Resumo em Português:
A Reforma Psiquiátrica discute questões relacionadas à inclusão dos loucos no mundo, tomando como projeto principal a construção da cidadania, ante a reconstrução dos Direitos, reconhecendo que os doentes mentais se encontram em condição de exclusão, pela própria condição, pelo trabalho e fragilidade social. O Centro de Atenção Psicossocial Professor Luiz da Rocha Cerqueira pretende interferir na condição de excluído do doente mental, por meio de projetos, entre eles o Escritório, que é um dispositivo de agenciamento social, promotor de alianças, que proporciona a possibilidade de os indivíduos atingirem patamares cada vez mais elevados de gerenciamento de suas vidas. Este estudo teve como objetivos principais caracterizar o usuário do Escritório e verificar a importância dessa intervenção para eles. Foram realizadas entrevistas com quatro usuários, os quais avaliaram o serviço, compreendendo que ele facilita a inserção no mundo dos direitos e, portanto, pode ser considerado como importante tecnologia em saúde mental.Resumo em Espanhol:
La Reforma Psiquiátrica discute cuestiones relacionadas a la inclusión de los locos en el mundo, tomando como proyecto principal la construcción de la ciudadanía, por medio de la reconstrucción de los Derechos, reconociendo que los enfermos mentales se encuentran en condición de exclusión, por la propia condición, por el trabajo y fragilidad social. El Centro de Atención Psicosocial Profesor Luiz da Rocha Cerqueira pretende interferir en la condición de excluido del enfermo mental, por medio de proyectos, entre ellos la Oficina, que es un dispositivo de agenciamento social, promotor de alianzas, que proporciona la posibilidad de que los individuos alcancen niveles cada vez más elevados de gerenciamiento de sus vidas. Este estudio tuvo como objetivos principales caracterizar al usuario de la Oficina y verificar la importancia que tiene para ellos esa intervención. Se llevaron a cabo entrevistas con cuatro usuarios, los cuales evaluaron el servicio, comprendiendo que él facilita la inserción en el mundo de los derechos y, por tanto, puede ser considerado como una importante tecnología en salud mental.Resumo em Inglês:
The Psychiatric Reform discusses issues related to the inclusion of individuals that suffer from mental disorders, having as its main project the construction of citizenship through the reconstruction of their rights and recognizing that mentally ill individuals are in a condition of exclusion because of their very condition, the work and the social fragility. The Centro de Atenção Psicossocial Prof. Luiz da Rocha Cerqueira intends to interfere in the exclusion condition of mentally ill individuals through a number of projects, among them its Law Office, a social service agent that, by promoting alliances, offers to its users the possibility to reach higher and higher levels of management of their lives. The purpose of this study was to characterize the users of the Law Office and verify the importance of such intervention to them. Four users were interviewed and were asked to evaluate the service. They showed understanding of the fact that the service makes their insertion into the world of rights easier and therefore may be considered an important technology in mental health.Resumo em Português:
Este estudo teve por objetivo disponibilizar a Escala de Esperança de Herth adaptada e validada para a língua portuguesa em estudo realizado em pacientes com doença crônica. A escala originou-se do instrumento americano Herth Hope Index e possibilitou a existência de um instrumento específico para mensuração da esperança, antes inexistente no Brasil. Para a adaptação cultural e validação foram seguidos os métodos preconizados pela literatura. A amostra foi composta por 131 indivíduos divididos em três grupos, sendo 47 pacientes oncológicos, 40 pacientes diabéticos do tipo 2 e 44 acompanhantes destes pacientes. O instrumento constitui-se de 12 afirmações com respostas em escala do tipo Likert com escores de 1 a 4 para cada uma delas, e quanto maior o escore, maior a esperança. A Escala de Esperança de Herth demonstrou propriedades psicométricas adequadas e por isso está disponível para a utilização.Resumo em Espanhol:
En este estudio se tuvo como objetivo po-ner a disposición la Escala de Esperanza de Herth adaptada y validada para el idioma portugués en un estudio realizado en pacientes con enfermedad crónica. La escala se originó del instrumento americano Herth Hope Index y posibilitó la existencia de un instrumento específico para la mensuración de la esperanza, antes inexistente en el Brasil. Para la adaptación cultural y validación fueron seguidos los métodos preconizados por la literatura. La muestra estuvo compuesta por 131 individuos divididos en tres grupos, siendo 47 pacientes oncológicos, 40 pacientes diabéticos del tipo 2 y 44 acompañantes de estos pacientes. El instrumento está constituido de 12 afirmaciones con respuestas en escala del tipo Likert con escores de 1 a 4 para cada una de ellas, y cuanto mayor el escore, mayor la esperanza. La Escala de Esperanza de Herth demostró tener propiedades psicométricas adecuadas y por eso está disponible para ser utilizado.Resumo em Inglês:
This study was aimed at making available the Herth Hope Index adapted and validated into Portuguese in a study carried out with chronic disease patients. The scale is based on the original American instrument, and made possible the existence of an instrument to measure hope, something that did not exist previously in Brazil. For the cultural adaptation and validation were followed the methods that the literature recommends. The sample was comprised of 131 patients divided into 3 groups, of which 47 were oncology patients, 40 2-type diabetes patients, and 44 caretakers of these patients. The instrument consists of 12 statements with Likert-type answers with scores from 1 to 4 each; the higher the score, the higher the hope. The adapted Herth Hope Index has demonstrated suitable psychometric properties and for that reason is available for use.Resumo em Português:
A escassez de publicações a respeito de dimensionamento de pessoal na enfermagem psiquiátrica motivou o desenvolvimento de um Instrumento para Classificar o Nível de Dependência na Enfermagem Psiquiátrica, etapa inicial para o estabelecimento da quantidade necessária de profissionais na Equipe de Enfermagem da especialidade. Os objetivos deste estudo buscaram a validação clínica, por meio de testes de confiabilidade e validade do constructo, além da verificação de sua aplicabilidade na prática gerencial do enfermeiro. Foram utilizadas duas amostras, sendo n=40 pares de instrumentos preenchidos na Fase 1 da coleta de dados e n=100 instrumentos preenchidos na Fase 3 do estudo, tendo sido aplicados diferentes critérios estatísticos, entre eles, o coeficiente Kappa e a correlação de Spearman. O Instrumento para Classificar o Nível de Dependência na Enfermagem Psiquiátrica foi considerado confiável com índices satisfatórios de concordância e o constructo foi validado, determinando o grau de dependência do paciente portador de transtornos mentais.Resumo em Espanhol:
La escasez de publicaciones respecto a la planificación del personal en la enfermería psiquiátrica motivó el desarrollo de un Instrumento para Clasificar el Nivel de Dependencia en la Enfermería Psiquiátrica, etapa inicial para el establecimiento de la cantidad necesaria de profesionales en el Equipo de Enfermería de la especialidad. Los objetivos de este estudio buscaron la validación clínica, por medio de tests de confiabilidad y validez del constructo, además de la verificación de su aplicabilidad en la práctica gerencial del enfermero. Fueron utilizadas dos muestras, siendo n=40 pares de instrumentos llenados en la Fase 1 de la recolección de datos y n=100 instrumentos llenados en la Fase 3 del estudio, habiendo sido aplicados diferentes criterios estadísticos, entre ellos, el coeficiente Kappa y la correlación de Spearman. El Instrumento para Clasificar el Nivel de Dependencia en la Enfermería Psiquiátrica fue considerado confiable con índices satisfactorios de concordancia y el constructo fue validado, de-terminando el grado de dependencia del paciente portador de trastornos mentales.Resumo em Inglês:
The scarcity of publications about personnel dimensioning in psychiatric nursing motivated the development of an Instrument to Classify the Level of Dependence in Psychiatric Nursing, the initial stage for the establishment of the ideal number of professionals in the nursing crew of the specialty. The purpose of this study was to look for the clinical validation through reliability and construct validity tests, as well as to verify its applicability in the management practice of nurses. Two samples were used, of which n=40 pairs of instruments filled in Stage 1 of data collection and n=100 instruments filled in Stage 3 of the study, with different statistical criteria being applied, among them the Kappa coefficient and the Spearman correlation. The Instrument to Classify the Level of Dependence in Psychiatric Nursing was considered reliable, with good indicators of agreement, and the construct was validated, determining the degree of dependence of mental disorder patients.Resumo em Português:
