Acessibilidade / Reportar erro

O trabalho dos enfermeiros na Estratégia Saúde da Família: possibilidades para operar necessidades de saúde

RESUMO

Objetivos:

identificar e analisar, no trabalho do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família, possibilidades para o reconhecimento de necessidades de saúde.

Métodos:

estudo qualitativo, com entrevistas e observação do trabalho de enfermeiros no interior paulista. O material empírico foi submetido à análise de conteúdo temática e interpretado à luz do processo de trabalho em saúde.

Resultados:

emergiram dois temas: Possibilidades aproveitadas e Possibilidades negligenciadas para reconhecer necessidades de saúde. A observação cuidadosa, o acolhimento, a atenção, a escuta, o vínculo e o diálogo desenvolvidos pelos enfermeiros, no trabalho vivo em ato com os usuários, afloraram as possibilidades, que aproveitadas, foram evidenciadas em atendimento na demanda espontânea, consulta agendada, exame ginecológico e atividades grupais.

Considerações Finais:

os enfermeiros são capazes de reconhecer necessidades de saúde, o que pode ampliar sua prática clínica e a interprofissionalidade na Saúde da Família.

Descritores:
Estratégia Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde; Trabalho; Enfermeiros; Determinação de Necessidades de Cuidados de Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br