, Fabiano Maury; Beuren, Ilse Maria

    Resumo em Português:

    O artigo objetiva delinear o perfil do suporte oferecido pelas incubadoras brasileiras às empresas incubadas. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza quanti-qualitativa, realizado por meio de pesquisa survey. A população da pesquisa corresponde a 179 incubadoras brasileiras, tendo-se obtido um retorno de 37 delas. A coleta de dados deu-se com base em questionário enviado por e-mail aos coordenadores das incubadoras. Inicia-se o estudo fazendo uma breve incursão teórica acerca de incubadoras de empresas, fases do processo de incubação e suporte das incubadoras às empresas incubadas. Na seqüência, identifica-se os procedimentos metodológicos adotados. Em seguida, procede-se à descrição e análise dos dados coletados. Por último, apresenta-se as conclusões do estudo realizado, bem como recomendações para futuras pesquisas.

    Resumo em Inglês:

    The goal of this article is to outline the profile of the support offered by the Brazilian incubators to the incubated companies. This is a descriptive study, based on both quality and quantity, done through a survey. The target of the research was 179 Brazilian incubators, having heard from 37 of them. The data collection was based on questionnaire sent through e-mail to the coordinators of the incubators. The study began with a brief theoretical foray about incubators of companies. After that, the adopted methodological procedures are identified. Then, the description and the analysis of the data collected are done. At last, the conclusion of the study and recommendation for future researches are presented.
  • O gestor e a PcD: reflexões sobre aprendizagens e competências na construção da diversidade nas organizações Artigos Científicos

    Serrano, Claudia; Brunstein, Janette

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa teve como objetivo estudar a experiência de gestores na inclusão de pessoas com deficiência PcDs em suas equipes. A intenção foi identificar e analisar os processos de aprendizagem e as competências desenvolvidas pelos gestores para lidar com o universo da PcD, a partir dos modelos teóricos de Sandberg 2000 , Cheetham e Chivers 1996, 2005 e Cox e Baele 1997 . Seguindo os pressupostos do paradigma interpretativista e do estudo qualitativo básico MERRIAM, 2002 , foram analisadas as experiências de inclusão de seis gestores e seis PcDs a eles subordinadas, com deficiências moderadas a severas, em cinco empresas paulistas, multinacionais, dos segmentos editorial, energia, tecnologia diesel, agronegócios e automotivo. O principal instrumento de coleta de dados foi entrevistas em profundidade, complementadas por análise documental e observações diretas. A análise dos dados revelou que, para os gestores, o ato de incluir está mais relacionado à questão da justiça social do que à ideia de empoderamento da PcD. Tal interpretação os levou a priorizar o desenvolvimento de dois tipos de competências: comportamentais e de éticas e valores. O principal processo de aprendizagem identificado para o desenvolvimento dessas competências foi o experiencial, o que levou os gestores a revisar seus conceitos, questionar e modificar suas crenças e, em consequência dessa reflexão, repensar sua forma de gerenciar. Os resultados pretendem contribuir para a discussão sobre o tema a partir de uma nova perspectiva: o gestor como agente de inclusão.

    Resumo em Inglês:

    This research aimed to study the experience of managers in the inclusion of persons with disabilities (DP) in their teams. The intention was to identify and analyze the processes of learning and skills developed by managers to deal with the universe of DP, based on theoretical models of Sandberg (2000), Cheetham and Chivers (1996, 2005) and Cox and Baele (1997). Following the assumptions of the interpretative paradigm and of the basic qualitative study (MERRIAM, 2002), we analyzed the experience of including six managers and six DP under their direction, with moderate to severe disabilities in five firms in Sao Paulo, multinational ones, from the segments of publishing, energy, diesel technology, automotive and agribusiness. The main instrument for data collection was in-depth interviews, supplemented by documentary analysis and direct observations. Data analysis revealed that, for the managers, the act of including is more related to social justice issues than the idea of DP empowerment. Such interpretation led them to prioritize the development of two types of skills: behavioral and ethics and values. The main learning process identified for developing these skills was the experiential, which led the managers to revise their concepts, interrogate and modify their beliefs and, as a result of this reflection, revise their way of managing. The results are intended to contribute to the discussion on the topic from a new perspective: the manager as agent of inclusion.
  • Competências gerenciais em ação - o caso do Banco do Brasil Artigos Científicos