Com o objetivo de conhecer a percepção das enfermeiras acerca de sua atuação ante os direitos dos clientes e desenvolver um instrumento que possibilitasse mensurar esta percepção, realizou-se uma pesquisa exploratório-descritiva, com uma amostra de 73 enfermeiras de dois hospitais. Mediante um questionário auto-aplicado, foram identificados e validados quatro construtos relacionados à atuação das enfermeiras, quanto aos direitos dos clientes: preservação da individualidade; respeito à autonomia do cliente, identificação pessoal e informação para a tomada de decisão. O construto que apresentou melhor desempenho diz respeito à preservação da individualidade. Já o respeito à autonomia do cliente e a identificação pessoal situaram-se em um nível intermediário, enquanto que o construto informação para a tomada de decisão apresentou-se como o menos realizado pelas enfermeiras. A preservação da individualidade e o respeito à autonomia mostraram-se como os construtos que mais influenciam a percepção das enfermeiras de como, em geral, respeitam os direitos dos clientes.Resumo em Espanhol:
Con el objetivo de conocer la percepción de las enfermeras referentes a su actuación ante los derechos de los clientes y para desarrollar un instrumento para mensurar esta percepción, se realizó una investigación exploratorio-descriptiva, con una muestra de 73 enfermeras de dos hospi-tales. Por medio de un cuestionario auto-aplicado, fueron identificados y validados cuatro constructos relacionados a la actuación de las enfermeras, en cuanto a los derechos de los clientes: preservación de la individualidad, respeto a la autonomía del cliente, identificación personal e información para la toma de decisión. El constructo que presentó un mejor desempeño se refiere a la preservación de la individualidad. Ya el respeto a la autonomía del cliente y la identificación personal se situaron en un nivel intermedio, mientras que el constructo información para la toma de decisión se presentó como el menos realizado por las enfermeras. La preservación de la individualidad y el respecto a la autonomía se mostraron como los constructos que más influencian la percepción de las enfermeras de como, en general, respetan los derechos de los clientes.Resumo em Inglês:
This exploratory-descriptive survey was carried out with a sample consisting of 73 nurses from two hospitals in order to know the perception they have of their work via-a-vis patients' rights and develop an instrument capable of measuring such perception. Four constructs referring to the nurses' performance via-a-vis patients' rights were identified and validated, based on questions the nurses answered: preservation of individuality; respect for the patient's autonomy; personal identification; and information for decision-taking. Preservation of individuality was the construct with the best performance. Respect for the patient's autonomy and personal identification appear in an intermediate level, whereas the construct information for decision-taking was the least used. In general, preservation of individuality and respect for the patient's autonomy are the constructs that influenced the most nurses' perception on patients' rights.Resumo em Português:
O estudo objetivou analisar o custo mensal do uso de dispositivos e adjuvantes por estomizados. Trata-se de uma pesquisa retrospectiva, realizada em dois Ambulatórios de Especialidades, em São Paulo. Os dados foram coletados em 635 prontuários de pacientes estomizados adultos, atendidos em junho de 2005. Os valores dos dispositivos e adjuvantes foram obtidos em registros eletrônicos e publicações oficiais da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e seus resultados foram submetidos aos testes de Kolmogorov-Smirnov, Mann-Whitney, Kruskal-Wallis, Bonferroni e Spearman. A maioria dos indivíduos era do sexo feminino (51%), idade > 60anos, com colostomia provisória (64,5%). O custo individual mensal médio foi R$ 137,72, maior para os urostomizados, com estomas definitivos, com neoplasias de vias urinárias e atendidos no serviço que possui enfermeiro especialista. Houve correlação estatisticamente significativa e positiva entre o custo mensal e o tempo de estomia. Este estudo contribuiu para a avaliação do custo do estomizado no Estado de São Paulo.Resumo em Espanhol:
En este estudio se tuvo como objetivo analizar el costo mensual del uso de dispositivos y adjuvantes por ostomizados. Se trata de una investigación retrospectiva, realizada en dos Consultorios externos de Especialidades, en Sao Paulo. Los datos fueron recolectados en 635 historias clínicas de pacientes adultos ostomizados, atendidos en junio del 2005. Los valores de los dispositivos y adjuvantes fueron obtenidos en registros electrónicos y publicaciones oficiales de la Secretaría de Estado de la Salud de Sao Paulo y sus resultados fueron sometidos a los tests de Kolmogorov-Smirnov, Mann-Whitney, Kruskal-Wallis, Bonferroni y Spearman. La mayoría de los individuos era del sexo femenino (51%), edad >60 años, con colostomía provisional (64,5%). El costo individual mensual promedio fue de R$ 137,72, mayor para los urostomizados, con esto mas definitivos, con neoplasias de vías urinarias y atendidos en el servicio con enfermero especialista. Hubo correlación estadísticamente significativa y positiva entre el costo mensual y el tiempo de ostomía. Este estudio contribuyó para la evaluación del costo del ostomizado en el Estado de Sao Paulo.Resumo em Inglês:
This study was aimed at analyzing the monthly cost of the use of specialized equipment by ostomy patients. It is a retrospective study carried out at two Outpatient Health Centers in São Paulo. The data were collected in 635 records of adult ostomy patients assisted in June of 2005. For the costs, the data were obtained in electronic databases and official publications from the State of São Paulo Health Secretary, and the results were submitted to the Kolmogorov-Smirnov, Mann-Whitney, Kruskal-Wallis, Bonferroni and Spearman tests. Most of the individuals were female (51%), aged >60 years, with temporary colostomy (64.5%). The average monthly cost was US$ 51.0 per patient, higher for cancer urostomy patients with permanent stomas, with neoplasia in the urinary tract and assisted by the service with a therapist nurse. Statistically significant correlation between the monthly cost and the time with stoma was found. This study has contributed for the assessment of the cost of ostomy patients in the State of São Paulo.Resumo em Português:
Este estudo objetivou conhecer a concepção de enfermeiras que atuam no Programa de Saúde da Família sobre o desenvolvimento do trabalho em equipe, no que diz respeito à articulação das ações dos diversos profissionais que a compõem. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com 23 enfermeiras. A análise dos dados foi realizada com base na Análise Temática. Os resultados mostraram que as enfermeiras, em alguns momentos, articulam suas ações com os demais profissionais da equipe. Entretanto, existem fatores que dificultam essa articulação como o excesso de demanda de usuários, a falta de tempo dos profissionais para realizar o planejamento coletivo de suas práticas e desenvolver ações preventivas. Conforme os resultados obtidos, torna-se necessária a reorganização do processo de trabalho, com intenções da realização de um trabalho efetivamente integrado.Resumo em Espanhol:
Este estudio tuvo por objetivo conocer la concepción de enfermeras, que actúan en el Programa de Salud de la Familia, respecto al desarrollo del trabajo en equipo, en cuanto a la articulación de las acciones de los diversos profesionales que lo componen. Se trata de un estudio descriptivo de abordaje cualitativo. La recolección de datos fue realizada por medio de entrevistas semi-estructuradas a 23 enfermeras. El análisis de los datos se hizo con base en el Análisis Temático. Los resultados mostraron que las enfermeras, en algunos momentos, articulan sus acciones con los demás profesionales del equipo. No obstante, existen factores que dificultan esa articulación como el exceso de demanda de usuarios, la falta de tiempo de los profesionales para realizar la planificación colectiva de sus prácticas y desarrollar acciones preventivas. De acuerdo a los resultados obtenidos, se torna necesaria la reorganización del proceso de trabajo, con el objetivo de realizar un trabajo efectivamente integrado.Resumo em Inglês:
This study was aimed at knowing the conception nurses who work in the Family Health Program have about the development of teamwork regarding the coordination of the actions of the various professionals that comprise it. It is a descriptive study with a qualitative approach. The data collection was carried out through semi-structured interviews with 23 nurses. The analysis of the data was carried out based on Theme Analysis. The results showed that the nurses, at certain moments, coordinate their actions with the other professionals of the team. However, there are factors that make this coordination difficult, such as excess of demand from users and lack of time for the professionals to prepare the collective planning of their practices and develop preventive actions. According to the results obtained, it is necessary to reorganize the work process in order to perform an effectively integrated work.Resumo em Português:
Este estudo objetivou analisar o envolvimento de equipes da Atenção Básica à Saúde nas ações de controle da tuberculose, ante a percepção dos coordenadores do Programa de Controle da Tuberculose de nove municípios prioritários do Estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados em junho/2005 por meio de entrevista semi-estruturada com nove coordenadores e analisados pela técnica de análise de conteúdo-modalidade temática. Os resultados apontaram dificuldades para incorporação das ações de controle da tuberculose, na atenção básica, relacionadas à debilidade quantitativa e qualitativa de recursos humanos e à visão centralizada e fragmentada da organização dessas ações no sistema de saúde. A integração das atividades de controle da tuberculose na atenção básica será possível mediante organização do sistema de saúde, seguindo os princípios da atenção primária e elaboração/implementação de uma política de recursos humanos que garanta formação e capacitação contínua das equipes de saúde.Resumo em Espanhol:
En este estudio se tuvo por objetivo analizar el involucramiento de los equipos de Atención Básica a la Salud en las acciones de control de la tuberculosis, a partir de la percepción de los coordinadores del Programa de Control de la Tuberculosis de nueve municipios prioritarios del Estado de Sao Paulo. Se trata de una investigación cualitativa, cuyos datos fueron recolectados en junio/2005 por medio de una entrevista semi-estructurada realizada a nueve coordinadores y analizados por la técnica de análisis de contenido-modalidad temática. Los resultados apuntaron dificultades para la incorporación de las acciones de control de la tuberculosis, en la atención básica, relacionadas a la debilidad cuantitativa y cualitativa de recursos humanos y a la visión centralizada y fragmentada de la organización de esas acciones en el sistema de salud. La integración de las actividades de control de la tuberculosis en la atención básica será posible mediante la organización del sistema de salud, siguiendo los principios de la atención primaria y elaboración/implementación de una política de recursos humanos que garantice la formación y capacitación continua de los equipos de salud.Resumo em Inglês:
This study was aimed at analyzing the involvement of Health Primary Care teams in the tuberculosis control actions in the perception of the Tuberculosis Control Program coordinators of nine priority municipalities of the State of São Paulo. It is a qualitative research whose data were collected in June of 2005 through semi-structured interviews with nine coordinators. The content thematic modality was used for the analysis of the data. The results pointed out to difficulties in the implementation of the tuberculosis control actions in primary care related to quantitative and qualitative deficiencies of human resources and to a centralized and fragmented view regarding the organization of these actions in the health system. The integration of tuberculosis control activities in primary care is possible provided the system is organized according to primary care principles and a policy of human resources that ensures continuous education and capacity-building of health teams is elaborated/implemented.Resumo em Português:
Diante do envelhecimento demográfico, as instituições asilares emergem como uma alternativa de suporte social para atenção à saúde do idoso. O estudo objetiva descrever a situação de saúde do idoso no cenário asilar e identificar como eles percebem sua saúde. Estudo qualitativo cuja coleta de informações envolveu observação participante e entrevistas semi-estruturadas com 17 idosos em um asilo localizado no município do Rio de Janeiro. Os resultados evidenciaram que esses idosos entendem a própria saúde como satisfatória, estabelecendo relação com a ausência de dor, desconforto físico, sensação de segurança proporcionada pela vivência na instituição. Por outro lado, as preocupações relativas a dores e sofrimentos, decorrentes das perdas naturais, pelo distanciamento da família, sentimentos de solidão e abandono, foram condições associadas ao aparecimento de doenças. Concluiu-se que o fato social asilamento configurou-se principalmente pelo abandono, constituindo-se no seu principal motivo, o que vem influenciando diretamente as condições de saúde desta população.Resumo em Espanhol:
Frente al envejecimiento demográfico, las instituciones de asilo emergen como una alternativa de soporte social para la atención a la salud del anciano. El estudio tiene como objetivo describir la situación de salud del anciano en el escenario asilar e identificar cómo es que ellos perciben su salud. Se trata de un estudio cualitativo cuya recolección de informaciones involucró observación participante y entrevistas semi-estructuradas realizadas a 17 ancianos en un asilo localizado en el municipio de Rio de Janeiro. Los resultados evidenciaron que esos ancianos entienden su salud como satisfactoria, estableciendo relación con la ausencia de dolor, disconfort físico, sensación de seguridad proporcionada por la vivencia en la institución. Por otro lado, las preocupaciones relativas a dolores y sufrimientos, derivado de las pérdidas naturales, por el distanciamiento de la familia, sentimientos de soledad y abandono, fueron condiciones asociadas a la aparición de enfermedades. Se concluye que el hecho social aislamiento se configuró principalmente por el abandono, constituyéndose en su principal motivo, lo que viene influenciando directamente en las condiciones de salud de esta población.Resumo em Inglês:
In the face of demographic aging, shelter institutions have an outstanding role as an alternative of social support in the attention for the health of the elderly. This study was aimed at describing the health condition of the elderly within the wide picture of old folks homes and identifying how the elderly perceive their own health. It is a qualitative study for which data was collected through participative observation and half-structured interviews with 17 elderly living in an old folks home in Rio de Janeiro. The results showed that the elderly see their health as satisfactory because there is no pain, no physical discomfort and they have a feeling of security provided by the fact that they live in the institution. On the other hand, concerns related to aches and suffering deriving from natural losses, distance from the family and feelings of solitude and abandonment were conditions associated to the occurrence of diseases. It was concluded that the social fact of living in an old folks home is characterized mainly as an abandonment, which has a direct impact on the health conditions of this population.Resumo em Português:
Kits para aerossol são artigos utilizados na terapêutica de afecções do trato respiratório e requerem no mínimo desinfecção de nível intermediário para reuso. Os objetivos deste estudo foram verificar uma possível contaminação microbiana em kits para aerossol pós-reprocessamento e identificar os microrganismos isolados. Estudo transversal, experimental realizado na unidade pediátrica de um hospital em Goiânia-GO. Coletaram-se amostras de três segmentos (máscara, copo, interior da extensão) de 15 kits previamente desinfetados, que foram semeadas em diferentes meios de culturas e os microrganismos isolados foram identificados por provas bioquímicas. Dos 15 kits analisados, 13 copos, nove extensões e 13 máscaras estavam contaminados. Isolou-se no total 101 UFC, 39 provindos dos copos, 20 das extensões e 42 das máscaras. Dentre os patógenos isolados destaca-se: Staphylococcus coagulase positivo, Staphylococcus coagulase negativo, Bastonetes Gram negativo fermentadores, Bastonetes Gram negativo não fermentadores, micrococose leveduras. A detecção microbiana indica prováveis falhas no reprocessamento desses artigos.Resumo em Espanhol:
Kits para aerosol son artículos utilizados en la terapéutica de afecciones del tracto respiratorio y requieren en lo mínimo desinfección a nivel intermediario para volver a ser usado. Los objetivos de este estudio fueron verificar una posible contaminación microbiológica en kits para aerosol post-reprocesamiento e identificar los microorganismos aislados. Se trata de un estudio transversal, experimental realizado en la unidad pediátrica de un hospital en Goiânia-GO. Se recolectaron muestras de tres segmentos (máscara, vaso, interior de la extensión) de 15 kits previamente desinfectados, que fueron sembradas en diferentes medios de cultivo y los microorganismos aislados fueron identificados por pruebas bioquímicas. De los 15 kits analizados, 13 vasos, nueve extensiones y 13 máscaras estaban contaminados. Se aisló un total de 101 UFC, 39 provenientes de los vasos, 20 de las extensiones y 42 de las máscaras. Entre los patógenos aislados se destacan: Staphylococcus coagulase positivo, Staphylococcus coagulase negativo, Bastones Gram negativo fermentadores, Bastones Gram negativo no fermentadores, micrococosy levaduras. La detección microbiológica indica probables fallas en el reprocesamiento de esos artículos.Resumo em Inglês:
Aerosol kits are used in treatments of respiratory illnesses and require at least an intermediate level of disinfection for their reuse. The objectives of the study were to verify possible contamination of kits after they were processed as well as to identify the microorganisms that were isolated in them. This transversal experimental study was conducted in the pediatric unit of a hospital in Goiânia, State of Goiás. Samples were collected from three different parts (masks, cups and hoses) of 15 previously disinfected kits and placed in different culture media, and the microorganisms that were isolated were identified through biochemical tests. Of the kits that were analyzed, 13 cups, 9 hoses and 13 masks were found to be contaminated. A total of 101 CFU were isolated 39 from the cups, 20 from the hoses, and 42 the masks. Among the pathogens found were coagulase-positive Staphylococci, coagulase-negative Staphylococci, Gram negative fermenter rods, Gram negative nonfermenter rods, micrococcus and yeast. Microbial presence indicates probable inefficiencies in processing these items.Resumo em Português:
