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Inteligência emocional: testando a enfermagem do futuro

Inteligencia emocional: aquilatando la enfermeria del futuro

Emotional intelligence: testing the nursing of the future

Resumos

Para termos uma visão profissional prospectiva, objetivamos traçar o perfil dos acadêmicos de Enfermagem para um padrão de Inteligência Emocional e identificar suas aptidões cognitivas, comportamentais e emocionais, considerando que ser emocionalmente inteligente está se tornando requisito imprescindível para todo profissional. Estudo exploratório descritivo, realizado numa instituição pública da cidade de Fortaleza-CE, com os estudantes regularmente matriculados no período de 99.1, tendo uma amostra de 138 sujeitos. Para isto, utilizamos um questionário composto por um teste disponível na internet e uma segunda parte de perguntas acerca das aptidões emocionais, cognitivas e comportamentais relacionadas a Inteligência Emocional. Como resultados, obtivemos que a maioria dos estudantes (78,26 %) tem um bom nível de Inteligência Emocional e apenas 16,67% merecem aprimoramento. Na distribuição das aptidões emocionais, cognitivas e comportamentais como suficientes, regulares e insuficientes, as aptidões cognitvas se destacaram entre as demais. Concluímos principalmente que os estudantes tem potencial para serem profissionais empáticos, sintonizados com os pacientes e capazes de saber e se fazer ouvir, características básicas da Inteligência Emocional.

inteligência emocional; educação em enfermagem


Para que tengamos una visión profesional prospectiva, nos hemos propuesto trazar el perfil de los académicos de Enfermería para obtener un padrón de Inteligencia Emocional e identificar sus aptitudes cognitivas, comportamentales y emocionales, ya que ser emocionalmente inteligente se considera hoy un requisito profesional imprescindible. Estudio exploratorio realizado en una institución pública en Fortaleza-CE entre estudiantes matriculados en 1999/1, entre una muestra de 138 sujetos. Utilizamos un cuestionario disponible en Internet y una segunda parte con preguntas sobre las aptitudes emocionales, cognitivas y comportamentales relacionadas a la Inteligencia Emocional. Como resultado, obtuvimos que la mayoría de los estudiantes -el 78,26%- tiene un buen nivel de Inteligencia Emocional y el 16,67% merece un aprimoramiento. Al distribuir las aptitudes estudiadas en suficientes, regulares e insuficientes; las cognitivas se han destacado entre las demás. En conclusión, los estudiantes tienen potencial para ser profesionales con empatia, estar sintonizados con los enfermos y ser capaces de saber y hacerse oír, características básicas de la Inteligencia Emocional.

Inteligencia Emocional; educación en enfermería


This study traces the nursing students' profile in order to have a prospective professional vision on the emotional intelligence of these workers. Considering that, nowadays, emotional intelligence is a basic requirement for any kind of profession, this research analysed patterns of cognitive, behavioral and emotional skills among the nursing workers. This is a descriptive exploratory study, accomplished in a public institution in the city of Fortaleza-CE, with 138 students enrolled in the first term of 1999. For this analyses an emotional intelligence questionnaire, available in internet, was applied. The subjects also answered questions related to their behavioral, cognitive and emotional skills. As a result, it was concluded that the majority of the students (78,26%) presented a satisfying level of emotional intelligence and only 16,67% would need improvement. In the classification of the three skills as sufficient, regular and insufficient, the cognitive skill exceeded the other two positivetly. The research showed that students have the basic characteristics of emotional intelligence. They can be in tune and understanding with patients, and also make themselves understood.

emotional intelligence; nursing education


ARTIGOS

Inteligência emocional: testando a enfermagem do futuro1 1 Prêmio Marina de Andrade Rezende. 1º lugar, 51CBEn