    Bündchen, Edson; Rossetto, Carlos Ricardo; Silva, Anielson Barbosa da

    Resumo em Português:

    Este artigo teve como objetivo identificar as competências gerenciais mais importantes na percepção dos próprios gerentes quando da atuação nas agências do Banco do Brasil. A pesquisa, de caráter descritivo e exploratório, foi dividida em duas partes: na fase qualitativa levantou-se um conjunto de 27 competências gerenciais divididas em três blocos: sociais, técnicas e de negócio. Na fase quantitativa, elaborou-se um questionário para mensurar o grau de importância e de encorajamento das 27 competências gerenciais. A amostra foi constituída por 425 gerentes de agências níveis 1, distribuídos por todo o País, de três pilares negociais: varejo, atacado e governo, dos quais 248 responderam à pesquisa. Realizou-se análise descritiva buscando-se associações de interesse entre os graus de importância e encorajamento. Constatou-se que os graus de importância atribuídos pelos gerentes às competências superou os respectivos graus de encorajamento. Os resultados indicam que as competências sociais receberam os maiores escores, em relação às competências técnicas e de negócio, o que revela a necessidade do Banco priorizar o seu desenvolvimento em suas estratégias de gestão de pessoas.

    Resumo em Inglês:

    This article aimed to identify the most important management competencies in the perception of their own managers when playacting in the agencies of the Bank of Brazil.The research, descriptive and exploratory in nature, was divided into two parts: the qualitative stage got up a set of 27 managerial skills divided into three blocs: social, technical and business. In the quantitative phase, a questionnaire was developed to measure the degree of importance and encouragement of the 27 managerial competence. The sample consisted of 425 managers from agencies levels 1, distributed throughout the country, from three business pillars: retail, wholesale and government, of which 248 responded to the survey. Descriptive analysis was performed looking up associations of interest between the importance and encouragement degrees. It was found that the importance degrees assigned by managers to the competences surpassed their levels of encouragement. The results indicate that social competences received the highest scores in relation to technical and business competences, which shows the Bank need to prioritize its development in their strategies for human management.
  • Desenvolvimento da orientação empreendedora em empresas de software: proposições preliminares Artigos Científicos

    Martens, Cristina Dai Prá; Freitas, Henrique Mello Rodrigues de; Andres, Rafael

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta proposições preliminares sobre ações para o desenvolvimento da Orientação Empreendedora OE em empresas de software. Para isso, apresenta, após uma retomada conceitual, um breve panorama da OE no setor de Tecnologia de Informação TI , a partir da visão de especialistas. Num segundo momento, explora como se dá esse comportamento em 2 empresas de software; e finalmente apresenta proposições preliminares para o desenvolvimento desse comportamento em empresas do setor. O método de pesquisa consistiu em estudo exploratório e qualitativo, realizado em 2 etapas: a primeira envolveu entrevista em profundidade com 3 especialistas do setor de TI do estado do Rio Grande do Sul, na busca de uma percepção sobre a OE no setor; a segunda contou com entrevistas em profundidade com 2 empresários do setor de software, buscando melhor compreender como ocorre a OE nessas empresas. Os resultados apontam proposições iniciais sobre o desenvolvimento da OE em empresas do setor, contribuindo, assim, para o debate sobre ações de estímulo ao empreendedorismo no contexto de empresas de software.

    Resumo em Inglês:

    The article presents preliminary propositions on actions for developing Entrepreneurial Orientation (EO) in companies which are in the software business. Therefore it brings a conceptual retaken on EO before stating a brief panorama of the entrepreneurship in the sector of Information Technology (IT) from the perspective of specialists. In the sequence the EO is exploited in 2 software businesses company and finally preliminary propositions for developing this behavior in this sector are presented. The researching method is constituted by an exploratory and qualitative study carried out in 2 stages: the first one involves interviews in depth with 3 specialists of the sector of IT in the state of the Rio Grande do Sul, that aims at searching perceptions about EO in the sector; the second step conveys interviews in depth with 2 entrepreneurs from software firms in order to search better understanding on how EO in these organizations occurs. The results point to initial propositions on developing EO in software companies in order to contribute with the debate about which actions stimulate the entrepreneurship in the context of those companies.
  • Ambientalismo e concepções de RESEX, extrativismo e conhecimento no ICMBIO na Amazônia Legal Artigos Científicos

