Acessibilidade / Reportar erro

Atitudes acerca da pesquisa científica entre estudantes de enfermagem de três escolas do interior do estado de São Paulo

Actitudes acerca de la pequisa científica entre estudiantes de enfermaría de tres escuelas del interior del estado de São Paulo

Atitudes towards cientifical research among nursery students from three schools from the São Paulo countryside

Resumos

A iniciação científica proporciona o desenvolvimento do pensamento lógico e crítico, fatores importantes na formação profissional, portanto a necessidade da exposição às atividades de pesquisa desde início do curso universitário. Este estudo quantitativo, identificou as atitudes sobre a pesquisa científica de alunos de Enfermagem. Foram investigados 248 alunos cursando 1º, 3º e 8º semestres em três escolas de enfermagem localizadas em cidades do interior paulista. Foram utilizados Escala de Likert como instrumento de coleta de dados. Dos dados analisados realizou-se uma comparação entre as respostas colhidas nos diferentes semestres. Concluímos que desde o 1º. semestre os alunos possuem atitudes responsáveis frente à pesquisa, sendo no 1º. semestre menos conscientes da importância dos resultados de pesquisa comparados à intuição e experiência pessoal. Possuem ainda interesse em discutir os resultados de pesquisa com os colegas. A maioria dos alunos investigados concordam que é fundamental ao aluno a prática de investigação científica junto a seus professores.

Alunos de Graduação em Enfermagem; Pesquisa Científica; Pesquisa


La iniciación científica proporciona el desarrollo del pensamiento lógico y crítico, factores importantes en la formación profesional. Por eso es necesario introducir actividades de pesquisa desde el inicio de los cursos universitarios. Este estudio cuantitativo identificó las actitudes de los alumnos de enfermería al respecto de pesquisa científica. Fueron investigados 248 alumnos, cursando 1º, 3º y 8º semestres en tres escuelas de enfermería localizadas en ciudades del interior paulista. Fue utilizada escala de Likert como instrumento de recolecta de datos.Con los datos analisados, se realizó una comparación entre las respuestas obtenidas en los diferentes semestres. Se concluyó que desde el primer semestre los alumnos poseen actitudes responsables frente a la pesquisa, pero son menos concientes de la importancia de los resultados comparados a la intuición y a la experiencia personal.Tienen, además, interés en discutir los resultados de pesquisa com los compañeros. La mayoría de los alumnos están de acuerdo en que es fundamental conducir la práctica de investigación científica con sus profesores.

Estudiantes de enfermería; pesquisa científica; pesquisa


The nursing research among undergraduate students develop the logical and critical thinking that are important to the professional. So, it is necessary to have content about research in the beginning of the undergraduate courses. The quantitative study identified the attitudes about nursing research of the undergraduate students. It was investigated 248 undergraduate students of the 1º., 3º. 8º. semesters in three nursing schools of the São Paulo State. It was utilized Likert Scales as a instrument of data collection. The results showed that the students have responsible attitudes of the research. The students from the 1º. semesters are less conscious about the results of research comparable to the intuition and personal experience. They are interested in of discuss the results of the research with colleagues. Most of the students agree that is fundamental to conduct research with the faulty members.

Undergraduate students; Nursing Research; Research


ARTIGOS

Atitudes acerca da pesquisa científica entre estudantes de enfermagem de três escolas do interior do estado de São Paulo

Atitudes towards cientifical research among nursery students from three schools from the São Paulo countryside

Actitudes acerca de la pequisa científica entre estudiantes de enfermaría de tres escuelas del interior del estado de São Paulo

Liliane Passarelli RodriguesI; Silvia Helena De Bortoli CassianiII

IAluna do 8º, semestre do curso de graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo-Bolsista de Iniciação Científica do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq (PIBIC-CNPq)

IIProfessora Doutora do Departamento de Enfermagem Gerale Especializada da EERP-USP

