Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da adequação da conservação de imunobiológicos na macrorregião de saúde Oeste de Minas Gerais: estudo descritivo, 2017* * Artigo derivado da dissertação de mestrado intitulada ‘Avaliação das propriedades psicométricas da Escala de Avaliação da Conservação de Imunobiológicos’, apresentada por Gabriela Gonçalves Amaral junto ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João del-Rei em 2020.

Evaluación de la adecuación de la conservación de inmunobiológicos en la macrorregión de salud Oeste de Minas Gerais, Brasil: estudio descriptivo, 2017

Resumo

Objetivo:

Descrever a adequação da conservação de imunobiológicos nas salas de imunização dos municípios da macrorregião de saúde Oeste do estado de Minas Gerais, Brasil.

Métodos:

Estudo descritivo, pautado em uma escala validada, com escore máximo de 15 pontos. Realizou-se análise descritiva e teste de associação entre os escores obtidos pelos municípios e variáveis do contexto externo.

Resultados:

Foram avaliadas 275 do total de 295 salas de imunização existentes. A conservação de imunobiológicos na macrorregião Oeste obteve um escore médio de 4 pontos (escore-padrão de 0 a 15). Evidenciou-se ausência ou carência de insumos destinados à conservação de imunobiológicos, e processos de trabalho que requerem aprimoramento. Municípios de pequeno porte apresentaram melhor conservação de imunobiológicos (p=0,011).

Conclusão:

A conservação de imunobiológicos nas salas de imunização da macrorregião de saúde Oeste de Minas Gerais foi considerada inadequada.

Palavras-chave:
Vacinas; Imunização; Refrigeração; Epidemiologia Descritiva

Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - Ministério da Saúde do Brasil SRTVN Quadra 701, Via W5 Norte, Lote D, Edifício P0700, CEP: 70719-040, +55 61 3315-3464, Fax: +55 61 3315-3464 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: ress.svs@gmail.com