    Menezes, Daniel Santos; Siena, Osmar; Rodríguez, Tomás Daniel Menéndez

    Resumo em Português:

    O trabalho discute o posicionamento de técnicos de nível superior do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ICMBIO , em exercício na Amazônia Brasileira, em relação ao ambientalismo e identifica possíveis relações entre os posicionamentos e visões do conhecimento, concepção de Reserva Extrativista RESEX e de extrativismo. Consoante a base teórica discutida, foram adotadas as seguintes tipologias para as categorias estudadas: correntes ou vertentes ambientalistas: preservacionista, Sustentabilista e Socioambientalista; visões do conhecimento: anarquista, dialógica ou saber ambiental ; interdisciplinar; e, científica pura; visões de RESEX: RESEX como Unidade de Conservação UC de uso sustentável, RESEX servindo à reforma agrária e RESEX oportunista; visões sobre extrativismo: extrativismo legítimo, extrativismo falido e extrativismo oportunista. O método utilizado foi o comparativo com partições cruzadas, verificando similaridades e dissimilaridades de grupos de respondentes. Para levantamento dos posicionamentos dos respondentes foi disponibilizado a todos os técnicos um questionário com afirmações representativas das diferentes visões, utilizando escala do tipo Likert. Foi realizada a classificação dos técnicos em categorias, utilizando análise de agrupamento pelo método hierárquico aglomerativo, tendo como parâmetro a proximidade de posicionamento. Constatou-se que não há visão única a respeito do ambientalismo no Instituto Chico Mendes na Amazônia Legal e não existem linhas ambientalistas puras, mas compostas por concepções de várias vertentes. As visões sobre RESEXs e extrativismo estão relacionadas com concepções sociaombientalistas, reforçando a defesa de que este tipo de Unidade de Conservação faz parte dessa linha de pensamento.

    Resumo em Inglês:

    The paper discusses the positioning of high level technicians the "Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)", acting in the Brazilian Amazon, in relation to environmentalism and identifies possible relationships between the positioning and views on knowledge, conception of Extractive Reserve (RESEX) and extractivism. According to the theoretical discussion, we make the following types for the studied categories: environmentalist slope: preservationist, sustainabilist and socio-environmentalist; views of knowledge: anarchist, dialogic (or environmental knowledge), interdisciplinary and pure science; views of RESEX: RESEX as Conservation Unit (UC) for sustainable use, RESEX serving the agrarian reform and opportunist RESEX; views on extractivism: legitimate extractivism, legitimate extractivism and opportunistic extractivism. The method used was a comparative cross-partition, checking similarities and dissimilarities of respondents groups. To survey the positions of the respondents was made a questionnaire available to all staff with statements representing different views, using Likert scale. It was done a classification into categories of technicians, using cluster analysis by the agglomerative hierarchical method, having as parameter the proximity of placement. It was found that no single view about environmentalism in the Chico Mendes in the Legal Amazon and there are not pure environmentalist lines, but composed of several strands of ideas. The views on RESEXs and extractivism are related concepts socio- environmentalism, reinforcing the argument that this type of conservation is a part this line of thought.
  • As abordagens market-driven e market-driving de orientação para o mercado e inovação: proposição de um modelo integrado Artigos Científicos

    Vieira, Valter Afonso; Zancan, Claudio

    Resumo em Português:

    Direcionamentos recentes da teoria de orientação para o mercado têm apontado para a natureza eminentemente reativa das estratégias relacionadas. Argumenta-se que a abordagem tradicional - market-driven - seja excessivamente determinista e de forte conotação adaptativa perante o ambiente externo. Essa visão passa a ser complementada por uma nova perspectiva - market-driving -, pressupondo a possibilidade de que as estruturas e o comportamento do mercado possam ser modelados pelas organizações. Entretanto, ainda são incipientes os esforços na construção de um modelo de referência que possa nortear futuras pesquisas no âmbito dessa estratégia. É nessa problemática que se insere o objetivo do presente trabalho, em vistas de apresentar um modelo teórico e proposições de pesquisa sobre o tema, baseados em intensiva revisão de literatura. Como conclusão, o modelo construído permite vislumbrar os antecedentes da estratégia market-driving, suas respectivas ações de implementação e variáveis correlatas. Também se verifica a natureza complementar dessa abordagem em relação à postura tradicional de orientação. Ao final, apresentam-se as implicações acadêmicas e gerenciais do presente estudo, bem como a agenda para pesquisas futuras.

