Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

Escrever um Editorial é sempre uma oportunidade para refletirmos sobre a abrangência e variações de um mesmo objeto: a Enfermagem. Quanto nós temos avançado nas reflexões e ações!

Um número da REEUSP mostra que temos refletido sobre as articulações entre sociedade, Estado e Saúde Mental — discorrendo sobre um modelo hospitalocêntrico (o passado!) e um modelo que se propõe a tolerar as diferenças (o novo!); temos apontado que a maior parte dos óbitos ocorridos numa cidade do interiorde São Paulo, foi classificada como reduzível ou parcialmente reduzível (mostrando que podemos fazer mais!); estamos verificando que os trabalhadores de Enfermagem têm dificuldade em apreender a gênese dos riscos ocupacionais; por outro lado, que temos avanços na área da informatização em saúde, pois os estudos mudaram de perfil de exposição teórica, para aplicações no ambiente de trabalho.

Estamos preocupados com o preparo dos cuidadores que assumem a assistência pós-alta hospitalar, com a intensificação dos controles quando são identificadas ocorrências iatrogênicas com medicação em UTIs, com o suavizar do processo perioperatório para as crianças através do uso terapêutico dos brinquedos, com a educação dos diabéticos no seu auto-cuidado, e com o aprendizado dos graduandos de Enfermagem numa área de expansão do trabalho para os enfermeiros: as práticas complementares de saúde.

Já estamos revendo o sistema de classificação de pacientes, sugerindo modificações no instrumento utilizado, assim como as estratégias de ensino em curso de graduação, usando Grupos Operativos! Sabemos que o tempo é muito lento para os que esperam, muito longo para os que lamentam, mas muito rápido para os que fazem...

Para os que amam a Enfermagem o tempo é a eternidade. Só não podemos deixar de manter nosso foco no presente, dando passos conscientes e com direção, comemorando as descobertas e vitórias. Como disse Idries Shah:

"Se, de tempo em tempo, deixas de lado a expectativa, serás capaz de perceber o que estás recebendo"

Profa. Dra. Maria Júlia Paes da Silva

Presidente da Comissão de Biblioteca e Publicações da Escola de Enfermagem da USP

Profa. Dra. Emiko Yoshikawa Egry

Editora

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Dez 2008
  • Data do Fascículo
    Mar 2002
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br