Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Issue: 61, Published: 2015
  • EDITORIAL Editorial

    Oliva, Jaime Tadeu; Iumatti, Paulo Teixeira; Garcia, Walter
  • Qual o sentido da Geografia Cultural?1 Artigos

    Lévy, Jacques

    Abstract in Portuguese:

    Inovador na aparência, em seu enunciado a geografia cultural apresenta um duplo problema epistemológico. Trata-se de um novo ramo da geografia ou de uma escola de pensamento que pretende reorganizar o conjunto dos saberes da disciplina? O projeto de uma geografia cultural retoma e subscreve as ambiguidades do termo "cultura" nas ciências sociais contemporâneas. Além disso, o termo "cultura" corresponde frequentemente a uma versão frágil da noção de sociedade, em particular nos trabalhos anglófonos. Essa geografia, que aborda as sociedades sem dizer isso claramente, foi forjada com novas ferramentas para explorar a dimensão espacial dessas sociedades? Se a "virada cultural" certamente contribuiu para fazer avançar nosso olhar sobre o mundo social em certos domínios, a resposta a essa questão não é sempre consistente. No final das contas, duas características, que podem parecer periféricas, se revelam essenciais para esclarecer a lógica dessas hesitações. Uma, teórica, diz respeito à possibilidade de um eventual paradigma para as ciências sociais travestir-se de conceito de sociedade. A outra, efeito prático da primeira, concerne ao uso de discursos acadêmicos que pretendem fundar o "multiculturalismo" como o respeito às "culturas" para legitimar o comunitarismo contra a "sociedade de indivíduos".

    Abstract in English:

    Cultural geography proposes an apparently innovative project but it actually raises a dual epistemological issue. First of all, is it a new field inside geography or a school of thought that contends to redesign the overall geography's disciplinary layout? The perspective of a "cultural geography" encompasses and endorses the ambiguity of the word "culture" in contemporary social sciences. Secondly, "culture" is predominantly used as a weak version of "society", namely in English-speaking literature. Cultural geographers address societies but do not explicitly admit it. Have cultural geographers built fresh tools to explore the spatial dimension of these societies? The answer to this question is not easy to give, even though the "cultural turn" has certainly helped social sciences to move forward in the understanding of social worlds. Two topics, which might seem peripheral, eventually turn up to be essential to enlighten the rationale of these hesitations. The first one, theoretical, is related to the possibility of a paradigm for social sciences that would pass over the concept of society. The second one can be seen as a practical output of the former. It affects the use of academic discourses that pretend fond "multiculturalism" on scientific arguments to legitimate communalism and reject a "society of individuals"
  • Singin' Alone (1982) nas trilhas da música gravada brasileira1 Artigos

    Dias, Marcia Tosta

    Abstract in Portuguese:

    O artigo traz para o foco o álbum Singin' Alone, de Arnaldo Dias Baptista, lançado em 1982. Trata-se do álbum de estreia da gravadora independente Baratos Afins que está, desde então, em atividade na cidade de São Paulo e do segundo disco solo do artista, ex-integrante do grupo musical Mutantes. Singin'Alone surge de um intrincado conjunto de referencias sócio-históricas — as de ordem estética, de produção fonográfica, de formação de cenas culturais e musicais específicas como aquela que se fez do encontro da MPB com o rock, de consolidação da indústria cultural no país e da singular trajetória de um artista que nele atua. Como produto dessa atuação, o álbum expressa, enuncia e promove o início da produção fonográfica da gravadora Baratos Afins.

    Abstract in English:

    The paper focuses on the album Singin' Alone by Arnaldo Dias Baptista, released in 1982. This is the debut album of the independent record label Baratos Afins that, since then, has been active in São Paulo city, and the second solo album of the artist, former member of the Brazilian musical band Mutantes. Singin' Alone is brought up by an intricate set of sociohistorical references — such as the aesthetics, the phonografic production, the building of an especific cultural and musical scene, as well as the concoction of MPB with rock, the cultural industry consolidation in Brazil, and the particular trajectory of an artist that acts on it. As a by-product of that cultural role, the album expresses, announces and fosters the beginning of Baratos Afins' phonografic production.
  • A formalização da derrota: sobre "Eles" e "A voz do morto", de Caetano Veloso Artigos

    Santos, Daniela Vieira dos

    Abstract in Portuguese:

    Mediante o exame de duas canções de Caetano Veloso de fins da década de 1960 — "Eles" (1968) e "A voz do morto" (1968) —, pretendo compreender como elas revelam o luto aos preceitos caros à esquerda e à política cultural vinculada ao nacional-popular. Por fim, na descrição da crítica de Roberto Schwarz ao tropicalismo e a Caetano Veloso, demonstro como as questões percebidas pelo crítico dialético — por meio da análise do livro de memórias de Caetano Veloso — já estavam expressas no cancioneiro do artista em fins dos anos 1960

    Abstract in English:

    By examining two songs by Caetano Veloso in the end of the 1960s, "Eles" (1968) and "A voz do morto" (1968), I intend to understand how these songs express the mourning of relevant precepts of the left wing and the cultural policy linked to the national popular. Finally, in describing the criticism of Roberto Schwarz toward the tropicalismo and Caetano Veloso, I aim for demonstrating how the issues highlighted by him - through the analysis of the memoir of Veloso - were already expressed in the songs of Caetano in the late 1960s
  • Figurino docente Artigos

    Faria, Alessandra Ancona de; Albano, Ana Angélica Medeiros

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo relata uma investigação -formação, na qual buscamos, pelo diálogo do teatro com a memória, perceber aspectos da docência muitas vezes ignorados nas ref lexões sobre as relações docente-discente — em especial, um deles: o "figurino" dos professores. Investigamos elementos da cena teatral, relacionando-os à docência. Buscamos evidenciar posturas assumidas pelos professores e possibilitar a reflexão e o questionamento sobre elas. O ponto de partida foram as lembranças dos sujeitos pesquisados em relação às roupas de seus professores. A partir da síntese das roupas lembradas individualmente, criou-se um figurino coletivo em grupo, após a experiência com exercícios teatrais e a ref lexão sobre qual imagem de professor gostariam de retratar. Este processo permitiu entrar em contato com aspectos significativos da docência, questioná-los e, em muitos casos, recriá-los.

    Abstract in English:

    This article brings a reflection on the "costumes" of teachers. We present a research in the field of teacher training, which is configured as a research-training, in which we seek, in the dialogue of the theater with memory, the perception of aspects of teaching that are often ignored in the ref lections about the teaching-learning relationships. To this end, we set out to investigate elements of the theatrical scene in relation to teaching, starting from the hypothesis that these objects may show postures assumed by teachers and, thus, enable the ref lection and questioning about the same. The starting point were teachers who have gone through life of the surveyed people and, in this exercise that we narrated, the focus were the memories of these teachers' clothes. This exercise with the memory enables to enter in contact with motivations that, possibly, guided some of your choices. The "costumes" created from those memories and experience with theatrical exercises led to the need for ref lection on which image of teacher they would like to portray. This process enabled t hem to enter in contact wit h significant aspects of teaching, question them and, in many cases, recreate them.
  • Mimetismo e metamorfose Artigos

    Mata, Larissa Costa da

    Abstract in Portuguese:

    Este texto aborda a dança na série "Os gatos de Roma / Notas para a reconstrução de um mundo perdido" (1957/1958) de Flávio de Carvalho (1899-1973) à luz da filosofia nietzschiana e das considerações de Roger Caillois (1913-1978) sobre o mimetismo em O mito e o homem (1938). Em Caillois e em Carvalho, o mimetismo propõe uma alternativa à mimese ao produzir uma instância comum entre a arte e a ciência e ao aproximar elementos tão distantes quanto o corpo e o ambiente. Na transformação mimética e na dança, o sujeito se oferece no trânsito entre si e o outro, o seu organismo e o meio. Esta reflexão também sugere uma leitura do "Ensaio sobre o ritual da serpente" (1923) de Aby Warburg (1866-1929) a partir da hipótese de que os três intelectuais compartilharam uma visão do primitivo como dança, como um instante prestes a emergir na forma de pathos e de enfermidade.