    Resumo em Inglês:

    Recent developments in the market orientation theory have been indicating for the reactive nature of the related strategies. It argues that the traditional approach, market-driven, is excessively determinism and of strong adaptative connotation in front of external atmosphere. That vision becomes complemented by a new perspective, market-driving, presupposing that the market structures and its behavior can be modeled by the organizations. However, this theory is still incipient in the construction of a reference model that can orientate future research using that strategy. This paper looks for fulfill this gap by presenting a theoretical model and some research propositions on the theme, based on intensive literature review. As conclusion, the model allows to analyze the antecedents of the market-driving strategy, review some actions to be implemented and verify correlated variables. The complementally nature of that approach is also verified in relation to the traditional posture of orientation. At the end, some academic and managerial implications as discussed, as well as, the agenda for future research.
  • O valor da marca: conceitos, abordagens e estudos no Brasil Artigos Científicos

    Oliveira, Marta Olivia Rovedder de; Luce, Fernando Bins

    Resumo em Português:

    O valor da marca é um importante construto a ser estudado porque é associado a benefícios-chave tanto para os consumidores quanto para as empresas, de forma que existe um crescente reconhecimento de que as marcas são recursos capazes de melhorar o valor ao acionista. O presente estudo visa verificar os estudos relativos ao valor da marca realizados no Brasil. Para tanto, primeiramente revisa conceitos e construtos existentes. Após, aponta alguns modelos de mensuração e, por fim, realiza um levantamento, dentre algumas das principais publicações brasileiras de administração, sobre os trabalhos realizados atinentes a esse tema. O levantamento dos estudos demonstrou que, nos últimos anos 2007 e principalmente 2006 , ocorreu um crescimento dessas pesquisas, mas ainda há um amplo caminho para esses estudos no Brasil. Muitos estudos são de caráter teórico-conceitual, existindo espaço para avanços em pesquisas de caráter empírico. Crê-se que ainda haja espaço para pesquisas que relacionem o desempenho da marca ao desempenho empresarial, seja lucratividade ou valor ao acionista. Também existe uma carência de estudos que observem concomitantemente a perspectiva de valor dos consumidores e das empresas. Dentre as contribuições que essa pesquisa buscou oferecer destacam-se, além dos conceitos, modelos e estudos levantados, a indicação de futuras pesquisas no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Brand equity is an important construct to be studied because it is associated to key benefits for both customers and companies, as it is increasingly acknowledged that brands are resources able to improve the stockholder value. This study seeks to review the studies related to brand equity performed in Brazil. As such, it first reviews existing concepts and constructs. Then it points out some measuring models, and finally performs a survey of the papers published on this theme in the main Brazilian administration publications. The survey of the studies has shown that, in the last few years (2007 and specially 2006), there has been an increase of these researches, but there is still a long way for these studies in Brazil. Many studies are of theoretical-conceptual nature, and there is room for more empirical research advance. It is believed that there is room for research that relates brand performance to company performance, be it profitability or stockholder value. There is also a shortage of studies which take in consideration both the customers' and the companies' perspective. Among the contributions this research has tried to make, one can highlight, besides the concepts, models and studies surveyed, the recommendation of future research in Brazil.
  • Benefícios competitivos e conflitos em rede horizontal do setor supermercadista Estudo De Caso

    Soares, Ari de Souza; Castro, Cleber Carvalho de; Brito, Mozar José de; Alves, Rosália Rodrigues

    Resumo em Português:

    A estratégia de formação de redes no setor supermercadista brasileiro tem se tornado uma importante alternativa para as pequenas e médias empresas PMEs que buscam melhores condições competitivas para enfrentar a concorrência das grandes empresas do setor. Nesse sentido, este estudo foi realizado com o objetivo de analisar os benefícios competitivos e os conflitos de interesses percebidos na participação de empresas do setor supermercadista em uma rede horizontal na região sul de Minas Gerais. Para isso, realizou-se um estudo multicasos qualitativo, com uso de dados secundários principalmente de associações de classe e dados primários coletados por meio de entrevistas realizadas com oito participantes da rede. As entrevistas foram tratadas por meio de análise de conteúdo, com auxílio do software Sphinx léxica 5.0. Os resultados evidenciam que os principais benefícios competitivos podem ser apontados como o capital social e o aprendizado nas relações pessoais entre os membros, o trabalho conjunto na confecção do jornal de ofertas, programas de treinamento e produtos de marca própria. Por outro lado, os conflitos emergem em virtude de incompatibilidades individuais, de problemas com fornecedores e de decisões sobre o jornal de ofertas. Tais conflitos são vistos como barreiras ao pleno aproveitamento destes benefícios, na medida em que minam a cultura do associativismo pela satisfação de objetivos parciais que, por vezes, evoluem para práticas oportunistas.

    Resumo em Inglês:

    The strategy of forming networks in the Brazilian supermarket sector has become an important alternative for Small and Medium Enterprises (SMEs) which are searching for better positions to face competition from large companies in the industry. In this sense, the purpose of the study is to analyze the competitive benefits and perceived conflicts of interest in the participation of the supermarket sector in horizontal networks in the southern region of Minas Gerais. Thus, a multicase, qualitative study was conducted, using secondary data (mainly by industry associations) and primary data collected through interviews with 8 participants of the horizontal network (Unissul). These network were chosen because of its strong presence in the southern region of Minas Gerais. The interviews were handled by Content Analysis, with the help of the software Sphinx lexica 5.0. The results proves that main competitive benefits can be appointed as a social capital and relationship learning among members, the joint work in promotional newspapers production, training programs and own brands. On the other hand, the conflicts arised owing to individuals incompatibilities, supplier's problem and decisions about promotional newspapers. This conflicts are seen as barriers to the complete use of these benefits, to the extent that the associativism undermine the culture of the satisfaction of partial goals, which sometimes evolve to opportunistic practices.
  • Inovação em subsidiárias de empresas multinacionais: a aplicação do paradigma eclético de Dunning em países emergentes Estudo De Caso

    Stal, Eva; Campanário, Milton de Abreu

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo mostrar como políticas públicas constituem um componente extremamente relevante para aumentar a atratividade dos países emergentes, influenciando diretamente as variáveis do paradigma eclético de Dunning, uma das principais teorias que explicam o processo de internacionalização de empresas. As três variáveis que constituem o modelo - propriedade, localização e internalização - determinam a viabilidade de uma empresa se instalar em outro país para explorar uma vantagem competitiva, frente à alternativa de repassar este ativo a uma empresa local, por meio de uma licença, ou mediante a exportação de produtos. A análise da Lei de Informática, criada em 1991 para estimular a produção de equipamentos de informática e telecomunicações no país, mostrou que ela foi fundamental para a atração de grandes empresas multinacionais. Os resultados demonstram que a exigência de realização de atividades de P&D levou à criação de institutos privados de pesquisa, responsáveis em grande parte pela disseminação de conhecimento e pela capacitação tecnológica local, especialmente no polo de alta tecnologia de Campinas. Como metodologia, foi utilizada a abordagem qualitativa e o método do estudo de caso múltiplo, com a realização de entrevistas em três empresas e quatro institutos de pesquisa. Conclui-se que o governo tem um papel essencial na definição de instrumentos que aumentem a atratividade do país para a realização de atividades de inovação pelas empresas multinacionais, aumentando sua competitividade frente a subsidiárias em outros países.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper is to show how public policies are extremely relevant means of enhancing the attractiveness of emerging countries, through their influence over the variables of Dunning's Eclectic Paradigm, one of the main theories that explain the internationalization process of firms. The three variables that make up the model - ownership, location and internalization - determine the feasibility of a company establishing a subsidiary in another country to explore a competitive advantage, compared to the alternative of transferring this asset to a local firm, by means of a license, or through product exports. Through the analysis of the Informatics Act, launched in 1991 to stimulate the local production of informatics and telecommunication equipment, we conclude that it was essential to attract big multinational companies. The methodology included a qualitative approach and the multiple study case method, with semi-structured interviews in three companies and four institutes. The results show that the requirement for doing R&D activities led to the creation of private research institutes, which were in great part responsible for the dissemination of knowledge and local learning, especially in the high technology pole of Campinas. We conclude that the government has a fundamental role in defining instruments that increase the attractiveness of the country for the performance of innovation activities by multinational companies.
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