Emotional intelligence: testing the nursing of the future

Inteligencia emocional: aquilatando la enfermeria del futuro

Laína Maíza dos Santos; Francismeuda Lima de Almeida; Stefânia da Costa Lemos

Alunas do Curso de Graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Ceará

RESUMO

Para termos uma visão profissional prospectiva, objetivamos traçar o perfil dos acadêmicos de Enfermagem para um padrão de Inteligência Emocional e identificar suas aptidões cognitivas, comportamentais e emocionais, considerando que ser emocionalmente inteligente está se tornando requisito imprescindível para todo profissional. Estudo exploratório descritivo, realizado numa instituição pública da cidade de Fortaleza-CE, com os estudantes regularmente matriculados no período de 99.1, tendo uma amostra de 138 sujeitos. Para isto, utilizamos um questionário composto por um teste disponível na internet e uma segunda parte de perguntas acerca das aptidões emocionais, cognitivas e comportamentais relacionadas a Inteligência Emocional. Como resultados, obtivemos que a maioria dos estudantes (78,26 %) tem um bom nível de Inteligência Emocional e apenas 16,67% merecem aprimoramento. Na distribuição das aptidões emocionais, cognitivas e comportamentais como suficientes, regulares e insuficientes, as aptidões cognitvas se destacaram entre as demais. Concluímos principalmente que os estudantes tem potencial para serem profissionais empáticos, sintonizados com os pacientes e capazes de saber e se fazer ouvir, características básicas da Inteligência Emocional.

Palavras chave: inteligência emocional, educação em enfermagem.

ABSTRACT

This study traces the nursing students' profile in order to have a prospective professional vision on the emotional intelligence of these workers. Considering that, nowadays, emotional intelligence is a basic requirement for any kind of profession, this research analysed patterns of cognitive, behavioral and emotional skills among the nursing workers. This is a descriptive exploratory study, accomplished in a public institution in the city of Fortaleza-CE, with 138 students enrolled in the first term of 1999. For this analyses an emotional intelligence questionnaire, available in internet, was applied. The subjects also answered questions related to their behavioral, cognitive and emotional skills. As a result, it was concluded that the majority of the students (78,26%) presented a satisfying level of emotional intelligence and only 16,67% would need improvement. In the classification of the three skills as sufficient, regular and insufficient, the cognitive skill exceeded the other two positivetly. The research showed that students have the basic characteristics of emotional intelligence. They can be in tune and understanding with patients, and also make themselves understood.

Keywords: emotional intelligence, nursing education

RESUMEN

Para que tengamos una visión profesional prospectiva, nos hemos propuesto trazar el perfil de los académicos de Enfermería para obtener un padrón de Inteligencia Emocional e identificar sus aptitudes cognitivas, comportamentales y emocionales, ya que ser emocionalmente inteligente se considera hoy un requisito profesional imprescindible. Estudio exploratorio realizado en una institución pública en Fortaleza-CE entre estudiantes matriculados en 1999/1, entre una muestra de 138 sujetos. Utilizamos un cuestionario disponible en Internet y una segunda parte con preguntas sobre las aptitudes emocionales, cognitivas y comportamentales relacionadas a la Inteligencia Emocional. Como resultado, obtuvimos que la mayoría de los estudiantes -el 78,26%- tiene un buen nivel de Inteligencia Emocional y el 16,67% merece un aprimoramiento. Al distribuir las aptitudes estudiadas en suficientes, regulares e insuficientes; las cognitivas se han destacado entre las demás. En conclusión, los estudiantes tienen potencial para ser profesionales con empatia, estar sintonizados con los enfermos y ser capaces de saber y hacerse oír, características básicas de la Inteligencia Emocional.

Palavras clave: Inteligencia Emocional, educación en enfermería.

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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANTUNES,C. A inteligência emocional na construção do novo eu. 4.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1998. 84p.

CAVICCHINI, A. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Suma Econômica, 1994.

GOLEMAN, D. Inteligência Emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. 28. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995. 375p.

LAKATOS, E M., MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1991. 270 p.

MOSCOVICI, F. Razão e Emoção: a inteligência emocional em questão. 2.ed. Salvador: Casa da Qualidade, 1997. 133p.

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  • CAVICCHINI, A. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Suma Econômica, 1994.
  • 1
    Prêmio Marina de Andrade Rezende. 1º lugar, 51CBEn
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      19 Set 2014
    • Data do Fascículo
      Set 1999
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