RESUMO

A iniciação científica proporciona o desenvolvimento do pensamento lógico e crítico, fatores importantes na formação profissional, portanto a necessidade da exposição às atividades de pesquisa desde início do curso universitário. Este estudo quantitativo, identificou as atitudes sobre a pesquisa científica de alunos de Enfermagem. Foram investigados 248 alunos cursando 1º, 3º e 8º semestres em três escolas de enfermagem localizadas em cidades do interior paulista. Foram utilizados Escala de Likert como instrumento de coleta de dados. Dos dados analisados realizou-se uma comparação entre as respostas colhidas nos diferentes semestres. Concluímos que desde o 1º. semestre os alunos possuem atitudes responsáveis frente à pesquisa, sendo no 1º. semestre menos conscientes da importância dos resultados de pesquisa comparados à intuição e experiência pessoal. Possuem ainda interesse em discutir os resultados de pesquisa com os colegas. A maioria dos alunos investigados concordam que é fundamental ao aluno a prática de investigação científica junto a seus professores.

Palavras-chave: Alunos de Graduação em Enfermagem, Pesquisa Científica, Pesquisa

ABSTRACT

The nursing research among undergraduate students develop the logical and critical thinking that are important to the professional. So, it is necessary to have content about research in the beginning of the undergraduate courses. The quantitative study identified the attitudes about nursing research of the undergraduate students. It was investigated 248 undergraduate students of the 1º., 3º. 8º. semesters in three nursing schools of the São Paulo State. It was utilized Likert Scales as a instrument of data collection. The results showed that the students have responsible attitudes of the research. The students from the 1º. semesters are less conscious about the results of research comparable to the intuition and personal experience. They are interested in of discuss the results of the research with colleagues. Most of the students agree that is fundamental to conduct research with the faulty members.

Keywords: Undergraduate students, Nursing Research, Research

RESUMEN

La iniciación científica proporciona el desarrollo del pensamiento lógico y crítico, factores importantes en la formación profesional. Por eso es necesario introducir actividades de pesquisa desde el inicio de los cursos universitarios. Este estudio cuantitativo identificó las actitudes de los alumnos de enfermería al respecto de pesquisa científica. Fueron investigados 248 alumnos, cursando 1º, 3º y 8º semestres en tres escuelas de enfermería localizadas en ciudades del interior paulista. Fue utilizada escala de Likert como instrumento de recolecta de datos.Con los datos analisados, se realizó una comparación entre las respuestas obtenidas en los diferentes semestres. Se concluyó que desde el primer semestre los alumnos poseen actitudes responsables frente a la pesquisa, pero son menos concientes de la importancia de los resultados comparados a la intuición y a la experiencia personal.Tienen, además, interés en discutir los resultados de pesquisa com los compañeros. La mayoría de los alumnos están de acuerdo en que es fundamental conducir la práctica de investigación científica con sus profesores.

Palabras clave: Estudiantes de enfermería, pesquisa científica, pesquisa

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • 1. CARNEGIE, M.E. - The research attitude begins on the undergraduate lesel. Nursing Research, v. 23, n. 2, p. 99, March - April 1974.
  • 2. HARRISON, L.L.; LOWERY, B.; BARLEY, P. Changes in nursing students knowledge about and attitudes toward research following and undergraduate research? course. Journal of Advanced Nursing, v.16, p.807-812, 1991.
  • 3
    O.M.S. (Org. Mundial de Saúde) - La enfermeria mas alla del año 2000. Informe técnico nº 804 de um grupo de Estudio de 1a O. M. S., Ginebra, 1994. 23p.
  • 4. OSPINO, G. C. - Perspectivas de la formacíon de enfermeras en el contexto de 1Ş meta de salud para todos en el año 2000. Educación Medica y Salud, V. 25, nş 4, p. 370-377, 1991.
  • 5. PADILHA, M. T. C. S.; CARVALHO, M. T. C. - O aluno de graduação e a Pesquisa científica. Rev. Esc. Enferm. USP, v27, nş 2, p. 281-295, ago. 1993.
  • 6. RICCI, W. Z.; CASSIANI, S. H. B. - Opiniões de Universitários da Enfermagem e Farmácia acerca da pesquisa científica. In.: SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USP, 2., 1994, Ribeirão Preto, Anais... São Paulo, 1994.
  • 7. RODGERS, B. L.; COWLES, K. V. - The advancend practium project. Nursing Outlook, v. 38, n 1, p. 31-35, Jan/Fev. 1990.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    24 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 1998
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br