Estudo de desenvolvimento metodológico que teve por objetivo construir um instrumento de avaliação de detergentes enzimáticos e analisar a ação dos produtos sobre os instrumentais. O instrumento foi submetido à análise de três juízes. O pré-teste foi realizado com 25 instrumentos. A amostra para a análise de campo foi constituída por mais 25 instrumentais cirúrgicos. Os resultados obtidos permitiram a construção de um instrumento com 19 itens e a análise de campo constatou que houve diferenças nos escores das soluções avaliadas. O produto P5 obteve a melhor média 78,7 (DP 6,68) e mediana 80,2 e o produto P4 obteve o pior desempenho, média 56,2 (DP 7,09) e mediana 56,7, em um intervalo possível de 19 a 95. O instrumento de medida mostrou-se confiável ao estudo, apresentando valor do Alpha de Cronbach de 0,83.Resumo em Espanhol:
Se trata de un estudio de desarrollo metodológico que tuvo como objetivo construir un instrumento de evaluación de detergentes enzimáticos y analizar la acción de los productos sobre los instrumentales. El instrumento fue sometido al análisis de tres jueces. El pre test fue realizado con 25 instrumentos. La muestra para el análisis de campo estuvo constituida por más de 25 instrumentales quirúrgicos. Los resultados obtenidos permitieron la construcción de un instrumento con 19 items y por el análisis de campo se constató que hubo diferencias en los escores de las soluciones evaluadas. El producto P5 obtuvo el mejor pro-medio de 78,7 (DP 6,68) y mediana de 80,2 y el producto P4 obtuvo el peor desempeño, promedio de 56,2 (DP 7,09) y mediana de 56,7, en un intervalo posible de 19 a 95. El instrumento de medida se mostró confiable para el estudio, presentando valor del Alpha de Cronbach de 0,83.Resumo em Inglês:
The objective of this study was to develop an instrument for measuring the quality of enzymatic detergents and analyze their cleaning action on surgical instruments. The instrument was submitted to a panel of three judges. It was pre-tested in a sample of 25 surgical instruments. Twenty-five other surgical instruments trays were used for the field analysis. The results made possible the construction of an instrument with 19 items, and the field analysis verified that there were differences in the scores of the solutions that were evaluated. P5 had the best average score, 78.7 (SD 6.68), and median of 80.2, and P4 had the worst performance, with an average score of 56.2 (SD 7.09) and median of 56.7 in a possible range between 19 and 95. In the study, the measuring instrument proved to be reliable, with a Cronbach's alpha of 0.83.Resumo em Português:
Estudo transversal realizado em nove escolas estaduais de Campinas e São José do Rio Pardo, com 258 professores com o objetivo de caracterizar o perfil sociodemográfico, estilos de vida, condições de saúde e de trabalho. A amostra foi composta por mulheres (81,8%) e homens (18,2%), sendo casados (60,8%), com média de idade de 41,4 anos (DP 9,2), que realizavam atividade física (56,6%), lazer (93,4%) e tarefas domésticas (88,4%). Quanto à saúde, 20,9% não dormiam bem à noite; 82,1% possuíam doença com diagnóstico médico: músculo-esquelética e respiratória (27,1%); acidentes e doenças digestivas (22,1%) e transtornos mentais (20,9%). Tais doenças estavam relacionadas aos riscos relatados: movimentos repetitivos, presença de poeira de giz, trabalho estressante, longas jornadas, atividade em mais de uma escola e baixa remuneração. Concluiu-se que os professores eram expostos a riscos nas escolas e que medidas de promoção à saúde e prevenção deveriam ser tomadas pelos governantes.Resumo em Espanhol:
Se trata de un estudio transversal realizado en nueve escuelas estatales de Campinas y Sao José do Rio Pardo, con 258 profesores con el objetivo de caracterizar el perfil sociodemográfico, estilos de vida, condiciones de salud y de trabajo. La muestra estuvo constituida por mujeres (81,8%) y hombres (18,2%), siendo casados (60,8%), con un promedio de edad de 41,4 años (DP 9,2), que realizaban actividad física (56,6%), descanso (93,4%) y tareas domésticas (88,4%). En cuanto a la salud, 20,9% no dormían bien por la noche; 82,1% tenían enfermedad con diagnóstico médico: músculo-esquelético y respiratoria (27,1%); accidentes y enfermedades digestivas (22,1%) y trastornos mentales (20,9%). Las referidas enfermedades estaban relacionadas a los riesgos relatados: movimientos repetitivos, presencia de polvo de tiza, trabajo estresante, jornadas largas, actividad en más de una escuela y baja remuneración. Se concluye que los profesores estaban expuestos a riesgos en las escuelas y que las medidas de promoción a la salud y prevención deberían ser tomadas por los gobernantes.Resumo em Inglês:
This is a crosssectional study carried out with 258 teachers in nine public schools located in the cities of Campinas and São José do Rio Pardo, in the State of São Paulo, in order to describe their socio-demographic profiles, lifestyles and health and working conditions. The sample was comprised mostly by females (81.8%), married (60.8%), averaging 41.4 years of age (SD 9.2), working out (56.6%), with leisure time (93.4%) and performing home duties (88.4%). In terms of health, 20.9% did not sleep well at night and 82.1% had one of following diseases diagnosed by a physician: musculoskeletal and respiratory diseases (27.1%); injuries due to accidents and digestive diseases (22.1%), and mental disorders (20.9%). These diseases were related to the professional risks that were described: repetitive movements, chalk dust, stressing work, long working hours, work in more of one school and low wage. It was concluded that teachers are exposed to risks at schools and that prevention and health care policies should be taken by the authorities.Resumo em Português:
O objetivo deste estudo foi identificar os cursos de Ensino Superior Nacional de EAD por área de concentração, região geográfica, nível de formação e os cursos de EAD no ensino superior de Enfermagem. O método adotado foi um estudo exploratório descritivo em que foi realizado um levantamento nos sites e portais governamentais e não-governamentais relacionados à educação nacional e EAD das Instituições de Ensino Superior (IES) que praticam EAD. Nos resultados foram identificados apenas dois cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos especificamente em Enfermagem. Assim, há necessidade de maior investimento das IES de Enfermagem na criação e avaliação de cursos de EAD, bem como de infra-estrutura e de implementação de uma política de capacitação tecnológica.Resumo em Espanhol:
El objetivo de este estudio fue identificar los cursos de Enseñanza Superior Nacional de la Educación a Distancia (EAD) por área de concentración, región geográfica, nivel de formación y los cursos de EAD en la enseñanza superior de Enfermería. El método adoptado fue un estudio exploratorio descriptivo en el que se llevó a cabo un levantamiento en los sitios y páginas web gubernamentales y no gubernamentales relacionados a la educación nacional y a la EAD de las Instituciones de Enseñanza Superior (IES) que practican EAD. En los resultados fueron identificados apenas dos cursos de post-grado lato sensu ofrecidos específicamente en Enfermería. De este modo, hay necesidad de mayor inversión de las IES de Enfermería en la creación y evaluación de cursos de EAD, así como de infraestructura e implementación de una política de capacitación tecnológica.Resumo em Inglês:
The aim of this study was to identify the National Superior Teaching courses in distance education by concentration area, geographic region, graduation level and distance education Nursing courses in higher education. The method used was an exploratory descriptive study in which was carried out a survey in government and non-government sites and portals related to national and distance education of higher education schools that offer distance education. The results identified only two latu sensu Graduate courses that offer Nursing specifically. Thus Nursing higher education schools must invest more on creating and evaluating distance education courses, as well as on infra-structure and on the implementation of a policy of technological capacity-building.Resumo em Português:
Este estudo foi realizado com os enfermeiros de um hospital universitário da cidade de São Paulo, objetivando conhecer sua percepção sobre o processo de valiação da aprendizagem nos treinamentos desenvolvidos junto a eles. Para a coleta de dados utilizou-se um instrumento contendo a questão norteadora: Qual a sua percepção sobre a avaliação da aprendizagem nos programas de treinamento? Os discursos foram analisados, segundo o referencial de Bardin, na modalidade análise de conteúdo. Os resultados mostraram as posições dos enfermeiros em três categorias distintas: 1) dificuldades percebidas no processo de avaliação da aprendizagem em que a disponibilidade de tempo, sentimentos negativos quanto à avaliação e despreocupação com os resultados dos treinamentos são os desafios a serem trabalhados no dia-a-dia; 2) metodologia desenvolvida no processo de avaliação da aprendizagem devendo considerar diferentes ritmos de aprendizado, sua experiência e história de vida e conhecimentos anteriores e 3) a avaliação do processo ensino-aprendizagem como um indicador preciso das ações passadas e controle da qualidade do ensino adotado no treinamento.Resumo em Espanhol:
Este estudio fue realizado con los enfermeros de un hospital universitario de la ciudad de Sao Paulo, teniendo como objetivo conocer su percepción sobre el proceso de evaluación del aprendizaje en la capacitación desarrollada con ellos. Para la recolección de los datos se utilizó un instrumento que contenía la pregunta norteadora: Cuál es su percepción sobre la evaluación del aprendizaje en los programas de capacitación? Los discursos fueron analizados, según el referencial de Bardin, en la modalidad análisis de contenido. Los resultados mostraron las posiciones de los enfermeros en tres categorías distintas: 1) dificultades percibidas en el proceso de evaluación del aprendizaje en el que la disponibilidad de tiempo, sentimientos negativos en cuanto a la evaluación y despreocupación con los resultados de las capacitaciones son los retos a ser trabajados en el dia a dia; 2) metodología desarrollada en el proceso de evaluación del aprendizaje debiendo considerar diferentes ritmos de aprendizaje, su experiencia e historia de vida y conocimientos anteriores y 3) la evaluación del proceso enseñanza-aprendizaje como un indicador preciso de las acciones pasadas y control de la calidad de la enseñanza adoptada en la capacitación.Resumo em Inglês:
This study was carried out with nurses of a university hospital in São Paulo. It was aimed at understanding their perception regarding the learning evaluation process in the training sessions they attended. In order to collect data, the authors used an instrument with the guiding question: What's your perception of the learning evaluation process in training programs? The discourses were analyzed according to Bardin's referential in the content analysis modality. The results showed opinions in three categories: 1) the difficulties noticed in the evaluation process, in which time availability, negative feelings towards the evaluation and little concern for training results are challenges nurses have to overcome daily; 2) the methodology used in the evaluation process, which should consider the different learning styles, and the experience, life history and previous knowledge of the professionals being trained; and 3) the teaching-learning evaluation process as an accurate indicator of past actions and a quality control of the teaching methods adopted in the training sessions.Resumo em Português:
O estudo investigou os conflitos vivenciados pelas adolescentes com a descoberta da gravidez. A pesquisa descritiva com 12 adolescentes grávidas foi realizada em Jucás-Ceará. Os achados foram analisados após agrupamento em categorias temáticas emergidas das falas das entrevistadas ao responderem à indagação: Como tem vivenciado a gravidez na adolescência? Verificou-se que a gravidez era vista como um problema indesejado e que as adolescentes tinham medo de partilhar sua descoberta com a família ou o companheiro. Foram observadas reações dos pais ou responsáveis e o baixo nível socioeconômico como determinantes da não aceitação da gestação. Concluiu-se que a gravidez na adolescência constitui-se um problema de Saúde Pública, que deve ser visualizado amplamente, percebendo-se a adolescente e seus problemas cotidianos.Resumo em Espanhol:
En el estudio se investigó los conflictos vivenciados por las adolescentes al descubrir su embarazo. Esta investigación descriptiva realizada con 12 adolescentes embarazadas se llevó a cabo en Jucás-Ceará. Los hallazgos fueron analizados después del agrupamiento en categorías temáticas que emergieron de los discursos de las entrevistadas al responder a la pregunta: Cómo has vivenciado el embarazo en la adolescencia? Se verificó que el embarazo era visto como un problema indeseado y que las adolescentes tenían miedo de compartir su descubrimiento con la familia o el compañero. Fueron observadas reacciones de los padres o responsables y el bajo nivel socioeconómico como determinantes de la no aceptación de la gestación. Se concluyó que el embarazo en la adolescencia se constituye en un problema de Salud Pública, que debe ser visualizado ampliamente, percibiéndose a la adolescente y sus problemas cotidianos.Resumo em Inglês:
This descriptive research with 12 pregnant teenagers was conducted in Jucás, State of Ceará. The findings were analyzed after being grouped in the thematic categories that emerged from the interviews carried out with the young women, who were asked to answer the question: How have you been experiencing pregnancy in adolescence?It was verified that pregnancy was seen as an undesired problem and that the pregnant teenagers were afraid to share their state with their family or partner. It was observed that the reaction from parents or legal guardians and the low socio-economic level were determinant for the non-acceptance of pregnancy. It was concluded that pregnancy in adolescence is an issue that belong to the realm of Public Health, and that it must be seen as part of a wider picture, in which the adolescents and their daily problems need to be considered.Resumo em Português:
Estudo descritivo, desenvolvido junto a seis mães de crianças com leucemia, internadas em um hospital especializado, com o objetivo de conhecer quem são as crianças atendidas no serviço e identificar como as mães percebem a experiência de cuidar no domicílio e como elas avaliam as orientações recebidas para este cuidado. Os resultados revelaram que apesar das dúvidas, dificuldades e conflitos no interior da família, as mães cuidam com desvelo e se sentem bem em poder fazer isto, e buscam na religiosidade forças para enfrentar a situação. Observou-se ainda que elas sentem necessidade de maior interação com a equipe de enfermagem e que não se sentem à vontade para expressar expectativas ou questionamentos, mesmo quando não compreendem as orientações, revelando a existência de lacunas no âmbito da função educativa-assistencial dos profissionais enfermeiros, como subsídio para atuação da mãe/cuidadora no contexto domiciliar.Resumo em Espanhol:
Se trata de un estudio descriptivo, desarrollado con seis madres de niños con leucemia, internadas en un hospital especializado, con el objetivo de conocer quiénes son los niños atendidos en el servicio e identificar cómo perciben las madres la experiencia de cuidar en el domicilio y cómo evalúan las orientaciones recibidas para este cuidado. Los resultados revelaron que a pesar de las dudas, dificultades y conflictos en el interior de la familia, las madres cuidan con desvelo y se sienten bien de poder hacer esto, y buscan en la religiosidad fuerzas para enfrentar la situación. Además se observó que ellas sienten necesidad de más interacción con el equipo de enfermería y que no se sienten cómodas para expresar expectativas o cuestionamientos, aun cuando no comprenden las orientaciones, revelando la existencia de lagunas en el ámbito de la función educativa-asistencial de los profesionales enfermeros, como subsidio para la actuación de la madre/cuidadora en el contexto domiciliario.Resumo em Inglês:
This is a descriptive study carried out with six mothers of children suffering from leukemia admitted to a specialized hospital. The objective of the study was to find out who the children being treated in this service are and to identify how mothers perceive the experience of caring for their child at home and how they evaluate the orientation they receive for this type of care. The results revealed that, in spite of doubts, difficulties and conflicts within the family, mothers care for their children with selflessness and feel positive about doing so, resorting to religion to get strength to face the situation. It was also observed that mothers feel a need for further interaction with the nursing staff, but do not feel at ease to express their expectations and questions, even at times when they do not understand the orientations. This is an indication of serious gaps regarding the nursing professional's function of providing assistance and educational support to the mother/caregiver within the family context.Resumo em Português:
Este estudo teve como objetivo identificar e caracterizar os profissionais de enfermagem que prestam assistência ao parto, nas maternidades do município de Rio Branco-AC. Foi realizado nas duas maternidades do Município. A população estudada foi composta por 30 profissionais de enfermagem. Os dados foram coletados por meio de entrevistas. Os resultados mostraram que, dos 25 (83,3%) profissionais de enfermagem que realizam parto normal, 18 (72%) receberam treinamento por meio de educação informal, isto é, acompanhando e sendo acompanhados por outro profissional durante a jornada de trabalho. Conclui-se que, segundo critérios da Organização Mundial de Saúde, apenas sete (28%) profissionais de enfermagem, que prestam assistência à parturiente, são considerados qualificados para este atendimento, revelando que existe necessidade de qualificação de grande parte da equipe que atende as mulheres e seus recém-nascidos durante o parto e nascimento, nas instituições de saúde de Rio Branco.Resumo em Espanhol:
Este estudio tuvo como objetivo identificar y caracterizar a los profesionales de enfermería que atienden el parto, en las maternidades del municipio de Rio Branco-AC. Fue realizado en las dos maternidades del Municipio. La población estudiada estuvo compuesta por 30 profesionales de enfermería. Los datos fueron recolectados por medio de entrevistas. Los resultados mostraron que, de los 25 (83,3%) profesionales de enfermería que atienden el parto normal, 18 (72%) recibieron capacitación a través de educación informal, esto es, acompañando y siendo acompañados por otro profesional durante la jornada de trabajo. Se concluye que, según los criterios de la Organización Mundial de la Salud, apenas siete (28%) profesionales de enfermería, que prestan asistencia a la parturienta, son considerados calificados para esta atención, revelando que existe necesidad de calificación de gran parte del equipo que atiende a las mujeres y sus recién nacidos durante el parto y nacimiento, en las instituciones de salud de Rio Branco.Resumo em Inglês:
This study aimed at identifying and characterizing nursing care professionals assisting childbirth at maternity hospitals in the city of Rio Branco, State of Acre. It was conducted at the city's two maternity hospitals (one philanthropic institution and one public). The studied population consisted of 30 nursing professionals. The data were collected by means of interviews. The results showed that of the 25 (83.3%) nursing professionals who performed natural childbirth, 18 (72%) had been given training to perform childbirth through informal education, that is, by following or being followed by another professional during their work. It was concluded that, according to the World Health Organization criteria, only 7 (28%) nursing professionals giving care to parturient women at Rio Branco's institutions may be considered to be qualified for such care giving practice, thus showing that there is a need to qualify most of the nursing staff assisting women in labor and giving birth and their newborns.Resumo em Português:
Este estudo teve como objetivo o processo de construção do significado de desmedicalização para enfermeiras obstétricas. Trata-se de pesquisa qualitativa baseada nos princípios da Grounded Theory. Os dados foram obtidos e analisados entre fevereiro e abril de 2006. Foram entrevistadas oito enfermeiras obstétricas atuantes no ensino, pesquisa e/ou assistência ao parto, que adotam a proposta desmedicalizadora como orientação da sua prática. A análise dos dados levou à construção de quatro categorias: refletindo sobre sua prática, caracterizando a prática obstétrica hospitalar como medicalizada, incomodando-se com a assistência medicalizada e identificando os princípios da desmedicalização, cuja integração permitiu identificar o processo construindo o significado de desmedicalização. O respeito à Fisiologia, bem como não usar desnecessariamente práticas intervencionistas como rotina constituíram princípios da desmedicalização. A reflexão sobre sua vida e a caracterização da prática obstétrica hospitalar, como medicalizada, fizeram parte do processo mental das enfermeiras na desconstrução das habilidades adquiridas no modelo biomédico.Resumo em Espanhol:
En este estudio se tuvo como objetivo el proceso de construcción del significado de la desmedicalización para enfermeras obstétricas. Se trata de una investigación cualitativa basada en los principios de la Grounded Theory. Los datos fueron obtenidos y analizados entre febrero y abril del 2006. Se entrevistaron a ocho enfermeras obstétricas actuantes en la enseñanza, investigación y/o asistencia del parto, que adoptan la propuesta desmedicalizadora como orientación de su práctica. El análisis de los datos llevó a la construcción de cuatro categorías: reflexionando sobre su práctica, caracterizando la práctica obstétrica hospitalaria como medicalizada, incomodándose con la asistencia medicalizada e identificando los principios de la desmedicalización cuya integración permitió identificar el proceso construyendo el significado de desmedicalización. El respeto a la Fisiología, así como el no uso innecesario de prácticas intervencionistas como rutina constituyeron principios de la desmedicalización. La reflexión sobre su vida y la caracterización de la práctica obstétrica hospitalaria, como medicalizada, formaron parte del proceso mental de las enfermeras en la desconstrucción de las habilidades adquiridas en el modelo biomédico.Resumo em Inglês:
This study was aimed at analyzing the process through which nurse-midwives have given meaning to unmedicalized attention. It is a qualitative study based on the Grounded Theory. Data were obtained and analyzed between February and April of 2006. Eight nurse-midwives who adopt the unmedicalized approach as orientation in their practice were interviewed. Through the analysis of the data it was possible to identify four categories thinking about her practice; characterizing as medicalized the obstetric practice in hospitals; feeling annoyed by medicalized attendance; and identifying the principles of unmedicalization , whose integration made possible to identify the process of building the meaning of unmedicalization. Respect to Physiology, as well as not to use unnecessarily interventionist practices as routine, constituted principles of unmedicalization. The reflection about their lives and the characterization of the obstetric practice in hospitals as medicalized were part of the nurses' mental process to revert the construction of the abilities acquired in the biomedical model.Resumo em Português:
Objetivando identificar as necessidades de puérperas que demandam cuidados de enfermagem e compreender como elas percebem os cuidados de enfermagem durante sua permanência no Alojamento Conjunto, realizamos uma pesquisa descritiva com dados qualitativos, orientados pela perspectiva de gênero. Entrevistamos 25 mulheres que se encontravam internadas em unidade de Alojamento Conjunto de uma maternidade pública de Salvador-Bahia. A análise de conteúdo na modalidade temática conduziu-nos à apreensão de duas categorias: a necessidade de acolhimento e necessidade de cuidados físicos. O resultado deste estudo aponta para a necessidade de modificações na prática e no modo de cuidar da enfermagem, não somente nos procedimentos técnicos, mas também na incorporação de valores e iniciativas humanizadoras do cuidado.Resumo em Espanhol:
Con el objetivo de identificar las necesidades de puérperas que demandan cuidados de enfermería y comprender cómo perciben los cuidados de enfermería durante su permanencia en el Alojamiento Conjunto, se llevó a cabo una investigación descriptiva con datos cualitativos, orientados por la perspectiva de género. Para tal efecto entrevistamos a 25 mujeres que se encontraban internadas en una unidad de Alojamiento Conjunto de una maternidade pública de Salvador-Bahia. El análisis de contenido en la modalidad temática nos condujo a la aprehensión de dos categorías: la necesidad de acogida y la necesidad de cuidados físicos. El resultado de este estudio apunta hacia la necesidad de modificaciones en la práctica y en el modo de cuidar de la enfermería, no sólo en los procedimientos técnicos, sino también en la incorporación de valores e iniciativas humanizadoras del cuidado.Resumo em Inglês:
In order to identify women's needs in their immediate puerperium and to understand their perception of the nursing care they received during this period, the authors developed a descriptive study with qualitative data in a gender perspective. Twenty-five women were interviewed in a public hospital in Salvador, State of Bahia. From the content's analysis, in which a thematic approach was used, emerged two categories: the need for physical care and for a gentle welcome. The study results point out to the need for a change in nursing practices, which should incorporate values and humanitarian initiatives as well as technical procedures.Resumo em Português:
O estudo propõe uma caracterização dos enfermeiros que atuam em unidades de terapia intensiva (UTIs) das Regiões Brasileiras e a associação do nível de estresse relatado com idade, cargo ocupado, tempo de formado e freqüência a cursos de pós-graduação. Os dados foram coletados utilizando-se a Escala Bianchi de Stress, constituída por caracterização sociodemográfica e 51 itens das atividades desempenhadas por enfermeiros. A amostra foi composta por 263 enfermeiros, sendo feminina (91,6%), jovem (80,2% < 40 anos), entre 2 e 5 anos de formado (34,6%), 87,8% atuando como enfermeiros assistenciais, 74,5% com pós-graduação lato sensu. Os enfermeiros obtiveram nível de estresse entre médio e alerta (60,1%). Houve associação estatisticamente significante (p<0,05) entre domínios C (administração de pessoal) e D (assistência de enfermagem) e realização de curso de pós-graduação. Concluindo, tanto os enfermeiros como hospitais devem investir esforços para obter subsídios para a prestação de assistência e estratégias de enfrentamento do estresse.Resumo em Espanhol:
En este estudio se propone la caracterización de los enfermeros que trabajan en unidades de cuidados intensivos (UCIs) de las Regiones Brasileñas y la asociación del nivel de estrés con la edad, cargo ocupado, tiempo de egresado y la frecuencia a cursos de postgrado. Los datos fueron recolectados utilizándose la Escala Bianchi de Estrés, constituida por caracterización sociodemográfica y 51 items de las actividades desempeñadas por enfermeros. La muestra estuvo conformada por 263 enfermeros, siendo del sexo femenino (91,6%), joven (80,2% < 40 años), entre 2 y 5 años de egresado (34,6%), 87,8% trabajando como enfermeros asistenciales, 74,5% con postgrado lato sensu. Los enfermeros obtuvieron un nivel de estrés entre medio y alerta (60,1%). Hubo asociación estadísticamente significativa (p<0,05) entre dominios C (administración de personal) y D (asistencia de enfermería) y realización del curso de postgrado. Concluyendo, tanto los enfermeros como los hospitales deben invertir esfuerzos para obtener subsidios para la prestación de asistencia y estrategias de enfrentamiento del estrés.Resumo em Inglês:
This study proposes a characterization of the nurses who work in intensive care units (ICU) in different regions of Brazil and the association of the stress level they report with age, position, time since graduation, and enrollment in Graduate courses. The data were collected using the Bianchi Stress Inventory, consisting of socio-demographic information and 51 items of the activities nurses perform. The sample was comprised of 263 nurses, most of them female (91.6%); young (80.2% are less than 40-years old); graduated between 2 and 5 years previously (34.6%); with latu sensu Graduate studies(74.5%). Most individual stress scores varied from medium to alert (60.1%). There was statistically significant association (p<0.05) between areas C (administration of personnel) and D (nursing assistance). In conclusion, both nurses and hospitals must make efforts to get subsidies for improving assistance conditions and for strategies to cope with stress.Resumo em Português:
Este trabalho faz uma reflexão entre a percepção do cuidar pelo profissional de enfermagem e a relação do significado dado ao termo Cuidar, que é um instrumento norteador da qualidade da assistência. Questiona o nível de profundidade do significado que essa palavra pode assumir, identificando sua presença em todos os processos do Universo e na história mitológica do ser humano. Propõe que o cuidar é a Lei que permite a manifestação dos potenciais de organização numa certa direção de estabilidade dinâmica, manifestos na matéria, até a promoção e estabelecimento da saúde e do bem-estar. Concluiu-se, afirmando que a Lei do Cuidar pode ser entendida como um conjunto de forças que permitem o prolongamento ou abreviamento de certo grau de organização, que pode ser expresso em diversos níveis.Resumo em Espanhol:
En este trabajo se hace una reflexión entre la percepción del cuidar por el profesional de enfermería y la relación del significado dado al término Cuidar, que es un instrumento norteador de la calidad de la asistencia. Cuestiona el nivel de profundidad del significado que esa palabra puede asumir, identificando su presencia en todos los procesos del Universo y en la historia mitológica del ser humano. Propone que el cuidar es la Ley que permite la manifestación de los potenciales de organización en una determinada dirección de estabilidad dinámica, manifestados en la materia, hasta la promoción y el establecimiento de la salud y del bienestar. Se concluye con la afirmación de que la Ley del Cuidar puede ser entendida como un conjunto de fuerzas que permiten la prolongación o brevedad de cierto grado de organización, que puede ser expresado en diversos niveles.Resumo em Inglês:
This paper is a reflection on the perception of care nursing professionals have and the meaning given to the term, which is a tool for directing the quality of the assistance. It questions the level of depth that this word may have, identifying its presence in all processes of the Universe and throughout mankind's mythological history. It proposes that caring is the law that makes possible the manifestation of the organization potential in a given direction of dynamic stability, seen in matter, which unfolds into the promotion and establishment of health and well-being. It concludes by stating that the Law of Care may be understood as a set of forces that make possible the extension or abbreviation of a given degree of organization that may be expressed in different levelsResumo em Português:
Trata-se de uma reflexão temática que objetiva apresentar o trabalho voluntário como uma alternativa para a promoção da saúde dos idosos brasileiros. Partindo da definição do trabalho voluntário, o artigo contextualiza tal atividade no cenário brasileiro, expondo-o, também, como um instrumento para o alcance de um envelhecimento ativo e saudável. Apresenta estudos internacionais com idosos que realizam voluntariado, os quais encontraram relação entre o trabalho voluntário e satisfação pela vida, menos sintomas depressivos e avaliação positiva da vida, quando comparados com idosos que não o realizam. Concluiu-se, reforçando a importância dos profissionais de saúde a estimularem e a facilitarem o acesso dos idosos à realização do trabalho voluntário, considerando esta atitude um desafio criativo e inovador para a promoção da saúde dos idosos.Resumo em Espanhol:
Este artículo trata de una reflexión temática que tiene como objetivo presentar el trabajo voluntario como una alternativa para la promoción de la salud de los adultos mayores brasileños. Partiendo de la definición del trabajo voluntario, el artículo contextualiza tal actividad en el escenario brasileño, exponiéndolo, también, como un instrumento para alcanzar un envejecimiento activo y saludable. Presenta estudios internacionales con adultos mayores que realizan voluntariado, los cuales encontraron relación entre el trabajo voluntario y satisfacción por la vida, menos síntomas depresivos y evaluación positiva de la vida, cuando fueron comparados con adultos mayores que no lo realizaban. Se concluye, reforzando la importancia de que los profesionales de la salud estimulen y faciliten el acceso de los adultos mayores a la realización del trabajo voluntario, considerando esta actitud un reto creativo e innovador para la promoción de la salud de los adultos mayores.Resumo em Inglês:
This article is a thematic reflection. It aims at presenting volunteer work as an alternative for promoting health for elders in Brazil. Having as a starting point the definition of volunteer work, this study contextualizes this type of activity in Brazilian society, explaining it also as an instrument that makes possible for people to experience an active and healthy aging process. The text presents international studies with elders who volunteer and, as a result, have found a relationship between volunteering and satisfaction with their lives and have had less symptoms of depression and a more positive evaluation of life when compared to elderly who do not volunteer. The conclusion emphasizes the importance for health professionals to stimulate and facilitate the access of elders to volunteer work, considering this posture a creative and innovative challenge for the promotion of health for the elderly.Resumo em Português:
O Ministério da Saúde preconiza o atendimento integral e humanizado às mulheres vítimas de violência sexual. Teve-se por objetivo descrever o Protocolo de Enfermagem na Assistência às Mulheres Vítimas de Violência Sexual do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Universidade Estadual de Campinas, recentemente revisado. Para tanto, seguiram-se as etapas do processo de enfermagem e após a identificação dos principais diagnósticos da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) foram determinadas as intervenções, com base em normas técnicas nacionais e internacionais. O protocolo atual engloba o atendimento imediato e tardio, o acompanhamento ambulatorial e as ações relacionadas à interrupção legal da gravidez decorrente do estupro. O protocolo de enfermagem tem proporcionado à cliente um atendimento integral e humanizado e à enfermeira, maior autonomia na sua área de atuação, favorecendo o trabalho colaborativo e interativo com a equipe multidisciplinar.Resumo em Espanhol:
El Ministerio de Salud preconiza la atención integral y humanizada a las mujeres víctimas de violencia sexual. Se tuvo como objetivo describir el Protocolo de Enfermería en la Asistencia a las Mujeres Víctimas de Violencia Sexual del Centro de Atención Integral a la Salud de la Mujer de la Universidad Estatal de Campinas, recientemente revisado. Para tal efecto, se siguieron las etapas del proceso de enfermería y después de la identificación de los principales diagnósticos de la North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) fueron determinadas las intervenciones, con base en normas técnicas nacionales e internacionales. El protocolo actual engloba la atención inmediata y tardía, el acompañamiento ambulatorio y las acciones relacionadas a la interrupción legal del embarazo derivado de la violación. El protocolo de enfermería ha proporcionado a la cliente una atención integral y humanizada y a la enfermera, mayor autonomía en su área de actuación, favoreciendo el trabajo colaborador e interactivo con el equipo multidisciplinario.Resumo em Inglês:
The Ministry of Health recommends integral and humanized assistance to women victims of sexual violence. This study was aimed at describing the Nursing Protocol in the Attention to Women Victims of Sexual Violence at the Center for Integral Attention to Women#&39;s Health of the State University of Campinas (Unicamp), which has recently been revised. To do so, the phases of the nursing process were followed, and after the identification of the main nursing diagnoses of the North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) the nursing interventions were determined, based on international and national guidelines care for sexual violence. The current protocol encompasses both immediate and late care, outpatient follow-up and actions regarding legal interruption of pregnancy resulting from rape. The nursing protocol has been providing integral and humanized assistance to women and, for nurses, more autonomy in their area and the possibility of participative and collaborative work with multidisciplinary teams.Resumo em Português:
