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Mortalidade de motociclistas com lesões traumáticas resultantes de acidentes de trânsito na cidade de São José dos Campos, em 2015: estudo de coorte* * Artigo derivado do Projeto de Iniciação Científica intitulado ‘Morbidade e mortalidade de motociclistas com lesões traumáticas resultantes de acidentes de trânsito’, apresentado por Caroline de Lima Neto Silva junto ao Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em 2018. O estudo contou com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) – Processo n° 2014/50032-9 – e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (CNPq/MCTIC) – Processo n° 124371/2017-5.

Mortalidad de motociclistas con lesiones traumáticas resultantes de accidente de tránsito en la ciudad de São José dos Campos, Brasil, en 2015: estudio de cohorte

Resumo

Objetivo:

Analisar fatores associados à mortalidade por lesões traumáticas entre motociclistas.

Métodos:

Coorte prospectiva, conduzida no Hospital Municipal de São José dos Campos, Brasil, 2015. Foram incluídos motociclistas com lesões traumáticas, ≥14 anos de idade, hospitalizados. Analisaram-se as variáveis sociodemográficas do acidente e da hospitalização, por modelo de regressão de Poisson, apresentando-se risco relativo (RR) e intervalos de confiança de 95% (IC95%).

Resultados:

Entre 190 motociclistas, 161 (84,7%), jovens do sexo masculino, revelaram 422 (41,8%) lesões em extremidades inferiores e superiores. A incidência de óbito foi maior na medida do aumento da gravidade do trauma, fisiológica (RR=9,67 [IC95% 1,46;64,26]; e RR=4,71 [IC95% 1,36;16,26]) e anatômica (RR=31,49 [IC95% 3,72;266,38]); e mostrou-se menor em até uma semana de internação (RR=0,39 [IC95% 0,15;0,98]).

Conclusão:

A gravidade do trauma e o tempo de internação associaram-se ao óbito de motociclistas, mas novos estudos devem ser conduzidos para confirmar esses achados e analisar essas relações mais detalhadamente.

Palavras-chave:
Acidentes de Trânsito; Motocicletas; Escala de Gravidade do Ferimento; Mortalidade; Estudos de Coortes

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