Acessibilidade / Reportar erro
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Número: 63, Publicado: 2016
  • Editorial Editorial

    Oliva, Jaime Tadeu; Moraes, Marcos Antonio de; Marras, Stelio
  • Se Chico Buarque numa noite de inverno... Apologia do plágio em Budapeste Artigos

    Bacchini, Luca

    Resumo em Português:

    RESUMO A obra de Chico Buarque, considerada em todas as variedades de suas expressões, revela desde sempre a peculiar capacidade de tecer um intenso diálogo com as obras de outros autores. Obviamente, dependendo da perspectiva crítica, tal característica pode ser enaltecida como admirável vocação à intertextualidade ou, pelo contrário, estigmatizada como desdenhável propensão ao plágio. A partir de uma leitura comparada entre o seu terceiro romance, Budapeste (2006), e Se um viajante numa noite de inverno (1979), de Italo Calvino, pretendo propor uma reflexão sobre a ideia de plágio, evidenciando como o diálogo descontrolado e imprevisível entre livros, escritores e leitores seja um dos recursos mais preciosos e misteriosos da literatura.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The work of Chico Buarque, considered in the extraordinary variety of its expression, reveals since the beginning a peculiar ability to weave an intense dialogue with the works of other authors. Depending on the critical perspective employed, this feature can be praised as an admirable vocation to intertextuality, or stigmatized as a regrettable tendency to plagiarism. Through a comparative reading of Chico Buarque's third novel, Budapest (2006), and Italo Calvino's If on a Winter's Night a Traveller (1979), the essay proposes a reflection on the idea of plagiarism highlighting how the uncontrolled and unpredictable dialogue between books, writers and readers is one of the most precious and mysterious resources for literature.
  • O sertão e a geografia Artigos

    Rêgo, André Heráclio do

    Resumo em Português:

    RESUMO Os sertões foram conquistados e ocupados aos poucos, com base em um conhecimento dividido entre mito e realidade. Criou-se assim uma "geografia imaginária" sobre os sertões dos dois lados do Atlântico, que começou a ser superada com mais vigor no século XVIII. Até então, o interior do continente constituía um extenso vazio cartográfico que, a partir daí, começou a ser preenchido. Esse preenchimento somente foi possível, a exemplo do que ocorreu com a própria expansão pelos sertões, por uma estreita interpendência entre as ações da Coroa e as dos particulares.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The sertões (backlands, hinterland) were conquered and occupied slowly, in a process characterized by the tension between myth and reality, which generated what we can designate as an "imaginary geography" in both sides of the Atlantic Ocean. This kind of geography, which lasted until the 18th Century, is marked by a cartographic vacuum in what refers to the backlands. This vacuum began to be fulfilled at that time, in a process that was made possible by the cooperation between Portuguese authorities and the sertanistas, as it was the case with territorial expansion itself.
  • Voz e memória cultural em Litoral: Reseña de una vida inútil (1926-1959), de Luis Palés Matos Artigos

    Josiowicz, Alejandra

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo propõe uma análise da questão da sonoridade em uma seleção dos escritos do poeta porto-riquenho Luis Palés Matos (1898-1959) através da relação com a memória coletiva das Antilhas. Examino a importância da musicalidade em dois níveis diferentes: no nível da forma estética - na sonoridade, no ritmo - e no nível das representações sociais e políticas - na cultura popular, de herança africana e mestiça, até então considerada marginal. Esses dois níveis do fenômeno musical apontam para a vontade do escritor de transformar a relação entre o discurso estético e a coletividade por meio da criação, no marco do Porto Rico moderno, de uma nova compreensão da cultura, da língua e dos rituais religiosos das Antilhas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article analyzes the representation of sound and music in a selection of writings by Porto Rican poet Luis Palés Matos (1898-1959) through their relation with cultural memory in the Antilles. It examines the significance of musicality in two different levels: at the level of aesthetic form - of sound and rhythm - and at the level of social and political representations - of popular culture, African and mestizo heritage, which had been considered marginal until then. These two levels of the musical phenomenon point to Palés Matos' intent to transform the relation between aesthetic discourse and social collectivity through the creation of a new understanding of Antillean culture, language and religious ritual in the context of modern Puerto Rico.
  • A questão do popular na música da Amazônia paraense da primeira metade do século XX Artigos