Este estudo objetivou relatar a experiencia de uma aluna na construção de caso clinico em Saude Mental, desenvolvida nas disciplinas de Enfermagem em Saude Mental II e Enfermagem Psiquiátrica da Graduação em Enfermagem (Unicamp). Para estas disciplinas, a construção de caso é entendida como a articulação entre a entrevista psiquiátrica e alguns conceitos da teoria psicanalítica, aprendidos nas aulas, supervisao e leitura de textos, pretendendo estruturar um cuidado de Enfermagem coerente com a concepção de homem do referencial psicanalítico: um sujeito dividido pela existência do inconsciente, estruturado como linguagem. O relato baseou-se na experiência vivida pela aluna, durante as disciplinas, na produção de relatórios e construção de caso sob a forma de trabalho final. Foi possivel a aluna desenvolver a leitura do caso e construir uma teoria sustentadora do atendimento, por meio das demandas levantadas no diálogo com o paciente que direcionaram os pontos passíveis de intervenção.Resumo em Espanhol:
En este estudio se tuvo como objetivo relatar la experiencia de una alumna en la construcción del caso clínico en Salud Mental, desarrollada en las disciplinas de Enfermería en Salud Mental II y Enfermería Psiquiátrica del Pregrado en Enfermería (Unicamp). Para estas disciplinas, la construcción del caso es entendida como la articulación entre la entrevista psiquiátrica y algunos conceptos de la teoría psicoanalítica, aprendidos en las clases, supervisión y lectura de textos, pretendiendo estructurar un cuidado de Enfermería coherente con la concepción de hombre del referencial psicoanalítico: un sujeto dividido por la existencia del inconsciente, estructurado como lenguaje. El relato se basó en la experiencia vivida por la alumna, durante las disciplinas, en la producción de informes y construcción del caso bajo la forma de un trabajo final. Fue posible que la alumna desarrolle la lectura del caso y construir una teoría sustentadora de la atención, por medio de las demandas surgidas en el diálogo con el paciente que orientaron los puntos pasibles de intervención.Resumo em Inglês:
This study describes the experience of an undergraduate Nursing student in the construction of a clinical case in mental health for the disciplines Mental Health Nursing II and Psychiatrics Nursing at the State University of Campinas (Unicamp). In those disciplines case construction is understood as the coordination of the psychiatric interview and a number of concepts from the theory of psychoanalysis, learned in classes, supervision and books, with the aim of structuring a nursing care that is coherent with the psychoanalytical referential#&39;s conception of human being: a subject divided by the unconscious, structured as speech The report was based on the student#&39;s experience while taking the disciplines, producing reports and constructing the case as a final paper. The student was able to develop a comprehension of the case and build a supporting theory for caring through the demands that came up in the dialogue with the patient that pointed out the points in which intervention was possible.Resumo em Português:
O cuidado às necessidades emocionais de crianças hospitalizadas vem merecendo atenção dos profissionais de enfermagem em nosso país, embora ainda não de modo generalizado. A possibilidade de brincar sabidamente atenua o sofrimento, especialmente na infância, justificando-se a importância deste tema. Assim, este trabalho teve como objetivo analisar a produção acadêmica dos enfermeiros brasileiros sobre o uso do brinquedo na atenção à criança em cuidado hospitalar, nos programas de pós-graduação stricto sensu. O levantamento foi feito no Portal CAPES, CEPEn, IBICT e consulta às referências dos trabalhos. Das quinze teses/dissertações encontradas na literatura pode-se encontrar catorze, que foram analisadas e constituem o corpus do presente estudo. O brinquedo foi mais utilizado no pré e pós-operatório, por enfermeiros docentes, com crianças pré-escolares e escolares, pais e enfermeiros. Os trabalhos analisados reforçam os resultados positivos desta prática. Recomendamos que as enfermeiras pediatras utilizem o brinquedo em todas as instituições onde a criança necessite de cuidado.Resumo em Espanhol:
El cuidado de las necesidades emocionales de niños hospitalizados viene mereciendo atención de los profesionales de enfermería en nuestro país, aunque todavía no de modo generalizado. La posibilidad de jugar con conocimiento atenúa el sufrimiento, especialmente en la infancia, justificándose la importancia de este tema. Así, en este trabajo se tuvo como objetivo analizar la producción académica de los enfermeros brasileños sobre el uso del jugue-te en la atención del niño en cuidado hospitalario, en los programas de post-grado stricto sensu. La recolección de los datos fue realizado en el Portal CAPES, CEPEn, IBICT y a través de consulta a las referencias de los trabajos. De las quince tesis de Maestría/tesis de Doctorado encontradas en la literatura, se puede encontrar catorce que fueron analizadas y constituyen el corpus del presente estudio. El juguete fue más utilizado en el pre y post-operatorio, por enfermeros docentes, con niños pre-escolares y escolares, padres y enfermeros. Los trabajos analizados refuerzan los resultados positivos de esta práctica. Recomendamos que las enfermeras pediátricas utilicen el juguete en todas las instituciones donde el niño necesite cuidado.Resumo em Inglês:
Care for the emotional needs of hospitalized children has had the attention of nursing professionals in Brazil, although not as a general rule. The chance to play is known as a relief from suffering, especially in childhood, which justifies the importance of this theme. This study had the objective of analyzing Brazilian nurses#&39; academic production on the use of toys during the attention to children in hospitals in strictu sensu Graduate programs. Data were taken from Portal CAPES, CEPEn, IBICT and papers#&39; references. Of the 15 theses/dissertations found in the literature only 14 are available; they were analyzed and comprise the corpus of this study. It was found that toys have been used mostly in pre and post-surgery, by Nursing professors, with preschool and school age children, parents and nurses. All of the works reinforce the positive results of toys#&39; use. We recommend to pediatric nurses the use of toys in all institutions where children need care.Resumo em Português:
O presente artigo teórico teve como objeto de estudo a dimensão ética do processo de formação do enfermeiro, considerando a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Enfermagem. Fundamentou-se nos pressupostos da ética, suas relações com a implementação da mudança no processo de formação do enfermeiro, tomando como referência fatores do fazer ético na formação, buscando oportunizar reflexões e contribuir com os rumos da educação em enfermagem. Concluiu-se que a dimensão ética na formação do enfermeiro envolve valores que permeiam as relações entre os sujeitos desse processo e a própria natureza. O estudo recomenda a necessidade de transformação da prática do educando/educador e do modelo curricular constituído, apontando elementos que indicam que a preocupação com a ética no desenvolvimento do currículo não se limita ao ensino em uma disciplina, mas perpassa todas as práticas que se dão no interior do processo educativo.Resumo em Espanhol:
El presente artículo teórico tuvo como objeto de estudio la dimensión ética del proceso de formación del enfermero, considerando la implementación de las Directrices Curriculares Nacionales del Pregrado en Enfermería. Se fundamentó en las premisas de la ética, sus relaciones con la implementación del cambio en el proceso de formación del enfermero, tomando como referencia factores del hacer ético en la formación, buscando oportunidades de reflexiones y contribuir con los rumbos de la educación en enfermería. Se concluye que la dimensión ética en la formación del enfermero involucra valores que permean las relaciones entre los sujetos de ese proceso y la propia naturaleza. El estudio recomienda la necesidad de transformación de la práctica del educando/educador y del modelo curricular constituido, apuntando elementos que indican que la preocupación con la ética en el desarrollo del currículo no se limita a la enseñanza en una disciplina, sino que atraviesa todas las prácticas que se dan al interior del proceso educativo.Resumo em Inglês:
This theoretical article had as its object of study the ethic dimension of the formation process of nurses taking in consideration the National Curricular Directives for Nursing Courses. It was based on the presuppositions of ethics and their relationship with the implementation of changes in the formation process of nurses, using as reference elements of ethical behavior in the formation and attempting to bring the reflection to current times and thus contribute to define a direction to Nursing education. It was concluded that the ethical dimension in the formation of nurses involves values that permeate the relations between the subjects of this process and nature itself. The study points out the need to transform the practices of students and teachers and change the current curriculum f framework, highlighting elements that indicate that the concern with ethics when developing the curriculum framework is not limited to how a discipline is taught, but pass through as practices that take place in the education process.