    Abstract in English:

    This paper discusses the role of dance on "Cats from Rome / Notes for the Reconstruction of a Lost World" (1957/1958), by Flávio de Carvalho (1899-1973), in the light of Nietzsche's philosophy and mimecry theory as developed by Roger Caillois (1913-1978) on Myth and Man (1938). For Caillois and Carvalho, mimicry proposes an alternative to mimesis by producing a common instance between art and science and relating elements so distinctive as body and environment. Both in mimetic transformation and in dance, the subject is offered in transit from himself/herself to the other, from his/her body to space. In addition, this reflection suggests an interpretation of "A Lecture on Serpent Ritual" (1923) by Aby Warburg (1866-1929), considering the hypothesis that they all shared a perspective of "primitive" as dance, or an instant likely to emerge soon, as pathos and illness.
  • Golpes de Memória: usos políticos de Olavo Bilac no século XX1 Artigos

    Hansen, Patrícia Santos

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho tem como objetivo expor em, linhas gerais o processo de enquadramento político da memória do poeta Olavo Bilac ao longo do século XX no Brasil. Começo com o esboço de uma imagem de si que Bilac tentou legar à sua audiência em textos, palestras e atos públicos na maturidade, fortemente associada ao engajamento na campanha cívica em prol do serviço militar obrigatório. Em seguida, enfoco as apropriações mais importantes das suas ideias e de sua imagem, ressaltando especialmente os sentidos sobrepostos por indivíduos e grupos de orientações políticas diversas em momentos-chave da história política brasileira no século XX. Por fim, procuro ressaltar alguns desvios em relação às posições assumidas nos últimos esforços de autorrepresentação de Bilac enquanto homem público, provocados pelos significados adicionados à sua imagem em outros contextos.

    Abstract in English:

    This paper aims to provide an overview of political operations that framed the social memory of famous Brazilian poet Olavo Bilac over the 20th century. It will start by showing an image that Bilac sought to bequeath to his audience through his last texts, talks and public acts, strongly associated with his engagement in the civic campaign for compulsory military service. Subsequently, the focus will be on the most meaningful appropriations of his thinking and opinions in order to examine the overlapped senses that persons and groups from a broad range of ideological positions ascribed to them at critical moments of Brazilian political history in the 20th century. Finally, some of the convergences and discrepancies between major components of Bilac´s late endeavors of selfrepresentation and those assigned to him in subsequent times will be analyzed
  • Daisy, Oswald e o Processo Erosivo do Modernismo Brasileiro Artigos

    Pasini, Leandro

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste ensaio é analisar e interpretar a figura de Maria de Lourdes Castro Pontes, a Daisy ou Miss Cyclone do diário coletivo O perfeito cozinheiro das almas deste mundo (1918), no pano de fundo da história do Modernismo brasileiro. Nesse sentido, essa autora-personagem torna-se portadora de especificidades subjetiva e estética que podem abrir novas perspectivas para a abordagem do Modernismo, bem como da obra e da figura de Oswald de Andrade. A hipótese que proponho é a de que a imagem incompleta e fragmentária que temos de Daisy equivale à da própria noção que temos do Modernismo brasileiro.

    Abstract in English:

    The purpose of this article is to analyse and interpret the figure of Maria Lourdes Castro, called Daisy or Miss Cyclone in the collective diary O perfeito cozinheiro das almas deste mundo (1918) in the background of the history of Brazilian Modernism. In this sense, this author-character has subjective and aesthetical specificities which can open new perspectives for the aproach of Brazilian Modernism, as well as the literary works and the personality of Oswald de Andrade. My hypothesis is that her incomplete and fragmentary image points to a more drastic incompleteness and fragmentation: that of the very notion we have of Brazilian Modernism.
  • Vanguardia en doble página. Intervenciones del invencionismo argentino en la revista Joaquim1 Artigos

    García, María Amalia

    Abstract in Spanish:

    La presente investigación estudia la intervención del grupo de artistas argentinos Asociación Arte Concreto-Invención en la revista Joaquim (1946-1948) de Curitiba. El objetivo de este trabajo apunta a rastrear el postulado internacionalista que involucró a los proyectos abstraccionistas argentinos y la recepción que dichas propuestas tuvieron en el ámbito brasileño. En esta línea, se busca comprender la articulación de estos nuevos proyectos con una trama regional preexistente y analizar quiebres y disputas con otros núcleos culturales argentino-brasileños.

    Abstract in English:

    This research studies the intervention of the group of Argentine artists Asociación Arte Concreto-Invención within the journal Joaquim (1946-1948) of Curitiba. The objective of this paper aims to trace the internationalist postulated involving Argentine abstractionist projects and the reception of these proposals in the Brazilian context. In this line, this paper try to understand the articulation of these new projects into a preexisting regional network and analyze breakdowns and disputes with other Argentine-Brazilian cultural ties.
  • "A selva escura da história do Brasil" e o seu "torrão paulista": Paulo Prado através da lupa de Capistrano de Abreu1 Artigos

    Waldman, Thaís Chang

    Abstract in Portuguese:

    Ao estrear como escritor, Paulo Prado (1869-1943) afirma claramente sua filiação ao grande historiador Capistrano de Abreu (1853-1927), um marco da moderna historiografia brasileira. É justamente pela "mão segura e amiga" de Capistrano que Prado declara ter "penetr[ado] a selva escura da história do Brasil, de que é parte tão importante a história do nosso torrão paulista". Prado descreve-o como o grande responsável pelo seu interesse pelas coisas brasileiras na diversidade de suas expressões. Mas a despeito dessa forte interlocução entre os dois, cabe indagar: é possível enxergar em Prado um historiador à la Capistrano? No presente artigo, procuro responder a essa questão por meio de uma breve análise das proximidades e distâncias da produção de Prado em relação à obra de Capistrano.

    Abstract in English:

    In his writing debut, Paulo Prado (1869–1943) avows his filiation with the great historian Capistrano de Abreu (1853–1927), a milestone of modern historiography in Brazil. Prado asserts he was taken by Capistrano 's "friendly firm hands [...] into the dark jungle of Brazil 's history that is such an important part of our turf in São Paulo". Prado describes him as being largely responsible for awakening his interest in all things that are Brazilian in their variety of expressions. Despite their intense interlocution, it is worth questioning: Is Prado a historian in the manner of Capistrano? This article sought to answer this question through a brief analysis of proximities and distances between Prado 's production and Capistrano 's works.
  • O sentido moderno da administração colonial: o caso do Regimento das Missões Artigos

    Oliveira, Pedro Rocha de

    Abstract in Portuguese:

    Através da análise dos Regimentos de 1548 e 1686, procuramos sublinhar e discutir o conteúdo histórico-social moderno do esforço colonial no Brasil. Identificamos a centralidade da preocupação com a criação de uma população de trabalhadores a partir dos indígenas e examinamos o caráter legal que tal problema assume para a administração metropolitana, mostrando como a especificidade da violência colonial diz respeito à expansão e sofisticação de instituições capitalistas típicas.

    Abstract in English:

    This paper analyses two important pieces of colonial legislation — the "Regimentos" of 1548 and 1686 — to emphasize the sociohistorical modern content of the colonial effort in Brazil. It is possible to identify a central effort in transforming indigenous peoples into a laborer population - whose legal aspect turns into an issue to metropolitan administration-, showing how the particulariy of colonial violence regards the expansion and sophistication of typical capitalist intitutions
  • Todos entoam: o cancionista e seus parceiros Resenhas

    Matos, Cláudia Neiva de
  • A unidade (hispano-)americana e o olhar sobre o Brasil Documentação

    Rossi, Fernanda da Silva Rodrigues

    Abstract in Spanish:

    Dilemas pertinentes à unidade territorial e política estiveram presentes de maneira marcante nos debates relativos à emancipação das nações iberoamerica nas, seja na porção portuguesa, seja na porção espanhola do continente. Entretanto, cada uma delas seguiu seu próprio caminho, em direções bastante divergentes, do que resulta uma relação de desconfiança e, consequentemente, um significativo distanciamento entre ambas. O texto En sayo sobre la necesidad de una federación ge neral entre los Estados Hispano-americanos y plan de su organización, escrito em 1824 por Bernardo Monteagudo, exemplifica a visão que os hispano-americanos tinham sobre o governo brasileiro e suas relações com os europeus, razão pela qual trechos pertinentes a esta questão são transcritos aqui.

    Abstract in English:

    Dilemmas about territorial and political unity had been markedly present in the debates concerning the independence of iberoamerican nations, not only in the Portuguese part of the continent, as well as in the Spanish one. However, each one of them followed its own path, towards very divergent directions, which results in a distrustful relationship and, consequently, a significant distance between both of them. The text Ensayo so bre la necesidad de una federación general en tre los Estados Hispano-americanos y plan de su organización, written in 1824 by Bernardo Monteagudo, exemplifies the view that Hispanic American people had on the Brazilian government and its relations with Europe, the reason being some pertinent extracts regarding that question are transcribed here.
  • Mário de Andrade, Rachel de Queiroz e Mary Pedrosa cantam para Lorenzo Dow Turner Documentação

    Toni, Flávia Camargo
Instituto de Estudos Brasileiros Espaço Brasiliana, Av. Prof. Luciano Gualberto, 78 - Cidade Universitária, 05508-010 São Paulo/SP Brasil, Tel. (55 11) 3091-1149 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaieb@usp.br