    Costa, Antonio Maurício Dias da

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente estudo aborda a atividade musical de artistas paraenses da primeira metade do século XX, centrado na reflexão sobre os sentidos de "popular" ensejados na repercussão da atuação intelectual e artística desses sujeitos. As pistas investigadas no trabalho foram coletadas em periódicos, registros memorialísticos e ensaios de folcloristas, dentro do recorte cronológico selecionado. Os dados indicam a conformação de dois campos de atuação musical nesse período, em que se inseriram músicos-folcloristas e músicos populares profissionais. O texto analisa a invocação de diferentes sentidos nas criações destes músicos, no contexto amazônico, em torno de classificações como música folclórica, música popular e música artística.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The current study approaches the musical activity of Paraense artists in the first half of the 20th century, focused on the senses of "popular" developed due to the repercussion of these characters' intellectual and artistic performance. The clues examined in this work were collected in journals, memory records and folklorists' essays, related to the specified chronological term. The data indicate the existence of two areas of musical practice in this period, in which allocated themselves musician-folklorists and professional popular musicians. The text analyses the claiming of different meanings by these musicians' creations, in the Amazonian context, around categories as folklore music, popular music and artistic music.
  • Identidade Negra entre exclusão e liberdade Artigos

    Fernandes, Viviane Barboza; Souza, Maria Cecilia Cortez Christiano de

    Resumo em Português:

    RESUMO No presente trabalho apresentamos algumas reflexões sobre a influência de marcadores sociais na representação social do negro. Discutimos as consequências desses constructos sociais em torno do "corpo negro", assim como suas implicações na construção da identidade negra no Brasil. Além disso, apontamos brevemente a importância das ações do movimento negro no campo educacional na luta e conquista de políticas públicas, como a lei n. 10.639/2003. Sob essa perspectiva, falamos da contribuição da educação na desconstrução de estereótipos, assim como da importância das africanidades na criação de possibilidades de intervenção no processo de formação identitária, para que as narrativas dominantes sobre o "ser negro" sejam desafiadas e se construa um espaço educativo de ressonância a histórias e identidades marginalizadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this paper, we present some reflections on the influence of social markers in the social representation of Black People. We discuss the consequences of these social constructs about the "black body", as well as their implication for the construction of black identity in Brazil. In addition, it is briefly pointed out the importance of the actions of the Black Movement in the educational field to the struggle for implement public policies like the Law 10.639/2003. From this perspective, the contribution of education in the deconstruction of stereotypes is pointed, as well as the importance of Africanities to create intervention possibilities in the identity formation process so that the dominant narratives about "how to be Black" can be challenged and help to build an educational environment to resound histories and marginalized identities.
  • Arte, mito e educação entre os fons do Benin: a estátua de Gu Artigos

    Almeida, Rogério de; Boaro, Júlio César Nogueira

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo tem como escopo a reflexão sobre a relação entre arte, mito e ancestralidade entre um dos povos mais tradicionais da costa oeste africana, os Fons do Benin. Nesta reflexão, que tomará a estatuária beninense como mote, foi escolhida a estátua de Gu, um ancestral mítico presente na cultura dos fons, surgido no contexto do hibridismo cultural com seus vizinhos iorubás, em relações historicamente marcadas por guerras e enfrentamentos. A etnia fon, como sendo uma das várias etnias africanas trazidas para o Brasil para servirem como escravos no Brasil colônia, é constituinte de uma parte da população negra brasileira e, consequentemente, nos deixou uma herança cultural representativa, principalmente na religiosidade de matriz africana.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article is scoped reflection on the relationship between art, myth and ancestry among the most traditional peoples of the West African coast, the Fons of Benin. In this reflection, which will take the Beninese statuary as a theme was chosen to Gu statue, a mythical ancestrality present in the culture of Fons arisen in the context of cultural hybridity with their Yoruba neighbors, relations historically marked by wars and confrontations. Fon Ethnic Group, as the various African ethnic groups brought to Brazil to serve as slaves in colonial Brazil, is a constituent part of the black population, and consequently left us a representative cultural heritage especially in the African-based religion.
  • Participação dos cidadãos e saneamento básico: panorama da legislação nacional Artigos

    Souza, Cezarina Maria Nobre

    Resumo em Português:

    RESUMO Tendo em vista contribuir para o aprofundamento do estudo sobre a participação dos cidadãos na área de saneamento, temática ainda recente e pouco discutida, este trabalho objetiva identificar, no marco legal nacional do saneamento, referências concernentes à participação dos cidadãos, as quais são analisadas à luz dos conceitos de cidadania, empoderamento e cultura política. As dezoito referências identificadas abordam a participação na perspectiva do controle social e podem ser classificadas em dois grupos: 1) promotoras da participação e 2) marcadas pela dubiedade, uma vez que, ao mesmo tempo, incentivam e limitam a ação participativa. Conclui-se que é forçoso reconhecer os avanços alcançados, representados pela existência da legislação em si, sabendo-se que, contudo, são insuficientes e requerem ampliação para a efetividade da participação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In order to contribute to the study of citizen participation in sanitation area, this paper intend to identify references about citizen participation presents in the national legislation and analyze all of them in the light of key concepts: citizenship, empowerment and political culture. It was identified 18 references, which address the participation from the social control perspective and can be classified into two groups: 1) promoting participation and 2) marked by ambiguity, since at the same time, encourage and limit participatory action. Thus, it is necessary to recognize the progress made, knowing that, however, is insufficient to participation consolidate.
  • Cidade: Uma análise psicossocial do espaço citadino após inundação1 Artigos

    Neves, Leandro Roberto; Scarcelli, Ianni Regia

    Resumo em Português:

    RESUMO Este texto é uma prévia conjugação analítica de uma primeira problematização da pesquisa intitulada Além da superfície: As produções das trincheiras espaciais simbólicas, que propõe estudar as relações dos citadinos com a cidade de São Luiz do Paraitinga (São Paulo, Brasil). Tais relações compõem as possíveis transformações na representação da imagem da cidade considerando o processo sócio-histórico da formação arquitetônica da cidade, assim como os aspectos simbólicos que permeiam e sofrem mediações conjunturais. Os elementos constitutivos do espaço representado na cidade foram intensamente friccionados em virtude de inundações ocorridas em 1863 e na passagem do ano de 2009 para 2010. Tais inundações provocaram, de forma semelhante, a destruição de edificações do centro da cidade e alagamento das áreas rurais, entre outras. Nesse sentido, parte-se de um contato etnográfico com o local e tem-se como referência um aporte teórico centrado em pressupostos da concepção de Lefebvre sobre como o espaço é qualificado pelo corpo e como a produção de representações subverte a realidade da imagem construída. Resultados parciais desta investigação indicam que a orientação da população para a reconstrução da cidade, após as inundações, está assentada em imagem institucionalizada da cidade, centrada no duplo real/aparente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This text is a previous analytic version of a first problematization of the research, entitled Beyond the surface: The productions of the symbolic spacial trenches, which is intended to study the relations of the inhabitants with the city of São Luiz do Paraitinga (São Paulo, Brazil). Such relations contain the possible transformations in the representation of the image of the city, considering the sociohistorical process of the architectural formation of the city, as well as the symbolic aspects that appear and suffer conjunctural interventions. The constituent elements of the represented space in the city were, intensively, disturbed due to the floodings in 1863 and at the end of 2009, beginning of 2010. Such floodings caused in a similar form, a destruction of the buildings downtown and the flooding of the rural areas, at least. In this sense, starting first from a local ethnographic contact and a theoretical support centered on some presuppositions of the Lefebvre conception about how the space is qualified by the body, and how the production of representations subvert the reality of the built image. It was emphasized as a partial result of this research an orientation of the population for the rebuilding of the city, after that the floodings were established in an institutionalized image of the city centered on the dual real/semblance.
  • As concepções de "território" na pesquisa histórica: o sertão paulista Artigos

    Santos, Amália Cristovão dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Sendo o território a transformação do espaço segundo uma lógica específica - oficial, econômica, militar ou outra -, são várias as possibilidades de apreensão desse processo, criando diferentes significados. No presente artigo, apontamos quatro deles: a demarcação oficial de fronteiras; a representação institucional no espaço; os caminhos que unem e questionam os limites definidos; e a ideia de rede urbana. Para cada um, apontamos pesquisadores e as conceituações que constroem na esfera de seus trabalhos. Essa análise faz parte das reflexões que ensejamos em nossa pesquisa de doutorado em andamento, na qual examinamos as dinâmicas internas da colônia e a forma como formavam e conformavam o território, especificamente o sertão paulista.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Considering the territory to be the transforming of a space according to an specific logic - official, economic, military, or other - there are innumerous possibilities of comprehension of this process, creating different meanings to this word. The following article presents four them: the official definition of the borders; the local representation of the administrative institutions; the routes that connect and question the defined limits; and the idea of an urban network. For every definition, we point out researchers and analyze particular works in which they undertake such conceptualization. This analysis is part of the considerations of our own ongoing research, in which we examine the activities that took place in the countryside of the colony, and the ways through which they configured the territory, specifically São Paulo's hinterland.
  • Entre o diálogo e a discordância: um debate sobre as teses de Roberto Mangabeira Unger Artigos

    Melo, William; Rodrigues, Fabiana Malha

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta as principais teses do pensador Roberto Mangabeira Unger relacionadas a uma interpretação dos novos parâmetros da democracia ocidental, das instituições e da sociedade brasileira como um todo. Também desenvolve um diálogo com o autor, questionando alguns dos seus fundamentos. Mangabeira, ao pretender requalificar o debate sobre a democracia, a partir da adoção de novas alternativas institucionais, coloca-se num viés experimentalista. Utilizando-se de pressupostos marxistas numa mistura com pressupostos schumpeterianos, este autor é qualificado, nas palavras de Anderson (1992), como: "um profeta do primeiro mundo, a partir de uma abordagem filosófica do terceiro mundo". É nesse sentido que compreender suas teorias e dialogar/discordar tornam-se objetivos chaves deste trabalho.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper discusses the importance of Roberto Mangabeira Unger's ideas, since he establishes new parameters for the occidental democracy, the institutions and the Brazilian society as a whole. His theory, by attempting to re-qualify the debate on democracy from the adoption of new institutional alternatives, expresses an experimentalist bias. Using Marxist assumptions with schumpeterian assumptions, the author is considered, in Anderson's (1992) words, as: "a prophet of the first world, from a philosophical approach of the third world". In this way, understanding his theories and dialoguing/disagreeing become key objectives of this work.
  • Sérgio Milliet: Críticas a Anita Malfatti Artigos

    Cardoso, Renata Gomes

    Resumo em Português:

    RESUMO A pintura de Anita Malfatti foi comentada por diversos escritores, destacando-se entre eles Mário de Andrade, amigo que sempre a defendeu no âmbito do modernismo no Brasil, em críticas publicadas ou em cartas. Além de Mário de Andrade e de Oswald de Andrade, outro escritor que avaliou a produção da artista foi Sérgio Milliet, figura muito significativa naquele contexto, tanto por ter contribuído com artigos para diversos jornais e revistas, quanto por ter viabilizado o contato dos artistas e escritores brasileiros com personalidades relevantes do ambiente cultural francês. Este artigo apresenta e discute a recepção crítica de Sérgio Milliet aos trabalhos de Anita Malfatti, através de comentários publicados em artigos e livros ou proferidos em cartas. O objetivo da discussão é verificar como as transformações na pintura da artista foram interpretadas pelo autor na década de 1920 e consecutivamente, quando houve uma preocupação maior em escrever uma história do modernismo no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Many authors have discussed Anita Malfatti's paintings, notably Mário de Andrade, her close friend and art critic, who wrote about her relevance for the Brazilian Modern Art, through articles and letters. Besides Mário de Andrade and Oswald de Andrade, another important author of this period was Sérgio Milliet, who promoted the small group of Brazilian artists and writers in the Parisian cultural scene and wrote about them in many occasions. This essay presents and discusses Milliet's art criticism on Anita Malfatti, in order to verify how the author interpreted the transformations in her art during the 1920's, and subsequently, when Brazilian writers were concerned about presenting a history of Brazilian Modern Art.
  • Arte, cultura e política na história do rap nacional Resenhas

    Loureiro, Bráulio Roberto de Castro
  • Os cadernos de desenho de Anita Malfatti. Um diário de criação à revelia e índices de um projeto pictórico em Paris Documentação

    Valin, Roberta Paredes
Instituto de Estudos Brasileiros Espaço Brasiliana, Av. Prof. Luciano Gualberto, 78 - Cidade Universitária, 05508-010 São Paulo/SP Brasil, Tel. (55 11) 3091-1149 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaieb@usp.br